Moderador: Antonio Neves

Regras disponíveis no site da Federação" Escreveu:1.28 – Bolas fora da mesa
São consideradas bolas fora da mesa, as bolas que toquem em qualquer outra zona que não a própria
mesa (candeeiros, giz, etc.) mesmo que, após o contacto, retornem à mesa de jogo. Qualquer tacada que resulte numa, ou mais, bolas fora da mesa, é considerada falta. Todas as bolas que saiam da mesa são
consideradas embolsadas, excepto a Bola 8 que regressa ao ponto de origem da primeira bola do
triângulo..

A. Fonseca Escreveu:boas.
no pool portugues a bola preta só vai para o ponto se a mesma for colocada fora da mesa na tacada de abertura ou seja embolsada qualquer buraco nessa mesma tacada de abertura. se o jogo já estiver a decorrer e a bola preta saia da mesa em qualquer circunstancia o jogador perde o jogo.
ps. no entanto se a bola preta na tacada de abertura for embolsada o jogador nao perde a mao e continua a jogar depois de colocar a bola preta no ponto da primeira bola do triangulo se estiver livre.....se a bola preta sair da mesa na tacada de abertura nao perde o jogo, no entanto o jogador adversário pode ser ele a abrir ou mandar abrir novamente o adversário ou ainda ser ele a jogar com bola na mao atras da linha de partida.

rochinha25 Escreveu:Boas Fred. Explica-me uma coisa (e até porque já me aconteceu e marcaram-me falta):
- houve uma situação em que a branca me saltou, bateu na parte do "plástico", isto é, naquela zona da mesa que já não é coberta pelo pano, e voltou para a mesa. Foi-me assinalada falta visto que essa parte da mesa já não é considerada "recinto de jogo".
É mesmo assim a regra?

Frederico Escreveu:Fica dentro do buraco.Regras disponíveis no site da Federação" Escreveu:1.28 – Bolas fora da mesa
São consideradas bolas fora da mesa, as bolas que toquem em qualquer outra zona que não a própria
mesa (candeeiros, giz, etc.) mesmo que, após o contacto, retornem à mesa de jogo. Qualquer tacada que resulte numa, ou mais, bolas fora da mesa, é considerada falta. Todas as bolas que saiam da mesa são
consideradas embolsadas, excepto a Bola 8 que regressa ao ponto de origem da primeira bola do
triângulo..
Regras de Bola 8 em Pool Português FPBilhar.pt

Antonio Neves Escreveu:No Pool português, nao sei.
Mas, em bola 8, qualquer bola que salte da mesa, fica dentro.
Se for a preta a saltar, perde o jogo pois a preta nunca é reposta na mesa, excepto na abertura.
Mas, como o Pool português pode ser diferente ??!! Nao sei lol
houve uma situação em que a branca me saltou, bateu na parte do "plástico", isto é, naquela zona da mesa que já não é coberta pelo pano, e voltou para a mesa. Foi-me assinalada falta visto que essa parte da mesa já não é considerada "recinto de jogo".
É mesmo assim a regra?

Frederico Escreveu:Fica dentro do buraco.Regras disponíveis no site da Federação" Escreveu:1.28 – Bolas fora da mesa
triângulo..

Antonio Neves Escreveu:No entanto, foi-me no Porto informado que, as regras que lá usam neste tema, não dão a aopçao, se não fizeres falta tens de jogar com a preta no ponto e, se fizeres falta, tem o adversário de jogar com a preta no ponto e com a branca atras da linha![]()
![]()
![]()
![]()
2.6 – Tacada de abertura - Bola 8 embolsada
A introdução numa das bolsas da bola 8 na tacada de abertura não constitui, por si só, falta. Neste caso,
o jogador que saiu tem por opção recolocar a bola no ponto onde a linha longitudinal de topo intercepta a
segunda linha horizontal de topo (ou no sítio mais próximo, mas sempre sobre a linha longitudinal), aceitar a posição das bolas e retomar o turno, ou solicitar nova formação do triângulo e sair novamente.
Se a bola 8 for introduzida numa das bolsas como consequência da tacada de saída, havendo
simultaneamente falta na abertura, o oponente poderá optar por recolocar a bola 8 no ponto onde a linha
longitudinal de topo intercepta a linha horizontal de topo (ou no sítio mais próximo, mas sempre sobre a
linha longitudinal), aceitar a posição das bolas e, com bola na mão atrás da linha de saída, iniciar o seu
turno ou exigir o reinício da partida, com nova formação do triângulo, podendo sair ou conceder esse
direito ao adversário.
2.15 – Bolas fora da mesa
Qualquer dos jogadores que acidentalmente fizer saltar para fora da mesa de jogo uma ou várias bolas, é
penalizado com falta (bola na mão para o oponente) e perda de turno.
Excepção: Para a bola 8, a qual saindo da mesa de jogo tem como penalidade a perda do jogo.

flamengo 9 Escreveu:rochinha25 Escreveu:Boas Fred. Explica-me uma coisa (e até porque já me aconteceu e marcaram-me falta):
- houve uma situação em que a branca me saltou, bateu na parte do "plástico", isto é, naquela zona da mesa que já não é coberta pelo pano, e voltou para a mesa. Foi-me assinalada falta visto que essa parte da mesa já não é considerada "recinto de jogo".
É mesmo assim a regra?
Boas gde ROCHA, a mim tbm ja enganaram assim... Mas a regra é clara e só fala em mesa como um todo e portanto a madeira e ou plasticos são validos e não é falta alguma .... Abc

flamengo 9 Escreveu:Frederico Escreveu:Fica dentro do buraco.Regras disponíveis no site da Federação" Escreveu:1.28 – Bolas fora da mesa
triângulo..
Amigo Fredi,a preta volta ao ponto só na abertura certo? ja ki no fim das regras , nas específicas bola 8 perda de jogo... diz que preta fora da mesa é derrota!!! Abc.

tens razao Horacio, é o que está escrito.Horacio Escreveu:Frederico Escreveu:Fica dentro do buraco.Regras disponíveis no site da Federação" Escreveu:1.28 – Bolas fora da mesa
mesa (candeeiros, giz, etc.) mesmo que, após o contacto, retornem à mesa de jogo. Qualquer tacada que resulte numa, ou mais, bolas fora da mesa, é considerada falta. Todas as bolas que saiam da mesa são consideradas embolsadas, excepto a Bola 8 que regressa ao ponto de origem da primeira bola do triângulo..
Boas convido a lerem o 2.15 em que diz que se a bola 8 sair fora perde a partida

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes