Pool português

Pede a opinião ao resto dos jogadores sobre o que quiseres...

Moderador: Antonio Neves

Pool português

Mensagempor Davidaniel » 29/Out/2012, 23:15

Boa noite

Gostaria de esclarecer 2 duvidas relativamente as regras de Pool Português que se encontram na fpbilhar.

No ponto, bolas fora do bilhar.

1- Quando jogamos a uma bola do nosso grupo e a mesma sai fora da mesa, a mesma regressa ao ponto ou fica embolsada ???

2 - E se o mesmo acontecer com a preta ?? Ou seja estamos a jogar ao nosso grupo de bolas, jogamos com mais força a nossa bola bate na preta e a mesma salta fora da mesa, perdemos logo ou vai para o ponto? Segundo as regras a mesma regressa ao ponto.

Alguém pode esclarecer esta duas situações ???

Obrigado e abraço
Editado pela última vez por Davidaniel em 29/Out/2012, 23:31, num total de 1 vez.
David Daniel
Davidaniel
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 19/Mar/2008, 14:04
Jogador desde:: 2002
Taco de Jogo: Jacoby Custom c/ Edge Hybrid
Taco de Abertura: Jacoby Break Cue
Taco de Jump: Cuetec Bullet
Modalidades: Todas
Taqueira: Volturi Custom Case

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: Pool português

Mensagempor Antonio Neves » 29/Out/2012, 23:26

No Pool português, nao sei.

Mas, em bola 8, qualquer bola que salte da mesa, fica dentro.

Se for a preta a saltar, perde o jogo pois a preta nunca é reposta na mesa, excepto na abertura.

Mas, como o Pool português pode ser diferente ??!! Nao sei lol
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 24/Out/2007, 09:20
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Jacoby Monster Crush
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Jacoby Titan

Mensagempor Frederico » 30/Out/2012, 00:03

Fica dentro do buraco.

Regras disponíveis no site da Federação" Escreveu:1.28 – Bolas fora da mesa
São consideradas bolas fora da mesa, as bolas que toquem em qualquer outra zona que não a própria
mesa (candeeiros, giz, etc.) mesmo que, após o contacto, retornem à mesa de jogo. Qualquer tacada que resulte numa, ou mais, bolas fora da mesa, é considerada falta. Todas as bolas que saiam da mesa são
consideradas embolsadas, excepto a Bola 8 que regressa ao ponto de origem da primeira bola do
triângulo..

Regras de Bola 8 em Pool Português FPBilhar.pt
PoolPT.com
Frederico
Administrador(a)
Administrador(a)

Imagens: 24
Registado: 09/Abr/2007, 14:12
Jogador desde:: 2007
Taco de Jogo: P3 Exotic
Taco de Abertura: BK2 Sport
Taco de Jump: Cuetec Bullet Silver
Modalidades: 8, 9, 10, PP
Taqueira: Soft Case

Mensagempor A. Fonseca » 30/Out/2012, 00:31

boas.
no pool portugues a bola preta só vai para o ponto se a mesma for colocada fora da mesa na tacada de abertura ou seja embolsada qualquer buraco nessa mesma tacada de abertura. se o jogo já estiver a decorrer e a bola preta saia da mesa em qualquer circunstancia o jogador perde o jogo.
ps. no entanto se a bola preta na tacada de abertura for embolsada o jogador nao perde a mao e continua a jogar depois de colocar a bola preta no ponto da primeira bola do triangulo se estiver livre.....se a bola preta sair da mesa na tacada de abertura nao perde o jogo, no entanto o jogador adversário pode ser ele a abrir ou mandar abrir novamente o adversário ou ainda ser ele a jogar com bola na mao atras da linha de partida.
mais vale um prazer na vida
que cinco euros na carteira
A. Fonseca
Utilizador Junior
Utilizador Junior

Registado: 18/Jul/2012, 19:05
Taco de Jogo: poison ax 1/ com vara Jacoby hybrid
Taco de Abertura: stinger
Taco de Jump: passarinho
Modalidades: pool portugues

Mensagempor A. Fonseca » 30/Out/2012, 00:35

a resposta do neves está curta e precisa. apenas quis complementar um pouco mais.
mais vale um prazer na vida
que cinco euros na carteira
A. Fonseca
Utilizador Junior
Utilizador Junior

Registado: 18/Jul/2012, 19:05
Taco de Jogo: poison ax 1/ com vara Jacoby hybrid
Taco de Abertura: stinger
Taco de Jump: passarinho
Modalidades: pool portugues

Mensagempor Antonio Neves » 30/Out/2012, 01:39

A. Fonseca Escreveu:boas.
no pool portugues a bola preta só vai para o ponto se a mesma for colocada fora da mesa na tacada de abertura ou seja embolsada qualquer buraco nessa mesma tacada de abertura. se o jogo já estiver a decorrer e a bola preta saia da mesa em qualquer circunstancia o jogador perde o jogo.
ps. no entanto se a bola preta na tacada de abertura for embolsada o jogador nao perde a mao e continua a jogar depois de colocar a bola preta no ponto da primeira bola do triangulo se estiver livre.....se a bola preta sair da mesa na tacada de abertura nao perde o jogo, no entanto o jogador adversário pode ser ele a abrir ou mandar abrir novamente o adversário ou ainda ser ele a jogar com bola na mao atras da linha de partida.

atençao que, segundo indicações que me deram no ultimo torneio que fui jogar ao Porto do Gran Plaza, e embora fosse bilharmania, deram-me indicações que não jogam no Norte como nós jogamos aqui em lx, penso eu ???!!!

passo a explicar:

segundo sei, nas regras de bola 8, se meteres a bola 8 de abertura, tens a opção de abrir de novo ou continuar a jogar com a preta no ponto, certo?
assim como, se meteres a preta mas, ao mesmo tempo também fizeres falta, essa mesma opção passa para o adversário, que pode continuar a jogar com a branca atras da linha e a preta no ponto ou, ele proprio recomeçar o jogo, abrindo ou cedendo a abertura ao adversario, certo?

mas isto são as regras de bola 8, e penso que pelo menos ate ao ano passado, as mesmas vigoravam no pool portugues, penso eu e corrijan-me se estou errado.

No entanto, foi-me no Porto informado que, as regras que lá usam neste tema, não dão a aopçao, se não fizeres falta tens de jogar com a preta no ponto e, se fizeres falta, tem o adversário de jogar com a preta no ponto e com a branca atras da linha :duvida :duvida :duvida :duvida :duvida
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão

Mensagempor rochinha25 » 30/Out/2012, 02:20

Boas Fred. Explica-me uma coisa (e até porque já me aconteceu e marcaram-me falta):

- houve uma situação em que a branca me saltou, bateu na parte do "plástico", isto é, naquela zona da mesa que já não é coberta pelo pano, e voltou para a mesa. Foi-me assinalada falta visto que essa parte da mesa já não é considerada "recinto de jogo".

É mesmo assim a regra?
rochinha25
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 16/Dez/2007, 17:48
Jogador desde:: 2004

Mensagempor flamengo 9 » 30/Out/2012, 04:36

rochinha25 Escreveu:Boas Fred. Explica-me uma coisa (e até porque já me aconteceu e marcaram-me falta):

- houve uma situação em que a branca me saltou, bateu na parte do "plástico", isto é, naquela zona da mesa que já não é coberta pelo pano, e voltou para a mesa. Foi-me assinalada falta visto que essa parte da mesa já não é considerada "recinto de jogo".

É mesmo assim a regra?

Boas gde ROCHA, a mim tbm ja enganaram assim... Mas a regra é clara e só fala em mesa como um todo e portanto a madeira e ou plasticos são validos e não é falta alguma .... Abc :saudacao
Basta ser sincero e desejar profundo ... Você será capaz de sacudir o mundo ... Tente outra vez ... " Raul Seixas "

ROMERO
flamengo 9
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 07/Dez/2010, 05:12
Jogador desde:: 2010
Taco de Abertura: Predator BK 3
Taco de Jump: Cuetec Bullet Black
Modalidades: Bola 8 , 9 e 10
Taqueira: VOLTURI 3X6

Mensagempor flamengo 9 » 30/Out/2012, 04:42

Frederico Escreveu:Fica dentro do buraco.

São consideradas bolas fora da mesa, as bolas que toquem em qualquer outra zona que não a própria
mesa (candeeiros, giz, etc.) mesmo que, após o contacto, retornem à mesa de jogo. Qualquer tacada que resulte numa, ou mais, bolas fora da mesa, é considerada falta. Todas as bolas que saiam da mesa são
consideradas embolsadas, excepto a Bola 8 que regressa ao ponto de origem da primeira bola do
triângulo..

Amigo Fredi,a preta volta ao ponto só na abertura certo? ja ki no fim das regras , nas específicas bola 8 perda de jogo... diz que preta fora da mesa é derrota!!! Abc. :duvida
Basta ser sincero e desejar profundo ... Você será capaz de sacudir o mundo ... Tente outra vez ... " Raul Seixas "

ROMERO
flamengo 9
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 07/Dez/2010, 05:12
Jogador desde:: 2010
Taco de Abertura: Predator BK 3
Taco de Jump: Cuetec Bullet Black
Modalidades: Bola 8 , 9 e 10
Taqueira: VOLTURI 3X6

Mensagempor Sérgio Mendes » 30/Out/2012, 10:29

Antonio Neves Escreveu:No Pool português, nao sei.

Mas, em bola 8, qualquer bola que salte da mesa, fica dentro.

Se for a preta a saltar, perde o jogo pois a preta nunca é reposta na mesa, excepto na abertura.

Mas, como o Pool português pode ser diferente ??!! Nao sei lol

Exatamente o que eu penso.

houve uma situação em que a branca me saltou, bateu na parte do "plástico", isto é, naquela zona da mesa que já não é coberta pelo pano, e voltou para a mesa. Foi-me assinalada falta visto que essa parte da mesa já não é considerada "recinto de jogo".

É mesmo assim a regra?

Já vi o Bruno Matos abrir (no Nelgon), em que a bola branca voa para a tabela lateral, voa (quase a bater no candeeiro) para a outra tabela lateral, voa (quase a bater no candeeiro) para a tabela de fundo e, voa para o centro da mesa (ficando ali a saltar até parar - sem tocar em nenhuma bola) - foi a abertura mais slow motion/espetacular que já vi até hoje.

Sendo o ponto: o pano é o campo de jogo (senão com bola na mão, colocamos a bola na tabela - às vezes dá jeito).

As regras de Pool Português são uma adaptação 'esquisita' das de Pool - o que é que se pode dizer.
For once you have tasted flight you will walk the earth with your eyes turned skywards, for there you have been and there you will long to return.
Leonardo da Vinci
Sérgio Mendes
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 22/Mar/2007, 18:45
Jogador desde:: 1997
Modalidades: 8, 9 e 10

Mensagempor Horacio » 30/Out/2012, 11:24

triângulo..

Boas convido a lerem o 2.15 em que diz que se a bola 8 sair fora perde a partida
Calha sempre ao mesmo......
Horacio
Utilizador Junior
Utilizador Junior

Registado: 19/Out/2007, 18:59
Jogador desde:: 1997
Taco de Jogo: Kelho
Taco de Abertura: Nao
Taco de Jump: Kelho
Modalidades: 9 pes pool portugues e 7 pes
Taqueira: Volturi

Mensagempor Frederico » 30/Out/2012, 12:01

Antonio Neves Escreveu:No entanto, foi-me no Porto informado que, as regras que lá usam neste tema, não dão a aopçao, se não fizeres falta tens de jogar com a preta no ponto e, se fizeres falta, tem o adversário de jogar com a preta no ponto e com a branca atras da linha :duvida :duvida :duvida :duvida :duvida

Segundo as regras, caso metas a 8 na tacada de saída tens opção de abertura:
2.6 – Tacada de abertura - Bola 8 embolsada
A introdução numa das bolsas da bola 8 na tacada de abertura não constitui, por si só, falta. Neste caso,
o jogador que saiu tem por opção recolocar a bola no ponto onde a linha longitudinal de topo intercepta a
segunda linha horizontal de topo (ou no sítio mais próximo, mas sempre sobre a linha longitudinal), aceitar a posição das bolas e retomar o turno, ou solicitar nova formação do triângulo e sair novamente.
Se a bola 8 for introduzida numa das bolsas como consequência da tacada de saída, havendo
simultaneamente falta na abertura, o oponente poderá optar por recolocar a bola 8 no ponto onde a linha
longitudinal de topo intercepta a linha horizontal de topo (ou no sítio mais próximo, mas sempre sobre a
linha longitudinal), aceitar a posição das bolas e, com bola na mão atrás da linha de saída, iniciar o seu
turno ou exigir o reinício da partida, com nova formação do triângulo, podendo sair ou conceder esse
direito ao adversário.

Quanto a bolas fora da mesa, se for a Bola 8 perde a partida:
2.15 – Bolas fora da mesa
Qualquer dos jogadores que acidentalmente fizer saltar para fora da mesa de jogo uma ou várias bolas, é
penalizado com falta (bola na mão para o oponente) e perda de turno.
Excepção: Para a bola 8, a qual saindo da mesa de jogo tem como penalidade a perda do jogo.

Quanto ao que é ou não considerado parte integrante da mesa, aí já é mais complicado pois não há nada que diga que só é considerado "mesa" onde há pano.
Na minha opinião, e segundo o que já vi acontecer várias vezes em vários campeonatos incluindo Eurosport, "mesa" é tudo o que faz parte da mesa, ou seja, pano, parte plástica dos buracos, madeira das tabelas, tudo. A bola até pode dar a volta à mesa inteira por cima da madeira (fora do pano), que se voltar a entrar, para mim a tacada é legal.
PoolPT.com
Frederico
Administrador(a)
Administrador(a)

Imagens: 24
Registado: 09/Abr/2007, 14:12
Taco de Jogo: P3 Exotic
Taco de Abertura: BK2 Sport
Taco de Jump: Cuetec Bullet Silver
Modalidades: 8, 9, 10, PP
Taqueira: Soft Case

Mensagempor Antonio Neves » 30/Out/2012, 12:03

flamengo 9 Escreveu:
rochinha25 Escreveu:Boas Fred. Explica-me uma coisa (e até porque já me aconteceu e marcaram-me falta):

É mesmo assim a regra?

Boas gde ROCHA, a mim tbm ja enganaram assim... Mas a regra é clara e só fala em mesa como um todo e portanto a madeira e ou plasticos são validos e não é falta alguma .... Abc :saudacao

mais uma vez digo, em bola 8 é na realidade assim a nivel internacional.

desde que a bola nao toque em objecto nenhum estranho à mesa (o plastico dos buracos, a tabela e a madeira, sao parte integrante da mesa) e volte para a superficie de jogo (pano), não é falta.

mas, como isto é pool português :duvida :duvida :duvida :duvida
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão

Mensagempor Antonio Neves » 30/Out/2012, 12:05

flamengo 9 Escreveu:

triângulo..

Amigo Fredi,a preta volta ao ponto só na abertura certo? ja ki no fim das regras , nas específicas bola 8 perda de jogo... diz que preta fora da mesa é derrota!!! Abc. :duvida

sim, a bola preta se saltar da mesa, em qualquer altura que nao na abertura (atencão que, apesar de pouco provavel, eu ja vi acontecer), é perda da partida.
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão

Mensagempor Antonio Neves » 30/Out/2012, 12:09

Horacio Escreveu:

mesa (candeeiros, giz, etc.) mesmo que, após o contacto, retornem à mesa de jogo. Qualquer tacada que resulte numa, ou mais, bolas fora da mesa, é considerada falta. Todas as bolas que saiam da mesa são consideradas embolsadas, excepto a Bola 8 que regressa ao ponto de origem da primeira bola do triângulo..

Boas convido a lerem o 2.15 em que diz que se a bola 8 sair fora perde a partida
tens razao Horacio, é o que está escrito.

No entanto, QUEM ESCREVEU ISTO NÃO FAZ IDEIA DO QUE FAZIA, ou entao esqueceu-se de abrir a excepção da abertura.

é, impossivel, um jogador perder uma partida de qualquer que seja a modalidade de pool, na abertura.

isso, não existe em lado nenhum do mundo, excepto aqui pelos visto ;-) ;-) ;-) , e parece que nem sequer é só em pool portugues mas sim tb em pool bola 8, certo?

welcome to Portugal :palmas :palmas :palmas :palmas
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão

Próximo