Moderadores: Nuno Miguel, BrunoVy

Pedro Correia Escreveu:
Deixo apenas esta pergunta.
Se um dos eventos do torneio tem uma restrição por forma a, na teoria, ser mais justo, porque não fazer o mesmo no torneio individual? Criar-se o handicap com uma distância mais curta para regulares e 1ªs sempre que enfrentassem jogadores de nível superior.
Penso que uma prova com vários eventos deve ser coerente e promover a justiça desportiva.
Esta opinião não serve apenas para refletir neste torneio mas todos os outros.
Fica a dica para meditação.

rochinha25 Escreveu:Vamos por partes:
1. Concordo com aquilo que dizes sobre a história das categorizações no sentido inverso já que, na minha maneira de ver, é muito mais difícil um jogador mediano ganhar a um bom jogador nas space do que nas mesas de 7.
2. Não creio que um jogador que jogue bem em space tenha a obrigação de jogar melhor em mesas de 7. São mesas muito diferentes e isso pode ser benéfico para uns e prejudicial para outros. Além disso, como em tudo, é preciso treino. Ora, comparando dois jogadores do mesmo nível, se um só treinar space e o outro só treinar 7 pés, é natural que os resultados sejam mais vantajosos para quem tem mais tempo na respectiva mesa (7 ou 8 ), se assim se pode dizer. Eu, por exemplo, considero-me melhor jogador em pool pt do que em 7 pés porque é a única mesa onde treino enquanto que nos 7' só jogo em torneios e muito esporadicamente. Ora, coisas básicas como a abertura, conhecimento de tabelas, melhor controlo de branca em virtude de um melhor conhecimento do pano só se conseguem com treino. Se eu tivesse esse tal treino, aí sim, com a experiência que tenho das mesas de 8´, poderia efectivamente ser ainda melhor em 7' (quando digo eu, estou a referir-me a todo o praticante).
3. Quanto às mesas do Magic, de facto fiquei com a impressão dos buracos serem mais apertados do que aqueles que jogo em Leiria (de qualquer modo tb estava quase sempre a jogar à seca já que tu, a dada altura, adoptaste por um modelo de jogo muito semelhante ao do Mourinho contra o Barcelona![]()
). Temos de jogar a segunda mão, agora no meu território.
Mas é como te digo, discordo quando dizes que quem tenha resultados no pool pt tem de ser visto com outros olhos nos 7´. Há campeões de certos distritos em pool pt que nunca chegaram a um quadro final de um torneio de 7 pés. Se são mais fortes ou mais fracos que a maioria, não sei, agora, o que sei é que se não treinam, estão em desvantagem em relação à maioria. Quanto mais quererem colocá-los numa categoria acima da esmagadora maioria que participa nos torneios (para fazer a vontade ao Bolinhas, neste caso já não falo em meu nome porque como já apresentei resultados nos 7, já posso ser avaliado de outra forma).

Mauro Marianito, de facto fiquei surpreendido por não te teres rido da minha tirada que pretendia promover o humor, já que foi dita depois de te ver embolsar três ou quatro bolas de grande nível. As evidências eram de tal forma visiveis - bela redundância - que uma frase daquelas só poderia soar a piada. Tens de estar mais atento, rapaz!

Fernando Ferreira Escreveu:Boa tarde
Concordo com o Neves qdo afirma q quem joga bem em Space deveria jogar bem 7 pés.
(...)
É a minha modesta opinião.Não sou jogador e como tal peço desculpa por alguma gafe técnica.Achei o tópico interessante.
Saudações desportivas
Leão

Caro Nuno, em primeiro lugar, disseste bem que os 7 pés começaram no distrito há 4 anos mas, é bom referir, apenas houve competição nesse primeiro ano. Regra geral, o pessoal não achou muita piada à mesa e perdeu o interesse (tanto que nesse mesmo ano o Hélder tirou as duas mesas do salão dele). Jurei-te que detestava as mesas e, para te ser sincero, continuo a não achar grande piada (contrariamente às mesas de 9 onde mudei totalmente a minha opinião). Apenas gosto de entrar nesses torneios espalhados pelo país porque tenho a oportunidade de jogar contra os melhores.
Não me viste aqui a dizer que era o maior ou que era fraquinho. O meu comentário não era sobre isso. Tratava-se sim de transmitir que não achava muito justo considerar jogadores masters nos 7 quando estes são conhecidos (no meu caso já não mas por exemplo o do Nuno da Covilhã sim) por aquilo que fazem no pool português. Não concordo muito com esse critério (aliás, para mim nem sequer deveriam haver categorias nestes torneios já que eu participava à mesma se não as houvesse e, a ver pelos individuais, há muita gente "mais fraca" que não se importa de entrar pelo convivio e pelo prazer de jogar) mas nunca meti em causa quem quer que fosse por causa de me considerarem a mim e ao Hélder masters, o que implica não poder jogar com ele.
Quanto às inscrições para esta época na zona, não sei do que falas já que, como sabes, não estou em Portugal e não fui informado de nada. Portanto, não me parece conveniente estares a falar-me sobre um assunto ao qual desconheço.
Amigo Viseu, folgo em saber que um empate em séries contra mim no tico-tico te deixou eufórico. É "à-sporting" naturalmente. Para a próxima falamos melhor.

Há campeões de certos distritos em pool pt que nunca chegaram a um quadro final de um torneio de 7 pés. Se são mais fortes ou mais fracos que a maioria, não sei, agora, o que sei é que se não treinam, estão em desvantagem em relação à maioria. Quanto mais quererem colocá-los numa categoria acima da esmagadora maioria que participa nos torneios (para fazer a vontade ao Bolinhas, neste caso já não falo em meu nome porque como já apresentei resultados nos 7, já posso ser avaliado de outra forma).

- arriscar-me-ia a ganhar torneios por desgaste físico e psicológico dos adversários.
rochinha25 Escreveu:Boas Nuno. Não vou citar aquilo que escreveste porque os teus textos nunca mais acabam.
Antes de mais, obrigado pelas palavras a meu respeito. Sei que são sinceras e agradeço-te por isso. Também te tenho como boa pessoa e como amigo (especialmente quando jogas PES contra mim ah ah ah).
Volto a repetir-me: quando deixei o meu comentário, apenas queria dizer que não concordo muito com essa história das categorizações (pelo que vejo, a maioria dos jogadores entra nos individuais estejam lá mais ou menos tubarões) e muito menos com a história do pool pt servir de critério para os 7´. Como já aqui foi dito, acabe-se com essas regras de proibir quem quer que seja de jogar com quem queira (e além do mais, no scotch-double, isso poderá implicar melhores duplas, melhores espectáculos e uma melhor propaganda para a modalidade). Claro que também não me posso esquecer dos ditos "mais fracos" e, por conseguinte, sou de acordo que esses deverão pagar uma inscrição ligeiramente inferior àqueles que, teoricamente, vão andar lá em cima a lutar pelos lugares premiáveis.
Como já aqui referi também, o meu caso e o do Hélder Santo já não servem de exemplo porque já mostrámos resultados nos torneios de 7 pés, ainda que sinta alguma pena já que com um parceiro destes - sobejamente conhecido na modalidade pelos motivos que todos sabemos- arriscar-me-ia a ganhar torneios por desgaste físico e psicológico dos adversários.
Foi um gosto!

Fernando Ferreira Escreveu:Boa tarde
Concordo com o Neves qdo afirma q quem joga bem em Space deveria jogar bem 7 pés.O contrário a existir
só tem a ver com alguma melhoria na parte técnica,sobretudo na tacada.É evidente q carece de alguma adaptação,mas as Space de hoje permitem jogar quase como se joga nos 7 pés.
Qualquer jogador q queira começar a jogar pool deve sempre começar pelos 7 pés.
De preferência com um pano lento usando como referência o Simonis 300 ou mais lento ainda.O pano lento obriga a mais técnica,tacada centro baixo,esquerda ou direita,retirando toda a tensão q se cria na bola branca,mais fácil apontar,mais fácil a bola alvo entrar dado q recebe o efeito contrário q faz com q puxe para o buraco,etc,etc,etc.Sendo a área de jogo mais pequena obriga a um maior controle da bola branca.Em espanha começa-se nos 6 pés com competição até ao escalão de 16 anos,só depois se passa para os 7 pés.Não existindo os 6 pés por cá deve-se começar pelos 7 pés e depois evoluir para mesas mais exigentes(8 e 9 pés).
Muitos dos jogadores em Portugal tiveram um percurso diferente.Começam primeiro no PPT,muitos ainda em mesas chamadas de tico tico,o q é errado.A mesa de 7 pés dá a capacidade tecnica e táctica para enfrentar outros desafios.Não deixa de ser uma mesa exigente,no entanto a diferença entre a qualidade dos
é menos perceptivel.
É a minha modesta opinião.Não sou jogador e como tal peço desculpa por alguma gafe técnica.Achei o tópico interessante.
Saudações desportivas
Leão

)
Artur Costa Escreveu:Bom dia a todos!
Na minha opinião este Torneio tem sido do melhor que se tem organizado nos últimos anos neste País.
Também na minha opinião, isso deve-se à importância que se dá à componente desportiva, lúdica e de convívio entre os participantes proporcionada pelo enquadramento em que o Torneio é realizado (Queima de Coimbra que para quem já foi estudante e não só...é a loucura)...em detrimento da componente monetária que infelizmente continua a ser a que move de forma doentia a maioria dos bons jogadores que temos, levando-os a ter comportamentos e comentários menos agradáveis actuando como mercenários no meio dos piços que lá vão enchendo os quadros. Claro que o facto deste ser organizado por uma Associação Académica também ajuda...
Outra característica desta organização que acaba por funcionar a favor da mesma, é a tentativa de ser coerente e a forma intransigente como defende os regulamentos por si criada, o que me leva a concordar com a posição de...as regras são conhecidas...só entra quem quer...
Confesso que já acreditei num passado remoto que estávamos no bom caminho e que esta modalidade iria ser grande neste País, mas mais uma vez a mesquinhez, cobiça, inveja, ganância e a desonestidade que em certas situações caracteriza o nosso Povo veio ao de cima para f**er esta me**a toda!
Entristece-me o que vou vendo/lendo por aí, mas não deixarei de fazer o que gosto...e como tal repito...se alguém precisar de um piço para o Jameson Duplo...eu vou lá estar...

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes