3º TORNEIO DE POOL DA QUEIMA DAS FITAS DE COIMBRA 2012

De qualquer organização.

Moderadores: Nuno Miguel, BrunoVy

Re: 3º TORNEIO DE POOL DA QUEIMA DAS FITAS DE COIMBRA 2012

Mensagempor Pedro Correia » 02/Fev/2012, 19:31

Boas!

Tinha um texto bonito, amoroso, comprensivo mas foi-se abaixo das canetas com a ausência temporária da net. Provavelmente não o mereciam ler de tão bom que estava. :)

Deixo apenas esta pergunta.

Se um dos eventos do torneio tem uma restrição por forma a, na teoria, ser mais justo, porque não fazer o mesmo no torneio individual? Criar-se o handicap com uma distância mais curta para regulares e 1ªs sempre que enfrentassem jogadores de nível superior.
Penso que uma prova com vários eventos deve ser coerente e promover a justiça desportiva.
Esta opinião não serve apenas para refletir neste torneio mas todos os outros.
Fica a dica para meditação.

Mauro Marianito, de facto fiquei surpreendido por não te teres rido da minha tirada que pretendia promover o humor, já que foi dita depois de te ver embolsar três ou quatro bolas de grande nível. As evidências eram de tal forma visiveis - bela redundância - que uma frase daquelas só poderia soar a piada. Tens de estar mais atento, rapaz!

Um abraço a todos
Pedro Correia
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 04/Fev/2007, 20:17
Jogador desde:: 2007
Modalidades: Bola 8

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Mensagempor France » 02/Fev/2012, 22:29

Pedro Correia Escreveu:
Deixo apenas esta pergunta.

Se um dos eventos do torneio tem uma restrição por forma a, na teoria, ser mais justo, porque não fazer o mesmo no torneio individual? Criar-se o handicap com uma distância mais curta para regulares e 1ªs sempre que enfrentassem jogadores de nível superior.
Penso que uma prova com vários eventos deve ser coerente e promover a justiça desportiva.
Esta opinião não serve apenas para refletir neste torneio mas todos os outros.
Fica a dica para meditação.

Boas Pedro:

A sugestão que fazes para o torneio individual não é possivel, uma vez que o mesmo está homologado pela FPB, de qualquer forma agradeço-te a dica.

Abraço

Pedro France
France
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 21/Mar/2009, 22:59
Taco de Jogo: Mezz Mika Immonen 3 - Vara Mezz WD700
Taco de Jump: Cuetec Bullet
Modalidades: 9" Bola 9 e 10, 7" Bola 8
Taqueira: soft case

Mensagempor Antonio Neves » 03/Fev/2012, 02:44

rochinha25 Escreveu:Vamos por partes:

1. Concordo com aquilo que dizes sobre a história das categorizações no sentido inverso já que, na minha maneira de ver, é muito mais difícil um jogador mediano ganhar a um bom jogador nas space do que nas mesas de 7.

2. Não creio que um jogador que jogue bem em space tenha a obrigação de jogar melhor em mesas de 7. São mesas muito diferentes e isso pode ser benéfico para uns e prejudicial para outros. Além disso, como em tudo, é preciso treino. Ora, comparando dois jogadores do mesmo nível, se um só treinar space e o outro só treinar 7 pés, é natural que os resultados sejam mais vantajosos para quem tem mais tempo na respectiva mesa (7 ou 8 ), se assim se pode dizer. Eu, por exemplo, considero-me melhor jogador em pool pt do que em 7 pés porque é a única mesa onde treino enquanto que nos 7' só jogo em torneios e muito esporadicamente. Ora, coisas básicas como a abertura, conhecimento de tabelas, melhor controlo de branca em virtude de um melhor conhecimento do pano só se conseguem com treino. Se eu tivesse esse tal treino, aí sim, com a experiência que tenho das mesas de 8´, poderia efectivamente ser ainda melhor em 7' (quando digo eu, estou a referir-me a todo o praticante).

3. Quanto às mesas do Magic, de facto fiquei com a impressão dos buracos serem mais apertados do que aqueles que jogo em Leiria (de qualquer modo tb estava quase sempre a jogar à seca já que tu, a dada altura, adoptaste por um modelo de jogo muito semelhante ao do Mourinho contra o Barcelona :lol: :lol: ). Temos de jogar a segunda mão, agora no meu território. :)
Mas é como te digo, discordo quando dizes que quem tenha resultados no pool pt tem de ser visto com outros olhos nos 7´. Há campeões de certos distritos em pool pt que nunca chegaram a um quadro final de um torneio de 7 pés. Se são mais fortes ou mais fracos que a maioria, não sei, agora, o que sei é que se não treinam, estão em desvantagem em relação à maioria. Quanto mais quererem colocá-los numa categoria acima da esmagadora maioria que participa nos torneios (para fazer a vontade ao Bolinhas, neste caso já não falo em meu nome porque como já apresentei resultados nos 7, já posso ser avaliado de outra forma).

ok, fica com a tua que eu fico com a minha ;-) ;-)
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 24/Out/2007, 09:20
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Jacoby Monster Crush
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Jacoby Titan

Mensagempor Artur Costa » 03/Fev/2012, 11:27

Bom dia.

Mauro Marianito, de facto fiquei surpreendido por não te teres rido da minha tirada que pretendia promover o humor, já que foi dita depois de te ver embolsar três ou quatro bolas de grande nível. As evidências eram de tal forma visiveis - bela redundância - que uma frase daquelas só poderia soar a piada. Tens de estar mais atento, rapaz!

Obrigado pelo esclarecimento...para quem não estava presente, a tua afirmação soava mesmo muito mal...
Why can't we work out our differences?
Why can't we work things out?
Little people, why can't we all just get along?
Artur Costa
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 22/Ago/2007, 11:22
Jogador desde:: 1990
Taco de Jogo: 5K1/Z2
Taco de Abertura: ICEBREAKER
Taco de Jump: AIR
Modalidades: Todas
Taqueira: WHITE BRAND

Mensagempor Fernando Ferreira » 03/Fev/2012, 15:02

Boa tarde
Concordo com o Neves qdo afirma q quem joga bem em Space deveria jogar bem 7 pés.O contrário a existir
só tem a ver com alguma melhoria na parte técnica,sobretudo na tacada.É evidente q carece de alguma adaptação,mas as Space de hoje permitem jogar quase como se joga nos 7 pés.
Qualquer jogador q queira começar a jogar pool deve sempre começar pelos 7 pés.
De preferência com um pano lento usando como referência o Simonis 300 ou mais lento ainda.O pano lento obriga a mais técnica,tacada centro baixo,esquerda ou direita,retirando toda a tensão q se cria na bola branca,mais fácil apontar,mais fácil a bola alvo entrar dado q recebe o efeito contrário q faz com q puxe para o buraco,etc,etc,etc.Sendo a área de jogo mais pequena obriga a um maior controle da bola branca.Em espanha começa-se nos 6 pés com competição até ao escalão de 16 anos,só depois se passa para os 7 pés.Não existindo os 6 pés por cá deve-se começar pelos 7 pés e depois evoluir para mesas mais exigentes(8 e 9 pés).
Muitos dos jogadores em Portugal tiveram um percurso diferente.Começam primeiro no PPT,muitos ainda em mesas chamadas de tico tico,o q é errado.A mesa de 7 pés dá a capacidade tecnica e táctica para enfrentar outros desafios.Não deixa de ser uma mesa exigente,no entanto a diferença entre a qualidade dos
é menos perceptivel.
É a minha modesta opinião.Não sou jogador e como tal peço desculpa por alguma gafe técnica.Achei o tópico interessante.

Saudações desportivas
Leão
Fernando Ferreira
Utilizador Junior
Utilizador Junior

Registado: 17/Fev/2008, 18:58

Mensagempor rochinha25 » 03/Fev/2012, 17:52

Fernando Ferreira Escreveu:Boa tarde
Concordo com o Neves qdo afirma q quem joga bem em Space deveria jogar bem 7 pés.
(...)
É a minha modesta opinião.Não sou jogador e como tal peço desculpa por alguma gafe técnica.Achei o tópico interessante.

Saudações desportivas
Leão

Também acho o tópico muito interessante e já por várias vezes o discuti com várias personalidades da modalidade.
Leão, eu tb concordo que quem joga bem em Space deverá também saber jogar relativamente bem 7 pés. Se as mesas de 7 são mais pequenas e com os buracos mais largos, é natural que um bom jogador de pool pt se adapte com relativa facilidade. Agora, o que eu quis transmitir foi que o treino é essencial e eu se não treino 7 pés, mesmo que tenha alguma "escola" que as mesas de 8' me deram, seguramente irei ter alguns problemas que, um jogador da mesma igualha que eu não encontra caso treine nas mesas de 7 regularmente. Além disso, também abordei este tema tendo em conta a discussão que havia visto em comentários anteriores sobre jogadores da Covilhã que, pese pouco ou nada terem jogado em mesas de 7', teriam que ser considerados masters em virtude dos seus resultados de pool português. Na minha maneira de ver, isto é a quase a mesma coisa que o Nadal ou o Federer irem jogar ping-pong e serem considerados masters, enfrentando jogadores que praticamente só treinam e jogam ténis de mesa. Foi só isso que quis transmitir, voltando a reiterar que longe de mim estar contra quem organiza ou quem decide.

Quanto a questões mais técnicas, o Leão deve saber melhor do que eu aquilo que cada jogador necessita e deveria ou não fazer desde cedo.

Um abraço!
rochinha25
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 16/Dez/2007, 17:48
Jogador desde:: 2004

Mensagempor Fernando Ferreira » 03/Fev/2012, 19:43

Boas

Não posso deixar de concordar contigo Bruno em relação à categorização dos jogadores.A categoria
q é atribuida a um jogador tem q ser sempre em função de provas dadas.Os critérios,bem definidos,são
da responsabilidades das entidades organizadoras.Não me parece justo q se transfiram categorias de uma organização para outra.O jogador na sua primeira participação num evento desportivo,se não tiver provas dadas nessa organização deve de entrar na categoria mais baixa.Isto a mim parece-me óbvio.
Havendo regulamentos escritos e bem definidos,só entra quem quer.Quem não concorda não entra.
Como alguém referiu e bem,o problema é o dinheiro.Se o prémio fosse um troféu toda a gente queria
participar nos eventos onde participam os grandes jogadores.
Tb concordo q a fazer distinção poderia ser feito com uma inscrição mais cara.É só uma opinião.
Certamente q poderá haver outras formas.
Para quem quer evoluir na modalidade tem q jogar com os melhores.
Já entrei num tópico q não é muito do meu agrado,mas pela amizade...

Um abraço Bruno
Leão
Fernando Ferreira
Utilizador Junior
Utilizador Junior

Registado: 17/Fev/2008, 18:58

Mensagempor nuno bernardes » 03/Fev/2012, 20:44

Caro Nuno, em primeiro lugar, disseste bem que os 7 pés começaram no distrito há 4 anos mas, é bom referir, apenas houve competição nesse primeiro ano. Regra geral, o pessoal não achou muita piada à mesa e perdeu o interesse (tanto que nesse mesmo ano o Hélder tirou as duas mesas do salão dele). Jurei-te que detestava as mesas e, para te ser sincero, continuo a não achar grande piada (contrariamente às mesas de 9 onde mudei totalmente a minha opinião). Apenas gosto de entrar nesses torneios espalhados pelo país porque tenho a oportunidade de jogar contra os melhores.

Não me viste aqui a dizer que era o maior ou que era fraquinho. O meu comentário não era sobre isso. Tratava-se sim de transmitir que não achava muito justo considerar jogadores masters nos 7 quando estes são conhecidos (no meu caso já não mas por exemplo o do Nuno da Covilhã sim) por aquilo que fazem no pool português. Não concordo muito com esse critério (aliás, para mim nem sequer deveriam haver categorias nestes torneios já que eu participava à mesma se não as houvesse e, a ver pelos individuais, há muita gente "mais fraca" que não se importa de entrar pelo convivio e pelo prazer de jogar) mas nunca meti em causa quem quer que fosse por causa de me considerarem a mim e ao Hélder masters, o que implica não poder jogar com ele.
Quanto às inscrições para esta época na zona, não sei do que falas já que, como sabes, não estou em Portugal e não fui informado de nada. Portanto, não me parece conveniente estares a falar-me sobre um assunto ao qual desconheço.

Amigo Viseu, folgo em saber que um empate em séries contra mim no tico-tico te deixou eufórico. É "à-sporting" naturalmente. Para a próxima falamos melhor.

Vou só retificar lol

6 anos não 4.
houve cometição de à 6 anos para cá.
O helder tirou as mesas aí 2 anos depois.
não disse que a dupla da covilhã não poderiam jogar juntos, só não concordei com a tua comparação com a dupla tu e o Helder.
eu sei que não és gabarolas lol já te conheço bem mas humilde como és tens noção que mesmo sem treinares 7" és superior aos jogadores considerados 1ªs certo??? E como eu referi se tens continuado a participar (sei que no último ano tives-te em Inglaterra por isso não te abordei sobre a competição) mas nos anos anteriores já tinhas ganho Las vegas e como tu dizes com treinos evoluis poderias estar por exemplo ao nivel de uma das revelações do momento o João Grilo, não tenho dúvidas nenhumas.

Por fim quero referir que não tem a ver com fazer a vontade ao Bolinhas como referis-te mas sim tentar ser coerente, não tenho nada contra ti pelo contrário tenho-te como um amigo e exemplo para muitos que andam nesta modalidade.

abraço
F. P. P. P. A.
LAS VEGAS
Imagem
nuno bernardes
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 25/Mai/2007, 17:12
Jogador desde:: 2005
Taco de Jogo: MCDERMOT
Taco de Abertura: SCORPION
Taco de Jump: MAD IN VEGAS
Modalidades: POOL
Taqueira: 4 X 2

Mensagempor nuno bernardes » 03/Fev/2012, 20:55

Há campeões de certos distritos em pool pt que nunca chegaram a um quadro final de um torneio de 7 pés. Se são mais fortes ou mais fracos que a maioria, não sei, agora, o que sei é que se não treinam, estão em desvantagem em relação à maioria. Quanto mais quererem colocá-los numa categoria acima da esmagadora maioria que participa nos torneios (para fazer a vontade ao Bolinhas, neste caso já não falo em meu nome porque como já apresentei resultados nos 7, já posso ser avaliado de outra forma).

Eu nunca achei que por ser campeão em Pool português no Distrito tinha que ser de categoria elevada até porque a análise de distrito para distrito varia consoante o número e a qualidade dos jogadores que entram, como é óbvio temos distritos em que os melhores nem participam correto???

Só acrescentar que os teus resultados em PPT são relativos para ti Bruno só os resultados que já obtives-te em 7" em muitos opens chegam para te avaliar concordas ou não comigo??? Várias vitórias em opens e grandes resultados com os melhores em opens internacionais falam por ti kkkkk, não podes esconder que és bom jogador já todos te conhecem lolololo
F. P. P. P. A.
LAS VEGAS
Imagem
nuno bernardes
Super Viciadão
Super Viciadão

Mensagempor rochinha25 » 03/Fev/2012, 21:26

Boas Nuno. Não vou citar aquilo que escreveste porque os teus textos nunca mais acabam. :)
Antes de mais, obrigado pelas palavras a meu respeito. Sei que são sinceras e agradeço-te por isso. Também te tenho como boa pessoa e como amigo (especialmente quando jogas PES contra mim ah ah ah).

Volto a repetir-me: quando deixei o meu comentário, apenas queria dizer que não concordo muito com essa história das categorizações (pelo que vejo, a maioria dos jogadores entra nos individuais estejam lá mais ou menos tubarões) e muito menos com a história do pool pt servir de critério para os 7´. Como já aqui foi dito, acabe-se com essas regras de proibir quem quer que seja de jogar com quem queira (e além do mais, no scotch-double, isso poderá implicar melhores duplas, melhores espectáculos e uma melhor propaganda para a modalidade). Claro que também não me posso esquecer dos ditos "mais fracos" e, por conseguinte, sou de acordo que esses deverão pagar uma inscrição ligeiramente inferior àqueles que, teoricamente, vão andar lá em cima a lutar pelos lugares premiáveis.

Como já aqui referi também, o meu caso e o do Hélder Santo já não servem de exemplo porque já mostrámos resultados nos torneios de 7 pés, ainda que sinta alguma pena já que com um parceiro destes - sobejamente conhecido na modalidade pelos motivos que todos sabemos ;) - arriscar-me-ia a ganhar torneios por desgaste físico e psicológico dos adversários.

Foi um gosto!
rochinha25
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 16/Dez/2007, 17:48
Jogador desde:: 2004

Mensagempor nuno bernardes » 03/Fev/2012, 23:26

rochinha25 Escreveu:Boas Nuno. Não vou citar aquilo que escreveste porque os teus textos nunca mais acabam. :)
Antes de mais, obrigado pelas palavras a meu respeito. Sei que são sinceras e agradeço-te por isso. Também te tenho como boa pessoa e como amigo (especialmente quando jogas PES contra mim ah ah ah).

Volto a repetir-me: quando deixei o meu comentário, apenas queria dizer que não concordo muito com essa história das categorizações (pelo que vejo, a maioria dos jogadores entra nos individuais estejam lá mais ou menos tubarões) e muito menos com a história do pool pt servir de critério para os 7´. Como já aqui foi dito, acabe-se com essas regras de proibir quem quer que seja de jogar com quem queira (e além do mais, no scotch-double, isso poderá implicar melhores duplas, melhores espectáculos e uma melhor propaganda para a modalidade). Claro que também não me posso esquecer dos ditos "mais fracos" e, por conseguinte, sou de acordo que esses deverão pagar uma inscrição ligeiramente inferior àqueles que, teoricamente, vão andar lá em cima a lutar pelos lugares premiáveis.

Como já aqui referi também, o meu caso e o do Hélder Santo já não servem de exemplo porque já mostrámos resultados nos torneios de 7 pés, ainda que sinta alguma pena já que com um parceiro destes - sobejamente conhecido na modalidade pelos motivos que todos sabemos ;) - arriscar-me-ia a ganhar torneios por desgaste físico e psicológico dos adversários.

Foi um gosto!

lololol

Agora é que devias vir cá ao PES, mas já deves estar em Inglaterra kkkkk

porta-te bem que quando vieres cá te espero AHAHAH

abraço
F. P. P. P. A.
LAS VEGAS
Imagem
nuno bernardes
Super Viciadão
Super Viciadão

Mensagempor Antonio Neves » 03/Fev/2012, 23:45

;-) ;-) ;-)
Fernando Ferreira Escreveu:Boa tarde
Concordo com o Neves qdo afirma q quem joga bem em Space deveria jogar bem 7 pés.O contrário a existir
só tem a ver com alguma melhoria na parte técnica,sobretudo na tacada.É evidente q carece de alguma adaptação,mas as Space de hoje permitem jogar quase como se joga nos 7 pés.
Qualquer jogador q queira começar a jogar pool deve sempre começar pelos 7 pés.
De preferência com um pano lento usando como referência o Simonis 300 ou mais lento ainda.O pano lento obriga a mais técnica,tacada centro baixo,esquerda ou direita,retirando toda a tensão q se cria na bola branca,mais fácil apontar,mais fácil a bola alvo entrar dado q recebe o efeito contrário q faz com q puxe para o buraco,etc,etc,etc.Sendo a área de jogo mais pequena obriga a um maior controle da bola branca.Em espanha começa-se nos 6 pés com competição até ao escalão de 16 anos,só depois se passa para os 7 pés.Não existindo os 6 pés por cá deve-se começar pelos 7 pés e depois evoluir para mesas mais exigentes(8 e 9 pés).
Muitos dos jogadores em Portugal tiveram um percurso diferente.Começam primeiro no PPT,muitos ainda em mesas chamadas de tico tico,o q é errado.A mesa de 7 pés dá a capacidade tecnica e táctica para enfrentar outros desafios.Não deixa de ser uma mesa exigente,no entanto a diferença entre a qualidade dos
é menos perceptivel.

Saudações desportivas
Leão

:palmasss :palmasss :palmasss
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 24/Out/2007, 09:20
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Jacoby Monster Crush
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Jacoby Titan

Mensagempor donato » 04/Fev/2012, 14:17

Boas, se ainda houver espaço para um pato põe ai o meu nome no individual. Grande Abraço e que tudo corra bem neste grande evento. Donato
GDN / Look Bar Nazaré. :))
donato
Utilizador Novato
Utilizador Novato

Registado: 10/Set/2008, 15:16
Jogador desde:: 1995
Taco de Jogo: Predator icon 7
Taco de Abertura: Mezz power break DI
Taco de Jump: Cuetec Bullet
Modalidades: 8/9/10
Taqueira: Longoni R.Case 2/5

Mensagempor CGomes » 07/Fev/2012, 12:10

Artur Costa Escreveu:Bom dia a todos!

Na minha opinião este Torneio tem sido do melhor que se tem organizado nos últimos anos neste País.

Também na minha opinião, isso deve-se à importância que se dá à componente desportiva, lúdica e de convívio entre os participantes proporcionada pelo enquadramento em que o Torneio é realizado (Queima de Coimbra que para quem já foi estudante e não só...é a loucura)...em detrimento da componente monetária que infelizmente continua a ser a que move de forma doentia a maioria dos bons jogadores que temos, levando-os a ter comportamentos e comentários menos agradáveis actuando como mercenários no meio dos piços que lá vão enchendo os quadros. Claro que o facto deste ser organizado por uma Associação Académica também ajuda...

Outra característica desta organização que acaba por funcionar a favor da mesma, é a tentativa de ser coerente e a forma intransigente como defende os regulamentos por si criada, o que me leva a concordar com a posição de...as regras são conhecidas...só entra quem quer...

Confesso que já acreditei num passado remoto que estávamos no bom caminho e que esta modalidade iria ser grande neste País, mas mais uma vez a mesquinhez, cobiça, inveja, ganância e a desonestidade que em certas situações caracteriza o nosso Povo veio ao de cima para f**er esta me**a toda!

Entristece-me o que vou vendo/lendo por aí, mas não deixarei de fazer o que gosto...e como tal repito...se alguém precisar de um piço para o Jameson Duplo...eu vou lá estar...

ASSIM SE FALA!! Toca mas é a jogar em vez de reclamarem por tudo e por nada. Eu espero estar presente muitos mais anos neste torneio como em qualquer outro organizado pela Associação Académica de Coimbra, bem como em todos os outros que possa e tenha disponibilidade. Reclamar ou prazer de jogar?! Prazer de jogar, sem dúvida!!
I believe in miracles. I believe in a better world for me and you.
CGomes
Utilizador Junior
Utilizador Junior

Registado: 03/Mai/2011, 15:17
Jogador desde:: 2010
Taco de Jogo: Predator
Modalidades: Pool; Pool Português

Mensagempor Nuno Miguel » 07/Fev/2012, 12:16

Adiciona ao feminino:

Sónia Moura
Susana Salcedas