Bola encostada a tabela

Pede a opinião ao resto dos jogadores sobre o que quiseres...

Moderador: Antonio Neves

Bola encostada a tabela

Mensagempor Bruno. » 08/Jul/2009, 18:32

Toda gente sabe que quando se tem uma bola colorida encostada a tabela essa tabela não conta para essa bola, tendo que ir uma outra bola a tabela, ou esta bola colorida a uma tabela diferente.
A minha duvida é, quem tem a responsabilidade de dizer que a bola está ou não encostada a tabela?
O jogador que vai tacar?
O adversário?
Depois da jogada feita cada um reclama pra seu lado e aponta responsabilidades ao outro.
Como se resolve esta situação que até é vulgar nos jogos.
Obrigado
Bruno.
Utilizador Master
Utilizador Master

Registado: 24/Mai/2008, 18:47
Jogador desde:: 2007
Taco de Jogo: Predator 2/Meucci 97
Modalidades: pool

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: Bola encostada a tabela

Mensagempor Filipe_Pereira » 08/Jul/2009, 18:46

A responsabilidade é sempre do jogador que não está a tacar.
Filipe Pereira
Filipe_Pereira
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 27/Set/2007, 15:53
Jogador desde:: 2006
Taco de Jogo: Throne 2-3
Taco de Abertura: BK Rush
Taco de Jump: Air Hog 2
Modalidades: Pool | Pool Português
Taqueira: Predator Soft Case

Mensagempor Antonio Neves » 08/Jul/2009, 23:21

o jogador que NAO está na mesa, tem de solicitar ao que vai tacar, de verificar se a bola está ou não encostada se reparar que o adversário vai atacar essa bola. FIXE
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 24/Out/2007, 09:20
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Jacoby Monster Crush
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Jacoby Titan

Mensagempor Davidaniel » 09/Jul/2009, 01:58

O Jogador que nao se encontra na mesa têm que solicitar, que seja verificada se a bola se encontra realmente encostada na tabela!! FIXE FIXE
David Daniel
Davidaniel
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 19/Mar/2008, 14:04
Jogador desde:: 2002
Taco de Jogo: Jacoby Custom c/ Edge Hybrid
Taco de Abertura: Jacoby Break Cue
Taco de Jump: Cuetec Bullet
Modalidades: Todas
Taqueira: Volturi Custom Case

Mensagempor Durana » 09/Jul/2009, 10:57

Uma vez que não há árbitro presente, o jogador que não está na mesa tem de estar com atenção a esses "pormenores" mas também não custa nada ao jogador que vai tacar a bola, confirmar se esta está ou não encostada...acho que quando não há árbitro presente o fairplay é ainda mais importante...
Bom jogo...
Carlos Durana

website: http://www.facebook.com/carlos.durana
e-mail: carlos.durana@gmail.com
Durana
Utilizador Junior
Utilizador Junior

Registado: 22/Jan/2007, 21:51
Jogador desde:: 2099
Taco de Jogo: Predator P2
Taco de Abertura: Predator BK2
Taco de Jump: Rosk Off
Modalidades: Pool 8, 9 e 10
Taqueira: Predator

Mensagempor Bruno. » 09/Jul/2009, 11:33

Antes de fazer a pergunta já alguem me tinha dito que a responsabilidade era do jogador que não estava a jogar, e vocês confirmaram. Mas não devia ser o contrário?
Ou seja o jogador que vai tacar é que sabe qual a sua intenção, é que sabe o que tenciona fazer, se já está a contar que vá a branca à tabela ou não, e por esse motivo verificaria de a bola está encostada ou não, pra reforçar esta ideia, não acho muito correcto o jogador que está sentado interromper o adversário do genero "deixa ver se está encostada".
Bruno.
Utilizador Master
Utilizador Master

Mensagempor Rosas » 09/Jul/2009, 12:16

Caro Emanu

esta situacao depende somente do bom senso e honestidade do Atleta que esta na mesa
que para evitar uma situacao chata deve chamar o seu adversario para ele constatar a
situacao em que se enconbtra a bola .

Cumprimentos
António Rosas
"A Verdade e como o Azeite vem sempre a Tona ... "

Quando a mama acaba , o mar esta agitado e o Barco está como o Titanic os ratos são os primeiros a abandona - lo ... só dava assim
Rosas
Utilizador Junior
Utilizador Junior

Registado: 19/Jun/2008, 08:50
Taco de Jogo: Spider c/ vara 314
Taco de Abertura: Glamour Break/Jump
Taco de Jump: Spider
Modalidades: Pool , Pool Português
Taqueira: Bufalo

Mensagempor Antonio Neves » 10/Jul/2009, 08:42

Rosas Escreveu:Caro Emanu

esta situacao depende somente do bom senso e honestidade do Atleta que esta na mesa
que para evitar uma situacao chata deve chamar o seu adversario para ele constatar a

Cumprimentos

quem já participou em algumas provas internacionais, sabe que este pensamento está repleto de .... SANTA INGENUIDADE :lol: :lol: :lol: :lol:
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 24/Out/2007, 09:20
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Jacoby Monster Crush
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Jacoby Titan

Mensagempor Bruno. » 10/Jul/2009, 10:30

Antonio Neves Escreveu:

Cumprimentos

quem já participou em algumas provas internacionais, sabe que este pensamento está repleto de .... SANTA INGENUIDADE :lol: :lol: :lol: :lol:

Isso acontece em qualquer prova, embora eu sempre tivesse considerado o "bilhar" como um desporto de cavalheiros, pelo que via do snooker inglês, afinal não é bem assim.
Bruno.
Utilizador Master
Utilizador Master

Mensagempor Durana » 10/Jul/2009, 10:54

emanu5 Escreveu:
Antonio Neves Escreveu:

Cumprimentos

Isso acontece em qualquer prova, embora eu sempre tivesse considerado o "bilhar" como um desporto de cavalheiros, pelo que via do snooker inglês, afinal não é bem assim.

Realmente é uma triste verdade...cabe-nos a nós fazer alguma coisa por isso...e tb temos grandes embaixadores do fairplay em Portugal, mais recentemente o Henrique Correia com o GRANDE prémio que recebeu o qual teve o merecido destaque na nossa comunidade e não só...

Abraço
Bom jogo...
Carlos Durana

website: http://www.facebook.com/carlos.durana
e-mail: carlos.durana@gmail.com
Durana
Utilizador Junior
Utilizador Junior

Registado: 22/Jan/2007, 21:51
Jogador desde:: 2099
Taco de Jogo: Predator P2
Taco de Abertura: Predator BK2
Taco de Jump: Rosk Off
Modalidades: Pool 8, 9 e 10
Taqueira: Predator

Mensagempor Bruno. » 10/Jul/2009, 11:40

Sem duvida, o Henrique Correia é um grande exemplo, assim como por exmplo o Pedro Fonseca que mantém sempre uma postura correctissima, e grande parte dos jogadores de topo nacional, este problema é mais vulgar nos escalões mais inferiores.
Bruno.
Utilizador Master
Utilizador Master

Mensagempor Artur Costa » 11/Jul/2009, 01:54

Boa noite a todos!

Além de não concordar, não acho que esta associação de um maior número de casos de falta de fair play, falta de honestidade ou da existência de jogadas duvidosas aos escalões inferiores do Pool seja justa.

Eu farto-me de apanhar porrada e não é por isso que abdico dos meus princípios, honestidade e postura! Casos de inexperiência e desconhecimento de regras até podem existir em maior número, agora o resto acaba por ser igual em todo lado...conheço grandes Masters que têm uma postura de caca...aliás, alguma ingenuidade nos jogadores de escalões inferiores pode até resultar em alguns gestos de fair play excessivo, se é que isso existe...ou se tem, ou não!

Como alguém com experiência internacional aqui disse, desengane-se quem pensar que que os profissionais ou os mais dotados desta modalidade são o exemplo do fair play e honestidade neste desporto, até porque têm muito mais em jogo do que o pichote no torneio lá do salão, mas há excepções, por isso é que o prémio que o Henrique recebeu deve ser valorizado...não é dado a qualquer um só porque ele é bom jogador!

No meu caso e em relação à situação em questão, sou eu que avalio a jogada e se dela resultar falta dou bola na mão, às vezes para espanto do meu adversário que nem se apercebe que a bola estava encostada, quem me conhece sabe que é assim...e se o fair play não for suficiente, temos também que pensar que o facto da bola estar encostada ou não, pode influenciar a jogada e como tal, sou eu que verifico a posição da bola em relação à tabela!

Por último, acredito que a intenção não foi a de denegrir as qualidades humanas dos menos dotados nas técnicas do Pool, mas como pichote que sou, achei por bem dar a minha opinião!
Why can't we work out our differences?
Why can't we work things out?
Little people, why can't we all just get along?
Artur Costa
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 22/Ago/2007, 11:22
Jogador desde:: 1990
Taco de Jogo: 5K1/Z2
Taco de Abertura: ICEBREAKER
Taco de Jump: AIR
Taqueira: WHITE BRAND

Mensagempor Bruno. » 11/Jul/2009, 18:50

Artur Costa Escreveu:Boa noite a todos!

Além de não concordar, não acho que esta associação de um maior número de casos de falta de fair play, falta de honestidade ou da existência de jogadas duvidosas aos escalões inferiores do Pool seja justa.

Eu farto-me de apanhar porrada e não é por isso que abdico dos meus princípios, honestidade e postura! Casos de inexperiência e desconhecimento de regras até podem existir em maior número, agora o resto acaba por ser igual em todo lado...conheço grandes Masters que têm uma postura de caca...aliás, alguma ingenuidade nos jogadores de escalões inferiores pode até resultar em alguns gestos de fair play excessivo, se é que isso existe...ou se tem, ou não!

Como alguém com experiência internacional aqui disse, desengane-se quem pensar que que os profissionais ou os mais dotados desta modalidade são o exemplo do fair play e honestidade neste desporto, até porque têm muito mais em jogo do que o pichote no torneio lá do salão, mas há excepções, por isso é que o prémio que o Henrique recebeu deve ser valorizado...não é dado a qualquer um só porque ele é bom jogador!

No meu caso e em relação à situação em questão, sou eu que avalio a jogada e se dela resultar falta dou bola na mão, às vezes para espanto do meu adversário que nem se apercebe que a bola estava encostada, quem me conhece sabe que é assim...e se o fair play não for suficiente, temos também que pensar que o facto da bola estar encostada ou não, pode influenciar a jogada e como tal, sou eu que verifico a posição da bola em relação à tabela!

Por último, acredito que a intenção não foi a de denegrir as qualidades humanas dos menos dotados nas técnicas do Pool, mas como pichote que sou, achei por bem dar a minha opinião!

Peço desculpa se fui mal interpretado, não pretendia ofender ninguém, mais concretamente os jogadores dos escalões inferiores, até porque é neste conjunto de jogadores que eu me identifico :-)

Falta de fair play, atitudes incorrectas, isso existe em todos escalões. Quem não conhece o Earl Strickland???

Como o Artur referiu "casos de inexperiência e desconhecimento de regras até podem existir em maior número" o que geralmente proporciona algumas discuções.
Bruno.
Utilizador Master
Utilizador Master

Mensagempor Joao Rodrigues » 13/Jul/2009, 10:09

Artur Costa Escreveu:Boa noite a todos!

Artur, não sejas batoteiro.

Achas que alguem acredita no que dizes?
João Rodrigues
:sporting Sempre
Viva cada dia como se fosse o último. Um dia acertas
Joao Rodrigues
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 07/Fev/2007, 12:59

Mensagempor Artur Costa » 13/Jul/2009, 23:32

Ó João...não sejas assim...se eu não os enganar, não ganho a ninguém... :smt084
Why can't we work out our differences?
Why can't we work things out?
Little people, why can't we all just get along?
Artur Costa
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 22/Ago/2007, 11:22
Jogador desde:: 1990
Taco de Jogo: 5K1/Z2
Taco de Abertura: ICEBREAKER
Taco de Jump: AIR
Taqueira: WHITE BRAND

Voltar para Perguntas

Quem está ligado: