Moderador: Nuno Miguel

Cartaginês Escreveu: O MENINO E O SEU UMBIGO
Era uma vez um menino que, na sua inconsciência infantil e porque ouvira dizer que o mundo era redondo, tomou o seu umbigo pelo centro do mundo.
Na sua ânsia de ser grande, tudo fazia para satisfazer o seu ego, esquecendo-se que o mundo real ia bastante mais além do que o cercado do seu quintal e que a vida não se centrava exclusivamente no seu umbigo.
Todos lhe achavam graça. As sua tiradas pueris faziam o deleite dos demais.
Não sabendo deferenciar o riso de um sorriso, imaginou-se o maior do mundo. Aquele a quem é permitido tudo, incluindo ultrapassar conceitos e preceitos que regem a vida dos crescidos.
O seu pequeno mundo, porque na realidade não ia além do seu umbigo, ainda estava povoado de pequenos doendes, que sempre que solicitados, lhe faziam as vontades e satisfaziam os caprichos.
Assim viveu este menino algum tempo, alimentando o seu ego com pequenas birras, ao mais pequeno contratempo, tentando impor a sua vontade, menosprezando as qualidades dos demais e esquecendo sempre um "por favor" ou um "muito obrigado" a todos aqueles que o ajudavem a crescer.
Este menino cresceu e envelheceu. Com ele também envelheceram os pequeninos duendes que outrora lhe alimentavam o ego e que agora, porque as forças eram parcas, não poderiam acorrer ao seu chamamento.
E vieram as doenças. E vieram os desaires. e veio a solidão.
e este menino, hoje um velho, doente e só, porque deixou de ter os doendes que povoavam o seu pequeno mundo, sentiu necessidade de alguém que o ajudasse, não a manter o ego mas apenas a viver.
Mas já era tarde. Na sua ânsia de glória, tinha destruido o que de melhor existe no mundo: a amizade, a solidariedade, o carinho, o amor ao próximo e o bem querer a todos quantos nos ajudam a viver.
E assim, este menino, hoje um velho, de atropelo em atropelo, vive só e mal amado.
e então, este menino, hoje um velho, apercebeu-se que afinal o mundo não gira à volta do seu umbigo.
Aníbal "O Cartaginês"

ganhava qualquer coisita.

Bruno Silva Escreveu:Relativamente a este post... não vou comentar muito, é um assunto que não estou por dentro, e mais, que não me diz DIRECTAMENTE respeito.
Mas queria apenas deixar um comentário a algo que o Viseu comentou.
Sem o conhecer pessoalmente, ja lemos tantos posts um do outro, que ja nos conhecemos nem que seja um pouquinho... e este forum existe mesmo para isso, e já vi que o António Neves é uma pessoa que tal como eu defende as suas convicções, e defende o que acredita.
Relativamente a estas duas frases:
"Penso que o mal não é vosso mas sim da instituição que representam" e "junta-te aos bons serás como eles, junta-te aos maus, serás pior que eles...".
Eu como ex-delegado da FPB, convidava toda gente!!! a visitar estes dois links:
http://cbpool.blogspot.com/2008_08_01_archive.html
e
http://cbpool.blogspot.com/
E vão perceber, que este trabalho, sobre a alçada da FPB, foi um trabalho de valor, que uniu mais de uma centena de pessoas á volta de uma modalidade.
Se repararem nos pormenores e na simplicidade de algumas acções, percebem que está ali muita amizade e dedicação á modalidade e que as frases que o amigo António Neves escreveu, embora possam reflectir a realidade em algum distrito, certamente não podem ser usadas para generalizar o trabalho de todos os delegados da FPB.
Pessoalmente acho que estando a actuar sobre directrizes da FPB, por vezes e quando não se concorda com certos parâmetros, é nossa responsabilidade desafiá-los e se possível mudá-los!!
Foi assim que eu actuei quando lá estava... e acredito que é assim que muitos dos actuais delegados actuam!
Foi apenas a minha opinião, pois continuo a acreditar na evolução de todas as modalidades que envolvem o pool, sustentada na evolução e crescimento das suas instituições.
Um Abraço
Bruno Silva

iceball Escreveu:Realmente sinto-me obrigado a concordar com o Rosas, isto nada tem a ver com a Federação, mas sim com as pessoas que a representam a nível distrital, mas enfim, mais uma novela que em nada me surpreende............

Cartaginês Escreveu:Ilustres Companheiros
Sendo este um Forum de opinião individual e não de resolução de questões institucionais, as palavras que a seguir vou escrever são única e simplesmente da minha responsabilidade. Não as vou escrever em nome dos Delegados Distritais e muito menos em nome da Federação Portuguesa de Bilhar, instituição pela qual tenho o máximo respeito, independentemente de quem a dirigiu, dirige ou venha a dirigir.
Qualquer questão institucional deverá ser resolvida pelos processos normais e em local próprio. De nada valem os "achincalhamentos", pois n~qo é desta forma que as questões se resolvem. Para além disso, não só é contraproducente, como cria antagonismos desnecessários.
Faz parte de quem dirige o que quer que seja: Família, Empresa, Instituição ou qualquer outra Organização, saber assumir as responsabilidades dos seus actos, saberaceitar as opiniões contrárias, saber aceitar todas as vicissitudes da função que ocupa, mas também, saber impor as suas convicções, tendo sempre em mente o bem colectivo e não interesses individualizados. Não se pode ter um trabalho imenso com a organização e estar à espera da opinião dos outros para o concluir ou decidir.
Quem não souber assumir os seus erros ou não souber ser firme nas suas convicções, então desista, pois está no lugar errado.
Aquilo que as Organizações produzem deve ser sempre tendo em atenção o bem de todos e não o interesse de cada um; cada um esse, que muitas vezes, apenas pretende que tudo lhes seja favorável, nada fazendo ou dando em prol dos outros.
Neste caso particular, o que esteve em causa, da parte dos Delegados Distritais, foi tão somente, salvaguardar os interesses de um colectivo pois que, em yempos transactos, alguém chamou à atenção, entre muitas outras coisas, para o facto de alguns troféus entregues a outros que não os próprios, não estarem a chegar ao seu destino, fucando nas prateleiras de quem a eles não tinha direito.
Logicamente que em ocasiões como esta, por vezes, se tomam decisões imponderadas ou até desajustadas. Contudo, estas situações só acontecem a quem procura fazer o melhor. Porque quem não faz coisa alguma, nunca se sujeita a errar e, como tal, nunca se sujeita a críticas, mas também nunca faz nada em prol de qualquer causa. Ninguém é infalível.
Também acontece que, quando se faz bem, poucas são as vezes que o bom trabalho é reconhecido.
Tenho visto aqui falar-se muitas vezes em Direitos e Deveres. Contudo quero lembrar que quem quer ter Direitos deverá cumprir os seus Deveres e quem tem Deveres deve também ter os seus Direitos garantidos.
É bem mais fácil pedir aos outros que cumpram com os seus Deveres, quando nós próprios, olhando apenas para o nosso umbigo, não só não cumprimos os nossos, como não reconhecemos aos outros os seus Direitos.
Quem quer receber, tem que saber dar.
Se todos nós soubermos cumprir a nossa parte, tudo será mais fácil.
Não foi por ironia que escrivi o texto publicado, mas por preocupação pelos factos acontecidos. O tesxto tem apenas como intenção chamar à atenção para as possíveis consequências de actos irreflectidos, praticados durante a nossa vivência em comunidade, quando a nossa imaturidade não nos deixa enxergar que os danosque causamos aos outros, poderão atingir-nos num futuro, que é sempre mais breve do que julgamos.
O que aconteceu, além de ter sido uma discordância com os Delegados Distritais, o que até se aceita e se releva, foi sobretudo, uma grande falta de respeito para com os restantes.. Não é o que se diz, quando se diz com razão, que indigna, mas sim, a forma como se diz.
Tudo se resolve desde que impere o bom senso. E para que impere o bom senso, é necessário que ambas as partes cumpram os preceitos.
De qualquer maneira, não percebo a indignação contra a suposta ironia do meu texto, se bem que não foi essa, nem nunca será, a minha intenção; quando neste forum, a maioria dos posts sãode pura ironia. Será que uns podem e outros não???
Quanto a bons e maus, todos nós somos um pouco de cada, conforme a "camisola" que envergamos, a ocasião em que intervimos e os interesses de quem nos interpreta.
Quero deixar aqui expresso o meu sincero pedido de desculpas, a todos aqueles que, por qualquer acto meu menos ponderado, tenha magoado ou ofendido. No entanto, quero que fique claro que, qualquer atitude ou acção por mim assumida, tem apenas como sentido o procurar fazer o melhor possível e sempre em prol do colectivo.
Quero que fique também claro, que todos os meus actos, são assumidos em no,e pessoal, independentemente da solidariedade para com a ou as Instituições onde esteja inserido. Como tal, espero que no futuro, não imputem os meus actos a qualquer Organização d que faça parte. Sou suficientemente crescido para aguentar e assumir as consequências das minhas acções.
Seria bom, e até de bom senso, que apenas se opinasse sobre aquilo de que se tem real conhecimento. E ter conhecimento é, saber efectivamente de que se está a falar e o que poderá ter originado o facto em causa.
Palavras sábia as que disem: - "AMEMO-MOS UNS AOS OUTROS" e "AMA O PRÓXIMO COMO A TI MESMO".
Aníbal "O Cartaginês"
PS - Mesmo nas Galas da TV, os galardoados que não podem estar presentes, enviam uma mensagem de agradecimento ou indigitam, previamente, quem por eles vai receber e agradecer, o Prémio. Nada é feito ao acaso.

Rosas Escreveu:
Caros Foristas
mais uma vez me vejo obrigado a intervir neste fórum , neste caso para informar o amigo António Neves que falar de assuntos dos quais se e desconhecedor além de ser errado pode ate levar a interpretações menos correctas.
No caso assinalado posso afirmar com toda a certeza que a instituição Federação Portuguesa de Bilhar e o seu Presidente nada tem a ver com o sucedido , tendo com toda a certeza esta iniciativa partido dos Delegados do Distritais os quais terão que responder por si só pela sua decisão e atitude .
Saudações Desportivas

bpgirao Escreveu:Sr. Anibal Cruz (Cartaginez),
Não duvido que o sr. Anibal seja muito boa pessoa e tenha muito boa vontade, mas tambem acredito que não passa de uma marioneta ...

Voltar para FPB - Federação Portuguesa de Bilhar
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes