Snooker Inglês

Tudo sobre o snooker...

Snooker Inglês

Mensagempor Pedro Carvalho » 22/Jan/2007, 12:24

O Snooker inglês é um jogo muito popular sobretudo no Reino Unido e Irlanda.Ultimamente o snooker ingles tem sofrido uma grande adesão em países asiáticos como a China e a Tailândia.

O snooker é jogado por dois jogadores(ou dupla de jogadores), numa mesa de dimensões variáveis com 22 bolas: 15 vermelhas, 1 amarela, 1 verde, 1 castanha, 1 azul, 1 rosa,1 preta e 1 branca, sendo a bola branca a única passível de ser tacada.

O objetivo do snooker é colocar todas as bolas em determinada sequencia. Primeiro deve-se colocar uma bola vermelha e de seguida uma das outras bolas, apelidadas de bolas de "cor".Cada bola vermelha vale 1 ponto, a amarela 2 pontos, a verde 3, a castanha 4 , a azul 5, a rosa 6 e a preta 7. Ao colocarmos as bolas vamos recebendo a pontuação respectiva.

Após colocada a bola de cor, ela volta a sair enquanto ainda houver vermelhas em cima da mesa, repetindo-se o mesmo ciclo.

O valor minimo de falta é 4 Pontos ,somente varia se for falta em uma bola de cor,ex. (se pretender jogar a uma vermelha ,falhar e a bola branca bater na preta ,terá a pontuação da bola que foi cometida a falta.... preta 7 pontos )

Quando ja nao houver vermelhas em cima da mesa deve-se colocar as bolas de cor em ordem de pontuação crescente.

No final, o jogador que obtiver mais pontos é o vencedor.
Editado pela última vez por Pedro Carvalho em 22/Jan/2007, 17:17, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
Pedro Carvalho
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 376
Registado: 20/Jan/2007, 03:27
Localização: Valongo
Jogador desde:: 1998
Taco de Jogo: Predator BLAK 1 / Poison VX II
Taco de Abertura: Poison VX II
Modalidades: Pool 8 ball e 9 ball

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Mensagempor alexandracunha » 22/Jan/2007, 14:22

As faltas são sempre penalizações de 4 pontos?
Avatar do Utilizador
alexandracunha
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 837
Registado: 17/Jan/2007, 15:57
Jogador desde:: 0

Mensagempor AndreVieira » 18/Fev/2007, 19:19

alexandracunha Escreveu:As faltas são sempre penalizações de 4 pontos?


Boas,

Apesar de não ser Jogador, sou grande fã e vejo sempre que posso na tv.

Segundo me parece a falta é sempre de valor igual ao da bola que estiver envolvida, mas nunca inferior a 4.

Ex: jogar a uma vermelha (1) e acertar na rosa (6) - 6 pontos
jogar à amarela (2) e acertar na verde (3) - 4 pontos

Tenho dúvidas quando a bola com a qual for cometida afalta, for de valor inferior.

Ex: jogar à preta (7) mas falhar e acertar numa vermelha (1)... não sei se será 7 pontos de falta por ter feito o "call" à preta (não tenho a certeza se é necessário efectuar o "call" à bola de cor que se joga), ou se será 4 (por 1 ser inferior a 4 pontos)

Espero ter feito entender a dúvida... Se houver algum jogador a sério que me possa esclarecer, agradeço.

Atenciosamente,
AV
AndreVieira
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 1
Registado: 18/Fev/2007, 19:05
Localização: Lisboa

Mensagempor 155 » 25/Jun/2007, 01:11

Sempre que seja possível apreender sem qualquer tipo de dúvida pela direcção da tacada, a bola de cor que vai ser jogada, o jogador omite a sua escolha e não anuncia a bola. Caso existam mais que uma bola de cor na direcção em que aponta e/ou não seja facilmente apreendida a bola a que pretende jogar, este deve anunciar(bola falada) sob risco de penalização, caso não o faça. As penalizações nunca são inferiores a 4 pontos, dependendo do tipo de falta (embolsar a branca, não tocar em nenhuma bola...) que altera a penalização em diferentes situações (a jogar a vermelhas ou á bola de cor). Na FPB e WSA (World Snooker Association) encontram-se as regras com mais promenor. Boas Tacadas!
155
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 2
Registado: 25/Jun/2007, 00:42
Localização: VN Gaia


Voltar para Snooker

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante