Página 1 de 1

'Tai Chi' Pool

MensagemEnviado: 30/Out/2012, 12:34
por Sérgio Mendes
'Tai Chi' Pool
Ou como o mestre zen no Zen na Arte de Tiro com Arco, "deixar o tiro atirar por si."

Mosconi escreveu sobre a tacada, "suave e ainda mais suave".
Ele também relacionou como um exemplo de como uma tacada suave pode ainda enviar a bola objeto à volta da mesa para atingir todas as 4 tabelas.
Embora ele tenha jogado 14+1 (straight pool), o seu conselho ainda representa a maioria dos outros jogos também.

Tentar pensar através de um padrão de rotação onde cada jogada será "macia".

Ao passar por toda uma sequência como planeado, terminar o jogo realmente se sente sem esforço. Todas macias, silenciosas e rolar das bolas brancas.

Fácil esquecer que as bolas são redondas e gostam de rolar.

Ao fazer o posicionamento sem atingir fortemente as bolas, isso oferece uma série de evidências para a afirmação de que se está a gerar os ângulos bem.


"Suave e ainda mais suave" não quer dizer que é um método absoluto e única forma de jogar, mas mais uma técnica como prática. A ideia é tentar melhorar o jogo de cada um, melhorando os padrões. Obviamente, é preciso ter todo o espectro de jogadas para ser um bom jogador.

Uma coisa que se nota ao praticar desta forma é que o movimento bola branca é maior. Para se ter um atingir macio, não se pode executar jogadas de parar (em linha reta ou na diagonal) com qualquer distância significativa entre a bola branca e a bola objecto. Ao reparar nisso, outra forma para para praticar a seleção do padrão é ir para os padrões com o minímo movimento da bola branca. Isso seria um outro tipo de exercício, que é, provavelmente, um método de prática mais comum.

Outra forma de praticar a seleção de padrão seria ir para um som alto em cada jogada. Isto significa que os ângulos teram de ser menores.

Re: 'Tai Chi' Pool

MensagemEnviado: 10/Jan/2013, 02:38
por João E. Silva
Fantástico post, vale a pena ler e reler... obrigado! ;-)

:palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss

Re: 'Tai Chi' Pool

MensagemEnviado: 10/Jan/2013, 03:02
por João E. Silva
Aqui está um aspecto que passa ao lado de muitos e bons jogadores, mas que na minha opinião se trata do pormenor mais fascinante em todas as modalidades de bilhar.

Este é precisamente o método que todos os grandes profissionais de snooker usam, a suavidade pura (na TV já dá para ter uma percepção, mas ao vivo é que se realmente sente a diferença, principalmente através do ruído absolutamente delicioso que as bolas fazem).
Como se costuma ensinar (mas cuja execução requer um estado mental absolutamente perfeito, praticamente Zen), é deixar o taco trabalhar sozinho, deixá-lo fluir, entrando pela bola branca a dentro, através de uma aceleração gradual que atinge o seu pico precisamente a partir do momento do impacto; o braço apenas serve para o direccionar e manter sob controlo.

Um dos melhores exemplos que se pode dar são mesmo aquelas bolas longas no snooker, algumas a uns 3 metros de distância, jogadas a puxar. Vemos os profissionais fazerem isto e ficamos boquiabertos, pois muitas vezes parecem-nos bolas praticamente impossíveis. Mas longe disso, aplicando precisamente este método (e um pano rápido também ajuda, e muito!) estas bolas conseguem-se fazer com alguma regularidade. É uma questão de nos conseguirmos libertar do facto da bola estar muito longe e precisar de uma enorme entrada na branca, o que, na maioria das vezes, origina, inconscientemente, uma aplicação desmedida de força e movimento corporal na tacada, que resulta sempre em desastre. Se conseguirmos chegar a um estado mental em que, independentemente da distância da bola e da entrada na branca necessária, conseguimos sentir conforto e abordar todas as bolas da mesma forma, variando apenas a abertura do movimento do braço (depois o balanço do taco, suave e gradual, só por si é suficiente), todas estas tacadas se tornam naturais é com enorme prazer que sentimos a suavidade do movimento, a perfeição do timing da tacada e a sensação maravilhosa da entrada na bola branca e da mesma a recuar, num trajecto total que pode chegar à incrível distância de 6 metros (se for uma bola a 3 metros puxada para trás a toda a sua distância)...

Esta é a verdadeira maneira de jogar (seja pool, seja snooker ou outra modalidade). A força é adversa à precisão e, portanto, naturalmente que aplicando este método, conseguimos ser infinitamente mais precisos, tanto a embolsar, como também na colocação da bola branca, para além de, na minha opinião, esta ser a forma que mais prazer permite extrair do jogo.

Este movimento absolutamente suave e fluído é uma sensação absolutamente única e nos momentos em que conseguimos por isto em prática, parece que estamos a tacar noutra dimensão. E apesar de toda esta conversa parecer algo "complicado", isto acaba por não ser assim tão difícil de executar. A grande dificuldade reside sim em conseguir atingir e, principalmente, manter esse tal estado de perfeição (Zen) a nível mental, que regula tudo aquilo que executamos na mesa, independentemente do nosso conhecimento, habilidade e técnica.

Re: 'Tai Chi' Pool

MensagemEnviado: 10/Jan/2013, 03:53
por antonio joão silva
ok. Depois de ler, com certeza que amanhã quando acordar vou jogar mil vezes melhor...
Um abraço e continuem a jogar assim :smt028

Re: 'Tai Chi' Pool

MensagemEnviado: 10/Jan/2013, 13:00
por Pedro T. Carvalho
Bom texto de entrada e excelente comentário João.

A ideia ficou clara, agora falta conseguir chegar ao ponto!!!!

Abraço