aprenda a trocar solas

Táctica, estratégia e conselhos!
Vamos a melhorar o nosso Pool!!

Moderadores: Antonio Neves, Nuno Miguel

aprenda a trocar solas

Mensagempor magnat69 » 04/Mar/2009, 15:14

Como trocar uma sola?

Lembrando que para obter sucesso serão necessárias algumas tentativas, fica aqui afirmado que possivelmente algumas solas serão colocadas de maneira incorreta e ainda depois de uma tentativa frustrada a sola será perdida! Por isso recomendamos que caso seja sua primeira troca você veja este tutorial várias vezes se preciso, ou peça o acompanhamento de algum amigo que já saiba trocar.
Após a sola trocada algumas tacadas deverão ser dadas e assim que perceber que ela ficou um pouco “Estufada” deverá lixá-la mais um pouco até ficar rente a virola!
Material Utilizado:
Imagem

01 Fita isolante (ou fita crepe) – Para proteger a virola;
02 Sola da sua preferência
03 Cola super bonder (ou similar) – Cola utilizada para fixar a Sola na virola
04 Óleo de peróba para dar acabamento – Após concluída a troca passa-se óleo de peroba ou linhaça;
05 Esponja de aço (Bom-Bril) – Para retirar a gordura (sujeira) do taco;
06 Base com lixa fina de um lado e grossa de outro (Lixa de pé manicure);
07 Folha de lixa 180 para madeira;
08 Folha de lixa 360,400 ou 600 para ferro;
09 Folha de lixa 1200 para acabamento;
10 Estilete grande (preferencialmente novo);
11 Faca ou canivete de ponta;
12 Tesoura;
13 Lâmina de vidro ou madeira – Para apoiar o taco de ponta para recortar o excesso de sola.

Passo a Passo... Como trocar a Sola do seu taco...
(Veja o video com com esses passos exemplificados no final do texto)
Antes de iniciar o precesso é necessário que os materiais estejam a postos um a um para que não seja necessário interromper o processo de troca.
1º Passo
Lixar a ponta do taco retirando pedaços da sola que ainda permaneçam no taco e procurar reduzir qualquer ondulação da virola e taco que possa prejudicar a colagem da sola.
2º Passo
Lixar a parte de baixo da sola que será colada, tomar cuidado para não deformá-la, pois se isso ocorrer a sola não fixará por inteiro e possivelmente será descolada depois de algumas tacadas.
3º Passo
Fazer "pequenas" perfurações no centro da ponta do taco e fazer o mesmo na parte de baixo da sola.
4º Passo
Passar uma fita ao redor da virola para não danificá-la com a cola.
5º Passo
Passar cola em toda a superfície da ponta do taco sem deixar escorrer para a fita, passar cola apenas no centro da parte de baixo da sola, fixar com o máximo de precisão a ponta do taco no centro da sola, pressionar com o polegar a sola contra a ponta do taco por um minuto, depois vire o taco de ponta para o chão e precione por 2 minutos até a base da sola fixar por completo em toda base da ponta do taco.
6º Passo
Pegar um pedaço de lixa 180 e dobrar uma fita da espessura da sola e lixá-la até que a sola se aproxime da mesma circunferência da virola, depois pegar uma lixa 360, 400 ou 600 e dar um acabamento superficial e por fim utilizar uma lixa 1200 para dar o ultimo retoque, a cada troca de lixa procurar umidecer a parte lixada.
7º Passo
Retirar a fita e utilizar a lixa 1200 para limpar a virola e depois a parte inversa da lixa para polir. Dar umas batidas com a ponta do taco no chão para fixar ainda mais a sola.
Após isso utilizar a esponja de aço (bombril) para retirar a gordura que possa existir no taco. Passar com um pano óleo de peroba ou linhaça para dar brilho e está finalizado o serviço.

espero que tenham gostado.
magnat69
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 17
Registado: 24/Fev/2008, 14:03
Jogador desde:: 2007
Modalidades: bola 8

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: aprenda a trocar solas

Mensagempor magnat69 » 04/Mar/2009, 16:34

magnat69
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 17
Registado: 24/Fev/2008, 14:03
Jogador desde:: 2007
Modalidades: bola 8

Re: aprenda a trocar solas

Mensagempor João_SnookerPlanet » 08/Mar/2009, 00:37

Excelente tutorial, muito esclarecedor...isto vem precisamente servir de resposta ao meu post na zona das Perguntas.
Obrigado.
"At his best he was the best. That night in 1999 he confirmed his status as the greatest player who ever lived" Dave Hendon

João Esteves da Silva

http://www.bsa.pt
Avatar do Utilizador
João_SnookerPlanet
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 791
Registado: 09/Jan/2009, 17:08
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 2009
Taco de Jogo: John Parris Special
Taco de Abertura: Mezz... brevemente
Taco de Jump: Mezz... brevemente
Modalidades: Snooker, Pool, American Pool e English 8 Ball
Taqueira: John Parris Leather

Re: aprenda a trocar solas

Mensagempor bosspt » 08/Mai/2009, 10:22

aproveito este tópico para fazer uma pergunta.
para q serve a ferramenta de manutenção de solas, q tem umas "agulhas"?
Imagem


e para retirar o efeito "cogumelo" e fzr um "reshape" ha sola o q aconcelham? comprar isto?
Imagem

a minha sola precisa de 1 "toquezinho".
bosspt
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 86
Registado: 29/Abr/2007, 13:33
Localização: Margem Sul, Almada

Re: aprenda a trocar solas

Mensagempor Frederico » 08/Mai/2009, 11:07

bosspt Escreveu:aproveito este tópico para fazer uma pergunta.
para q serve a ferramenta de manutenção de solas, q tem umas "agulhas"?


Fernando Ferreira Escreveu:...Algum do giz q colocamos na sola n desaparece.Fica entranhado na sola e com as muitas pancadas q leva vai endurecendo,ao ponto de a sola ficar como q vidrada.O picador vai soltar essas particulas todas trazendo ao de cima as caracteristicas da sol....

Fernando Ferreira


in Tópico: Sola predator 5k
PoolPT.com
Avatar do Utilizador
Frederico
Administrador(a)
Administrador(a)
 
Mensagens: 1699
Imagens: 24
Registado: 09/Abr/2007, 14:12
Localização: Santarém
Jogador desde:: 2007
Taco de Jogo: P3 Exotic
Taco de Abertura: BK2 Sport
Taco de Jump: Cuetec Bullet Silver
Modalidades: 8, 9, 10, PP
Taqueira: Soft Case

Re: aprenda a trocar solas

Mensagempor bosspt » 08/Mai/2009, 22:29

e relativamente a forma de fazer o "reshape" e tirar o formato cogumelo da sola, o q é q aconcelham?
comprar esses dois q referi? ou existem outras alternativas(melhores ou assim...)?
bosspt
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 86
Registado: 29/Abr/2007, 13:33
Localização: Margem Sul, Almada

Re: aprenda a trocar solas

Mensagempor rch » 08/Mai/2009, 23:31

Avatar do Utilizador
rch
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 231
Registado: 02/Abr/2008, 11:01
Localização: açores
Jogador desde:: 2008
Taco de Jogo: sem marca
Modalidades: pool

Re: aprenda a trocar solas

Mensagempor bosspt » 09/Mai/2009, 01:31

esse n se vende por cá??


e qual a diferença entre o scuffer e o shape??
(desculpem a noobice, mas nao percebo nada da manutenção da sola)
bosspt
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 86
Registado: 29/Abr/2007, 13:33
Localização: Margem Sul, Almada

Re: aprenda a trocar solas

Mensagempor rch » 09/Mai/2009, 10:27

bilhares carrinho tem a venda.
uma parte é quase plana, serve para aparar a sola, a outra tem a curvatura ideal para jogar.
Avatar do Utilizador
rch
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 231
Registado: 02/Abr/2008, 11:01
Localização: açores
Jogador desde:: 2008
Taco de Jogo: sem marca
Modalidades: pool

Re: aprenda a trocar solas

Mensagempor Fernando Ferreira » 11/Mai/2009, 17:02

Boa tarde

Antes de passar ao meu comentário acerca da mudança das solas,quero dizer q enalteço a boa vontade de todos e reconheço o esforço de todos em se quererem ajudar.Não é nem pretende ser um comentário negativo,mas sim,no sentido positivo de alguém q já passou pelo mesmo.O video,lamento dizer,é muito fraquinho.Um ou dois pontos positivos.Já afirmei q hoje existem um leque de ferramentas q permitem um trabalho de profissional.Eu mudo uma ponteira em cerca de 20 min á frente do dono do taco.No final o taco tá pronto para jogar.E garanto-vos,não sigo o método descrito no video.Correm-se riscos desnecessários,q não passam só por estragar a sola mas poder ferir a anta ou ferrule,a anta não ficar direita e a sola logo é colada torta.Se a sola não ficar 100% centrada,com este método, será muito dificil acertar o raio(cento da sola com o taco,etc,etc,etc.
Existem ferramentas para cortar a sola a ficar logo com o mesmo diãmetro da anta e depois é só dar,como fala no video,lixa para dar o acabamento final.Nunca uso nenhum x-acto a não ser para remover a sola velha.
E poderia continuar mas já me alonguei em demasia.
Espero ter contribuido
Saudações desportivas
Fernando Ferreira
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 100
Registado: 17/Fev/2008, 18:58
Jogador desde:: 2007

Re: aprenda a trocar solas

Mensagempor PauloSergio » 13/Mai/2009, 16:48

Fernando Ferreira Escreveu:Boa tarde

Antes de passar ao meu comentário acerca da mudança das solas,quero dizer q enalteço a boa vontade de todos e reconheço o esforço de todos em se quererem ajudar.Não é nem pretende ser um comentário negativo,mas sim,no sentido positivo de alguém q já passou pelo mesmo.O video,lamento dizer,é muito fraquinho.Um ou dois pontos positivos.Já afirmei q hoje existem um leque de ferramentas q permitem um trabalho de profissional.Eu mudo uma ponteira em cerca de 20 min á frente do dono do taco.No final o taco tá pronto para jogar.E garanto-vos,não sigo o método descrito no video.Correm-se riscos desnecessários,q não passam só por estragar a sola mas poder ferir a anta ou ferrule,a anta não ficar direita e a sola logo é colada torta.Se a sola não ficar 100% centrada,com este método, será muito dificil acertar o raio(cento da sola com o taco,etc,etc,etc.
Existem ferramentas para cortar a sola a ficar logo com o mesmo diãmetro da anta e depois é só dar,como fala no video,lixa para dar o acabamento final.Nunca uso nenhum x-acto a não ser para remover a sola velha.
E poderia continuar mas já me alonguei em demasia.
Espero ter contribuido
Saudações desportivas


Fernando,

Podias fornecer um roteiro com o teu método?

obrigado
PauloSergio
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 102
Registado: 19/Jan/2007, 13:34
Localização: Aveiro
Jogador desde:: 2000
Taco de Jogo: Mezz EC7 R1, Hybrid Pro2
Modalidades: Pool Port, Pool
Taqueira: Poison

Re: aprenda a trocar solas

Mensagempor Fernando Ferreira » 13/Mai/2009, 17:53

Paulo
Não é fácil satisfazer o teu pedido.Eu construi algumas ferramentas q me permitem executar o trabalho.
1º retiro a sola,como é evidente.com uma lãmina afiada.
2º depois com uma ferramenta q eu cosntruí,aperto o taco e passo uma roda q tem uma lixa para acertar a anta e retirar os restos da sola antiga.esta lixa é grossa e está aplicada na roda q por sua vez tem um encaixe 100% desempenado,q vai permitir q a anta fique direita.
3º pico a anta com um bico(neste caso um extractor)
4º lixo a sola na mesma roda q utilizei para a anta.para efectuar esta operação a roda entra noutra peça,peça esta q tem encaixes para as solas.como tu sabes as solas podem vir com vários diâmetros.a peça está preparada para quase todas as medidas de solas.
5º depois de limpar tudo de maneira a ambas as peças ficarem sem poeiras,passo á colagem.cola na anta e um pingo de cola no centro da sola.
6º colo.bem centrada se possivel.não é uma condição sine qua non.
7º pressiono bem com o dedo.limpo logo os excessos de cola.mantenho esta pressâo durante uns 15 a 20 segundos.depois pressiono contra uma superficie dura durante uns 30 segundos mais ou menos.depois (tenho duas peças) aplico uma peça q vai fazer pressão na sola contra a anta.aplicada esta peça deixo a secar bem durante uns minutos.
8º depois pego no taco,enfio numa peça,q eu construi,q vai cortar a sola a ficar perto da anta.esta peça funciona com uma lãmina e tem um batente q n permite q a lâmina toque na anta.esta peça adapta-se a todas as medaidas de tacos funcionando com um rolamento q faz com q a lâmina rode,tem um afinador para se poder cortar a sola por fases.não sei se sabes mas algumas solas devido ao seu grau de dureza podem oscilar e como tal n fazer o corte perfeito,daí ter q se cortar por fases.
9º com outra peça q tem lixa,vou lixando a sola á volta da anta.esta ferramenta encosta no taco e na anta e só corta na sola.está concebida duma forma q nunca corta a não ser na sola.
10º depois é só passar duas lixas.uma ligeiramente mais grossa q a outra.a mias fiba para dar o acabamento final.
11º falta afinar o raio(curvatura) da sola.nesta operação uso uma ferramenta também feita por mim com vários raios.dou a forma q o jogador pede.opino em relação a essa curvatura,mas n ateimo muito.o jogador deve jogar com a curvatura da sola q lhe dá mais confiança.
12º no final pico a sola e está pronto para começar a jogar,

não sei se me fiz entender,acredito q n seja fácil,mas fiz o possivel.sei q as ferramentas q eu tenho só in loco se terá uma ideia.peço desculpa por algum erro ortográfico.é a pressa.

saudações desportivas
Fernando Ferreira
Fernando Ferreira
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 100
Registado: 17/Fev/2008, 18:58
Jogador desde:: 2007

Re: aprenda a trocar solas

Mensagempor PauloSergio » 13/Mai/2009, 19:00

Fernando Ferreira Escreveu:Paulo
Não é fácil satisfazer o teu pedido.Eu construi algumas ferramentas q me permitem executar o trabalho.
1º retiro a sola,como é evidente.com uma lãmina afiada.
2º depois com uma ferramenta q eu cosntruí,aperto o taco e passo uma roda q tem uma lixa para acertar a anta e retirar os restos da sola antiga.esta lixa é grossa e está aplicada na roda q por sua vez tem um encaixe 100% desempenado,q vai permitir q a anta fique direita.
3º pico a anta com um bico(neste caso um extractor)
4º lixo a sola na mesma roda q utilizei para a anta.para efectuar esta operação a roda entra noutra peça,peça esta q tem encaixes para as solas.como tu sabes as solas podem vir com vários diâmetros.a peça está preparada para quase todas as medidas de solas.
5º depois de limpar tudo de maneira a ambas as peças ficarem sem poeiras,passo á colagem.cola na anta e um pingo de cola no centro da sola.
6º colo.bem centrada se possivel.não é uma condição sine qua non.
7º pressiono bem com o dedo.limpo logo os excessos de cola.mantenho esta pressâo durante uns 15 a 20 segundos.depois pressiono contra uma superficie dura durante uns 30 segundos mais ou menos.depois (tenho duas peças) aplico uma peça q vai fazer pressão na sola contra a anta.aplicada esta peça deixo a secar bem durante uns minutos.
8º depois pego no taco,enfio numa peça,q eu construi,q vai cortar a sola a ficar perto da anta.esta peça funciona com uma lãmina e tem um batente q n permite q a lâmina toque na anta.esta peça adapta-se a todas as medaidas de tacos funcionando com um rolamento q faz com q a lâmina rode,tem um afinador para se poder cortar a sola por fases.não sei se sabes mas algumas solas devido ao seu grau de dureza podem oscilar e como tal n fazer o corte perfeito,daí ter q se cortar por fases.
9º com outra peça q tem lixa,vou lixando a sola á volta da anta.esta ferramenta encosta no taco e na anta e só corta na sola.está concebida duma forma q nunca corta a não ser na sola.
10º depois é só passar duas lixas.uma ligeiramente mais grossa q a outra.a mias fiba para dar o acabamento final.
11º falta afinar o raio(curvatura) da sola.nesta operação uso uma ferramenta também feita por mim com vários raios.dou a forma q o jogador pede.opino em relação a essa curvatura,mas n ateimo muito.o jogador deve jogar com a curvatura da sola q lhe dá mais confiança.
12º no final pico a sola e está pronto para começar a jogar,

não sei se me fiz entender,acredito q n seja fácil,mas fiz o possivel.sei q as ferramentas q eu tenho só in loco se terá uma ideia.peço desculpa por algum erro ortográfico.é a pressa.

saudações desportivas
Fernando Ferreira


Gostava de ver isto ao vivo. És de onde?

obrigado
PauloSergio
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 102
Registado: 19/Jan/2007, 13:34
Localização: Aveiro
Jogador desde:: 2000
Taco de Jogo: Mezz EC7 R1, Hybrid Pro2
Modalidades: Pool Port, Pool
Taqueira: Poison


Voltar para A aprender...

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes