I OPEN INTERNACIONAL DE RIO MAIOR - BOLA 8 E BOLA 9

De qualquer organização.

Moderadores: Antonio Neves, fabio_nave

Re: I OPEN INTERNACIONAL DE RIO MAIOR - BOLA 8 E BOLA 9

Mensagempor João Fonseca » 03/Set/2007, 13:18

Boas,

Gostaria aqui também de felicitar todos os responsáveis pela organização do excelente Open de Rio Maior. De destacar: o espaço amplo, com as mesas bem dispostas ao longo do recinto, os jogos a serem reproduzidos em directo em várias televisões, e uma qualidade que eu aprecio muito em torneios e que em Portugal costuma ser bem raro: horas marcadas para o início de cada ronda de jogos com boas margens, o que permitiu que o horário de início de quase todas as partidas fosse cumprido à risca. (com a excepção do torneio de bola 9, que o Filipe Lopes já referiu). PARABÉNS !! O pool em Portugal bem precisa de mais torneios assim.

Desportivamente, foi possível assistir a jogos com emoção e qualidade técnica a um nível máximo, sobretudo na fase final de domingo. Dos que acompanhei destaco: Manuel Gama - Nuno Santos, com um 8-7 emotivo até à última bola, os sucessivos atropelamentos do Alcaide até aos quartos de final, mas com uma meia-final contra o Júlio Miguel em que teve de suar bastante para o vencer por 8-6 (Parabéns Júlio), a grande prestação do Cachucho aviando o Liebana (acho que é este o nome) e só parando na meia-final contra o Gama que esteve imparável toda a tarde tendo também aviado pelo meio o Fazanes noutro espectacular jogo.

Para culminar só mesmo uma final Alcaide - Gama. O Alcaide chega a 7-4, encetando o Gama a partir daí uma recuperação fantástica, arrancando 3 jogos sucessivos milimétricos de tacada, aproveitando uma saída do Alcaide sem meter bola. Chega-se ao dramático 7-7, onde após algumas jogadas defensivas e longos períodos de reflexão do Alcaide chega-se à jogada decisiva e muito polémica do Gama: Foi falta ? Não foi falta ? Alcaide afirma que sim, Gama que jogou garante que não foi. O Luís Santos que estava calmamente a gravar o jogo a título privado mal imaginava que viria ser a chave do torneio. Após recurso ao vídeo e a várias repetições da jogada parece ficar a sensação que terá sido mesmo falta, mas na minha opinião é impossível ficar-se com 100% de certezas, pois só uma imagem de cima da mesa poderia retirar todas as dúvidas. Claro que o frenesim e a polémica estiveram ao rubro, com toda a gente a opinar. Felizmente tudo se resolveu a bem e os jogadores chegaram a acordo: Alcaide ficou com a vitória e o prémio foi dividido pelos dois.

Como se vê, neste campo, o Pool é claramente a modalidade mais desenvolvida em Portugal, pois ainda não existe por cá nenhuma outra modalidade em que um lance polémico e decisivo seja decidido na hora com recurso ao vídeo. Só faltaram as imagens virtuais... :-) .

Que venha o próximo torneio...

JF
João Fonseca
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 07/Jun/2007, 22:57
Jogador desde:: 2003

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Mensagempor Andre Romao » 03/Set/2007, 14:56

Parabens aos vencedores e acima de tudo ao Bernardes, malta de rio maior e arredores, n eskecer o julio k muito sofreu e o resto dos menbros da propool, sem eles n haveria este torneio magnífico!!Expero k seja o primeiro de muitos.....!!!Abraço... :benfica :palmas
Andre Romao
Utilizador Novato
Utilizador Novato

Registado: 17/Jul/2007, 22:41

Mensagempor Filipe Lopes » 03/Set/2007, 15:04

Tinha um post enorme com tudo aquilo que o João tinha escrito, quase da mesma forma, de maneira que decidi apagá-lo! Bem, João, concordo com quase tudo o que escreveste com excepção de uma coisa: tu tens dúvidas e eu tenho a certeza de que foi falta! Estava mesmo à frente do sítio onde o Gama tacou e fiquei a observar com atenção porque a bola seria susceptível de levantar dúvidas. Admira-me é como um grande jogador com tanta experiência não tenha visto que fez falta... mas acontece, não é?

Em relação à organização do torneio, de uma maneira geral, parece-me que era difícil terem feito melhor. Um abraço ao Bernardes e a todo o pessoal de Rio Maior que fez tudo o que lhe era humanamente possível para que tudo corresse bem, bem como ao Paulo Martins, ao Júlio e a todos os outros envolvidos!
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
Imagem
Filipe Lopes
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 19/Jan/2007, 15:32
Jogador desde:: 1992
Taco de Jogo: Mezz EC07, com 314-2
Taco de Abertura: hand made, Vegas
Taco de Jump: hand made, Vegas
Modalidades: pool (8, 9 e 10) em mesas de 7', 8' e 9'
Taqueira: soft case 4x8

Mensagempor Filipe Lopes » 03/Set/2007, 15:08

Ah! Só me faltou a piadinha: se eu fosse À Alexandra Cunha teria muito cuidado se por algum acaso tivesse conta no Millennium. É que da forma que ela anda a tratar os jogadores dessa entidade bancária, eles ainda arranjam maneira de lhe cancelar o cartão de crédito ou algo do género :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Imagem
Filipe Lopes
Super Viciadão
Super Viciadão

Mensagempor alexandracunha » 03/Set/2007, 15:29

ó filipe o nosso jogo foi fabulosamente bem jogado, para que estás a maldizer???? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
fizemos uma média de 3 brancas embolsadas por partida, é muito bom, não é? 8)

bem, agora vou eu fazer um pequeno relato bilharistico..... no meu primeiro jogo o constantino acabou a 1ª partida de tacada e eu.........concentrei-me!! 5-1, 6-2, 7-3...sempre a ganhar e depois........desliguei a ficha da concentração!! já estava quase.... não tirando o mérito ao meu adversário, tive 3 partidas faceis para acabar e não acabei.....enfim.... coisas à alexandra!! :spider
depois de meia hora de xiadeira que só me apetecia espancar-me fui jogar contra o custódio e......pronto....ele cometeu 2 erros muito graves que foi marcar 2 pretas a meio do jogo, mas foi à mesa em quase todos os jogos, por isso também poderia ter terminado algumas partidas.....digo eu..... :duvida

depois foi o fabulástico jogo contra o filipe onde....se não estou em erro, estive a perder 5-2 e dei a volta para o 6-5....fomos ao 7-7 e, para não quebrar a monotonia do jogo das brancas, resolvi marcar a preta e branca, para ser assim......à boavista!! :lol: :lol: :lol:

não me importei de perder, porque não merecia outra coisa e até porque considero o filipe uma pessoa fantástica, mas, principalmente, porque foi divertido, nada de stress......mesmo! ao contrário do normal, cada vez que embolsava a branca era motivo de risota!! :lol: :lol: :lol: :lol:

enfim......
depois fui jogar o torneio dos coxos, digo............. bola 9............. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

atropelei uns quantos..... :lol: :lol: :lol: :lol: e depois fui atropelada pelo bruno sousa.....que muito bem, ganhou o bola 9 tendo eu ido ao pódio não sei bem fazer o quê.....ah.....já sei....recebi uma taça (tenho algumas para a troca, quem quiser..... :lol: :lol: ) e uns trocos.... :lol: :lol: :lol: :lol:

bem, devo dizer que gostei apesar de tudo (falo do meu jogo), as mesas estavam muito bem, os horários foram cumpridos no quadro do bola 8 apesar de ter havido um pequeno atraso no inicio das provas, mas toda a gente jogou às horas previstas, o espaço era agradável com a festa da cebola à mistura. foram rigorosos com o traje dos quadros finais (os espanhois foram comprar calças e sapatos para poderem jogar.....)

quanto ao inicio do bola 9, tenho um pedido de desculpas publico a apresentar a quem teve de levar com o meu mau feitio, mas há coisas que são incomportáveis para mim!!! :spider

a final foi muito polémica como todos se deram conta, mas gostava de fazer um reparo: independentemente de que lado estivesse a razão (gama x alcaide), a organização decidiu depois de ver a gravação que tinha sido falta, por isso a partida seria do alcaide. e, depois desta decisão o alcaide decidiu dividir o prémio!! :-o não é para todos, pois não???? :palmas

pedro correia: não precisas de avanço em 7 pés, mas quando passares por matosinhos podemos tirar as dúvidas!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
alexandracunha
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 17/Jan/2007, 15:57
Jogador desde:: 0

Mensagempor alexandracunha » 03/Set/2007, 15:35

esqueci-me,

parabens ao julio que esteve muitissimo bem!!!! FIXE
alexandracunha
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 17/Jan/2007, 15:57

Mensagempor Filipe Lopes » 03/Set/2007, 16:57

alexandracunha Escreveu: a final foi muito polémica como todos se deram conta, mas gostava de fazer um reparo: independentemente de que lado estivesse a razão (gama x alcaide), a organização decidiu depois de ver a gravação que tinha sido falta, por isso a partida seria do alcaide. e, depois desta decisão o alcaide decidiu dividir o prémio!! :-o não é para todos, pois não???? :palmas

Tens razão, Xana, não é para todos. Mas os grandes jogadores são humildes, porque se não o fossem nunca poderiam ter evoluido até chegarem a grandes e têm dignidade, quer na vitória, quer na derrota, porque já fizeram jogos suficientes para perceberem o que é ser humilhado por um adversário que não sabe ganhar ou sentir-se constragido em relação a um adversário que não sabe perder. O Alcaide faz claramente parte do lote dos grandes!
De referir que no torneio, pelo menos nos jogos que eu vi, houve muito fair-play. Por exemplo, o Gama (salvo erro na meia-final contra o Cachucho) meteu uma preta para ganhar o jogo e disse ao adversário que tinha perdido porque tinha metido a preta com uma falta que quase ninguém viu. De enaltecer!
Imagem
Filipe Lopes
Super Viciadão
Super Viciadão

Mensagempor Francisco Pereira » 03/Set/2007, 18:36

Boa tarde pessoal

Nuno, gostava de saber se os resultados do torneio irão ser "postados" aqui no forum ou em outro local qualquer.
Tive pena de nao ter tido possibilidades de ter entrado no torneio mas nao deixei de estar curioso em relação ao desenrolar das coisas e em especial à prestação dos jogadores que foram daqui do Radical Pool de Alcochete.
Obrigado e abraço a todos

Joguem o melhor que sabem....para eu ir aprendendo com vocês eheheheh
-=F.P. RPCA Pool Player=-
Francisco Pereira
Utilizador Novato
Utilizador Novato

Registado: 03/Ago/2007, 06:07
Jogador desde:: 2007

Mensagempor Luís Telha » 03/Set/2007, 22:43

Uma vez que me sugeriram que opinasse sobre o torneio de Rio Maior, cá vai:

Sobre a organização em geral: Mostrou cada vez saber melhor o que fazer, como e quando.

Sobre a qualidade dos jogadores: Este tipo de torneio, abaixo do Mondego (não falo do que não sei), é, parece-me, só comparável ao de Campo Maior. Tirando o Paquito e o Cabello, os outros espanhóis "realmente" candidatos marcaram presença, mas no pódio (de 4), 3 eram portugueses. De enaltecer.

Sobre a última jogada do torneio: Merece reflexão por parte de quem esteve envolvido, e de quem, devendo estar calmo e sereno a assistir, se envolveu desnecessariamente. Valeu que a organização definiu o que devia fazer e como resolver. A minha opinião concreta sobre a questão guardo-a para os mais próximos, porque sou demasiado novo nestas andanças para dar sentenças sobre quem já percorreu um caminho que ainda agora iniciei.

Pessoal de Rio Maior: Em grande, Nuno, Pedro e Filipe. Abraços ao Nelinho e Michael Torga :festa . Cumprimentos especiais ao Filipe Lopes, que mal conhecendo, mostra merecer elevada consideração. É por se ir conhecendo pessoal deste calibre que o taco viaja mais.

Cumprimentos.

LT
RPCA
Luís Telha
Utilizador Profissional
Utilizador Profissional

Registado: 17/Jul/2007, 13:48
Jogador desde:: 2006

Mensagempor Filipe_Pereira » 04/Set/2007, 15:27

Boas a todos,

De facto, foi um torneio espectacular...desde o espaço em si, ao centro de estágio ,ao nível competitivo, à rambóia, foi tudo perfeito.

Queria no entanto particularizar aqui alguns elogios a uma pessoa que muito mérito merece, de seu nome: Nuno Bernardes.
Como acompanhei de perto a evolução deste evento, foi com agrado que fui vendo as coisas a acontecer sabendo das dificuldades que se passaram para que toda esta organização fosse possível.
São pessoas como tu que precisamos no Pool...

Queria também dizer que as amizades e o convívio que a pouco e pouco vamos criando, serão sempre o melhor que levamos de qualquer competição.

Um abraço a todos, e espero que tudo tenha sido do vosso agrado por terras ribatejanas.

Quanto ao resto, já sabem.... NELINHO RULES FOREVER, hehehehe..... :grin: :grin: :grin:
Filipe_Pereira

Mensagempor Jose Almeida » 04/Set/2007, 15:48

Boas,

É verdade Luis,comparável só mesmo a Campo maior,se bem que Rio Maior tem mtas qualidades,que por razões diversas ainda não foram 90% aproveitadas,mas vamos com calma até porque para o 1º já foi bem bom,queria desde já agradecer ao Sr.Paulo Martins como mtos o conhecem Il Dottore,mas principalmente ao Júlio Guadelupe porque ao nivel organizativo ele foi sem dúvida o número 1,pela segunda vez porque em Campo Maior tb foi sem dúvida o expoente máximo,julga que a propool como responsável pela organização do Open bola 8 está mais uma vez de parabéns,até porque organizar um evento desta dimensão com cerca de 15/20 dias de preparação não é fácil!ao Sr. Bernardes pelo excelente espaço que conseguiu que a câmara disponibilizasse,e por ter conseguido satisfazer as exigências da Propool,para que o torneio tivesse o êxito que teve.
Agora o agradecimento especial é obviamente para os jogadores porque sem eles não seria o evento que foi,a todos sim um grande apreço e que possamos a nos encontrar em mtos mais eventos desta natureza,para que possamos crescer todos juntos.
Jose Almeida
Super Viciadão
Super Viciadão

Registado: 16/Fev/2007, 13:26

Mensagempor pedro rodrigues » 04/Set/2007, 19:33

Boas a todos,

De facto, foi um torneio espectacular...desde o espaço em si, ao centro de estágio ,ao nível competitivo, à rambóia, foi tudo perfeito.

Queria no entanto particularizar aqui alguns elogios a uma pessoa que muito mérito merece, de seu nome: Nuno Bernardes.
Como acompanhei de perto a evolução deste evento, foi com agrado que fui vendo as coisas a acontecer sabendo das dificuldades que se passaram para que toda esta organização fosse possível.
São pessoas como tu que precisamos no Pool...

Queria também dizer que as amizades e o convívio que a pouco e pouco vamos criando, serão sempre o melhor que levamos de qualquer competição.

Um abraço a todos, e espero que tudo tenha sido do vosso agrado por terras ribatejanas.

Quanto ao resto, já sabem.... NELINHO RULES FOREVER, hehehehe.....

Filipe faço minhas as tuas palavras visto eu tambem estar sempre co vosco todo o invento
pedro rodrigues
Utilizador Junior
Utilizador Junior

Registado: 01/Fev/2007, 18:05
Jogador desde:: 2005
Modalidades: Pool 8/9

Mensagempor pedro rodrigues » 04/Set/2007, 19:41

:bobrr GRANDES : FILIPE PEREIRA
, LUIS TELHA , HUGO , NUNO SANTOS
:bobrr
, BOLINHAS , FILIPE PEREIRA , HELDER , FILIPE MARGARIDO .
SEMPRE A BOMBAR
ESPECTACULO, NELINHO M TORGA :palmas
pedro rodrigues
Utilizador Junior
Utilizador Junior

Registado: 01/Fev/2007, 18:05
Jogador desde:: 2005
Modalidades: Pool 8/9

Mensagempor Júlio Miguel » 04/Set/2007, 19:49

Boas caros poolforistas,

Queria em primeiro lugar acrescentar uma coisa q julgo q ainda não foi aqui dita. A qualidade de jogo que se praticou em Rio Maior marcadamente técnica só foi possível graças à qualidade das mesas. Por aí quero dar a minha força ao Sr. Carlos Teófilo para q continue a proporcionar a organizações como a LBP e a ProPool a fazerem eventos como este. Não me consegui adaptar à mesa com muita rapidez mas depois comecei a perceber e a ter um conhecimento da mesa mais profundo- aquelas bolas muito devagarinho que só graças a uma branca carregada de efeito é possível fazer a bola objectiva chegar ao seu destino, ESPECTACULAR, a mesa tem o meu aval.
Quanto à organização do torneio esteve muito bem em quase todos os aspectos. Espaço, jogos em direto, disposição das mesas, encaminhamento dos jogadores para o Centro de Estágios, diálogo dos organizadores com os jogadores muito bom também, mesa de 9 pés fora do recinto para se praticar também foi uma boa ideia e as barraquinhas claro. O som da mesa de controlo é que não se percebia muito bem e os jogadores não sabiam se tinham sido chamados.
Não posso deixar de agradecer aqueles que me deram os parabéns. Agradeço muito e é uma força maior para continuar a evoluir. Fiz um jogo quase perfeito com um GAJO q já foi 7 vezes campeão do mundo de 7 pés mas cometi dois erros e num ele foi feliz. Bastou!!! Fiz um jogo similar contra o Tono Fazanes mas ele ali já não teve a estrelinha dos campeões e consegui vencer. Parabéns ao Alcaide e ao meu conterrâneo Manuel q proporcionaram momentos de pool fantásticos.
Por último a minha opinião sobre a bola da final e do 7-7. Foi falta, nao foi falta? Tem q haver um árbitro pelo menos na final e meias para poder julgar. Recurso a imagens televisivas nunca pq pode pôr em causa a imagem do jogador como foi o caso.
Foi o primeiro e foi bom mas estou certo que o segundo será mt melhor ainda. :palmas :palmas
Quero ainda dizer q o pessoal ribatejano é malta porreira e já agora vi no Lambuças aquilo que não vi em discoteca nenhuma!!!!!!!!

Um Grande abraço deste vosso amigo FIXE

Júlio
Júlio Miguel
Utilizador Novato
Utilizador Novato

Registado: 27/Fev/2007, 02:31

Mensagempor pedro rodrigues » 04/Set/2007, 19:52

PODIO - BOLA 8

1º-DAVID ALCAIDE
2º-MANUEL GAMA
3º-JULIO MIGUEL