Moderador: Antonio Neves

Fernando Ferreira Escreveu:Neves
A Everest é ligeiramente mais rija q a Sniper.A tacar é possivel q não se consigamos aperceber da diferença,mas posso dizer
q a Sniper é média e a everest está na fronteira da dura.A sniper tem 66.9 MHI e aeverest tem 75.1 MHI.Acima de 75 MHI
é considerada média-dura.Quanto ao raio da sola e depois de ter feito um estudo,desenhei em CAD uma bola e um taco com os diversos raios possiveis,tudo á escala,tendo chegado á conclusão q o melhor raio é de 10.5.Equivale á ferramenta
nickel.Este raio permite a maior área de contacto da sola com a bola,jogue-se centro,inglês esquerdo,direito,etc.A área de contacto é práticamente igual seja qual fôr a zona de contacto.O dime,raio de 9.5,tb permite uma boa área de contacto,mas inferior ao nickel.não é por termos uma sola toda arredondada q temos melhor controle da branca.Raios maiores perdes eficácia quando entras na branca.Eu sou da opinião q 90% ou mais das tacadas devem ser feitas do centro da bola para baixo com efeito esquerdo,direito ou natural.Eu utilizo o raio 10.5R com um "cheirinho" de 9.5R nas quinas da sola para evitar o espirrar do taco quando entro demasiado na branca.
Kamui só encontrei na Europa.Na Nazaré eu deixo-te experimentar uma.Não esquecer q a mudança de uma sola obriga a uma adaptação para cima de 40 a 50 horas de jogo.Esta é a minha modesta opinião e vale o q vale.É baseada em estudos e em alguma experiência na mesa.Eu não sou jogador,sou um estudioso.Mas sei empurrar bolas rsrsrssr
Saudações desportivas
PS.Neves,eu sou conhecido pelo Leão.Na Nazaré pergunta por este nome.

Fernando Ferreira Escreveu:Eu irei estar na Nazaré como espectador.Não sei se no Sábado ou no Domingo.
Poderemos se deslocar ao Aquário q tem mesas de 7 pés e esclarecemos as dúvidas.Mas devo dizer q para ser bom seriam necessárias algumas horas.Conheci o fim de semana passado o Filipe Lopes q joga em Lisboa.Depois de trocarmos ideias fomos para cima da mesa trabalhar.Foi muita informação para tão pouco tempo.Tentei dar-lhe o maior número de informação
de modo a ficar com mais alguma bagagem.Mas como o Filipe disse,dificilmente se iria lembrar de tudo.Foi uma troca de experiências.No minimo umas 4 horas e um bloco de apontamentos.E o Filipe tentou sempre assimilar o máximo sem questionar muito para se aproveitar o tempo.Tenho consciência,como lhe disse,q ele só iria assimilar o q fosse de encontro das suas caracteristicas como jogador.Ficou logo combinado passar cá com mais tempo.
Terei todo o prazer em tirar as dúvidas,dentro das minhas limitações.Eu tb tenho dúvidas.Será sempre como foi com o Filipe, uma troca de experiências.
Leão

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes