Opinião a ser partilhada - Falta de apoios

Onde jogam os nossos jogadores além fronteiras.

Moderadores: BrunoVy, fabio_nave

Opinião a ser partilhada - Falta de apoios

Mensagempor xaropii » 12/Dez/2014, 18:18

Boas,

Como não sabia onde deveria colocar este tópico optei por colocar aqui, que penso ser o sítio mais indicado.

Normalmente ando por aqui a tentar fazer render a minha representação da Loja Poolmania e a tentar me manter atualizado, mas quero colocar aqui um tópico do género que nunca coloquei, que penso poderá ser um bom início de partilha de opiniões.

Primeiramente, grande orgulho para todos os amantes desta modalidade (Pool, Snooker), ver o João a representar o nosso país a jogar contra os melhores numa modalidade tão pouco desenvolvida em Portugal, mas que entretanto tem vindo a crescer, muito devagar mas tem vindo a crescer. Excelente prestação, e um grande orgulho para Portugal. Mais venham e ainda com melhores resultados se possível :)

Agora indo para o assunto que quero falar aqui. Aproveito este resultado do João para enaltecer uma situação que penso revolta a maioria dos jogadores portugueses. Falando de alguns nomes, e pedindo desde já desculpa a outros que não vou indicar por serem tantos, João Grilo, Manuel Gama, Henrique Correia, Sara Rocha, Rui Edgar, Viseu etc etc, tantos jogadores que já elevaram o nome de Portugal com excelentes prestações em Competições Europeias e Mundiais, e Portugal, sendo um país de vistas tão curtas continua a tratar esta modalidade como algo insignificante que nada rende a Portugal, (quem fala desta, também fala de Andebol, Futsal, etc...) continuando a não serem dadas as condições que se deveriam dar a estes e outros jogadores que aparecerão e que já estão a aparecer para seguir esta modalidade profissionalmente.

Eu gosto muito de Futebol e do FCP, mas é extremamente desmotivante que não sejam dadas as condições que se deveriam dar para seguir o Pool, Snooker, etc como carreira profissional, centrando-se 98% dos apoios (senão mais), no Futebol. Se quase sem apoios praticamente nenhuns, com os jogadores grande maioria das vezes a pagarem do seu próprio bolso, por sua conta e risco, fazem resultados como já aconteceram e cada vez acontecem com maior regularidade, competindo com jogadores profissionais, e fazendo-lhes frente, fazendo cada vez mais o nome Portugal ser respeitado neste meio nas competições internacionais, poderíamos imaginar um cenário muito risonho a nível de títulos individuais e coletivos caso esta modalidade tivesse apoios e fossem dadas as condições necessárias para os jogadores poderem praticá-la profissionalmente.

Poderia se dizer que a crise em Portugal não permite esse tipo de apoios. Então se formos a isso, que se pode dizer das Filipinas??? Um País muito pouco desenvolvido, mas que entretanto teve e tem jogadores nos grandes circuitos mundiais e muitos deles com Currículos de meter medo a qualquer um (Efren Reyes, Alex Pagulayan, David Bustamante são alguns dos exemplos, entre outros), e entretanto têm as condições e acompanhamento necessários para chegarem ao nível que chegaram. Não estou a falar de mim, que ainda tenho "muito que dar ao chinelo" para sonhar em algum dia atingir o nível de jogo destes nomes portugueses que indiquei e de outros que não indiquei. Falo de jogadores que têm todas as qualidades para ombrearem contra os melhores e entretanto não têm condições monetárias para terem sequer a oportunidade que o fazerem, como aconteceu com a Sara Rocha, que poderia ter ido à China competir e devido à incapacidade de apoios a serem dados para apoiar os custos, não teve essa oportunidade. Este é um dos casos, devem existir outros que não tenho conhecimento.

Isto é uma opinião pessoal mas que penso que muitos partilham-na.

Abr e boas tacadas,

Rui
Rui Florindo
Cue Action
Avatar do Utilizador
xaropii
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 243
Imagens: 1
Registado: 15/Nov/2010, 00:59
Jogador desde:: 2010
Taco de Jogo: Viking A862 c/ vara mezz WX900
Taco de Abertura: Longoni Brk/Jp
Taco de Jump: Longoni Brk/Jp
Modalidades: 9'' e Snooker
Taqueira: Buffalo 4 X 8

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: Opinião a ser partilhada - Falta de apoios

Mensagempor Alexandra Cunha » 19/Nov/2015, 23:28

Boas noites à comunidade bilharística :)

Resolvi 'meter a colher ' :)

O problema não é o pool em Portugal, o problema É Portugal!

Dos 3 países por onde já passei não há nenhum que tenha a oferta de competições como tem Portugal.

A quantidade e qualidade dos jogadores portugueses é surpreendente!
Para quem não sabe, resido em inglaterra presentemente.
Aqui não existe competição amadora de nenhum género. Entenda-se que falo de pool, porque de pool ingles existe uma imensidão delas.

Como um campeão do mundo me disse um dia... Primeiro sê campeão do mundo e depois pede os patrocínios!

Treina, aplica-te, aprende com os melhores e leva onde as tuas asas te levarem.

E digo que o problema é Portugal porque os jogadores profissionais que conheço tiveram a possibilidade financeira de ter mesa em casa, treinador e psicólogo à disposição. Os patrocínios vieram depois!

Sabemos que o comum do português ama o pool mas tem outras prioridades financeiras, como seja a sobrevivência! E eu falo por experiência própria!

Mas ... Como diz o outro... Sê não estás bem muda-te! Não somos àrvores!

Cumprimentos a todos,
Alexandra Cunha
Avatar do Utilizador
Alexandra Cunha
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 138
Registado: 07/Abr/2008, 17:30
Localização: Eastbourne - UK
Jogador desde:: 1997
Taco de Jogo: Predator LE II
Taco de Abertura: Scorpion


Voltar para Representações Portuguesas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante