Moderador: Antonio Neves

2.7 – Mesa aberta
A mesa considera-se aberta sempre que a escolha de grupos de bolas ainda não esteja determinada,
podendo o jogador jogar a qualquer grupo de bolas enquanto a indefinição de grupos se mantiver. A mesa
encontra-se aberta na e após a tacada de saída e nas tacadas subsequentes enquanto não se definirem
o grupo de bolas (sólidas ou listadas) pertencentes a cada jogador. Assim que um dos jogadores,
legalmente, determinar o seu grupo de bolas e o grupo de bolas do adversário, cessará o estado de mesa
aberta. Na situação de mesa aberta, é legal jogar a uma bola sólida para embolsar uma bola listada e
vice-versa, sendo requerido apenas, o anúncio prévio.
Excepção: quando a primeira bola contactada for a bola 8, é falta e nenhuma bola embolsada será
considerada, mantendo-se a situação, neste caso, de mesa aberta. O jogador faltoso terminará o seu
turno, todas as bolas ilegalmente embolsadas permanecerão embolsadas e o oponente iniciará o seu
turno com bola na mão.
2.8 – Escolha de grupo
A escolha de grupo nunca é determinada na tacada de abertura. A escolha de grupo é determinada
quando, na sequência de uma tacada legal, um dos jogadores embolse uma bola após a tacada de
abertura.
2.9 – Tacada legal
Em todas as tacadas (excepto na abertura ou em situação de mesa aberta) o jogador deve atingir
primeiro uma bola do seu grupo e embolsar a bola, ou fazer com que pelo menos uma bola contacte a
tabela. É permitida a tabela seca, no entanto, mesmo neste caso, após o contacto com a bola do seu
grupo, o jogador deve embolsar uma bola ou fazer com que pelo menos uma bola, após o contacto, atinja
uma tabela. Falhando qualquer um destes requerimentos é falta.
Regras Bola-8 – Página 11
2.10 – Safe – Safety shot
Por razões tácticas, um jogador pode embolsar legalmente uma bola do seu grupo e descontinuar o turno
se, para tal, tiver previamente anunciado “safe” ou “safety” ao adversário. Se tal anúncio não for feito, o
jogador será obrigado a dar continuidade ao seu turno, tendo de jogar novamente.
2.11 – Turno
Um jogador continuará a jogar sempre que legalmente embolsar as bolas do seu grupo. Depois de todas
as bolas do seu grupo embolsadas, tentará concretizar a bola 8. Conseguindo-o, legalmente, vence o
jogo.

nuno bernardes Escreveu:boas gostaria de esclarecer uma situção que me aconteceu nas Caldas da Rainha e que criou dúvidas e várias opiniões.
O meu adversário faz a abertura e não embolsa qualquer bola, eu anuncio uma bola e anuncio safety, e o meu adversário julga que continua mesa aberta, eu julgo que deixa de ser mesa aberta, depois de esclarecimento pedido à organização e tanbem a outros jogadores, a dúvida e as opções divergião em vários jogadores. Alguem me consegue explicar qual é a jogada correta?? ( de preferencia com bases, não pelo que pensam porque aí a dúvida vai continuar a pairar).

João Almada Escreveu:nuno bernardes Escreveu:boas gostaria de esclarecer uma situção que me aconteceu nas Caldas da Rainha e que criou dúvidas e várias opiniões.
O meu adversário faz a abertura e não embolsa qualquer bola, eu anuncio uma bola e anuncio safety, e o meu adversário julga que continua mesa aberta, eu julgo que deixa de ser mesa aberta, depois de esclarecimento pedido à organização e tanbem a outros jogadores, a dúvida e as opções divergião em vários jogadores. Alguem me consegue explicar qual é a jogada correta?? ( de preferencia com bases, não pelo que pensam porque aí a dúvida vai continuar a pairar).
Amigo Nuno
Nao especificaste se qd anuncias a bola ela entrou.
Se entrou apesar do safe a mesa deixa de estar aberta.
Se nao entrou a mesa esta aberta.
Regra Bola 8 FPB
2.7 – Mesa aberta
A mesa considera-se aberta sempre que a escolha de grupos de bolas ainda não esteja determinada,
podendo o jogador jogar a qualquer grupo de bolas enquanto a indefinição de grupos se mantiver. A mesa
encontra-se aberta na e após a tacada de saída e nas tacadas subsequentes enquanto não se definirem
o grupo de bolas (sólidas ou listadas) pertencentes a cada jogador. Assim que um dos jogadores,
legalmente, determinar o seu grupo de bolas e o grupo de bolas do adversário, cessará o estado de mesa
aberta. Na situação de mesa aberta, é legal jogar a uma bola sólida para embolsar uma bola listada e
vice-versa, sendo requerido apenas, o anúncio prévio.
Excepção: quando a primeira bola contactada for a bola 8, é falta e nenhuma bola embolsada será
considerada, mantendo-se a situação, neste caso, de mesa aberta. O jogador faltoso terminará o seu
turno, todas as bolas ilegalmente embolsadas permanecerão embolsadas e o oponente iniciará o seu
turno com bola na mão.
2.8 – Escolha de grupo
A escolha de grupo nunca é determinada na tacada de abertura. A escolha de grupo é determinada
quando, na sequência de uma tacada legal, um dos jogadores embolse uma bola após a tacada de
abertura.
2.9 – Tacada legal
Em todas as tacadas (excepto na abertura ou em situação de mesa aberta) o jogador deve atingir
primeiro uma bola do seu grupo e embolsar a bola, ou fazer com que pelo menos uma bola contacte a
tabela. É permitida a tabela seca, no entanto, mesmo neste caso, após o contacto com a bola do seu
grupo, o jogador deve embolsar uma bola ou fazer com que pelo menos uma bola, após o contacto, atinja
uma tabela. Falhando qualquer um destes requerimentos é falta.
Abraço
Joao Almada

DISCLAIMER: This file contains property copyrighted by the Billiard Congress of America. Any modification or sale of the information herein is strictly prohibited by the laws governing that copyright. Please direct questions regarding interpretation of the following, or information on how to receive the current BCA "Billiards - The Official Rules and Records book" to the Billiard Congress of America at 910 23rd Avenue, Coralville, IA 52241. Phone: 319-351-2112, Fax: 319-351-7767.
8-BALL
[Standardized World Rules 1997]
Except when clearly contradicted by these additional rules, the General Rules of Pocket Billiards apply.
posting.php?mode=edit&f=7&p=46570
13. "SAFETY" SHOT. For tactical reasons a player may choose to pocket an obvious object ball and also discontinue his turn at the table by declaring "safety" in advance. A safety shot is defined as a legal shot. If the shooting player intends to play safe by pocketing an obvious object ball, then prior to the shot, he must declare a "safety" to his opponent. If this is NOT done, and one of the shooter's object balls is pocketed, the shooter will be required to shoot again. Any ball pocketed on a safety shot remains pocketed.
13. "SEGURANÇA" SHOT. Por razões táticas, um jogador pode escolher para embolsar uma bola de objeto óbvio e também interromper a sua vez na mesa, declarando "segurança" com antecedência. Um tiro de segurança é definido como um tiro legal. Se o jogador tem a intenção de fotografar, por precaução, embolsando uma bola de objeto óbvio, então, antes de o tiro, ele deve declarar uma "segurança" para seu oponente. Se isso não for feito, e uma das bolas do atirador objeto é encaçapada, o atirador será obrigado a atirar novamente. Qualquer bola embolsou em um tiro segurança continua a ser encaçapada

Davidaniel Escreveu:Realmente uma questão muito boa para colocar, até porque nós aqui por esta zona quando dizemos safe na 1ª jogada mesmo a bola sendo embolsada o adversário continua com mesa aberta, mas realmente não sei se será mesmo assim , embora que pelo que vejo a outras zonas a jogar da mesma forma que nós, talvez esta seja mais uma questão para o Sr António Neves mandar vir das mais altas instâncias![]()
![]()
![]()

nuno bernardes Escreveu:João Almada Escreveu:nuno bernardes Escreveu:boas gostaria de esclarecer uma situção que me aconteceu nas Caldas da Rainha e que criou dúvidas e várias opiniões.
É obvio que a bola entrou se não entra-se como é que tinha jogo escolhido, ainda assim continua a dúvida visto as regras da FPB, nem todas são iguais ás universais e não consegui pesquisar as regras universais por isso a minha dúdida, até que já tinha sitado estas mesmas regras.

rochinha25 Escreveu:
Ó Nuno, desculpa lá mas não é nada óbvio. Desde quando é que é óbvio que tu conseguiste embolsar uma bola???![]()
![]()
![]()
Agora a sério, boa questão. Já me aconteceu isso num jogo a sério em Pool Português. O adversário fez isso e disse-me para eu jogar. Eu como desconhecia a regra (e ainda hoje não sei), joguei como se já houvesse série escolhida e tive mesmo de jogar ao outro grupo.

Antonio Neves Escreveu:Se com mesa aberta meteres uma bola em safe, a mesa continua aberta, ponto.
É assim no mundo inteiro, e aqui tem de ser igual lolol
Se alguém te disser que é mentira !!!! É simples, para a próxima, em vez de meteres em safe, metes num buraco e anuncias um outro do outro lado da mesa![]()
Bola embolsada em buraco diferente do anunciado, não é valida, não é falta, não é recolocada e passa a mão lol

Antonio Neves Escreveu:rochinha25 Escreveu:
Ó Nuno, desculpa lá mas não é nada óbvio. Desde quando é que é óbvio que tu conseguiste embolsar uma bola???![]()
![]()
![]()
Agora a sério, boa questão. Já me aconteceu isso num jogo a sério em Pool Português. O adversário fez isso e disse-me para eu jogar. Eu como desconhecia a regra (e ainda hoje não sei), joguei como se já houvesse série escolhida e tive mesmo de jogar ao outro grupo.
Foste enganado

nuno bernardes Escreveu:Antonio Neves Escreveu:Se com mesa aberta meteres uma bola em safe, a mesa continua aberta, ponto.
É assim no mundo inteiro, e aqui tem de ser igual lolol
Se alguém te disser que é mentira !!!! É simples, para a próxima, em vez de meteres em safe, metes num buraco e anuncias um outro do outro lado da mesa![]()
Bola embolsada em buraco diferente do anunciado, não é valida, não é falta, não é recolocada e passa a mão lol
Viseu desculpa mas eu anunciei a bola no buraco onde ela entrou, nada tem a ver com anunciar um e meter em outro lol, já agora traduz a regra que copiei para aqui.

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes