RESPEITO PELOS ATLETAS DE POOL

Toda a informação da liga sobre competições da Pro Pool

RESPEITO PELOS ATLETAS DE POOL

Mensagempor RUFA » 27/Jan/2009, 18:37

Caros Foristas,
Amantes de pool
Amigos
Conhecidos
E outros que retiram do Pool aquilo que a sua natureza lhes incute...

Este post é escrito pelas equipas do Café Rufa (Santarém) até aqui inscritas e a participar na Liga Brunswick do Ribatejo.
Todos os seus jogadores e patrocinador subscrevem esta mensagem.

Utilizamos este canal, livre e democrata, para apresentar formalmente A NOSSA DESISTÊNCIA DA COMPETIÇÃO, quer pelas 2 equipas Rufa1 e Rufa2 assim como por 2 atletas da competição individual de 1ª categoria – Pedro Bastos e Tiago Sousa.
A decisão unânime de todos estes atletas pela desistência deve-se ao facto de um conjunto de atitudes e decisões tomadas pela organização regional e central da Liga, que entendemos totalmente injustas, criteriosas, parciais e que algumas delas vão além dos regulamentos de provas desportivas.
Destacamos o facto de esta decisão ser tomada numa altura em uma das equipas (Rufa1) lidera a liga Regional e um dos jogadores (Tiago Sousa) lidera a liga de 1ª categoria, portanto ambos bem classificados para atingir a próxima fase da competição.

Pretendemos, sem margem para dúvidas, além da decisão que nos envolve, mostrar a todos o que foi aqui feito pela Organização para que, no futuro vos possa enriquecer e alertar para alguma situação semelhante...

Explicando o que aconteceu:
Desde o início da competição que se assistiram, aqui e ali, a algumas decisões de carácter injusto, parcial e rigoroso, completamente desajustadas para uma competição onde participam amigos e muitos deles, fazem-no como hobbie, em prol do crescimento da modalidade, levando e convidando outros amigos a integrarem a comunidade do Pool.
No culminar de todas estas decisões polémicas surge um acontecimento determinante.
Aquando dum jogo entre Rufa2 e LP2 (equipa onde joga um elemento da organização – Nuno Bernardes) em que a equipa da casa (Rufa2), perante o atraso da visitante, superior ao regulamentado e que levaria a derrota desta, decide desportivamente efectuar o jogo.
No decorrer deste e numa altura decisiva do mesmo, um jogador da equipa LP2, tenta esclarecer uma dúvida sobre o regulamento de jogo com o Nuno Bernardes, sendo prontamente esclarecido por este.
Um jogador da equipa Rufa1 que assistia ao jogo – Paulo Ferreira – protesta, alegando que os regulamentos não permitem estes esclarecimentos no decorrer de um jogo.
Gera-se alguma tensão e natural discussão verbal entre o Paulo Ferreira e o Nuno Bernardes.
No dia seguinte, o capitão da equipa Rufa1 é informado do acontecido por parte do Nuno Bernardes.
Posteriormente é informado pela organização - Miguel Sanches – que o capitão de equipa – Pedro Bastos - teria de escrever um relatório sobre o que se havia passado, pois o atleta Paulo Ferreira estava a ser objecto de uma queixa apresentada por uma pessoa que estava a assistir ao jogo e que não fazia parte de nenhuma das equipas.
Considerando não estar habilitado para fazer a defesa do Paulo Ferreira – uma vez que não estava presente na discussão entre os 2 atletas - o Pedro Bastos solicitou que fosse feita uma reunião entre os atletas, capitães de equipa e organização da ProPool, para apurar a verdade dos factos.
Tal pretensão foi negada pela organização – Miguel Sanches -.
Assim foi entregue à organização da ProPool, um relatório redigido pelo Paulo Ferreira e enviado pelo capitão – segundo o regulamento disciplinar da ProPool -.
A organização da Propool, decidiu impor um castigo ao Paulo Ferreira, de suspensão até ao final da presente época.
Novamente, foi enviado um parecer assinado por vários elementos que testemunharam o acontecido, relatando que não houve lugar a nenhuma agressão por parte de qualquer dos atletas.
Após várias semanas de espera a organização da ProPool, conseguiu reunir e decidir manter o anteriormente deliberado.
Após esta decisão e por iniciativa do capitão de equipa Pedro Bastos, existiu uma reunião entre o Paulo Ferreira, Nuno Bernardes e Pedro Bastos.
Ambos os atletas consideraram existir lugar a um entendimento, pelo que novamente se falou com a organização da ProPool – Bruno Moluras – afim de marcar uma reunião com estes. O Bruno Moluras concordou com a reunião dizendo que iria falar com mais 2 membros da direcção para agendarmos esta reunião.
Passados dias, o Nuno Bernardes telefona a dizer que afinal a organização da ProPool não viria à reunião e que o castigo ao Paulo Ferreira passaria a ser de 3 ou 4 jogos, não sabia bem, seriam os jogos necessários para que este ficasse desqualificado por falta de comparência.

Temos então de referir – por ser verdade – como a organização da ProPool subscreve os seus comunicados, mas aqui sim com verdade:

- A queixa não foi apresentada por um elemento externo às equipas que assistia ao jogo entre o Rufa2 e o LP2. A queixa foi apresentada pelo Nuno Bernardes – como o próprio confirmou -.
- Não foi possível ao Paulo Ferreira defender-se do que estava a ser acusado, uma vez que nunca lhe foi facultada a queixa contra si apresentada, nem lhe foi conferido o direito de apresentar a sua defesa pessoalmente à organização – apenas por intermédio do seu capitão de equipa que nem assistiu ao ocorrido –
- A decisão que é tomada, não tem fundamento de qualquer espécie, uma vez que em qualquer prova desportiva tem de existir um regulamento disciplinar. Qualquer regulamento disciplinar não pode ir contra a norma de competições desportivas – que é o que se trata independentemente de ser uma empresa com fins lucrativos a organizar -.
- Mesmo com todo o esforço para se encontrar uma solução de consenso, nunca a organização da ProPool se dignou a efectuar uma reunião com os atletas em conjunto para apurar a verdade – por ser verdade, lembram-se?!

Assim foi tomada a decisão de desistir como forma de grande protesto.
Naturalmente não ficando por aqui, as equipas e os atletas vão enviar um comunicado à organização solicitando a devolução do valor das inscrições e de seguida participar da ocorrência às devidas instâncias disponíveis ao abrigo da lei, com o objectivo de tornar claro o sucedido e limpando a imagem desta modalidade.

Esperando servir de alguma coisa…
RUFA
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 3
Registado: 23/Jan/2009, 01:34
Jogador desde:: 0

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: RESPEITO PELOS ATLETAS DE POOL

Mensagempor master » 27/Jan/2009, 23:33

Exmos. foristas, atletas, responsáveis de salões e colectividade e amantes da modalidade

Só agora pude ler o post colocado alegadamente pelos atletas do Salão Rufa de Santarém. Face às inverdades colocadas neste fórum, em meu nome e em nome da Pro Pool passo à respectiva resposta.

1.ª Citação
RUFA Escreveu:Desde o início da competição que se assistiram (…) decisões (…) completamente desajustadas para uma competição onde participam amigos e muitos deles, fazem-no como hobbie, em prol do crescimento da modalidade (…).


Resposta: Não me parece numa competição de “amigos” haja lugar a violentas trocas de agressões verbais, seguidas de agressões e tentativas de agressões físicas. Não é assim que se trabalha em prol do crescimento da modalidade. Com base nesta situação, garantida por diversas testemunhas oculares, não haveria mais nada a fazer pela nossa parte do que agir em conformidade com o modelo que a Pro Pool defende para o futuro do pool.

RUFA Escreveu:Aquando dum jogo entre Rufa2 e LP2 em que a equipa da casa, perante o atraso da visitante, superior ao regulamentado e que levaria a derrota desta, decide desportivamente efectuar o jogo.


Resposta: Foi-nos dito, por elementos de ambas as partes, que o jogo foi acordado entre ambas as equipas para uma hora diferente da estabelecida. Embora seja uma situação que está longe de ser a ideal, a Pro Pool tem por hábito ser flexível e entender que, especialmente nas provas disputadas em dias úteis, e sempre que haja acordo de ambas as partes, os jogos podem ser disputados a horas diferentes. Chama-se a isto razoabilidade.

RUFA Escreveu:Um jogador da equipa Rufa1 que assistia ao jogo – Paulo Ferreira – protesta, alegando que os regulamentos não permitem estes esclarecimentos no decorrer de um jogo. Gera-se alguma tensão e natural discussão verbal entre o Paulo Ferreira e o Nuno Bernardes.


Resposta: Os protestos devem ser feitos pelos capitães das equipas em competição e nunca por membros da assistência, especialmente se tais protestos verbais ou físicos interfiram no normal desenvolvimento do jogo.

RUFA Escreveu:Considerando não estar habilitado para fazer a defesa do Paulo Ferreira (…) o Pedro Bastos solicitou que fosse feita uma reunião entre os atletas, capitães de equipa e organização da ProPool, para apurar a verdade dos factos. Tal pretensão foi negada pela organização – Miguel Sanches.


Resposta: Nunca foi negada qualquer reunião da minha parte, Miguel Sancho. O que fiz, seguindo as normas da Pro Pool, foi ouvir através de declaração escrita as partes envolvidas, depois um contacto telefónico e, por fim, a informação in loco da decisão tomada e dos seus fundamentos.

RUFA Escreveu:Novamente, foi enviado um parecer assinado por vários elementos que testemunharam o acontecido, relatando que não houve lugar a nenhuma agressão por parte de qualquer dos atletas. Após várias semanas de espera a organização da ProPool, conseguiu reunir e decidir manter o anteriormente deliberado.


Resposta: O documento enviado foi analisado, sendo que em oposição tínhamos testemunhos de outras pessoas, alheias à competição, que nos garantiram que a agressão física, mais ou menos intensa, chegou mesmo a ocorrer, sendo que só não atingiu outra dimensão face à pronta intervenção dos jogadores presentes. Por tudo isto, a Pro Pool decidiu manter a sua decisão.

RUFA Escreveu:Passados dias, o Nuno Bernardes telefona a dizer que afinal a organização da ProPool não viria à reunião e que o castigo ao Paulo Ferreira passaria a ser de 3 ou 4 jogos, não sabia bem, seriam os jogos necessários para que este ficasse desqualificado por falta de comparência.


Resposta: A Pro Pool desconhece qualquer diálogo posto nestes termos. O que aconteceu, simplesmente, foi que após contacto efectuado para o seu Director-Geral – Bruno Moluras – foi referido que as duas partes haviam chegado a um acordo de cavalheiros. No sentido de minimizar os danos para o salão (aliás o mesmo já havia sido dito quando permitimos a inscrição gratuita de um jogador para preencher o espaço deixado vago pelo atleta suspenso) foi referido que a Pro Pool poderia permitir que o jogador pudesse continuar a disputar o Campeonato de Equipas, embora a questão individual estivesse fora de questão uma vez que já haviam sido comunicados os nomes finais para a 2.ª Fase da competição de Regulares.

RUFA Escreveu:- A queixa não foi apresentada por um elemento externo às equipas que assistia ao jogo entre o Rufa2 e o LP2. A queixa foi apresentada pelo Nuno Bernardes – como o próprio confirmou -.


Resposta: A queixa que deu origem a todo o processo foi anónima e assim continuará a ser. A Pro Pool reserva-se ao direito de não denunciar toda e qualquer pessoa que nos faça uma queixa sobre qualquer situação anti-desportiva. Somente a posteriori foi pedido, aos dois capitães de equipa, um relatório das ocorrências. Foi com base nesses relatórios, assim como o testemunho de outras pessoas presentes na sala, que a Pro Pool tomou a decisão final. Aliás, foi comunicado aos capitães de equipa que teriam 24 horas para nos fazer chegar o relatório, algo que só foi feito pelo capitão da equipa LP2. Num acto de boa fé, a Pro Pool esperou diversos dias pelo relatório do capitão da equipa Rufa 1, o qual, segundo as nossas indicações, podia e devia ser redigido pelo atleta Paulo Ferreira. A nossa única imposição reside no facto de ter de ser o capitão a assinar o documento. Tal facto resulta da impossibilidade técnica e logística da Pro Pool articular-se com mais de 400 atletas, pelo que para nós, e por decisão interna, cabe aos capitães a articulação legal com a Pro Pool.

RUFA Escreveu:- Não foi possível ao Paulo Ferreira defender-se do que estava a ser acusado, uma vez que nunca lhe foi facultada a queixa contra si apresentada, nem lhe foi conferido o direito de apresentar a sua defesa pessoalmente à organização – apenas por intermédio do seu capitão de equipa que nem assistiu ao ocorrido –


Resposta: Eu próprio tive uma conversa com o capitão de equipa Pedro Bastos e com o atleta Paulo Ferreira antes da tomada de decisão. Mais tarde, aquando da tomada de decisão, fui pessoalmente ao Rufa para comunicar pessoalmente ao proprietário a deliberação da Pro Pool. Face à ausência do Sr. Silvério, falei com ele por telefone, deixei 3 cópias do comunicado e, por coincidência, aproveitei para comunicar pessoalmente ao capitão Pedro Bastos e ao jogador Paulo Ferreira as decisões tomadas. Nessa altura, foi novamente dito que o atleta poderia contestar a decisão.

RUFA Escreveu:- A decisão que é tomada, não tem fundamento de qualquer espécie, uma vez que em qualquer prova desportiva tem de existir um regulamento disciplinar.


Resposta: A Pro Pool tem regulamentos que estão disponíveis na sua página oficial da internet. Antes de a competição ter início estas regras e regulamentos já estavam online. No último ponto de qualquer regulamento pode ler-se “Ainda assim, em caso de dúvidas ou outros casos omissos a última palavra caberá à organização, e da decisão final não haverá recurso”. Penso que é claro que, se dúvidas houvesse, cabe à Pro Pool, para o bem e para o mal, decidir. Foi isso que fizemos.

RUFA Escreveu:Naturalmente não ficando por aqui, as equipas e os atletas vão enviar um comunicado à organização solicitando a devolução do valor das inscrições e de seguida participar da ocorrência às devidas instâncias disponíveis ao abrigo da lei, com o objectivo de tornar claro o sucedido e limpando a imagem desta modalidade.


Resposta: Felizmente vivemos num país livre e democrático e por isso qualquer um pode participar às instâncias tidas por convenientes. Da nossa parte estamos conscientes que tudo fizemos para ser os mais justos, imparciais e idóneos possíveis, independentemente das pessoas envolvidas.

Conclusão:
Da minha parte, a título pessoal, sei bem o que fiz e a lisura que tentei impor às minhas condutas ao longo de todo o processo. Como calculam, em nada favorece a Pro Pool situações deste género. Procuramos crescer em todo o país, mas também sabemos que não queremos crescer a qualquer custo. Devemos ser firmes quando é necessário, pois não tolerámos, não toleramos e não toleraremos o anti-desportivismo e todo e qualquer tipo de violência ou condutas menos próprias. O pool, para crescer como modalidade, deve ser praticado por pessoas que se saibam comportar devidamente em locais públicos, apesar das circunstâncias. Sabemos que todos merecem uma nova oportunidade, mas também sabemos que por muito que nos custe a justiça fez-se para ser aplicada quando é caso disso.

Falsidades, testemunhos enviesados, ameaças e outras formas de condicionamento à nossa actuação não nos irão desviar do caminho traçado. Para o bem e para o mal, as nossas regras são estas. Esperamos que nos compreendam, na certeza de que só assim podemos, de facto, trabalhar em prol do desenvolvimento do pool.

Atenciosamente,
Miguel Sancho

“Pode descobrir mais a respeito de uma pessoa
numa hora de jogo, do que num ano de conversação”

Platão
Avatar do Utilizador
master
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 445
Registado: 03/Fev/2008, 16:25
Localização: Loures
Jogador desde:: 1996
Taco de Jogo: Joss
Modalidades: Bola 8

Re: RESPEITO PELOS ATLETAS DE POOL

Mensagempor RUFA » 28/Jan/2009, 02:00

Caro Miguel Sancho

Falo aqui e assino por baixo neste post, coisa que o não fiz no primeiro post - apesar de ter sido eu a colocá-lo - uma vez que se tratava de um comunido de um grupo de pessoas e não apenas meu.

Sabendo antes de mais, que nada pessoal, bem pelo contrário me move contra a tua pessoa, permite-me que esclareça:


Sem nunca haveres negado uma reunião entre a direcção da ProPool, os capitães de equipa e os atletas em questão, o que é certo é que não aconteceu essa reunião apenas e só por falta de interesse da direcção da ProPool.

É verdade que falaste com o Paulo Ferreira via telemóvel, quando estavas a falar comigo e eu te passei o Paulo.

É verdade que falaste com o Paulo Ferreira quando por acaso o encontraste numa passagem tua pelo café Rufa.

Deixa-me que esclareça a minha posição pessoal em relação ao assunto em questão e que levou para muita pena minha à minha desistência da competição.

Como bem sabes, eu não estava presente quando o Paulo e o Nuno - pessoas que eu prezo - se desentenderam.

Não me parece lógico que eu, que não estava presente, apesar de ser capitão de equipa do Rufa1, seja nomeado por vós como responsável pela defesa do Paulo.

Não estando habilitado para tal, mais não podia fazer do que tentar que a decisão da organização se pudesse basear no máximo de dados possiveis. Daí a minha insistência para que se colocassem frente a frente os dois jogadores para se poder apurar a verdade.

Repara que eu não digo - nem posso dizer, porque não assisti - que o Paulo agrediu ou tentou agredir o Nuno, nem digo que o Nuno provocou ou deixou de provocar o Paulo.

O que eu não posso admitir é que não tenha sido feito o possivel para tentar chegar a um entendimento que não passasse pela solução drástica de suspender um jogador até ao final da época.

Tenho plena consciência que tudo fiz para que esse entendimento fosse possivel - inclusive promovi uma reunião entre os 2.

O facto de não terem feito o mesmo, levou-me à frustação. A vossa posição podia ser exactamente a mesma, mas teriam de deixar o Paulo vêr a queixa que contra ele foi apresentada e teriam de aceder à reunião que vos foi proposta em primeira instância por mim e em segunda instância por eles mesmos.

Assim, mais não podia fazer, do que deixar de pactuar com esta forma leviana de tomar decisões.

Eu todos os dias tomo decisões devido à minha actividade profissional, muitas são más, mas no entanto tento munir-me de toda a informação disponivel e que eu possa consultar para tomar as mesmas.

Considerando-te

Pedro Bastos
RUFA
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 3
Registado: 23/Jan/2009, 01:34
Jogador desde:: 0

Re: RESPEITO PELOS ATLETAS DE POOL

Mensagempor RUFA » 28/Jan/2009, 11:32

Há um velho ditado k diz k onde há fumo, há fogo! E prova disso è o conjunto de situações e confusoões que se têm gerado em volta da organização das competições Pro Pool. Acho que já è tempo dos responsáveis da pro pool levarem as mãos à consciência e tentarem perceber se afinal o mal é do c..... ou das Calças. Muito me admira que uma organização que se diz pautada por regras e principios compactue com o constante e efectivo desrespeito pelas mesmas. Para exemplificar: Durante um open do Campeonato Regional de 1ª Categoria assisti a uma situação Caricata. Durante o decorrer desse open no salão da freiria onde só existem 3 mesas. uma delas esteve "SÓ" toda a noite ocupada por "senhores" defensores da modalidade a realizarem jogos a $ quando os jogares que iam TRABALHAR no dia seguinte tiveram que se sujeitar às mesas disponíveis e alguns até tiveram que desistir de jogar nesse dia. Afinal não vivem do pool. Ora a meu entender uma organização que se intitula coerente mão pode pactuar com situações deste género e muitas outras.

C.M
RUFA
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 3
Registado: 23/Jan/2009, 01:34
Jogador desde:: 0

Re: RESPEITO PELOS ATLETAS DE POOL

Mensagempor peixedeaguadoce » 29/Jan/2009, 01:36

Boa noite a todos!

Quem me conhece melhor e leu alguns dos meus post's está habituado a que os meus comentarios revelam sempre palavras de brincadeira, animo, positivismo, amizade e "tentam" sempre ter algo de humor... isto porque EU dou valor após chegar de um dia de trabalho cansativo e stressante, sentar-me ao pc e falar com os meus amigos (através deste canal e de outros...) e rir-me com eles até não poder mais, para me esquecer do trabalho e aliviar o stress... (pelo menos eu farto-me de rir com aquilo que escrevo e que alguns escrevem...e isso já me chega)

Pois neste post, desta vez, NÃO VOU FALAR DA MESMA FORMA, uma vez que este assunto me envolve e afectou individualmente, uma vez que a equipa onde eu alinhava (Rufa1) desistiu da competição pelas razões já enumeradas (e que subscrevo totalmente) numa altura em que (repito) liderava a liga regional do Ribatejo, com todas as hipoteses de alcançar a fase final, onde para mim particularmente, já traduzia enorme prestigio ombrear com os melhores e quem sabe até se, a nossa equilibrada equipa não conseguiria apurar-se para Las Vegas...Naturalmente que toda esta situação, para uma pessoa como eu, entristece profundamente...

Neste forum, em cada 10 utilizadores há volta da fogueira, 9 atiram cavacas e apenas um "mete gelo" portanto penso que não escandaliza ninguem que eu, neste post, unicamente neste post, faça parte dos 9...

Não se trata apenas desta ocorrência, que muito tem de lamentar, como tambem de outras que acontecem no seio da modalidade, ao nivel do aspecto organizativo, e que nós acabamos por ter conhecimento aqui mesmo neste forum quando "lavam roupa suja"...
Trasncrevo aqui algumas palavras de outro post revelam BEM o que está na causa desta tristeza:
"..Mas digo-vos o que eu sei. Gosto de Pool. Não abandonei o Pool quando vi que não poderia jogar como gostaria... Lamento tudo isto. Principalmente quando se desfaz amizades / colaborações por causa de dinheiro...é que não por causa do Pool...é por causa de dinheiro. ... E dispersar os jogadores em várias ligas não ajuda à evolução da modalidade no nosso País, nem dá credibilidade nem segurança a ninguem...Se calhar vai empurrá-los em direcções erradas...
Pelo Pool, pelos jogadores...apelo ao vosso Bom senso. De todos."

Enfim, palavras serias e sentidas que bem revelam o que se passa na modalidade que amamos. Ditas por alguem que não conheço (e peço desculpa pela citação) mas que só por este paragrafo posso dizer que concordo com tudo o que diz e pela forma como vê as coisas.

Em resumo,
Gostaria de salientar que as minhas palavras não têm carga de critica, mas sim de desabafo. Acho que não irei ficar "de mal com ninguem" apesar de assinar tudo o que digo... Nesta liga participam ao que consta 400 jogadores e isso vale o que vale. Considero que quem organiza qualquer coisa revela pelo menos a coragem (eu nunca a tinha...) de demonstrar, dar a cara, que é capaz de o fazer. Arrisca sempre a sua imagem, a sua credibilidade, o seu tempo, a sua familia, etc... No final ou é bem sucedido ... ou é mal sucedido. E esse veredicto cabe sempre aos elementos afectados por essa organização (neste caso os jogadores). Será isso que neste momento está a acontecer. Repito não se desunem, não criem 14 ligas diferentes, melhorem sim os aspectos que não estão muito "claros" e que os jogadores se estão a aperceber...

Aguardando "aguas" mais calmas,
despeço-me com AMIZADE :saudacao
Valter Tainha

"Control your white!"
Avatar do Utilizador
peixedeaguadoce
Utilizador Profissional
Utilizador Profissional
 
Mensagens: 179
Registado: 08/Set/2008, 22:19
Localização: Santarem
Jogador desde:: 2002
Taco de Jogo: lucasi

Re: RESPEITO PELOS ATLETAS DE POOL

Mensagempor nuno bernardes » 29/Jan/2009, 16:54

Destacamos o facto de esta decisão ser tomada numa altura em uma das equipas (Rufa1) lidera a liga Regional e um dos jogadores (Tiago Sousa) lidera a liga de 1ª categoria, portanto ambos bem classificados para atingir a próxima fase da competição.

Nesta altura o jogador que liderava a 1ª categoria na liga do Ribatejo era Nelson Grais.

Desde o início da competição que se assistiram, aqui e ali, a algumas decisões de carácter injusto, parcial e rigoroso, completamente desajustadas para uma competição onde participam amigos e muitos deles, fazem-no como hobbie, em prol do crescimento da modalidade, levando e convidando outros amigos a integrarem a comunidade do Pool.


Será que se referem a quê:
1º - Ao facto de facilitar certos jogadores nos pagamentos das inscrições em que ando a pagar o que eles deviam pagar, ficando-me a dever a mim.
2º - Ao facto do atleta Paulo Ferreira ter tido falta de comparência no 1º open por ter chegado 1 hora e 20 minutos atrasado ao 1º jogo onde tinha 30 minutos de tolerância, ficando por isso deveras chateado.
3º - Ao facto de ter alterado 2 jogadores da equipa Rufa2 que já estavam inscritos por outros 2 que entraram para o seu lugar sem com isso terem de fazer 2 novas inscrições.
4º - Ao facto de deixar as equipas do Rufa 1 e Rufa 2, jogar nas mesas existentes no salão Rufa em péssimas condições, mesmo depois de alertar que as mesas deveriam ter panos novos no inicio da competição pois os existentes estavam rotos e em péssimo estado e as mesas desalinhadas.

No culminar de todas estas decisões polémicas surge um acontecimento determinante.
Aquando dum jogo entre Rufa2 e LP2 (equipa onde joga um elemento da organização – Nuno Bernardes) em que a equipa da casa (Rufa2), perante o atraso da visitante, superior ao regulamentado e que levaria a derrota desta, decide desportivamente efectuar o jogo.


Antes deste culminar existe outras situações ocultas no vosso post:

1º - O Paulo Ferreira quando chega atrasado no 1º Open põe em causa a organização e eu próprio por lhe marcar falta de comparência, chegando a dizer coisas como “estão contra o Rufa e os seus jogadores”.
2º - No jogo entre o Rufa1 e a LP2, na 2ª jornada, após ser avisado à 1ª vez que tacou a fumar um atleta do Rufa1, é advertido com falta na 2ª vez que tacou a fumar. Chamaram-me mafioso e anti-fair Play. Nesse mesmo jogo, há uma falta clara mas um atleta do Rufa diz que não o é. Para não alimentar mais discussão, deixo seguir o jogo. Nesse mesmo jogo, o Paulo Ferreira vai para tacar ao meu conjunto de bolas e eu alerto-o que essas bolas não são as suas e, nos jogos finais, quando existe 10-8, afirmei que faziam-se os 2 confrontos nas 2 mesas, recebendo uma resposta em tom agressivo por parte do atleta Paulo Ferreira, a dizer que “faz-se um jogo de cada vez porque quem manda aqui são os jogadores do Rufa”. Mais uma vez, para não entrar em confronto, deixei que isso acontecesse.

Quanto ao suposto atraso, não existiu atraso nenhum pois nesse mesmo dia telefonei para o dono do salão e para o capitão da equipa Rufa2, solicitando o adiamento na hora do jogo, coisa que nos foi concedida pelo capitão e pelo dono do salão.

Novamente, foi enviado um parecer assinado por vários elementos que testemunharam o acontecido, relatando que não houve lugar a nenhuma agressão por parte de qualquer dos atletas.


Relato o que se passou:

Várias vezes o atleta Paulo Ferreira da equipa Rufa1, que não pertencia ao jogo em causa pois jogavam as equipas do Rufa2 e LP2, intrometeu-se no jogo, criou confusão com os jogadores em jogo, enervou jogadores em jogo, destabilizou os atletas e, após lhe ser solicitado 2 ou 3 vezes que se mantivesse calado e não se intrometesse na partida, o atleta Paulo Ferreira lançou-se à minha pessoa Nuno Bernardes, com as mãos à zona do peito e pescoço, tentando me agarrar e levando a mão atrás para me dar um soco, ameaçando-me verbalmente que me “partia todo”. Consegui conter-me em milésimos de segundo e apenas estiquei os braços para que ele não chegasse até mim. (apenas por sorte não teve outras proporções)
Será que isto não é uma agressão da minha parte ?????????

Após esta decisão e por iniciativa do capitão de equipa Pedro Bastos, existiu uma reunião entre o Paulo Ferreira, Nuno Bernardes e Pedro Bastos.

Foi-me solicitado pelo Pedro Bastos uma conversa amigável com o Paulo Ferreira para que se esclarecesse o que se passou. Esta iniciativa foi aceite pois não faz parte da minha maneira de ser dar-me mal com quem quer que seja e não guardo rancor ao sucedido.

Ambos os atletas consideraram existir lugar a um entendimento, pelo que novamente se falou com a organização da ProPool – Bruno Moluras – afim de marcar uma reunião com estes. O Bruno Moluras concordou com a reunião dizendo que iria falar com mais 2 membros da direcção para agendarmos esta reunião.

Houve um entendimento normal a nível pessoal. Quanto à reunião com a Pro Pool para analisar os acontecimentos e eventualmente retirar o castigo ao Paulo Ferreira, concordei com ela pois foi-me comunicado que as equipas do Rufa e os jogadores do Rufa tinham reunido e decidiram que se o castigo ao Paulo não fosse retirado desistiriam das competições. Posto isto, e para que não houve-se desistências, achei que se deveria ver os factos e reanalisar o castigo.

Passados dias, o Nuno Bernardes telefona a dizer que afinal a organização da ProPool não viria à reunião e que o castigo ao Paulo Ferreira passaria a ser de 3 ou 4 jogos, não sabia bem, seriam os jogos necessários para que este ficasse desqualificado por falta de comparência

Sucedeu que não houve tempo para a reunião devido a situações profissionais de cada um. Os campeonatos prosseguiam, já havia jogos em atraso e teria de ser comunicado a decisão tomada, por isso comuniquei por telefone ao Pedro Bastos que o castigo a nível individual mantinha-se mas por equipas era retirado o castigo podendo o Paulo Ferreira voltar a jogar.
(apenas dei a titulo de exemplo que se o castigo do Paulo a titulo individual fosse reduzido para a uma possível interdição de 3 ou 4 Opens, iria dar no mesmo pois seria desqualificado por faltas de comparência.)

Temos então de referir – por ser verdade – como a organização da Pro Pool subscreve os seus comunicados, mas aqui sim com verdade:


No vosso post há muitas situações ocultas e algumas não são verdade.

- A queixa não foi apresentada por um elemento externo às equipas que assistia ao jogo entre o Rufa2 e o LP2. A queixa foi apresentada pelo Nuno Bernardes – como o próprio confirmou -.


Não se trata de queixa mas sim do relatório do que se passou a pedido da Pro Pool, e fi-lo na qualidade de capitão de equipa da LP2. Esta foi a maneira mais viável e imposta pela Pro Pool para tratar o acontecimento. Claro que poderia ter respondido com agressões logo na hora, mas felizmente não o fiz.

Assim foi tomada a decisão de desistir como forma de grande protesto.


A decisão já estava tomada antes de ser retirado o castigo de jogar em equipas. Por isso, pode-se analisar a vossa posição como um ultimato.

Naturalmente não ficando por aqui, as equipas e os atletas vão enviar um comunicado à organização solicitando a devolução do valor das inscrições e de seguida participar da ocorrência às devidas instâncias disponíveis ao abrigo da lei, com o objectivo de tornar claro o sucedido e limpando a imagem desta modalidade.


Espero que não solicitem a devolução do dinheiro da inscrição de um jogador que está em falta e que eu ando a pagar à Pro Pool mensalmente.

Agora acho que estão aqui divulgados os factos para que todos analisem.
F. P. P. P. A.
LAS VEGAS
Imagem
Avatar do Utilizador
nuno bernardes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 2299
Registado: 25/Mai/2007, 17:12
Localização: rio maior
Jogador desde:: 2005
Taco de Jogo: MCDERMOT
Taco de Abertura: SCORPION
Taco de Jump: MAD IN VEGAS
Modalidades: POOL
Taqueira: 4 X 2

Re: RESPEITO PELOS ATLETAS DE POOL

Mensagempor nuno bernardes » 29/Jan/2009, 17:04

RUFA Escreveu:Há um velho ditado k diz k onde há fumo, há fogo! E prova disso è o conjunto de situações e confusoões que se têm gerado em volta da organização das competições Pro Pool. Acho que já è tempo dos responsáveis da pro pool levarem as mãos à consciência e tentarem perceber se afinal o mal é do c..... ou das Calças. Muito me admira que uma organização que se diz pautada por regras e principios compactue com o constante e efectivo desrespeito pelas mesmas. Para exemplificar: Durante um open do Campeonato Regional de 1ª Categoria assisti a uma situação Caricata. Durante o decorrer desse open no salão da freiria onde só existem 3 mesas. uma delas esteve "SÓ" toda a noite ocupada por "senhores" defensores da modalidade a realizarem jogos a $ quando os jogares que iam TRABALHAR no dia seguinte tiveram que se sujeitar às mesas disponíveis e alguns até tiveram que desistir de jogar nesse dia. Afinal não vivem do pool. Ora a meu entender uma organização que se intitula coerente mão pode pactuar com situações deste género e muitas outras.

C.M



não sei quem é o autor desta mensagem pois não conheço nenhum atleta aqui da nossa liga com as iniciais C.M., mas posso responder que não é verdade jogaram-se 2 das 3 jornadas em 3 mesas e apenas a última jornada foi jogada em 2 mesas e com consentimento dos atletas pois nesse dia estava presente na freiria outros atletas coisa não habitual e que gostariam de fazer umas partidas, posso referir que era o José Almeida (Bino), António Neves (Viseu) e o Valter Taínha (que pertence à equipa do Rufa), quanto aos jogos que não se realizaram nesse eram jogos em atraso que tinham sido adiados por atletas que no dia que eram para ser feitos não poderam vir por questões profissionais alguns da equipa do Rufa.

No entanto parece-me que esta mensagem é para me afectar,
(... Acho que já è tempo dos responsáveis da pro pool levarem as mãos à consciência e tentarem perceber se afinal o mal é do c..... ou das Calças. ...)
, espero que arranjem alguem para organizar a competição que eu estou disposto a largar a organização de campeonatos e se puder entro na vossa competição, é bem mais fácil ser só jogador.
F. P. P. P. A.
LAS VEGAS
Imagem
Avatar do Utilizador
nuno bernardes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 2299
Registado: 25/Mai/2007, 17:12
Localização: rio maior
Jogador desde:: 2005
Taco de Jogo: MCDERMOT
Taco de Abertura: SCORPION
Taco de Jump: MAD IN VEGAS
Modalidades: POOL
Taqueira: 4 X 2

Re: RESPEITO PELOS ATLETAS DE POOL

Mensagempor nuno bernardes » 29/Jan/2009, 17:05

Pois neste post, desta vez, NÃO VOU FALAR DA MESMA FORMA, uma vez que este assunto me envolve e afectou individualmente, uma vez que a equipa onde eu alinhava (Rufa1) desistiu da competição pelas razões já enumeradas (e que subscrevo totalmente)


continuas a ter a mesma opinião????
F. P. P. P. A.
LAS VEGAS
Imagem
Avatar do Utilizador
nuno bernardes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 2299
Registado: 25/Mai/2007, 17:12
Localização: rio maior
Jogador desde:: 2005
Taco de Jogo: MCDERMOT
Taco de Abertura: SCORPION
Taco de Jump: MAD IN VEGAS
Modalidades: POOL
Taqueira: 4 X 2


Voltar para Liga Pro Pool Portugal

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes