Regra omissa para bola 8

Pede a opinião ao resto dos jogadores sobre o que quiseres...

Moderador: Antonio Neves

Regra omissa para bola 8

Mensagempor Antonio Neves » 06/Mar/2014, 14:47

Boa tarde amigos,

Ora como a cena das regras até parece estar na ordem do dia lol, venho por este meio colocar-vos uma questão sobre bola 8 e solicitar a vossa opinião.

A situação:

Em bola 8 abres e metes bola de saída e sais a jogar;
O jogo fica todo fodidissimo ;-) , com qualquer uma das séries más ou não tens como escolher a série que está melhorzita;
Mesmo pertinho da branca, tens uma bola a cair de uma das séries, que por sinal é a que está pior;
Eu quero meter essa bola em safe de maneira em que, não havendo ainda bola escolhida, eu a possa meter e manter mesa aberta;
De forma que a mão passe para o adversário, não tendo eu escolhido a série da bola que meti em safe (pois não me interessa essa série de bolas).

Na minha opinião, posso fazê-lo e a mesa continua aberta.
Não está nada escrito mas, a lógica assim mo diz, ... Penso eu de que lolol

E eu nem estaria a por aqui esta questão se, não tivesse falado na semana passada com pessoas como por exemplo o Bruno Sousa , o Manuel Pereira e o Julio Miguel , que me disseram o contrário lolol

Gostava de ouvir a vossa opinião, para ver se alguém tem argumentos para me fazer mudar de ideias hihihi
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: Regra omissa para bola 8

Mensagempor Rui Marques » 06/Mar/2014, 15:37

Não sendo conhecedor profundo das regras, acho que podes sempre contornar essa situação anunciando para qualquer outro buraco essa bola que "está a cair".
Rui Marques
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 10
Registado: 03/Jan/2012, 15:18
Jogador desde:: 2009

Re: Regra omissa para bola 8

Mensagempor alex-almeida » 06/Mar/2014, 15:41

Rui Marques Escreveu:Não sendo conhecedor profundo das regras, acho que podes sempre contornar essa situação anunciando para qualquer outro buraco essa bola que "está a cair".



Partilho da opiniao...
Cumprimentos
Alex Almeida

SPORTING CLUBE PORTUGAL
Avatar do Utilizador
alex-almeida
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 418
Registado: 19/Nov/2010, 09:58
Localização: Vendas Novas
Jogador desde:: 2000
Taco de Jogo: (Pool) Universal 111-5 / (Snooker) Mezz SKR-C
Taco de Abertura: Mezz PowerBreakDI II
Taco de Jump: Cuetec Bullet
Modalidades: Pool/Snooker/Carambola
Taqueira: Fénix Cases

Re: Regra omissa para bola 8

Mensagempor Tiago Ribeiro » 06/Mar/2014, 16:38

Eu tb concordo que seja assim, de qualquer das maneiras se estrabucharem anuncias o buraco do outro lado da mesa hahaha
Avatar do Utilizador
Tiago Ribeiro
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 314
Registado: 05/Jan/2008, 21:37
Jogador desde:: 2005
Taco de Jogo: RILEY :)
Taco de Abertura: Kelho

Re: Regra omissa para bola 8

Mensagempor Carvalho » 06/Mar/2014, 16:51

alex-almeida Escreveu:
Rui Marques Escreveu:Não sendo conhecedor profundo das regras, acho que podes sempre contornar essa situação anunciando para qualquer outro buraco essa bola que "está a cair".



Partilho da opiniao...



Eu também partilho da mesma opinião, e sendo assim, não faz outro sentido que não podermos dizer safe. Penso que é menos ridículo do que anunciarmos para outro buraco e ao mesmo tempo mais lógico.

Contudo.................................................só se dá ao Viseu mais uma forma de defender!!!!! LOL
Avatar do Utilizador
Carvalho
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 233
Registado: 19/Abr/2012, 00:57
Jogador desde:: 2005
Taco de Abertura: Predator BK2
Modalidades: 8/9/10/14+1

Re: Regra omissa para bola 8

Mensagempor Davidaniel » 06/Mar/2014, 18:28

Boas

Creio que esta situação que colocaste, criou algumas duvida na minha partida entre mim e o João Sousa, ele pretendia meter a bola ainda com mesa aberta e dizer safe. Eu na minha opiniao seria uma tacada valida mantendo a mesa aberta.

No entanto o João antes de avisar o safe colocou essa questão a organização e apos ouvir varias pessoas que estavam a ver o jogo, acabaram por indicar que tal nao seria possivel e o joão acabou por jogar de outra forma.

Na minha opiniao acho que é uma tacada valida ate porque no exemplo que o Neves da poderei usar o safe a meu favor para prejudicar a tacada seguinte do meu adversario, se embolsei bola na saida mas pretende logo de seguida descontinuar o turno porque no haveria de valer ???...

Aquilo que as pessoas que viam o jogo indicavam é que anuncias safe metes a bola, a mesa continua aberta mas imagina que perto estava a preta e deixas o adversario teso a qualquer grupo de bolas, na minha opiniao isto deveria ser valido porque para mim pode ser considerado estrategia a defender...
David Daniel
Avatar do Utilizador
Davidaniel
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 426
Registado: 19/Mar/2008, 14:04
Localização: Covilhã
Jogador desde:: 2002
Taco de Jogo: Jacoby Custom c/ Edge Hybrid
Taco de Abertura: Jacoby Break Cue
Taco de Jump: Cuetec Bullet
Modalidades: Todas
Taqueira: Volturi Custom Case

Re: Regra omissa para bola 8

Mensagempor Davidaniel » 06/Mar/2014, 19:00

Rui Marques Escreveu:Não sendo conhecedor profundo das regras, acho que podes sempre contornar essa situação anunciando para qualquer outro buraco essa bola que "está a cair".


Creio que nas regras indica: O jogador deve anunciar a bola de grupo a que vai jogar e a bolsa onde a vai tentar embolsar. Dispensam estas formalidades todas as jogadas claramente evidentes (jogadas óbvias).

Portanto creio que nao faz grande sentido anunciar outro buraco quando na realidade a bola esta a cair num determinado buraco...

Por esta razão para mim faz sentido o safe...
David Daniel
Avatar do Utilizador
Davidaniel
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 426
Registado: 19/Mar/2008, 14:04
Localização: Covilhã
Jogador desde:: 2002
Taco de Jogo: Jacoby Custom c/ Edge Hybrid
Taco de Abertura: Jacoby Break Cue
Taco de Jump: Cuetec Bullet
Modalidades: Todas
Taqueira: Volturi Custom Case

Re: Regra omissa para bola 8

Mensagempor coelhojoli5 » 06/Mar/2014, 19:26

Davidaniel Escreveu:
Rui Marques Escreveu:Não sendo conhecedor profundo das regras, acho que podes sempre contornar essa situação anunciando para qualquer outro buraco essa bola que "está a cair".


Creio que nas regras indica: O jogador deve anunciar a bola de grupo a que vai jogar e a bolsa onde a vai tentar embolsar. Dispensam estas formalidades todas as jogadas claramente evidentes (jogadas óbvias).

Portanto creio que nao faz grande sentido anunciar outro buraco quando na realidade a bola esta a cair num determinado buraco...

Por esta razão para mim faz sentido o safe...


Concordo!
Avatar do Utilizador
coelhojoli5
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 793
Registado: 20/Set/2012, 23:27
Jogador desde:: 2011
Taco de Jogo: McDermott I-3/OB Pro
Taco de Abertura: Stinger
Modalidades: 8, 9
Taqueira: Vincitore

Re: Regra omissa para bola 8

Mensagempor Antonio Neves » 06/Mar/2014, 20:09

Mais opiniões?????
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

Re: Regra omissa para bola 8

Mensagempor Horacio » 06/Mar/2014, 20:35

tambem concordo.
nao querendo continuar a jogar ,safe diz tudo. bem melhor do que a bola estar a cair ao buraco e eu anunciar no buraco contrário,visto todas as bolas serem anunciadas não sou obrigado a embolsa la no buraco mais fácil certo?como não tenho tensoes de continuar a jogar nada me impede de anunciar qualquer outro buraco
Calha sempre ao mesmo......
Avatar do Utilizador
Horacio
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 100
Registado: 19/Out/2007, 18:59
Jogador desde:: 1997
Taco de Jogo: Kelho
Taco de Abertura: Nao
Taco de Jump: Kelho
Modalidades: 9 pes pool portugues e 7 pes
Taqueira: Volturi

Re: Regra omissa para bola 8

Mensagempor Antonio Neves » 06/Mar/2014, 22:11

mas entao a maioria das pessoas aqui, concordam com a minha opinião, certo?
podes meter a bola em safe, ela nao conta para escolha de bola, e o teu adversario terá que jogar ainda com mesa aberta, certo?

esta tambem é a minha ideia, apenas queria confirmar, pensam o mesmo, certo?

repito a questao porque, como referi antes, pessoas supostamente conhecedoras do jogo qb, tiveram opinião diferente da minha ???!!!



vou por a questao no face lolol
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

Re: Regra omissa para bola 8

Mensagempor flamengo 9 » 07/Mar/2014, 02:40

Eu nao concordo e explico. Pra mim o correto em mesa aberta seria como em bola 10,pois nao ha confusao...se falar safe e ou anunciar bola noutro buraco o adversario poderia passar a vez,,.. Isto era o mais justo...Pois ha sempre um defeito ou um contra nesta regra do SAFE com mesa aberta,ja que vc pode ter uma bola a cair com a preta pertinho e diz SAFE e mete a bola e deixa o outro teso e ate pode nem ter tabela p jogar e depois? toca na preta e perde ou da bola na mao..É injusto e uma grande brecha nesta vossa opinião...Cade vez gosto mais da regra da bola10...SAFE p mim só com grupo escolhido ee...Agora esta da bola dentro do buraco e anunciar noutro lado jogando pro buraco proximo a mesma é palhaçada ou o tal jeitinho "brasileiro",no caso portugues...Par cm isto...
Basta ser sincero e desejar profundo ... Você será capaz de sacudir o mundo ... Tente outra vez ... " Raul Seixas "

ROMERO
Avatar do Utilizador
flamengo 9
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 1186
Registado: 07/Dez/2010, 05:12
Localização: Constancia
Jogador desde:: 2010
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Predator BK 3
Taco de Jump: Cuetec Bullet Black
Modalidades: Bola 8 , 9 e 10
Taqueira: VOLTURI 3X6

Re: Regra omissa para bola 8

Mensagempor flamengo 9 » 07/Mar/2014, 02:44

flamengo 9 Escreveu:Eu nao concordo e explico. Pra mim o correto em mesa aberta seria como em bola 10,pois nao ha confusao...se falar safe e ou anunciar bola noutro buraco o adversario poderia passar a vez,,.. Isto era o mais justo...Pois ha sempre um defeito ou um contra nesta regra do SAFE com mesa aberta,ja que vc pode ter uma bola a cair com a preta pertinho e diz SAFE e mete a bola e deixa o outro teso e ate pode nem ter tabela p jogar e depois? toca na preta e perde ou da bola na mao..É injusto e uma grande brecha nesta vossa opinião...Cade vez gosto mais da regra da bola10...SAFE p mim só com grupo escolhido ee...Agora esta da bola dentro do buraco e anunciar noutro lado jogando pro buraco proximo a mesma é palhaçada ou o tal jeitinho "brasileiro",no caso portugues...Par cm isto...
...
:palmasss :palmasss :palmasss :palmasss
E alias por mim mudava ja era a regra de bola 8 ...Bola embolsada ilegalmente ou noutro buraco ou choriço,alem de perda de turno o jogador poderia passar a vez ou mandar jogar,se quiser...Isto sim seria uma evolução..Agora o resto que querem mudar do safe seria um retrocesso :saudacao :saudacao :saudacao
Basta ser sincero e desejar profundo ... Você será capaz de sacudir o mundo ... Tente outra vez ... " Raul Seixas "

ROMERO
Avatar do Utilizador
flamengo 9
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 1186
Registado: 07/Dez/2010, 05:12
Localização: Constancia
Jogador desde:: 2010
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Predator BK 3
Taco de Jump: Cuetec Bullet Black
Modalidades: Bola 8 , 9 e 10
Taqueira: VOLTURI 3X6

Re: Regra omissa para bola 8

Mensagempor Antonio Neves » 07/Mar/2014, 03:39

perdoem-me a maldade lolol


mas eu já sabia a resposta :-)
De: Anamaria Matesic [mailto:anamaria.matesic@gmail.com]
Enviada: 6 de março de 2014 11:38
Para: António Neves
Cc: Anamaria Matesic
Assunto: Re: 8 ball rulle

Hello Antonio,

The table is 'Open' in 8-ball till the moment you pot called ball in a called pocket. Fouls and safeties don't come in that description so table is still open in your situation.

Kind regards,


Anamaria Matesic
WPA Sports Director
EPBF Sports Director
GSM. +385917607222

On 3 March 2014 16:04, António Neves <aneves@poolpt.com> wrote:
Good Afternoon Anna,


I hope you and all you family are well 

Once again, here i am to ask you some about a rule lol

SITUATION:
- You are playing 8 ball;

- You break, and you do not make a ball on the break (or if you do, i guess this subject can be applied to the same way);

- your opponement is going to play (or yourself) with open table;

- the game is not so god to go for it and attack.



SO THE QUESTION IS:

With the open table, does your oponement can make a ball in safe???
In a way that that ball satys in, you have to play and we are still in a open table situation??

Basiclay, with open table, can you make a ball in safe without picking your group balls and putting your opponemente playing still with open table?





Best regards,

António Neves
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case


Voltar para Perguntas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante