Duvidas regra Pool Português

Pede a opinião ao resto dos jogadores sobre o que quiseres...

Moderador: Antonio Neves

Duvidas regra Pool Português

Mensagempor ruippcunha » 17/Set/2009, 17:32

Boa tarde a todos,

estou a organizar um torneio de pool português na minha empresa e tenho algumas dúvidas numa regra de jogo que tem gerado alguma polémica entre os participantes que gostaria que alguém me pudesse esclarecer.

A regra em questão é a regra 8 das regras especificas:

8.Todas as bolas embolsadas em falta ou bola incorrectamente designada/embolsada, não serão recolocadas, passando a "mão" para o adversário

Gostaria que me confirmassem a quais destes cenários posso aplicar esta regra:

1) Anuncio que quero embolsar a bola X mas a minha intenção é acertar primeiro na bola Y
de modo a que esta acerte na bola X para entrar.Embolso a bola X.

2) Anuncio que quero embolsar a bola X mas a minha intenção é acertar primeiro na bola Y de modo a que esta acerte na bola X para entrar. Não embolso a bola X mas embolso a bola Y.

3) Quero embolsar a bola X mas a minha intenção é acertar primeiro na bola Y
de modo a que esta acerte na bola X para entrar. Embolso a bola X e a bola Y.

4) Quero embolsar ambas as bola X e a Y num único golpe mas embolso apenas uma das bolas.

5) Quero embolsar a bola X num golpe directo mas no caminho da bolsa a bola X bate numa bola do meu grupo e é embolsada.

6) Quero embolsar a bola X num golpe directo mas no caminho da bolsa a bola X bate numa bola do adversário e é embolsada.

Desde já agradeço a vossa atenção.

Saudações "snookeristas"
Editado pela última vez por ruippcunha em 18/Set/2009, 08:40, num total de 2 vezes.
ruippcunha
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 5
Registado: 17/Set/2009, 17:00
Jogador desde:: 2009

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: DUVIDAS REGRA SNOOKER PORTUGUES

Mensagempor Bruno. » 17/Set/2009, 19:54

ruippcunha Escreveu:Boa tarde a todos,

estou a organizar um torneio de pool português na minha empresa e tenho algumas dúvidas numa regra de jogo que tem gerado alguma polémica entre os participantes que gostaria que alguém me pudesse esclarecer.

A regra em questão é a regra 8 das regras especificas:

8.Todas as bolas embolsadas em falta ou bola incorrectamente designada/embolsada, não serão recolocadas, passando a "mão" para o adversário

Gostaria que me confirmassem a quais destes cenários posso aplicar esta regra:

1) Anuncio que quero embolsar a bola X mas a minha intenção é acertar primeiro na bola Y
de modo a que esta acerte na bola X para entrar.Embolso a bola X.

2) Anuncio que quero embolsar a bola X mas a minha intenção é acertar primeiro na bola Y de modo a que esta acerte na bola X para entrar. Não embolso a bola X mas embolso a bola Y.

3) Quero embolsar a bola X mas a minha intenção é acertar primeiro na bola Y
de modo a que esta acerte na bola X para entrar. Embolso a bola X e a bola Y.

4) Quero embolsar ambas as bola X e a Y num único golpe mas embolso apenas uma das bolas.

5) Quero embolsar a bola X num golpe directo mas no caminho da bolsa a bola X bate numa bola do meu grupo e é embolsada.

6) Quero embolsar a bola X num golpe directo mas no caminho da bolsa a bola X bate numa bola do adversário e é embolsada.

Desde já agradeço a vossa atenção.

Saudações "snookeristas"


Boas.
Relativamente as regras de pool portugues.

Partindo do principio que as bolas X e Y são da mesma série sendo esta a série que estás a jogar.
1- continuas a jogar.
2- perdes a vez.
3 - continuas a jogar.
4 - So podes anunciar uma bola, anuncia a mais facil, a que tens mais confiança, se entrar continuas a jogar se não entrar perdes o turno.
5 - Se for embolsado no buraco que anunciaste continuas a jogar.
6- o mesmo que no ponto 5 ;)

Espero que estejam desfeitas as duvidas, básicamente tens que anunciar a bola que vais marcar e o respectivo buraco, se pelo meio meteres outra bola que nao seja a preta ou a branca continuas a jogar. Até podes meter primeiro uma bola do adversário desde que a branca contacte primeiro uma bola da tua série e embolses a bola anunciada na bolsa designada..

Mais alguma duvida pergunta que o pessoal tenta ajudar..
Continuação de bom torneio,
Avatar do Utilizador
Bruno.
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 231
Registado: 24/Mai/2008, 18:47
Localização: Vila do Conde
Jogador desde:: 2007
Taco de Jogo: Predator 2/Meucci 97
Modalidades: pool

Re: DUVIDAS REGRA SNOOKER PORTUGUES

Mensagempor Bruno. » 17/Set/2009, 19:58

Acho que não respondi concretamente a pergunta :???:
Essa regra implica simplesmente que nenhuma bola é recolocada na mesa mesmo que seja embolsada em falta. A parte de passar a mão acontece sempre que se embolsar uma bola numa bolsa diferente da anunciada, ou em falta sendo neste caso a falta punida com branca na mão.
Avatar do Utilizador
Bruno.
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 231
Registado: 24/Mai/2008, 18:47
Localização: Vila do Conde
Jogador desde:: 2007
Taco de Jogo: Predator 2/Meucci 97
Modalidades: pool

Re: DUVIDAS REGRA SNOOKER PORTUGUES

Mensagempor João_SnookerPlanet » 17/Set/2009, 20:55

iceball Escreveu:...não existe, nem Snooker inglês como muitos costumam dizer, o nome é Snooker pura e simplesmente.


:palmasss :palmasss :palmasss
"At his best he was the best. That night in 1999 he confirmed his status as the greatest player who ever lived" Dave Hendon

João Esteves da Silva

http://www.bsa.pt
Avatar do Utilizador
João_SnookerPlanet
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 791
Registado: 09/Jan/2009, 17:08
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 2009
Taco de Jogo: John Parris Special
Taco de Abertura: Mezz... brevemente
Taco de Jump: Mezz... brevemente
Modalidades: Snooker, Pool, American Pool e English 8 Ball
Taqueira: John Parris Leather

Re: DUVIDAS REGRA SNOOKER PORTUGUES

Mensagempor ruippcunha » 18/Set/2009, 08:35

Vivam,

ok se o objecto da discórdia deste tópico é "português" então vamos retirar essa palavra do contexto para não gerar confusão! :grin:
como devem perceber pelo meu perfil, para além de ser novato como utilizador também o sou como jogador de snooker :-) a razão pela qual escrevi snooker português é simples: porque as regras na fpb assim o distinguem e porque a mesma federação a distingue também como modalidade. Se a federação está errada então...induziu-me então em erro :-)


Se mais alguém me ajudar a reunir consenso nestes cenários fico agradecido :-)

Obrigado Bruno pela tua resposta.

PS: sim bola X e bola Y pertencem ambas à mesma série ou grupo.
ruippcunha
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 5
Registado: 17/Set/2009, 17:00
Jogador desde:: 2009

Re: Duvidas regra snooker

Mensagempor Artur Costa » 18/Set/2009, 09:06

Bom dia a todos!

Rui, eu até nem gosto muito de algumas discussões que se geram à volta deste tema (várias modalidades existentes), mas como desta vez o nosso companheiro forista "Ice" até fez o esclarecimento de forma decente, tento eu ajudar dizendo que aquilo que deves ter visto tem o nome de Pool Português e não Snooker Português!...a não ser que juntando às muitas novidades implementadas este ano, se tenha criado uma nova modalidade!
Why can't we work out our differences?
Why can't we work things out?
Little people, why can't we all just get along?
Avatar do Utilizador
Artur Costa
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 609
Registado: 22/Ago/2007, 11:22
Jogador desde:: 1990
Taco de Jogo: 5K1/Z2
Taco de Abertura: ICEBREAKER
Taco de Jump: AIR
Modalidades: Todas
Taqueira: WHITE BRAND

Re: Duvidas regra snooker

Mensagempor ruippcunha » 18/Set/2009, 09:24

Artur Costa Escreveu:Bom dia a todos!

Rui, eu até nem gosto muito de algumas discussões que se geram à volta deste tema (várias modalidades existentes), mas como desta vez o nosso companheiro forista "Ice" até fez o esclarecimento de forma decente, tento eu ajudar dizendo que aquilo que deves ter visto tem o nome de Pool Português e não Snooker Português!...a não ser que juntando às muitas novidades implementadas este ano, se tenha criado uma nova modalidade!


Artur, tens toda a razão é pool português, lapso meu.

Obrigado pela correcção :-)
ruippcunha
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 5
Registado: 17/Set/2009, 17:00
Jogador desde:: 2009

Re: Duvidas regra snooker

Mensagempor ruippcunha » 18/Set/2009, 11:19

Bruno,

quando dizes que o jogador continua a jogar neste cenário:

3) Quero embolsar a bola X mas a minha intenção é acertar primeiro na bola Y de modo a que esta acerte na bola X para entrar. Embolso a bola X e a bola Y.
3 - continuas a jogar

não se pode alegar que é falta pois a bola Y não foi designada como sendo a bola a embolsar e como tal é uma bola incorrectamente designada/embolsada?

"8.Todas as bolas embolsadas em falta ou bola incorrectamente designada/embolsada, não serão recolocadas, passando a "mão" para o adversário "

outra dúvida se me puderem ajudar:
o jogador deve apenas anunciar qual a bola que quer embolsar ou deve descrever a jogada que quer fazer quando esta não é óbvia(tipo embolsar uma bola por intermédio de outras das sua série)? em caso de descrever a jogada completa, e se esta não se concretiza da forma como o jogador descreveu e a bola que designou é embolsada na mesma?

desculpem-me o "testamento"! :grin: e obrigado pelas vossas respostas
ruippcunha
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 5
Registado: 17/Set/2009, 17:00
Jogador desde:: 2009

Re: Duvidas regra snooker

Mensagempor Bruno. » 18/Set/2009, 12:55

ruippcunha Escreveu:Bruno,

quando dizes que o jogador continua a jogar neste cenário:

3) Quero embolsar a bola X mas a minha intenção é acertar primeiro na bola Y de modo a que esta acerte na bola X para entrar. Embolso a bola X e a bola Y.
3 - continuas a jogar

não se pode alegar que é falta pois a bola Y não foi designada como sendo a bola a embolsar e como tal é uma bola incorrectamente designada/embolsada?

"8.Todas as bolas embolsadas em falta ou bola incorrectamente designada/embolsada, não serão recolocadas, passando a "mão" para o adversário "

outra dúvida se me puderem ajudar:
o jogador deve apenas anunciar qual a bola que quer embolsar ou deve descrever a jogada que quer fazer quando esta não é óbvia(tipo embolsar uma bola por intermédio de outras das sua série)? em caso de descrever a jogada completa, e se esta não se concretiza da forma como o jogador descreveu e a bola que designou é embolsada na mesma?

desculpem-me o "testamento"! :grin: e obrigado pelas vossas respostas


Boas.
Relativamente ao ponto 3, não cometes nenhuma falta, tu tacas uma bola da tua série e embolsas a bola anunciada, um exemplo um pouco exagerado :
- já estão definidas as séries, jogas à bola 5 mas anuncias a 2 e alem de marcares a 2 marcas tambem todas as bolas na mesa excepto a branca e a preta, não cometeste nenhuma falta, marcaste a bola anunciada, agora so tens que fazer o mais dificil que é marcar a preta :grin:

Esse ponto 8 das regras apenas diz que todas as bolas embolsadas nunca são recolocadas na mesa, mesmo que embolsadas em falta ou em bolsa diferente da anunciada.

Apenas tens que anunciar a bola que queres embolsar e respectiva bolsa, mais nada. Podes até falhar a tacada e a bola entretanto bater noutras acabando por entrar na bolsa designada, continuas o turno visto teres marcado na bolsa anunciada.
Podes tambem marcar primeiro a bola do adversário e seguidamente a tua, desde que jogues a tua obviamente.
Avatar do Utilizador
Bruno.
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 231
Registado: 24/Mai/2008, 18:47
Localização: Vila do Conde
Jogador desde:: 2007
Taco de Jogo: Predator 2/Meucci 97
Modalidades: pool

Re: Duvidas regra snooker

Mensagempor Frederico » 18/Set/2009, 13:53

ruippcunha Escreveu:em caso de descrever a jogada completa, e se esta não se concretiza da forma como o jogador descreveu e a bola que designou é embolsada na mesma?

Boas Rui!

Não há necessidade de descrever a jogada toda, apenas a bola que pretendes embolsar e em que buraco.
Se a jogada não correr como pretendido, a bola der 35 mil e 200 voltas à mesa e entrar no tal buraco previamente anunciado, não há qualquer falta e continuas a jogar.
Esta situação é conhecida como "O belo do chouriço anunciado"! :grin:
PoolPT.com
Avatar do Utilizador
Frederico
Administrador(a)
Administrador(a)
 
Mensagens: 1699
Imagens: 24
Registado: 09/Abr/2007, 14:12
Localização: Santarém
Jogador desde:: 2007
Taco de Jogo: P3 Exotic
Taco de Abertura: BK2 Sport
Taco de Jump: Cuetec Bullet Silver
Modalidades: 8, 9, 10, PP
Taqueira: Soft Case

Re: Duvidas regra snooker

Mensagempor ruippcunha » 18/Set/2009, 14:03

Ok Bruno e Frederico, obrigado pelas vossas respostas.
Estamos,mesmo que de uma forma amadora, a tentar definir e esclarecer as regras no torneio de modo a evitar os "xóriços" pois costumamos ter o belo do fumeiro debaixo da mesa nos jogos de "conbibio" :lol:

Obrigado pelo vosso tempo e ajuda FIXE
ruippcunha
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 5
Registado: 17/Set/2009, 17:00
Jogador desde:: 2009


Voltar para Perguntas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante