Mesas de 9 vs 7

Pede a opinião ao resto dos jogadores sobre o que quiseres...

Moderador: Antonio Neves

Mesas de 9 vs 7

Mensagempor mfreitas » 20/Nov/2008, 13:34

Boas

Tenho uma mesa de 7´ e recentemente comecei a jogar também numa de 9. Ao falar com alguns colegas que regularmente começaram a jogar em 9, todos me afirmavam que depois de tomar o gosto não se quer outra coisa.... Confesso que gostei, ao ponto de estar já a ponderar vender a que tenho para comprar uma de 9. A minha pergunta é a seguinte: treinar mais numa de 9 pode ser benéfico para as variantes jogadas em 7, ou pelo contrário é prejudicial. Até que ponto é desaconselhável fazê-lo numa perspectiva de tentar sempre evoluir um pouco mais.


um abraço a todos


Miguel Freitas
mfreitas
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 73
Registado: 25/Out/2008, 21:46
Localização: Madeira
Jogador desde:: 1986
Taco de Jogo: Mezz Axi W
Taco de Abertura: Mezz Dual Force
Taco de Jump: Mezz Dual Force
Modalidades: Pool Português e Pool
Taqueira: Mezz NPC-35B2

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: Mesas de 9 vs 7

Mensagempor André Nunes » 20/Nov/2008, 15:00

Na minha opinião, so é benefico ou deixa de ser se treinares numa e jogares noutra. Os jogadores que jogam em 9 pes tem muito mais facilidade em jogar em 7, do que aqueles que jogam em 7 e vão para 9. São estilos de jogo diferentes.

Se jogares regularmente em 9 pes, nao deverás ter dificuldades a meter bolas numa de 7, mas talvez vas sentir mais dificuldade na abertura de jogo.. nas situações em que tens que levar a branca a abrir bolas que tejam coladas, que é do q mais se faz em 7 pes.
A maior dificuldade inicial dos jogadores que jogam em 7 e vão pra 9 é as bolas longas, mas isso acaba por ser uma dificuldade temporaria.

Eu pessoalmente gosto mais de jogar em 9 pes. Nas de 7 a colocação da branca é mais exigente e a acumulação das bolas no mesmo sitio é maior, o que dificulta terminar o jogo à primeira.
Avatar do Utilizador
André Nunes
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 60
Registado: 23/Set/2007, 15:37
Localização: Barreiro
Jogador desde:: 2007
Modalidades: Bola 8, bola 9

Re: Mesas de 9 vs 7

Mensagempor Antonio Neves » 20/Nov/2008, 22:23

Miguel, não é melhor nem pior, por e simplesmente é diferente.
É obvio que a maior parte das bolas são mais fáceis de meter em 7'' do que em 9'', mas, como o andré disse e muito bem, um bom jogador, ao passar para 7'' passa a ter um grau de exigencia muito maior.
7'' exige muito maior precisão da branca e não dá tanta margem nem para falhar nem para inventar.
Digamos que, caso se esteja a falar em ambos os casos de bola 8:
se fizeres uma série até aos 9 e a tua média de run-outs for de 3 joguitos, em 7'' terás de acabar pelo menos 5 para manteres o nivel.
as mesas de 7'' equilibram muito mais os jogadores, se jogares a tua serie e falhares a preta, quase todos os adversários acabariam a partida e em 9 pode não ser assim.
a meu ver, as mesas de 7" pés exigem melhor leitura de jogo pois a branca não deve circular tanto para reduzires o risco de ficares "hoocked".
em 9 pés, muitas vezes, mais 1 palmo, menos um palmo e dá igual.

Resumindo e a grande diferença é que, numa prova de regularidade, é muito mais fácil a um bom jogador fazer prevalecer a sua qualidade.

Mais uma vez o André disse e muito bem, é mais fácil jogar em 9"" e pontualmente jogar 7", do que o revés. As duas maiores dificuldades que vais ter são a saída e a facilidade de ler o jogo logo a seguir à mesma.

Eu pessoalmente, e neste momento, gosto mais de jogar 7" mas, também tem muito a ver com o hábito.

Cumprimentos e boa sorte,
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

Re: Mesas de 9 vs 7

Mensagempor peixedeaguadoce » 21/Nov/2008, 00:20

Boas!

Permitam a minha humilde opinião:

o meu 1º contacto com o Pool foi nas 9'' e as reacções foram bombasticas e ao mesmo .... comicas!!
(até então só conhecia o snoocker tradicional dos cafés - mesas de 8''). Fiquei desde logo apaixonado pelo jogo (pool) e pela mesa 9''... Só que, por estar distante (80 km) deste tipo de mesas, nunca consegui treinar o suficiente para sentir o dominio e o controlo da mesma...
Mais tarde (ano passado) as 7'' apareceram em força perto de casa e ao alcance de todos. Visto tratar-se de uma mesa mais pequena, e com a "experiencia" que tinha das 9'', rapidamente consegui dominar e controlar praticamente todo o jogo, daí não me sentir muito atraido por ele.
Como a minha dificuldade é as distancias e a visão, o jogo que me dá mais pica é 9'' e em especial, bola 9, porque é para mim o mais dificil e aquele em que sei que tenho ainda MUITO a aprender e evoluir...

Obviamente quero dizer que ansejo muito bués adquirir uma mesa 9'' (assim que tenha o espaço...)

Espero ter ajudado...ou confundido.

Abraços
Valter Tainha

"Control your white!"
Avatar do Utilizador
peixedeaguadoce
Utilizador Profissional
Utilizador Profissional
 
Mensagens: 179
Registado: 08/Set/2008, 22:19
Localização: Santarem
Jogador desde:: 2002
Taco de Jogo: lucasi

Re: Mesas de 9 vs 7

Mensagempor Antonio Neves » 21/Nov/2008, 09:32

peixedeaguadoce Escreveu:...rapidamente consegui dominar e controlar praticamente todo o jogo, ...


really??????????????????????? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: , wana get some?????
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

Re: Mesas de 9 vs 7

Mensagempor peixedeaguadoce » 21/Nov/2008, 20:23

Antonio Neves Escreveu:
peixedeaguadoce Escreveu:...rapidamente consegui dominar e controlar praticamente todo o jogo, ...


really??????????????????????? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: , wana get some?????


Do you liked? And you get "scared"?
Ladys and gents, place your bets, please!!!!! FIXE FIXE FIXE
Valter Tainha

"Control your white!"
Avatar do Utilizador
peixedeaguadoce
Utilizador Profissional
Utilizador Profissional
 
Mensagens: 179
Registado: 08/Set/2008, 22:19
Localização: Santarem
Jogador desde:: 2002
Taco de Jogo: lucasi

Re: Mesas de 9 vs 7

Mensagempor Antonio Neves » 21/Nov/2008, 22:45

peixedeaguadoce Escreveu:
Antonio Neves Escreveu:
peixedeaguadoce Escreveu:...rapidamente consegui dominar e controlar praticamente todo o jogo, ...


really??????????????????????? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: , wana get some?????


Do you liked? And you get "scared"?
Ladys and gents, place your bets, please!!!!! FIXE FIXE FIXE


If we start 0-0, I would pay 4 to 1 if someone wana bet against me... :lingua :lingua :lingua :lingua
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

Re: Mesas de 9 vs 7

Mensagempor mfreitas » 22/Nov/2008, 01:45

Olá

Obrigado pelas respostas. Afinal a minha mesa é de 8´.... que raio de jogador que nem sabe a dimensão da mesa que tem em casa!!... enfim... gosto mesmo é de jogar. Estive a ver as medidas e penso que vou trocar de mesa. Ainda não sei por qual optarei, mas aqui na Madeira tem sempre o problema do transporte. Penso que o futuro do pool é em 9´. 7 e 8, em termos de competição, daqui a uns anos penso que tenderão a ser abandonadas... vamos a ver.~


um abraço


Miguel
mfreitas
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 73
Registado: 25/Out/2008, 21:46
Localização: Madeira
Jogador desde:: 1986
Taco de Jogo: Mezz Axi W
Taco de Abertura: Mezz Dual Force
Taco de Jump: Mezz Dual Force
Modalidades: Pool Português e Pool
Taqueira: Mezz NPC-35B2


Voltar para Perguntas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante