Regras BCA

Pede a opinião ao resto dos jogadores sobre o que quiseres...

Moderador: Antonio Neves

Re: Regras BCA

Mensagempor Antonio Neves » 14/Abr/2008, 18:10

Amigo Artur, realmente essa sua observação, desde que estejamos a pensar nas antigas mesas nas quais as bolas não entram encostadas desde que sejam jogadas com alguma força, duvido que tenha sido por isso que foi implantada, no entanto tem todaa logica o seu comentario.

Já agora, e numa conversa em Italia com o Bruno Sousa, surgiu uma duvida em relacção às regras do Pool 8 na federação ..., segundo me disseram, e confirmado pelo Gama e pelo Manuel, nas regras da Federação quando um jogador de Bola 8 mete a preta de saída, tem de por e simplesmente repor a preta no ponto e jogar de onde a branca estiver, sem ter a opção de repor o triangulo e fazer nova abertura!!!!!! Alguém que tenha conhecimento desta egra na federação me pode esclarecer esta dúvida??????

Cumprimentos,

Artur Costa Escreveu:Bom dia.

Creio que as provas de pool da federação se regem pelas regras da EPBF, que não deverão ser muito diferentes das do BCA e que se não estou em erro são as regras utilizadas nos Eurotours.

Em relação ao Pool Português, daquilo que me lembro, dado que nunca li nenhuma destas regras exaustivamente, as únicas regras específicas mais polémicas são as da impossibilidade de jogar às bolas (de pool) do adversário e o facto de se poder utilizar a bola 8 para através de uma carambola ou utilizando-a directamente, escolher a série quando há mesa aberta.

Acho que o objectivo será o da convergência das regras do Pool Português para as regras internacionais, não há outra solução! O problema é que, sem querer entrar naquela guerra gasta das mesas, é que nas mesas de verdadeiro tico-tico, o jogar à bola do adversário, para por exemplo encostá-la à tabela, é uma penalização muito grande para um jogador que mesmo com bola na mão se vai ver aflito para colocar a bola e vai ter que se limitar em "deixá-la ao buraco" o que já não acontece nas mesas de pool com medidas oficiais e internacionalmente homologadas, onde mesmo encostada...daí esta proibição no Pool Português...atenção que esta é a minha opinião pessoal e nenhuma informação que me tenham dado oficialmente...mas acho que tem alguma lógica...concordando, ou não!

Saudações Bilharísticas!!!

Artur Costa
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: Regras BCA

Mensagempor Nietzsche » 15/Abr/2008, 00:58

A regra BCA dizia (não sei se actualmente diz) que embolsando a bola preta na tacada de saída, esta, era reposta no ponto ou , no sítio mais aproximado do ponto. Sempre no sentido descendente... Continuando o jogador a jogar normalmente.
A bola preta, era considerada (na tacada de saída) como outra bola qualquer com a única excepção (lógica) que tinha de ser reposta na mesa...

Sei (?), só porque me contaram, que em alguns circuitos de bola 8, embolsando a preta na tacada de saída se ganha automaticamente o jogo mas, esta história é outra...

Já agora, reforçando, se houve alteração a esta regra digam...

Abraço.
Avatar do Utilizador
Nietzsche
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 35
Registado: 16/Out/2007, 03:30
Jogador desde:: 2000
Taco de Jogo: Falcon
Modalidades: Pool 8

Re: Regras BCA

Mensagempor OrlandoPonte » 15/Abr/2008, 01:04

No pool português é assim, coloca-se a bola e continua-se a jogar....
OrlandoPonte
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 115
Registado: 27/Mar/2008, 00:19
Localização: Algarve
Jogador desde:: 2007
Taco de Jogo: Predador
Modalidades: Pool Portugues

Re: Regras BCA

Mensagempor Nietzsche » 15/Abr/2008, 01:34

Obrigado Orlando!
Pelas regras da BCA, tanto quanto sei, também funciona assim...

Abraço.
Avatar do Utilizador
Nietzsche
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 35
Registado: 16/Out/2007, 03:30
Jogador desde:: 2000
Taco de Jogo: Falcon
Modalidades: Pool 8

Re: Regras BCA

Mensagempor Jose Almeida » 15/Abr/2008, 14:46

Boas,

Nas regras da BCA, podes optar por colocá-la no ponto ou abrir de novo, se bem que assim que colocas a bola no ponto perdes a oportunidade de abrir de novo.
Quando embolsas a bola 8 na saida e ganhas, foi no IPT, mas a área para colocares a bola branca na saida era limitada, e o pano era bastante lento.

Abr,

Bino
Avatar do Utilizador
Jose Almeida
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 482
Registado: 16/Fev/2007, 13:26
Jogador desde:: 0

Re: Regras BCA

Mensagempor Antonio Neves » 15/Abr/2008, 16:04

estas enganado Carlos, nas regras da BCA e da WPA, existe a opcçao de o jogador que fez a saída poder optar por sair novamente e é assim que jogamos na liga Brunswick e que eu sempre joguei em 7 pés, confirmei com o Cabello em Italia e tambem é assim que jogam em Espanha, será portanto mais uma das más interpretações das regras feitas pela FPB.
Cumprimentos,

Nietzsche Escreveu:Obrigado Orlando!
Pelas regras da BCA, tanto quanto sei, também funciona assim...

Abraço.
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

Re: Regras BCA

Mensagempor OrlandoPonte » 15/Abr/2008, 16:19

Na tua opinião sobre as Regras da BCA.
Achas que introduzidas essa regras numa liga como a que organize, onde se encontra ainda algumas mesas com buracos com medidas reduzidas, viria a prejudicar a prova ??

O que achas António Neves?



ps. devemos ainda de ser parentes, pelo Neves, também o tenho no nome.....llooll
OrlandoPonte
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 115
Registado: 27/Mar/2008, 00:19
Localização: Algarve
Jogador desde:: 2007
Taco de Jogo: Predador
Modalidades: Pool Portugues

Re: Regras BCA

Mensagempor Nietzsche » 15/Abr/2008, 20:59

Ok!
Confirma Neves, sff...

Embolsando a bola 8 na saída o jogador te opção de:
a) Repôr a bola no ponto, ou no sítio mais perto do ponto e, continuar a tacada... ou,
b) Abrir de novo

É isto?

Obrigado!

Abraço.
Avatar do Utilizador
Nietzsche
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 35
Registado: 16/Out/2007, 03:30
Jogador desde:: 2000
Taco de Jogo: Falcon
Modalidades: Pool 8

Re: Regras BCA

Mensagempor Frederico » 15/Abr/2008, 21:29

Regras BCA Escreveu:5. If you pocket the 8-ball on a legal break and do not scratch or foul, you may:

a. have the 8-ball spotted and accept the table in position or;
b. re-rack the balls and break.

in Regras BCA 2008 (pág. 44)
PoolPT.com
Avatar do Utilizador
Frederico
Administrador(a)
Administrador(a)
 
Mensagens: 1699
Imagens: 24
Registado: 09/Abr/2007, 14:12
Localização: Santarém
Jogador desde:: 2007
Taco de Jogo: P3 Exotic
Taco de Abertura: BK2 Sport
Taco de Jump: Cuetec Bullet Silver
Modalidades: 8, 9, 10, PP
Taqueira: Soft Case

Re: Regras BCA

Mensagempor Antonio Neves » 15/Abr/2008, 22:42

Orlando, se as mesas fossem todas dessas em que as bolas encostadas nao entram com facilidade, então a tua justificação teria até algum sentido no entanto, e segundo o que o Manuel Pereira e o Bruno Sousa me disseram agora em Italia, toda a competição do Pool Português, pelo menos na da zona do Porto, é feita em mesas Space ou então em mesas nas quais os buracos foram ja alterados e as bolas entram com força mesmo encostadas à tabela; ora assim sendo, e como a regra tem de ser para todo o país, deixa de ter sentido o facto de não deixarem jogar à bola do adversário, e deveria sim ser obrigatorio a todos os donos dos salões a ser feita a alteração aos buracos das mesas existentespara as medidas standart exigidas pela federaçao nesta competição, caso não tenham possibilidade de adquirir mesas com as medidas homologadas pela FPB. Embora eu não seja apologista deste jogo, penso que isto seria um primeiro passo para começar a habituar todos os jogadores nacionais a jogar com medidas de buracos mais parecidas com as internacionais e, com isso, obrigatoriamente teriam de mudar o sistema de jogo que era aplicado ao jogar nas mesas do buraco pequeno.

Cumprimentos,

OrlandoPonte Escreveu:Na tua opinião sobre as Regras da BCA.
Achas que introduzidas essa regras numa liga como a que organize, onde se encontra ainda algumas mesas com buracos com medidas reduzidas, viria a prejudicar a prova ??

O que achas António Neves?



ps. devemos ainda de ser parentes, pelo Neves, também o tenho no nome.....llooll
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

Re: Regras BCA

Mensagempor Antonio Neves » 16/Abr/2008, 10:52

...e para que não haja duvidas, pode por aí haver cabecinhas anti-americanos, também assim é em todo o mundo, como podem ver nas regras da WPA, na pagina 8 diz textualmente que se pode ou aceitar a bola oito no ponto e jogar ou abrir novamente.
inventem mas não tanto, ou então, tratem de se informar :lol: :lol: :lol: :lol: .

vamos hoje martelar os cabeçudos, e depois a 18 de Maio..., provavelmente levar na ripa dos outros :lol: :lol: :lol:
:sporting :sporting :sporting :sporting :sporting
Anexos
WPA_Rules.pdf
(303.34 KiB) Transferido 76 Vezes
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

Anterior

Voltar para Perguntas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante