por João Barroso » 05/Jun/2014, 20:45
Ó Teófilo, a julgar pela celeridade com que respondeste ao comentário do Sr. Joli (a quem peço desculpa pela redução do nome, mas há um par de anos que evito pronunciar a palavra “lapin” na nossa língua e evito até degustar tal iguaria…) diria que andas a perder tempo a pesquisar o teu nome no Google e a descurar as questões empresariais…
Que se passa contigo? Algum ataque de narcisimo pré-senil ou, em completo contra-ciclo, estás de barriga tão cheia que já nem passas cartão a potenciais novos clientes?
Se for uma crise de adolescência tardia aconselho, em vez destas quezílias que nada acrescentam aos teus índices de testosterona, o visionamento de pornografia teen… Já se a razão for a segunda nada te posso aconselhar, e como bom português, roído de inveja pela simples possibilidade de seres imune à crise, passo ao exercício de maledicência ressentida que me possa aliviar…
Mas como te conheço, sei que, mais uma vez, por não conseguires aqueles brilhantes desempenhos de tacticismo frio e cínico que caracterizam os grandes vendedores, acabaste por meter a pata na poça! Em vez desses gritos de indignação com o coração na boca, porque não sussurraste antes uns salamaleques sem conteúdo que desarmam qualquer um? Por exemplo, em vez de pores em dúvida a palavra do senhor, que até prova em contrário está acima de qualquer suspeita, porque não ensaiaste antes uma resposta deste género: “Caro Sr., pedimos desculpa por não nos ter sido possível responder atempadamente aos seus pedidos de esclarecimento mas, por razões que nos são, obviamente, alheias, temos estado em completo blackout devido a um lamentável shutdown do nosso fornecedor de telecomunicações. Como bem deve saber, entre meos, nos ou vodafones venha o diabo e escolha… Esperamos com a maior brevidade poder estar de novo ao seu serviço…”.
Felizmente para ti saiu recentemente um estudo que diz que quem se indigna violentamente é mais honesto emocionalmente… no entanto estas qualidades éticas nada acrescentam ao currículo do vendedor! E olha lá, já te ocorreu a possibilidade de os teus empregados te andarem a boicotar?! De desligarem os telefones, apagarem os mails… Olho vivo amigo! Apesar do desemprego crescente há gente levada da breca…
Resumindo, e agora com um pouquito menos de ironia, as crises têm o condão de acentuarem a concorrência e portanto, na realidade, tratar-se-á apenas de uma estratégia de guerrilha comercial em defesa do nosso vasto e rico mercado de consumíveis de bilhar… Mas nesse caso Sr. Joli, como parte interessada na venda e revenda de material de bilhar, deveria ser mais prudente. Como dizia a minha avó: “não sabemos o dia de amanhã”. E como jogador que julgo que é não estará, com toda a certeza, interessado na cartelização do negócio e consequente monopólio do mesmo… (a não ser que o monopolista passasse a ser o Sr., coisa que me custa a crer…) Seja como for, já tinha saudades de uma boa polémica bilharista sustentada por segredos de polichinelo…
Até sempre. Tenho de ir mudar umas fraldas…
É verdade. Fui pai pela segunda vez na semana passada… Ao fim de velho para o que me haveria de dar!