Escândalo no snooker - John Higgins

Tudo sobre o snooker...

Escândalo no snooker - John Higgins

Mensagempor João Fonseca » 03/Mai/2010, 15:06

Boas,
Na minha opinião, até nem é de estranhar, pois este tipo de subornos vai acontecendo cada vez mais no desporto (futebol, ténis, etc), mas pelo jogador em causa é sem dúvida uma bomba e que vem descredibilizar o snooker. E a pergunta que fica sempre no ar é: será que é só ele ? se até o Higgins que deve ser dos mais dinheiro tem ganho com o snooker, aceita entrar num esquema destes, quantos outros não haverá ?

Aqui fica a notícia completa:


" Escândalo: Higgins suspenso por corrupção

Escândalo de potencial suborno, aceite por John Higgins, ensombra decisivamente o Campeonato do Mundo de Snooker que está a decorrer em Sheffield. Até ser concluída a investigação, o escocês está suspenso de toda a actividade desportiva.

Caiu como uma bomba a notícia de que John Higgins teria, alegadamente, aceite subornos no valor de 300 000 euros, para perder, de forma deliberada, partidas seleccionadas em encontros do circuito mundial de Snooker. A notícia, divulgada (e também orquestrada) pelo jornal sensacionalista «News of The World», surgiu em vésperas da final do Mundial, que decorria em Sheffield, no Reino Unido.

John Higgins, escocês que já criou uma fortuna razoável no mundo do Snooker, foi filmado - sem prévio conhecimento - numa conversa informal que manteve com dois contactos, em Kiev, na Ucrânia, para onde voou após a surpreendente derrota com o veterano Steve Davis no Mundial. Nessa reunião, onde estavam os dois jornalistas do «News of The World», Higgins aceitou (de acordo com o vídeo entretanto publicado no website do jornal) receber dinheiro para deliberadamente perder partidas em quatro encontros, para assim dar lucro a sistemas ilegais de apostas.

No mesmo vídeo vê-se (e escuta-se) Higgins a discutir a melhor forma de receber o dinheiro sem que haja qualquer suspeita, da mesma forma que sublinha ser fácil perder deliberadamente uma partida sem que os espectadores percebam que estão a assistir a um encontro de Snooker «viciado».

O presidente da Associação Profissional de Bilhar e Snooker, Barry Hearn, decretou rapidamente a suspensão preventiva do jogador de qualquer actividade desportiva até que estejam esclarecidos os contornos deste caso e sejam apuradas responsabilidades. O agente de Higgins, Pat Mooney (coincidentemente, também o grande responsável pela promoção do circuito mundial de Snooker), já pediu demissão do quadro directivo do órgão federativo, o que foi aceite com efeitos imediatos. Barry Hearn tem-se desdobrado em múltiplas reuniões para tentar perceber a extensão do caso e as repecussões que poderá ter no futuro da modalidade, nomeadamente na sua divulgação através da comunicação social. Higgins ainda não fez nenhuma declaração pública. "
João Fonseca
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 415
Registado: 07/Jun/2007, 22:57
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 2003

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: Escândalo no snooker - John Higgins

Mensagempor nmcanhao » 03/Mai/2010, 16:06

YA TB CONCORDO CONTIGO FRED, MAS ASSIM QUANDO ESTIVERMOS A VER NA EUROSPORT MAIS UM JOGUINHO DE SNOOKER NAO IREMOS SABER SE É VERDADEIRO OU MAIS UM DESTES ESQUEMAS ..... É TRISTE E DE LAMENTAR ...... MAS ENFIM .... :suspeito
NUNO CANHÃO
nmcanhao
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 1034
Registado: 08/Jun/2007, 01:51
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 2004
Taco de Jogo: Predator 5K3 Vara 314`2
Taco de Abertura: Break Jump Fury
Modalidades: 8-Ball 9-Ball
Taqueira: MEZZ SOFT CASE 4/8

Re: Escândalo no snooker - John Higgins

Mensagempor Frederico » 03/Mai/2010, 16:16

Eu tinha apagado a minha mensagem entretanto...
De qualquer forma, o que eu disse nessa minha mensagem que apaguei é que esta situação não me admira minimamente.
Para quem conhece Casas de Apostas e as variações que as odds sofrem durante um jogo de Pool, Snooker, etc, facilmente verifica que é muito muito fácil enriquecer num campeonato deste género.

Situações destas acontecem em todo o mundo, em todos os desportos, mas são muito mais "milionárias" nos desportos individuais com grande visibilidade mundial, como é o caso do Snooker.
PoolPT.com
Avatar do Utilizador
Frederico
Administrador(a)
Administrador(a)
 
Mensagens: 1699
Imagens: 24
Registado: 09/Abr/2007, 14:12
Localização: Santarém
Jogador desde:: 2007
Taco de Jogo: P3 Exotic
Taco de Abertura: BK2 Sport
Taco de Jump: Cuetec Bullet Silver
Modalidades: 8, 9, 10, PP
Taqueira: Soft Case

Re: Escândalo no snooker - John Higgins

Mensagempor João_SnookerPlanet » 03/Mai/2010, 20:56

Caros foristas,

Apesar de não estar a par da totalidade dos acontecimentos e pormenores deste "escândalo", tenho uma teoria sobre este assunto, que pode ser ou não verdadeira, mas que, a meu ver, faz algum sentido.

Na minha opinião, John Higgins e o seu manager podem não estar totalmente isentos de culpas, mas penso que não são eles os principais responsáveis disto, muito longe disso. Como sabem, existem pessoas por aí fora que, por várias razões ou simplesmente por pura estupidez, detesta o snooker e quer acabar com este desporto, pelo menos a nível profissional, onde recebe atenção mediática. Estes noticiários sensacionalistas como "News of the World" (esta cambada de imbecis que inventam histórias, armam escândalos a torto e a direito para terem atenção e protagonismo) podem muito bem ter essa intenção de denegrir o snooker que, para quem não conhece realmente este desporto, tem geralmente uma visão de que é um jogo "boring" e sem emoção, querendo desviá-lo das atenções mediáticas. O snooker já foi um dos desportos mais mediáticos do UK (nos anos 80) e com esta chegada de Barry Hearn e a possível "revolução" que se aproxima, existia a probabilidade do snooker começar, gradualmente, a ganhar novamente protagonismo e popularidade. Após ter sido derrotado do Campeonato do Mundo, John Higgins e Pat Mooney dirigiram-se à Ucrânia para tratar de assuntos ligados à World Series of Snooker. Já em Kiev, terão sido surpreendidos por homens que lhes ofereceram uma possibilidade de dinheiro fácil. Provavelmente um pouco assustados, suspeitando que estes indivíduos pudessem estar ligados à máfia russa, Higgins e Mooney resolveram não dar grande resistência e foram na conversa dos indivíduos. Reuniram-se num local onde o vídeo foi filmado, discutindo as condições deste contrato e o valor a receber que, obviamente, nem sequer exisitia. Ora estes indíviduos não eram da máfia russa, mas sim jornalistas, se é que isto se podem chamar jornalistas, do abominável "News of the World" que pretendiam arranjar uma "bomba" para poderem ter toda a atenção e protagonismo de que tanto gostam. Ora, nada melhor do que apanhar em flagrante o campeão do mundo e principal referência actual do snooker, supostamente envolvido num esquema destes, publicando a notícia precisamente durante a final do Campeonato do Mundo, retirando todas as atenções da mesma. Infelizmente, Higgins e Mooney cairam na armadilha como dois patinhos e, agora, eles e o snooker em si estão numa situação complicadíssima, que poderá acarretar problemas de enorme gravidade. É triste coisas destas acontecerem e, sinceramente, acho que se deveria investigar muito bem esta situação e, caso isto que estou a supor seja verdade (ou parcialmente), há que tomar medidas sérias e punir esses pseudo-jornalistas e tentar restabelecer a boa imagem que John Higgins tinha no mundo do snooker, que hoje em dia está completamente denegrida por esta lamentável situação. Já se viram casos bem piores e com castigos menores (se é que houve verdadeiros castigos) e, a não ser que Higgins seja realmente culpado e grande responsável por isto, o escocês deveria, a meu ver, ser permitido de continuar a jogar e de exercer a sua actividade como embaixador e promotor da modalidade.
"At his best he was the best. That night in 1999 he confirmed his status as the greatest player who ever lived" Dave Hendon

João Esteves da Silva

http://www.bsa.pt
Avatar do Utilizador
João_SnookerPlanet
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 791
Registado: 09/Jan/2009, 17:08
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 2009
Taco de Jogo: John Parris Special
Taco de Abertura: Mezz... brevemente
Taco de Jump: Mezz... brevemente
Modalidades: Snooker, Pool, American Pool e English 8 Ball
Taqueira: John Parris Leather

Re: Escândalo no snooker - John Higgins

Mensagempor João Barroso » 03/Mai/2010, 22:21

Esta tese parece-me bastante mais verosímel uma vez que, agora que está um australiano na ribalta por boas razões, não nos podemos esquecer do "recente" caso do Quinten Hagg... Além de que a quantia referida me parece demasiado baixa para fazer o Higgins cair em tentação!...
Avatar do Utilizador
João Barroso
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 201
Registado: 19/Jan/2008, 15:53
Jogador desde:: 2004

Re: Escândalo no snooker - John Higgins

Mensagempor nmcanhao » 04/Mai/2010, 00:38

João_SnookerPlanet Escreveu:Caros foristas,

Apesar de não estar a par da totalidade dos acontecimentos e pormenores deste "escândalo", tenho uma teoria sobre este assunto, que pode ser ou não verdadeira, mas que, a meu ver, faz algum sentido.

Na minha opinião, John Higgins e o seu manager podem não estar totalmente isentos de culpas, mas penso que não são eles os principais responsáveis disto, muito longe disso. Como sabem, existem pessoas por aí fora que, por várias razões ou simplesmente por pura estupidez, detesta o snooker e quer acabar com este desporto, pelo menos a nível profissional, onde recebe atenção mediática. Estes noticiários sensacionalistas como "News of the World" (esta cambada de imbecis que inventam histórias, armam escândalos a torto e a direito para terem atenção e protagonismo) podem muito bem ter essa intenção de denegrir o snooker que, para quem não conhece realmente este desporto, tem geralmente uma visão de que é um jogo "boring" e sem emoção, querendo desviá-lo das atenções mediáticas. O snooker já foi um dos desportos mais mediáticos do UK (nos anos 80) e com esta chegada de Barry Hearn e a possível "revolução" que se aproxima, existia a probabilidade do snooker começar, gradualmente, a ganhar novamente protagonismo e popularidade. Após ter sido derrotado do Campeonato do Mundo, John Higgins e Pat Mooney dirigiram-se à Ucrânia para tratar de assuntos ligados à World Series of Snooker. Já em Kiev, terão sido surpreendidos por homens que lhes ofereceram uma possibilidade de dinheiro fácil. Provavelmente um pouco assustados, suspeitando que estes indivíduos pudessem estar ligados à máfia russa, Higgins e Mooney resolveram não dar grande resistência e foram na conversa dos indivíduos. Reuniram-se num local onde o vídeo foi filmado, discutindo as condições deste contrato e o valor a receber que, obviamente, nem sequer exisitia. Ora estes indíviduos não eram da máfia russa, mas sim jornalistas, se é que isto se podem chamar jornalistas, do abominável "News of the World" que pretendiam arranjar uma "bomba" para poderem ter toda a atenção e protagonismo de que tanto gostam. Ora, nada melhor do que apanhar em flagrante o campeão do mundo e principal referência actual do snooker, supostamente envolvido num esquema destes, publicando a notícia precisamente durante a final do Campeonato do Mundo, retirando todas as atenções da mesma. Infelizmente, Higgins e Mooney cairam na armadilha como dois patinhos e, agora, eles e o snooker em si estão numa situação complicadíssima, que poderá acarretar problemas de enorme gravidade. É triste coisas destas acontecerem e, sinceramente, acho que se deveria investigar muito bem esta situação e, caso isto que estou a supor seja verdade (ou parcialmente), há que tomar medidas sérias e punir esses pseudo-jornalistas e tentar restabelecer a boa imagem que John Higgins tinha no mundo do snooker, que hoje em dia está completamente denegrida por esta lamentável situação. Já se viram casos bem piores e com castigos menores (se é que houve verdadeiros castigos) e, a não ser que Higgins seja realmente culpado e grande responsável por isto, o escocês deveria, a meu ver, ser permitido de continuar a jogar e de exercer a sua actividade como embaixador e promotor da modalidade.



ESPEREMOS QUE SEJA VERDADE PARA O BEM DO SNOOKER .... A MIM NINGUEM ME TIRA UMAS HORAS DE SONO A MENOS PARA VER ESTA FINAL .... ESTÃO MUITO NERVOSOS E CANSADOS MAS MESMO ASSIM VALE APENA...
NUNO CANHÃO
nmcanhao
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 1034
Registado: 08/Jun/2007, 01:51
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 2004
Taco de Jogo: Predator 5K3 Vara 314`2
Taco de Abertura: Break Jump Fury
Modalidades: 8-Ball 9-Ball
Taqueira: MEZZ SOFT CASE 4/8

Re: Escândalo no snooker - John Higgins

Mensagempor João_SnookerPlanet » 04/Mai/2010, 13:40

Eis as primeiras declarações de John Higgins sobre esta situação:

"Can I say that I have never been involved in any form of snooker match-fixing. In my 18 years playing professional snooker I have never deliberately missed a shot, never mind intentionally lost a frame or a match.

"In all honestly I became very worried at the way the conversation developed in Kiev. When it was suggested that I throw frames in return for large sums of money, I was really spooked. I just wanted to get out of the hotel and onto the plane home.

"I didn't know if this was the Russian Mafia or who we were dealing with. At that stage I felt the best course of action was just to play along with these guys and get out of Russia (sic).

"Those who know me are aware of my love for snooker and that I would never do anything to damage the integrity of the sport I love. My conscience is 100% clear."
"At his best he was the best. That night in 1999 he confirmed his status as the greatest player who ever lived" Dave Hendon

João Esteves da Silva

http://www.bsa.pt
Avatar do Utilizador
João_SnookerPlanet
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 791
Registado: 09/Jan/2009, 17:08
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 2009
Taco de Jogo: John Parris Special
Taco de Abertura: Mezz... brevemente
Taco de Jump: Mezz... brevemente
Modalidades: Snooker, Pool, American Pool e English 8 Ball
Taqueira: John Parris Leather

Re: Escândalo no snooker - John Higgins

Mensagempor nmcanhao » 04/Mai/2010, 13:52

João conhecendo os tabloides ingleses como são é bem provável que seja verdade e que este pobre coitado tenha sido apanhado nesta malha de jornalistas mafiosos , tenho pena que isto aconteça mas as autoridades devem fazer uma investigação bem cuidada e a ser verdade esses joranlista deveriam ser responsabilizados e ficarem sem licença profissional .... no minimo...

Vamos esperar para ver , agora é certo que o Snooker perde com isto tudo isso é verdade....

Abraço
NUNO CANHÃO
nmcanhao
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 1034
Registado: 08/Jun/2007, 01:51
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 2004
Taco de Jogo: Predator 5K3 Vara 314`2
Taco de Abertura: Break Jump Fury
Modalidades: 8-Ball 9-Ball
Taqueira: MEZZ SOFT CASE 4/8

Re: Escândalo no snooker - John Higgins

Mensagempor Jose Almeida » 20/Mai/2010, 20:49

É lamentável, como é o snooker e com o impacto que a modalidade está a ter ainda pior, mas infelizmente é daquelas coisas que acontecem várias, até no Pool isso acontece, equipas que pagam a outras para favorecer, enfim...é triste mas é a realidade.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Jose Almeida
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 482
Registado: 16/Fev/2007, 13:26
Jogador desde:: 0

Re: Escândalo no snooker - John Higgins

Mensagempor SCS » 28/Mai/2010, 14:55

Boas

Para mim esta conversa do Higgins é treta, não é ele o principal responsavel, mas não é isento de culpas. Esta conversa é igual á do Carlos Cruz no caso casa pia , ninguém foi.....

A seguir ainda vai dizer que quem aceitou o dinheiro fui eu....

teve medo da máfia??? teve tanto medo que aceitou logo, para mim se fosse um gajo integro e nunca tivesse feito isto antes não aceitava assim....

enfim.... cada um come o que quer, essa do Higgins ser inocente eu não como nem com mostarda.
Do you know what my favorite part of the game is? The opportunity to play.

Bruno "the pearl" Penteado
Avatar do Utilizador
SCS
Utilizador Profissional
Utilizador Profissional
 
Mensagens: 161
Registado: 14/Mai/2010, 01:50
Jogador desde:: 2010
Taco de Jogo: Mezz 705R
Taco de Abertura: Mezz Power Break Pro
Taco de Jump: Mezz Air Drive
Modalidades: 8,9&10 ball
Taqueira: Mezz MLC 35

Re: Escândalo no snooker - John Higgins

Mensagempor João_SnookerPlanet » 08/Set/2010, 17:22

John Higgins foi considerado "Inocente" e regressará ao snooker a partir do próximo mês de Novembro. No entanto será multado em 75.000£ por não ter revelado imediatamente à World Snooker a situação em que esteve envolvido e por dar a entender de forma intencional a outras pessoas que estava a colaborar em actos corruptos.
"At his best he was the best. That night in 1999 he confirmed his status as the greatest player who ever lived" Dave Hendon

João Esteves da Silva

http://www.bsa.pt
Avatar do Utilizador
João_SnookerPlanet
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 791
Registado: 09/Jan/2009, 17:08
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 2009
Taco de Jogo: John Parris Special
Taco de Abertura: Mezz... brevemente
Taco de Jump: Mezz... brevemente
Modalidades: Snooker, Pool, American Pool e English 8 Ball
Taqueira: John Parris Leather

Re: Escândalo no snooker - John Higgins

Mensagempor Joao Rodrigues » 09/Set/2010, 09:10

Ora ai está um boa exemplo a ser seguido por outras federações.

+/- € 90.000 de multa.

Toma lá
João Rodrigues
:sporting Sempre
Viva cada dia como se fosse o último. Um dia acertas
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 611
Registado: 07/Fev/2007, 12:59
Localização: Lisboa

Re: Escândalo no snooker - John Higgins

Mensagempor João Fonseca » 09/Set/2010, 10:11

Joao Rodrigues Escreveu:Ora ai está um boa exemplo a ser seguido por outras federações.

+/- € 90.000 de multa.

Toma lá


E o que são € 90.000 para estes senhores ?....São trocos !!

É sem dúvida uma decisão inteligente por parte da federação internacional, pois ninguém mais do que eles está interessado em que o snooker tenha boa imagem, e estar a condenar um dos principais embaixadores do jogo por corrupção era dar um enorme tiro no pé, numa modalidade que hoje em dia já move muitos milhões.

Agora se ele está de facto inocente ou não...isso já é outra história !! :duvida :duvida
João Fonseca
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 415
Registado: 07/Jun/2007, 22:57
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 2003

Re: Escândalo no snooker - John Higgins

Mensagempor Joao Rodrigues » 09/Set/2010, 10:40

Ora viva, amigo João.

Tens razão......inocente......?!?!?!?!?

Mas o que eu quis dizer foi o seguinte:

Ex.
No futebol os jogarores são multados quando levam cartões amarelos/vermelhos em importancias que comparativamente com o que ganham, não têm expressão.
Qualquer atitude menos própria, toma lá € 5.000 de multa.
O que é isto para eles???? Em muitos casos nem chega a 3% do vencimento liquido.
Não faz sentido.
É certo e sabido que o snooker move milhões mas, € 90.000 é puxado.
Quanto ganha o Higgins por mês?
€ 20.000 / € 30.000 ? Não sei.
Assim custa. É para aprender e um exemplo a ser seguido por outras federações.

Abraço
João Rodrigues
:sporting Sempre
Viva cada dia como se fosse o último. Um dia acertas
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 611
Registado: 07/Fev/2007, 12:59
Localização: Lisboa

Re: Escândalo no snooker - John Higgins

Mensagempor João_SnookerPlanet » 09/Set/2010, 11:34

É um facto que o snooker já foi um desporto que envolveu muito dinheiro, mas agora milhões nunca foi bem o caso. Em 2003 o snooker atingiu o seu auge em termos de prémios e se compararmos os valores dessa época com os da realidade actual, só os do Campeonato do Mundo é que se mantém mais ou menos semelhantes. É natural que ainda hoje em dia os jogadores mais acima no ranking ganhem bastante dinheiro, mas este é sobretudo graças a contratos mediáticos e patrocínios, vindos principalmente da China, pois com as poucas provas que há para disputar (só esta época é que as coisas começaram a evoluir num sentido positivo), é difícil que alguém amealhe grandes quantidades de dinheiro e muito menos milhões. Só para dar uma ideia, Barry Hawkins, um jogador que já chegou a ser top 16 e ainda hoje está lá bem perto, atravessou há bem pouco tempo uma grave crise financeira, por se dedicar exclusivamente ao snooker e o dinheiro que aqui ganha não ser suficiente para sustentar a família e as suas despesas. Por isso, embora não falte dinheiro a John Higgins, este acaba por ser um castigo bastante pesado.

O snooker nunca foi um desporto "milionário" (como muita gente pensa), mas já existiram alturas onde estes fantásticos jogadores tinham prémios "minimamente" merecidos tendo em conta o grau de dificuldade e a dedicação que este desporto implica. Falo da época 2002/03, onde para além de haver um vasto leque de torneios para os jogadores competirem, os prémios foram os mais elevados de sempre, sendo que, por exemplo, o total de prize money do Masters para esta época, correspondia a mais do dobro daquele que foi verificado nas últimas edições; no Welsh Open, o total de prize money chegava ao triplo. Estes os dois torneios (que, infelizmente, se encontram completamente descredibilizados hoje em dia) onde a diferença é maior, mas, também, nos outros os prémios eram mais altos do que agora e, principalmente, as oportunidades eram muito maiores. Para além de tudo o que estava em jogo nos torneios, os patrocínios traçavam metas para os jogadores ao início da época que, caso as alcançassem, seriam recompensados com carros topo de gama, casas, etc. Bons tempos...
"At his best he was the best. That night in 1999 he confirmed his status as the greatest player who ever lived" Dave Hendon

João Esteves da Silva

http://www.bsa.pt
Avatar do Utilizador
João_SnookerPlanet
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 791
Registado: 09/Jan/2009, 17:08
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 2009
Taco de Jogo: John Parris Special
Taco de Abertura: Mezz... brevemente
Taco de Jump: Mezz... brevemente
Modalidades: Snooker, Pool, American Pool e English 8 Ball
Taqueira: John Parris Leather

Próximo

Voltar para Snooker

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes