A melhor era do snooker em termos de qualidade - debate

Tudo sobre o snooker...

A melhor era do snooker em termos de qualidade - debate

Mensagempor João_SnookerPlanet » 31/Mar/2009, 17:18

Caros foristas
Agora gostaria de saber a vossa opinião em relação à "era" do snooker que acham ter tido melhor qualidade em termos de jogadores e exibições.

Terá sido a época de Joe Davis e companhia ?
Os anos 70, em que o snooker começou a expandir-se ?
Os gloriosos anos 80, em que o snooker atingiu o seu auge em termos de popularidade e Steve Davis dominou ?
A primeira metade dos anos 90, que Stephen Hendry mostrou ser inigualável ?
A segunda metade dos anos 90 e a primeira metade da década actual, em que os "4 mestres" dominaram ?
Ou será a era actual ?

Dêm a vossa opinião...
"At his best he was the best. That night in 1999 he confirmed his status as the greatest player who ever lived" Dave Hendon

João Esteves da Silva

http://www.bsa.pt
Avatar do Utilizador
João_SnookerPlanet
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 791
Registado: 09/Jan/2009, 17:08
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 2009
Taco de Jogo: John Parris Special
Taco de Abertura: Mezz... brevemente
Taco de Jump: Mezz... brevemente
Modalidades: Snooker, Pool, American Pool e English 8 Ball
Taqueira: John Parris Leather

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: A melhor era do snooker em termos de qualidade - debate

Mensagempor Luís Telha » 01/Abr/2009, 04:16

Boas.
Nota prévia
Só "recentemente" começamos a ter possibilidade de acompanhar esta vertente de taco, através da Eurosport, uma vez que nos dedicámos, em Portugal, a outras vertentes. Assim, penso que a maioria das pessoas não tem noção do que era o snooker no início da sua "era moderna" (anos 70) para poder comparar com o que se vê hoje.
É decerto um bom exercício a busca de jogos, por exemplo, no YouTube, para se poder analisar a forma como os jogadores, de alto nível, naturalmente, abordavam o jogo há 20/30 anos, e como o fazem agora.
Mais pontos
Em meu entender, a melhor forma de observar a evolução do snooker, prende-se com a análise do número de pontos que cada jogador, em cada jogada ofensiva, consegue ir acumulando ao longo das partidas. Note-se, por exemplo, que vários jogadores da actualidade têm já no seu currículo tacadas de 147 pontos, e em cada torneio as tacadas superiores a 100 são uma constante.
Globalização
Por outro lado, a globalização chegou também ao snooker. Para além da Grã-bretanha, outros países começam a ter jogadores de top. Será que se em Portugal existissem condições para a prática desta modalidade (a nível logístico e de "escola"), não teríamos neste momento um ou mais jogadores a aparecerem regularmente na TV?
O melhor
Em todas as modalidades são sempre recorrentes as perguntas: Quem foi o melhor de todos os tempos?; Qual a época em que houve maior competitividade?; Quando atingiu este jogo o melhor nível?
O snooker não foge naturalmente à regra, mas penso que, como em todos os restantes desportos, a evolução, até em termos dos materiais utilizados e da forma de organização das modalidades, não permite, de forma objectiva, imaginar jogadores de outros tempos a jogar com os actuais, para daí se aferir da qualidade de jogo.
Nota final
Espero ter contribuído para este "debate" com este tópicos, que me parece interessante, pedindo desde já aos restantes amigos do fórum que intervenham de forma cordial e didáctica, e que justifiquem com os vossos conhecimentos as opiniões que forem dando, tentando, dentro do possível, fugir às opiniões sectárias e redutoras que algumas vezes poluem os tópicos que verdadeiramente tentam dinamizar a nossa troca de ideias sobre as diversas vertentes de taco.
Abraço,
LT
Luís Telha
Utilizador Profissional
Utilizador Profissional
 
Mensagens: 174
Registado: 17/Jul/2007, 13:48
Localização: Alcochete
Jogador desde:: 2006

Re: A melhor era do snooker em termos de qualidade - debate

Mensagempor João_SnookerPlanet » 01/Abr/2009, 11:06

Obrigado pela sua particpipação coerente neste tópico.
É verdade que hoje em dia o material utilizado é de longe o melhor, para além deste novo pano de competição rápido da Strachan e dos tacos (que não sendo muito diferentes dos usados antigamente, foram desenvolvidos alguns modelos com avançada tecnologia como o Gravity Cue ou o Acuerate cue com reduzida deflecção, apesar da maioria dos jogadores continuar a usar os tacos tradicionais), temos principalmente as bolas Aramith Tournament Pro, que são de longe as melhores alguma vez usadas (quando joguei com umas pela primeira vez, achei que nunca mais seria capaz de jogar com outras). Por isso e, também, por outras circunstâncias de épocas, não se podem comparar com exactidão as diversas "eras" do snooker. Eu vejo snooker desde 2003, mas quando começei a interessar-me mais (por volta de 2006), começei a pesquisar sobre o passado e encontrei imensa informação, tanto no youtube (que tem inúmeros vídeos de todas as épocas, com os grandes jogadores em acção), através de livros e, também, de muitos artigos que encontrei na net; em breve irei encomendar uma colecção de Dvds com vários momentos da carreira de Stephen Hendry, que é o meu jogador favorito e, na minha opinião, de longe o melhor de todos os tempos.
Como referiu e eu concordo plenamente, é muito difícil comparar épocas, mas se tivesse de escolher uma, seria sem dúvida a época, mais ou menos, de 1995 a 2005, em que tivémos Stephen Hendry, John Higgins, Ronnie O'Sullivan e Mark Williams em grande destaque e o snooker atingiu sem dúvida o seu auge em termos de qualidade dos jogos e de competitividade. Discordo com as pessoas que dizem que o snooker hoje em dia está melhor do que nunca nestes dois aspectos, pois a queda de vários jogadores, principalmente de Stephen Hendry e Mark Williams, mas também de Ken Doherty, Stephen Lee, etc. e a morte de Paul Hunter, levaram a que exista hoje em dia um reduzidíssimo número de jogadores com verdadeiro "estofo de campeão" como Hendry e Williams tinham e O'Sullivan e Higgins ainda têm. Temos outros jogadores, como Murphy, Maguire, Selby, Carter, etc. que não deixam de ser grandes jogadores, mas não possuem, nem de perto nem de longe, aquele instinto "matador" dos "4 mestres de 1995-2005".
"At his best he was the best. That night in 1999 he confirmed his status as the greatest player who ever lived" Dave Hendon

João Esteves da Silva

http://www.bsa.pt
Avatar do Utilizador
João_SnookerPlanet
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 791
Registado: 09/Jan/2009, 17:08
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 2009
Taco de Jogo: John Parris Special
Taco de Abertura: Mezz... brevemente
Taco de Jump: Mezz... brevemente
Modalidades: Snooker, Pool, American Pool e English 8 Ball
Taqueira: John Parris Leather


Voltar para Snooker

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes