'Tai Chi' Pool

Táctica, estratégia e conselhos!
Vamos a melhorar o nosso Pool!!

Moderadores: Antonio Neves, Nuno Miguel

'Tai Chi' Pool

Mensagempor Sérgio Mendes » 30/Out/2012, 12:34

'Tai Chi' Pool
Ou como o mestre zen no Zen na Arte de Tiro com Arco, "deixar o tiro atirar por si."

Mosconi escreveu sobre a tacada, "suave e ainda mais suave".
Ele também relacionou como um exemplo de como uma tacada suave pode ainda enviar a bola objeto à volta da mesa para atingir todas as 4 tabelas.
Embora ele tenha jogado 14+1 (straight pool), o seu conselho ainda representa a maioria dos outros jogos também.

Tentar pensar através de um padrão de rotação onde cada jogada será "macia".

Ao passar por toda uma sequência como planeado, terminar o jogo realmente se sente sem esforço. Todas macias, silenciosas e rolar das bolas brancas.

Fácil esquecer que as bolas são redondas e gostam de rolar.

Ao fazer o posicionamento sem atingir fortemente as bolas, isso oferece uma série de evidências para a afirmação de que se está a gerar os ângulos bem.


"Suave e ainda mais suave" não quer dizer que é um método absoluto e única forma de jogar, mas mais uma técnica como prática. A ideia é tentar melhorar o jogo de cada um, melhorando os padrões. Obviamente, é preciso ter todo o espectro de jogadas para ser um bom jogador.

Uma coisa que se nota ao praticar desta forma é que o movimento bola branca é maior. Para se ter um atingir macio, não se pode executar jogadas de parar (em linha reta ou na diagonal) com qualquer distância significativa entre a bola branca e a bola objecto. Ao reparar nisso, outra forma para para praticar a seleção do padrão é ir para os padrões com o minímo movimento da bola branca. Isso seria um outro tipo de exercício, que é, provavelmente, um método de prática mais comum.

Outra forma de praticar a seleção de padrão seria ir para um som alto em cada jogada. Isto significa que os ângulos teram de ser menores.
For once you have tasted flight you will walk the earth with your eyes turned skywards, for there you have been and there you will long to return.
Leonardo da Vinci
Avatar do Utilizador
Sérgio Mendes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 403
Registado: 22/Mar/2007, 18:45
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 1997
Modalidades: 8, 9 e 10

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: 'Tai Chi' Pool

Mensagempor João E. Silva » 10/Jan/2013, 02:38

Fantástico post, vale a pena ler e reler... obrigado! ;-)

:palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss
João E. Silva
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 29
Registado: 28/Jul/2012, 23:32
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 2009
Taco de Jogo: Acuerate
Taco de Abertura: Mezz Power Break II
Taco de Jump: Mezz Air Drive
Modalidades: Snooker e Pool
Taqueira: Mezz soft 4x8

Re: 'Tai Chi' Pool

Mensagempor João E. Silva » 10/Jan/2013, 03:02

Aqui está um aspecto que passa ao lado de muitos e bons jogadores, mas que na minha opinião se trata do pormenor mais fascinante em todas as modalidades de bilhar.

Este é precisamente o método que todos os grandes profissionais de snooker usam, a suavidade pura (na TV já dá para ter uma percepção, mas ao vivo é que se realmente sente a diferença, principalmente através do ruído absolutamente delicioso que as bolas fazem).
Como se costuma ensinar (mas cuja execução requer um estado mental absolutamente perfeito, praticamente Zen), é deixar o taco trabalhar sozinho, deixá-lo fluir, entrando pela bola branca a dentro, através de uma aceleração gradual que atinge o seu pico precisamente a partir do momento do impacto; o braço apenas serve para o direccionar e manter sob controlo.

Um dos melhores exemplos que se pode dar são mesmo aquelas bolas longas no snooker, algumas a uns 3 metros de distância, jogadas a puxar. Vemos os profissionais fazerem isto e ficamos boquiabertos, pois muitas vezes parecem-nos bolas praticamente impossíveis. Mas longe disso, aplicando precisamente este método (e um pano rápido também ajuda, e muito!) estas bolas conseguem-se fazer com alguma regularidade. É uma questão de nos conseguirmos libertar do facto da bola estar muito longe e precisar de uma enorme entrada na branca, o que, na maioria das vezes, origina, inconscientemente, uma aplicação desmedida de força e movimento corporal na tacada, que resulta sempre em desastre. Se conseguirmos chegar a um estado mental em que, independentemente da distância da bola e da entrada na branca necessária, conseguimos sentir conforto e abordar todas as bolas da mesma forma, variando apenas a abertura do movimento do braço (depois o balanço do taco, suave e gradual, só por si é suficiente), todas estas tacadas se tornam naturais é com enorme prazer que sentimos a suavidade do movimento, a perfeição do timing da tacada e a sensação maravilhosa da entrada na bola branca e da mesma a recuar, num trajecto total que pode chegar à incrível distância de 6 metros (se for uma bola a 3 metros puxada para trás a toda a sua distância)...

Esta é a verdadeira maneira de jogar (seja pool, seja snooker ou outra modalidade). A força é adversa à precisão e, portanto, naturalmente que aplicando este método, conseguimos ser infinitamente mais precisos, tanto a embolsar, como também na colocação da bola branca, para além de, na minha opinião, esta ser a forma que mais prazer permite extrair do jogo.

Este movimento absolutamente suave e fluído é uma sensação absolutamente única e nos momentos em que conseguimos por isto em prática, parece que estamos a tacar noutra dimensão. E apesar de toda esta conversa parecer algo "complicado", isto acaba por não ser assim tão difícil de executar. A grande dificuldade reside sim em conseguir atingir e, principalmente, manter esse tal estado de perfeição (Zen) a nível mental, que regula tudo aquilo que executamos na mesa, independentemente do nosso conhecimento, habilidade e técnica.
João E. Silva
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 29
Registado: 28/Jul/2012, 23:32
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 2009
Taco de Jogo: Acuerate
Taco de Abertura: Mezz Power Break II
Taco de Jump: Mezz Air Drive
Modalidades: Snooker e Pool
Taqueira: Mezz soft 4x8

Re: 'Tai Chi' Pool

Mensagempor antonio joão silva » 10/Jan/2013, 03:53

ok. Depois de ler, com certeza que amanhã quando acordar vou jogar mil vezes melhor...
Um abraço e continuem a jogar assim :smt028
Billiard Balls Cleaning Machine
Garantia Vitalicia

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/ ... 2760_n.jpg

O Toni Jony tráta das suas bolas
E ficam como novas...
podem pedir uma demonstração

926141294
Avatar do Utilizador
antonio joão silva
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 298
Registado: 27/Set/2010, 16:53
Localização: linda-a-velha
Jogador desde:: 1986
Taco de Jogo: falcon
Taco de Abertura: não tenho
Taco de Jump: Sem Marca
Modalidades: Pool 8,9,10,e outros
Taqueira: Não tenho

Re: 'Tai Chi' Pool

Mensagempor Pedro T. Carvalho » 10/Jan/2013, 13:00

Bom texto de entrada e excelente comentário João.

A ideia ficou clara, agora falta conseguir chegar ao ponto!!!!

Abraço
Avatar do Utilizador
Pedro T. Carvalho
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 275
Registado: 06/Out/2010, 09:05
Jogador desde:: 2010
Modalidades: pool em geral


Voltar para A aprender...

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes