Gerar mais potência a partir da rotação

Táctica, estratégia e conselhos!
Vamos a melhorar o nosso Pool!!

Moderadores: Antonio Neves, Nuno Miguel

Gerar mais potência a partir da rotação

Mensagempor Sérgio Mendes » 22/Ago/2012, 16:55

Gerar mais potência a partir da rotação do quadril - das Artes Marciais

Uma das lições importantes de treino de artes marciais é a capacidade de usar a rotação do quadril, como forma de gerar energia e velocidade para o máximo impacto.

Os praticantes de artes marciais sabem que os quadris são onde o "centro de gravidade" do corpo está localizado. Ele empresta equilíbrio e estabilidade para cada movimento. A parte inferior do corpo está desenhada para potência – a parte superior para sutileza.

Se conseguir traduzir esse conhecimento para um melhor balanço, vai se estar abençoado com potência e precisão.


Aqui estão algumas dicas para começar:

Rotação do quadril é a chave para um balanço poderoso.

A primeira coisa que se precisa saber sobre a rotação, é que não vai conseguir uma rotação sem falhas até que se desenvolva a estabilização e força na parte inferior do corpo.

Para ter a parte superior do corpo em sincronia, certifique-se de estar em linha recta com os ombros puxados para trás, para facilitar esse movimento perfeito de balanço a partir do ombro ao invés do cotovelo.

Praticar rodando os ombros o mais para trás possível, com o tronco a actuar como articulação.
Se você é destro, pode ver o ombro esquerdo alinhado com o queixo.

Ombros fortes e abdominais bem condicionados são uma mais valia para maximizar o momento de torção, minimizando as forças de distorção no quadril, que pode levar a desequilíbrios e lesões.

Melhores jogadores iniciam a descida do balanco para a frente com os poderosos músculos dos abdominais e quadris. Uma vez que o impulso desejado é gerado pela parte inferior do corpo, eles utilizam os músculos do braço para efectivamente "afinar" o balanço.

Jogadores recreativos, por outro lado, usam os músculos do braço logo desde o início. Como resultado, eles são incapazes de recrutar a potência latente dos músculos na sua parte inferior do corpo, enquanto os músculos do braço trabalham com um esforço extra ambos para a potência e orientar o taco. Não admira que leva a um balanço instável e inconsistente!

Muitos jogadores empregam mecânicas de balanço defeituosas, o que na verdade dissipa a energia gerada pela parte inferior do corpo, antes de ser transmitida para a parte superior do corpo.
Jogadores amadores mostram uma maior tendência para os movimentos que roubam momento de balanço, como ao deslizar da anca e flexão lateral.

A razão muitas vezes pode ser atribuída à diminuição da amplitude de movimento nas articulações do quadril. Muitas vezes, o processo de envelhecimento ou um estilo de vida sedentário pode levar a perder alguma rotação interna da articulação do quadril. Esta condição pode ser ajudada com alongamentos e exercícios de fortalecimento que visam os flexores do quadril, adutores do quadril (parte interna da coxa e virilha), adutores do quadril (parte externa da coxa ou nos quadris) e os glúteos (nádegas).

Para mais informações, consultar: Conceitos básicos da biomecânica do desporto.
http://www.exercisephysiologists.com/BiomechanicalCONCEPTS/index.html
For once you have tasted flight you will walk the earth with your eyes turned skywards, for there you have been and there you will long to return.
Leonardo da Vinci
Avatar do Utilizador
Sérgio Mendes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 403
Registado: 22/Mar/2007, 18:45
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 1997
Modalidades: 8, 9 e 10

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Voltar para A aprender...

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes