Tenacidade mental

Táctica, estratégia e conselhos!
Vamos a melhorar o nosso Pool!!

Moderadores: Antonio Neves, Nuno Miguel

Tenacidade mental

Mensagempor Sérgio Mendes » 05/Ago/2012, 01:00

O que é que aconteceu a tocar guitarra ou piano?
Já sei, vai para o ca..lho, não tenho tempo.



Opção A: Béu béu, béu béu

Opção B: Ler uma vez.

O que é a tenacidade mental e como a desenvolver?

O que é a tenacidade mental?

Citações de atletas:
"Não pode ser um bom nadador, sem ser mentalmente forte. Não conseguiria chegar ao fim de um único treino, se não o fosse. Os nadadores devem ter a capacidade mental de deixar ir o que o corpo sente e se concentrar na corrida, na braçada, ou qualquer outra coisa que os ajude a terminar a corrida."
– Sally Anderson, Natação e Mergulho

"Tenacidade mental é não deixar ninguém quebrá-lo."
– Jimi Mitchell, Futebol

"Tenacidade mental é não ser afectado por qualquer coisa mas no que está a acontecer no jogo ou competição, não importa o que os treinadores, outros jogadores, ou árbitros estão a fazer. É ser capaz de bloquear o que não é importante."
– Jenny Brenden, Basquetebol Feminino

Definição: Tenacidade mental é ter a natural ou desenvolvida psicológica vantagem que permite:
- Geralmente lidar melhor que os seus oponentes com as muitas demandas (por exemplo, competição, treino, estilo de vida) que são colocados sobre você ao desempenhar;
- Especificamente, ser mais consistente e melhor do que seus adversários em ficar determinado, focado, confiante, resistente, e no controlo sob pressão.

Principais características psicológicas associadas a atletas de alta competição mentalmente fortes:
• Auto-confiança:
• Ter uma crença inabalável na sua capacidade de atingir as metas da competição
• Qualidades únicas que o fazem melhor do que os seus adversários.

• Motivação:
• Ter um desejo insaciável e motivação interna para ter sucesso (você realmente tem que querer isso)
• Capacidade de se recuperar dos revezes de desempenho com acrescida determinação para ter sucesso.

• Foco:
• Manter-se totalmente focado na tarefa em mão face a distracções específicas da competição
• Capaz de mudar o foco, ligar e desligar conforme necessário
• Não ser negativamente afectado por outros desempenhos ou as suas próprias distracções internas (preocupação, vibração da mente negativa).

• Compostura / Lidar com a pressão:
• Capaz de recuperar o controlo psicológico na sequência de acontecimentos inesperados ou distracções
• Prosperar na pressão da competição (abraçando a pressão, entrando no momento)
• Aceitar que a ansiedade é inevitável na competição e saber que você pode lidar com ela.

Componente-chave da resistência mental é aprender a condicionar a sua mente a pensar com confiança e ser capaz de superar a negatividade da frustração / auto-crítica (reformulação da auto-fala para o que você deseja que ocorra)
• Não permitir a frustração de minar a sua confiança ou foco.

Importância de Atitude Positiva:
"Você pode programar-se para ter uma atitude positiva. Atitude positiva é uma disciplina ... e quanto mais você enfrenta a adversidade, o mais positivo você tem que ser. Atitude positiva ajuda a construir confiança e auto-estima ."
– Rick Pitino, treinador de beisebol

Desenvolvimento da Tenacidade Mental
1. Começa com a atitude certa e estado de espírito (saber do que o núcleo da sua confiança é feito):
• A confiança vem em saber que se está preparado e ter uma crença inabalável nas suas habilidades para alcançar os objectivos pretendidos
• Também ligada à mentalidade de ser um "Guerreiro Competitivo"
• Jerry Lynch: "A confiança é sobre quem o coloca em risco, quem tem a coragem de competir como um guerreiro sem medo do fracasso"
• Coragem para deixar tudo em campo, jogar com o coração, determinação e foco total.

2. Programe a sua mente para o sucesso antes do tempo com afirmações e expectativas positivas
• Espere o melhor de si; afirmar o que é que você vai fazer para ser bem sucedido
o Com declarações confiantes orientadas para o objectivo que começam com "eu quero, eu posso, eu vou ..."
o Com o foco nas coisas que você quer que ocorram, ao invés de coisas que você tem medo que possam correr mal
• Visualize-se a realizar da forma que quer (confiante, energético, completamente focado).

3. Rotinar os seus comportamentos: Desenvolver uma rotina pré-desempenho sistemática que clica no desejado estado mental-emocional da mente (prática, pré-jogo, competição)
• Prática (é feito um compromisso individual a dar tudo o que tem em toda a prática – o que inclui fazer um compromisso de escutar, aprender, executar habilidades / exercícios com precisão e foco total)
• Pré-jogo de competição – desenvolver uma rotina sistemática para a dinâmica do ambiente e obter-se pronto
• Durante a competição (comprometer a estar mentalmente forte e ser um grande competidor durante todo o jogo).

4. Postura e Compostura: aprender a deixar ir os erros rapidamente se as coisas não vão como se pretende
• Peça fundamental do treino mental é sobre compensar, ajustar e confiar
• Se o plano A não funciona, ir para o plano B ou C
• Uso de "Pontos Focais" são eficazes para ajudar a chamar a atenção de volta para tarefa em mãos
• Seja persistente e mentalmente forte, não permitindo que a frustração mine a sua confiança / foco.

5. Assuma o controlo de conversa interna negativa: Reformular "pensamento fedorento" em sugestões orientadas por tarefas positivas
• Inicia com a consciência de situações que fazem ficar frustrado, apressado, intimidado, perder o foco – então reenquadrar a negatividade em positivas, mentalmente fortes auto-sugestões:
• Basquetebol: Em vez de "Eu não consigo fazer aquela jogada nem a minha vida dependesse disso", deixar ir, reformulá-lo de volta em algo mais positivo e orientado para tarefa " olhar bem para o cesto, vê-lo, senti-lo, confiar nele"
• Pressão num lançador de beisebol, "Eu não consigo obter a minha mudança a trabalhar hoje", reformulá-lo, dar um passo fora da borracha, respirar, reorientar, visualizar a sensação de um bom ponto de lançamento e prolongar, dizer para si mesmo "esta vai cair da prateleira"
• Jogador de hóquei em campo consumido com pensamentos negativos, preocupado em fazer asneira "Este jogador é tão rápido, não consigo me livrar dele", reformular – "ganhar a disputa, agressivo para a bola, fazer o simples"
• Bloqueio ineficaz no vôleibol – "continua a trazer, balanços agressivos, ler e reagir, voar para a bola"

6. Olhar para o fracasso como um trampolim para a realização futura:
• Abordagem dos campeões para superar adversidade: Jogar para ganhar em oposição a temer cometer erros
• Ele falhou 9.000 jogadas, falhou 26 lançamentos que ganhavam o jogo, perdeu 300 jogos - Michael Jordan, NBA 6 vezes Campeão do Mundo "Eu falhei vez e vez, e é por isso que eu tive sucesso"
• Focar no processo de competir bem, ganhar vai cuidar dele mesmo.

7. Seja um realizador de diferença, dê um passo em frente e tenha um desempenho de pico quando mais importa.
For once you have tasted flight you will walk the earth with your eyes turned skywards, for there you have been and there you will long to return.
Leonardo da Vinci
Avatar do Utilizador
Sérgio Mendes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 403
Registado: 22/Mar/2007, 18:45
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 1997
Modalidades: 8, 9 e 10

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: Tenacidade mental

Mensagempor Bruno Seno » 05/Ago/2012, 01:18

:palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :vencedor
Bruno Seno
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 49
Registado: 01/Jul/2012, 20:52
Jogador desde:: 2012
Taco de Jump: air jump predator
Modalidades: tic tic, 7pes
Taqueira: sem marca


Voltar para A aprender...

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante