Construindo confiança

Táctica, estratégia e conselhos!
Vamos a melhorar o nosso Pool!!

Moderadores: Antonio Neves, Nuno Miguel

Construindo confiança

Mensagempor Sérgio Mendes » 15/Jul/2012, 15:10

Opção A: O medo é energia. Usa-a.

Opção B: Ler 25 vezes 100 linhas.

“Confiança é o pré-requisito para a consistência ”

Muitos jogadores costumam chegar à frustração antes de atingir um nível de confiança.

Primeiro Passo: Identificar os maiores medos
É necessário identificar precisamente o que está a impedir ao jogador de se tornar no que se quer ser. Se ainda não se atingiu os objectivos pessoais ou expectativas pode ser possivelmente porque se tem algus profundos medos enraízados que estão a impedir de ser bem sucedido. Abaixo alguns medos comuns que todos temos:

Medo de falhar: A lembrar: Quanto mais se tem medo de fracassar, mais se irá falhar. Os grandes jogadores aprendem a ultrapassar este obstáculo cedo. Compreendem que quando estão com medo de falhar, os torna passivos na sua abordagem à mesa, e os vai impedir de assumir riscos que podem levar ao fracasso. Os grandes jogadores compreendem que absolutamente não existe forma que de poder melhorar o seu jogo quando se está a competir de forma passiva.

Medo do sucesso: Este é um medo comum que vai impedir jogadores de se tornarem campeões.
Muitos jogadores estão constantemente a focar na negatividade que virá com o seu sucesso. Alguns desses "negatividades" incluem a responsabilidade aumentou, as expectativas aumentaram, e maior exposição. Vamos olhá-los separadamente:

Expectativas mais elevadas
Talvez o seu campeonato vai começar a esperar que o jogador a execute bem a cada semana em cada jogo de cada partida. Muitos jogadores não gostam da pressão de ter que competir sempre no seu melhor, mas vamos ser honestos sobre o assunto, isso é o que os campeões fazem.

Uma maior responsabilidade
Os campeões entendem que eles são responsáveis pelos seus resultados. É sua a responsabilidade de melhorar e manter o progresso. Os jogadores que evitam essa responsabilidade normalmente parecem com preguiça ou complacência. Esta é apenas outra forma de que "o medo do sucesso" se disfarça.
Todos esses exemplos são projetados para que psicologicamente se ponha fora de realizar no seu melhor.

Medo de perder dinheiro: Este é outro medo comum. Alguns jogadores têm medo de perder o seu dinheiro num jogo a muito dinheiro, para não arriscar nada, e ganhar menos. Isso também pode levar aos jogadores a evitar torneios ou competição completamente. O jogador se torna mais passivo, tem menos riscos e ganha menos recompensas. Não se está a desculpar ou promover jogos a dinheiro. Pode-se colocar a sua reputação em jogo, se quiser, basta ser capaz de arriscar alguma coisa - qualquer coisa, mesmo que sejam só direitos de se gabar apenas. Esquivar da competição leva a lugar nenhum - RÁPIDO!

O medo da mudança: Os jogadores de pool são criaturas de hábito, e acredite, você não tem hábitos - eles têm você! Qualquer alteração ou interrupção nesses hábitos pode ser muito desconfortável para os jogadores que estão habituados à sua rotina de prática diária. A "mudança" pode ser boa (maior sucesso) ou má (diminuição do sucesso), mas uma certa percentagem de jogadores de pool tem medo de mudar de qualquer maneira. Estão muito confortáveis nas suas rotinas atuais e não estão abertos a sugestões. Alguns jogadores acreditam que sabem o que é melhor para o seu jogo e recusam toda e qualquer ajuda. Mais uma vez, isto é baseado em medo, e não em independência ou auto-suficiência.
É necessário primeiro identificar e compreender o que é que está a impedir de alcançar o sucesso, então pode-se encontrar formas de eliminar essas "desculpas", e avançar rumo à melhoria.

Segundo Passo: Dominar o medo
Como se domina o medo? Ao ser activo, em vez de passivo, na presença de medo. Muitos jogadores vêem o medo como algo que deve ser evitado. Eles fazem tudo ao seu alcance para ficar longe dele, ou evitá-lo totalmente. Isto é contraproducente. Os melhores jogadores colocam-se em situações onde o medo é intensificado, em que a ansiedade aumenta, e aprendem a sair dele ileso. São capazes de fazer isso porque aprendem a definir o medo de forma diferente do que os outros jogadores. Eles definem o medo como: Falsa evidência parecendo real. O que isso significa? Isso significa que eles vêem medo como algo que a sua mente criou; para eles é basicamente uma mentira. Por exemplo, a maioria dos jogadores de pool tem medo do fracasso. Ficam ansiosos, e acabam focando tanto em evitar o medo que acabam cometendo mais e mais erros. Os jogadores de topo entendem que a perda ou o fracasso é algo que eles não devem temer. Há uma probabilidade de que ganhar ou perder pode acontecer, e mesmo que percam, eles sabem que não é o fim do mundo. O medo é como um “brutamonte” que aluga espaço na sua cabeça. Esse “brutamonte” vai fazer com que fique assustado, tímido e passivo. A maior parte dos “brutamontes” vai desmoronar como migalhas obsoletas quando alguém os confronta. É a mesma coisa com medo. Você vai ganhar de volta o controlo quando perceber que o “brutamonte” (medo) não é nem metade tão intimidador como se pensou que era. Não evite o “brutamonte”, desafie-o na face!

Terceiro Passo: Identifique as suas maiores forças
Um dos exercícios mais importantes que se faz com um jogador de pool é quando se faz um inventório dos seus pontos fortes. O truque consiste em descobrir os pontos fortes que já possuem e construir o resto do seu jogo à volta deles. É importante permitir que os jogadores identifiquem estas forças, sem assistência. A partir daí é possível encontrar formas de maximizar esses pontos fortes e melhorar a sua eficácia. Muitos jogadores procuram conselhos sobre como reforçar a sua força mental. Após o inventário estar feito, geralmente percebem que há uma deficiência em outra área, tal como ética de trabalho ou motivação. É muito importante recriar precisamente uma situação ou ambiente que irá forçar o jogador a desenvolver essas fraquezas em forças. Ao fazer isso, é criada uma situação que irá provocar ansiedade, medo, distração, e o jogador vai certamente aprender com cada e todos os aspectos da situação.
Não importa quais são os seus pontos fortes como jogador de pool, deve sempre se esforçar para maximizá-los para o seu pleno potencial. Tentar corrigir e resolver os pontos fracos no seu jogo consome muito tempo e não tão eficaz quanto o uso dos pontos fortes que já possui.

Quarto Passo: Definir um plano de ataque
Muitos jogadores de pool demoram mais tempo a escolher do menu do McDonald’s do que fazem um plano de ataque para se tornar um melhor jogador de pool. Se é o tipo de jogador que compete numa base regular ao mais alto nível, então precisa de considerar seriamente mudar essa parte da sua personalidade. Se tornar-se mais confiante é o seu objetivo, é preciso sentar e escrever um plano sobre como se está a pensar em realizar esse objetivo. A sua confiança vai surgir de uma exposição gradual às situações de sucesso no jogo de pool. Isso não vai acontecer durante a noite. Da mesma forma que um fisiculturista lentamente constrói um músculo, esta é a mesma coisa que se vai fazer com a sua confiança. É gradual e incremental, e este é um ritmo necessário. Não é tanto sobre para onde se vai, também é preciso saber como se vai para lá. Ser específico nos seus planos. Quanto mais claro se está com a sua visão, mais fácil será torná-lo uma realidade.

Quinto passo: Medir o seu sucesso
Esta etapa é crucial para aumentar a sua confiança no jogo de pool. Para traçar o sucesso, é necessário medir com precisão e muitas vezes. Isso significa que se deve ser capaz de definir com precisão a confiança em termos comportamentais. Ao fazer isso, será capaz de medir com precisão a sua confiança à medida que cresce. Muitos jogadores evitam fazer isto, e até mesmo recusar a idéia. Algumas formas fáceis de medir a sua confiança incluem:

Medir a quantidade de vezes que competiu com verdadeira coragem e determinação (coisas que estão inteiramente sob o seu controlo, ao contrário de vitórias e derrotas)
• Medir as visitas ao salão de pool
• Medir as jogadas falhadas em relação às jogadas feitas
• Medir as altas sucessões de bolas, ou quantas partidas se consegue terminar em sucessão
• Medir como se posiciona de torneio para torneio (sem contar vitórias e derrotas)

Esta não é uma lista de tudo incluído. O ponto é simplesmente encontrar uma forma de medir o aumento da sua confiança. Lembrar de defini-lo através de meios que estão totalmente sob o seu controlo de modo que qualquer aumento ou diminuição no seu desempenho está diretamente ligada ao seu desempenho e nada mais!.
Avatar do Utilizador
Sérgio Mendes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 403
Registado: 22/Mar/2007, 18:45
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 1997
Modalidades: 8, 9 e 10

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: Construindo confiança

Mensagempor nuno bernardes » 15/Jul/2012, 16:50

:palmasss :palmasss :palmasss
F. P. P. P. A.
LAS VEGAS
Imagem
Avatar do Utilizador
nuno bernardes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 2299
Registado: 25/Mai/2007, 17:12
Localização: rio maior
Jogador desde:: 2005
Taco de Jogo: MCDERMOT
Taco de Abertura: SCORPION
Taco de Jump: MAD IN VEGAS
Modalidades: POOL
Taqueira: 4 X 2

Re: Construindo confiança

Mensagempor Sérgio Mendes » 15/Jul/2012, 18:19

Obrigado Nuno.

Quando fôr a Rio Maior vou jogar, comer e beber que nem um porco.
For once you have tasted flight you will walk the earth with your eyes turned skywards, for there you have been and there you will long to return.
Leonardo da Vinci
Avatar do Utilizador
Sérgio Mendes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 403
Registado: 22/Mar/2007, 18:45
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 1997
Modalidades: 8, 9 e 10

Re: Construindo confiança

Mensagempor nuno bernardes » 15/Jul/2012, 19:02

Sérgio Mendes Escreveu:Obrigado Nuno.

Quando fôr a Rio Maior vou jogar, comer e beber que nem um porco.


Como de costume o maior objetivo o convivio.
F. P. P. P. A.
LAS VEGAS
Imagem
Avatar do Utilizador
nuno bernardes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 2299
Registado: 25/Mai/2007, 17:12
Localização: rio maior
Jogador desde:: 2005
Taco de Jogo: MCDERMOT
Taco de Abertura: SCORPION
Taco de Jump: MAD IN VEGAS
Modalidades: POOL
Taqueira: 4 X 2

Re: Construindo confiança

Mensagempor Sérgio Mendes » 15/Jul/2012, 19:51

vero

Mas espera aí, quem é o convívio? O tipo que serve o porco ou as bebidas??
For once you have tasted flight you will walk the earth with your eyes turned skywards, for there you have been and there you will long to return.
Leonardo da Vinci
Avatar do Utilizador
Sérgio Mendes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 403
Registado: 22/Mar/2007, 18:45
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 1997
Modalidades: 8, 9 e 10

Re: Construindo confiança

Mensagempor nuno bernardes » 15/Jul/2012, 20:33

ALL....
F. P. P. P. A.
LAS VEGAS
Imagem
Avatar do Utilizador
nuno bernardes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 2299
Registado: 25/Mai/2007, 17:12
Localização: rio maior
Jogador desde:: 2005
Taco de Jogo: MCDERMOT
Taco de Abertura: SCORPION
Taco de Jump: MAD IN VEGAS
Modalidades: POOL
Taqueira: 4 X 2


Voltar para A aprender...

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante