Alguns artigos numerados

Táctica, estratégia e conselhos!
Vamos a melhorar o nosso Pool!!

Moderadores: Antonio Neves, Nuno Miguel

Alguns artigos numerados

Mensagempor Sérgio Mendes » 16/Jun/2011, 18:00

10 Dicas para melhorar rapidamente

Não existem atalhos no pool – melhorar o desempenho de jogo requer trabalho duro e dedicação.
As boas notícias? Com a adequada gasolina no depósito, vai ser retirado o máximo do tempo de cada um e dar ao próprio a melhor hipótese de acelerar o seu progresso. Estas técnicas com quilómetros de teste vão maximizar as hipóteses de cada um melhorar rapidamente.

1. Encontrar um instrutor
Embora se possa aprender alguma coisa de todos os jogadores, encontrar um instrutor qualificado com um registo de obter resultados é a melhor aposta para melhorar. Procurar por uma pessoa com certificação ou uma recomendação de um bom jogador na área. Encontrar alguém não é o fim do processo, o jogador realmente ouviu o instrutor e fez o que foi dito.

2. Jogar com alguém melhor
É necessária motivação? Escolher alguém que seja um pouco melhor e ter em vista o objectivo de o vencer. Colocar a fotografia no placar de dardos mental – ou num verdadeiro. Certificar que o vence antes que ele vá a sua casa.

3. Ter algum tempo para o próprio
Nada, mesmo nada, pode substituir tempo utilizado para praticar sozinho. Quando é só o jogador e a mesa, existe a oportunidade de possuir as habilidades próprias por repetição e trabalhar em jogadas até as ter perfeitamente atingido.

4. Inscrever numa equipa de um campeonato
Fazer parte de uma equipa é uma grande forma de aprender porque os colegas de equipa têm um interesse de investimento em como joga. Os colegas de equipa podem ser uma grande fonte de informação e encorajamento – vão quase de certeza dar uma opinião, seja bem jogado ou não.

5. Ler é fundamental
Ao ler as palavras de pessoas com conhecimento, a compreensão do jogo vai ser fundamentada em factos e não em ficção. Existem muitos livros excelentes e informativos sobre todos os aspectos do pool – tudo desde os fundamentais a melhorar o jogo mental.

6. Sentir o calor – competir!
Os nervos tornam tudo muito mais difícil, as vezes levando a sentir que se é dois jogadores diferentes – o campeão dos treinos e o anjinho do torneio! Jogar competitivamente vai redefinir o jogo de cada um para o que funciona melhor para o próprio. Nada do que foi praticado pode ser confiado até que se tenha a certeza que aguenta sobre o teste da pressão.

7. Ver como é feito correctamente
Com todos os vídeos e transmissões directas de jogadores profissionais disponíveis, não existe desculpa para não observar como o pool é jogado ao mais elevado nível. Prestar atenção às jogadas que os profissionais escolhem e o que fazem com a bola branca e vai ser programado o cérebro para o sucesso.

8. Ter a atitude correcta
Não se colocar no caminho do próprio ao tentar melhorar. Ser paciente, humilde e trabalhar duramente – ira, frustração e competitividade são naturais mas podem minar as tentativas de cada um se forem permitidas.

9. Alargar a perspectiva
Não ter receio de experimentar e de tentar coisas novas. Jogar modalidades diferentes, como “straight pool” (14+1) e “one pocket”, podem ensinar novas tacadas, novas jogadas e novas formas de pensamento.

10. Divertir
Ao encontrar uma forma de manter uma atitude positiva vai constantemente voltar para mais tortura… divertimento!
Avatar do Utilizador
Sérgio Mendes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 403
Registado: 22/Mar/2007, 18:45
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 1997
Modalidades: 8, 9 e 10

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: Alguns artigos numerados

Mensagempor Hugo Sousa » 16/Jun/2011, 19:53

:palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss
_________________________________
Avatar do Utilizador
Hugo Sousa
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 439
Registado: 26/Mai/2008, 23:45
Localização: Santiago do Cacém
Jogador desde:: 1993
Taco de Jogo: Predator P3 c/ Z2
Taco de Abertura: Mezz Power Brk II DI
Taco de Jump: Predator Air Jump
Taqueira: Predator Blak 2x4

Re: Alguns artigos numerados

Mensagempor Sérgio Mendes » 17/Jun/2011, 17:23

10 Jogadores de topo falam sobre como melhoraram o seu jogo

Charlie Bryant

Em que tem trabalhado?

No meu jogo mental. Às vezes é difícil de controlar as emoções quando alguém tem sorte e consegue terminar o jogo. Essa é uma das coisas que me é difícil. E fico desapontado comigo quando faço erros estúpidos. Eu li um livro chamado “O Limite Mental” (“The Mental Edge”), e ajudou-me muito em técnicas de respiração. E digo frases como ENFRENTA O MEDO, o que significa “Ao sentir raiva, controla a emoção” e “Foca os esforços em resultados.”

Como mudou o seu jogo desde que começou?

Eu aprendi em como confiar na minha tacada a velocidades suaves, como os Filipinos. Existem só alguns poucos Americanos que conseguem confiar na sua tacada a uma velocidade mais suave, porque existe mais espaço para erro devido a movimento para a esquerda ou para a direita do braço atrás. Para primeiro praticar, eu encurtei a minha flecha aproximadamente 10 centímetros onde eu não conseguiria executar a tacada fortemente ou a bola com excessiva força. Sempre que a tacada é executada acima disso, a tendência é para executar uma tacada demasiado forte; vai ser usado mais prolongar do taco do que realmente é necessário.

Tony Crosby

Está em ascensão. Como?

Este ano tive muito mais tempo na mesa, e isso é realmente visível. As coisas estão um pouco mais estáveis em casa com a família, com dois pequenos miúdos. Eles dormem durante a noite agora, o que é uma grande ajuda. Há três anos, parecia um “zombie” à volta da mesa… Venci praticamente quase todos os campeões mundiais nos últimos dois anos. É simplesmente confiança acima de tudo. Quanto mais se joga, mais confiante se fica, mais facilmente se vêem as coisas na mesa. Quando eu não estava a jogar tantas vezes há dois anos e ia para os torneios cansado, tornei o jogo difícil para mim. Não via as jogadas correctas. Ainda conseguia muitas vezes escapar, simplesmente cumpria as tacadas e ganhava, mas a caminho do fim do torneio, começava a desaparecer. Era vencido por exaustão mental. Agora sinto-me a estar mentalmente mais forte.

Em que deve trabalhar?

Devo trabalhar bastante mais nas minhas defesas. Sou um jogador de ataque, e jogadores de ataque tendem a não defender tanto quanto deviam.

Mika Immonen

Em que pode trabalhar para melhorar o seu jogo?

Penso no meu ritmo. Tenho de descobrir qual é o ritmo perfeito e quantos balanceares realmente eu quero necessitar antes de eu puxar o gatilho. Às vezes apresso uma jogada, faço dois balanceares e falho a bola. E então vou-me lembrando, fazer pelo menos três balanceares. Mas eu penso que devo pegar em alguma coisa específica que funciona para mim, em vez de um número aleatório. … No outro dia, o Rodney Morris estava a treinar e estava com os seus auscultadores, e perguntei-lhe o que estava a ouvir. Existia algum tipo de música a tocar ali que tinha um certo ritmo, porque ele costumava ouvir aquilo quando estava a jogar no seu melhor. É principalmente sobre encontrar aquele ritmo específico quando se anda à volta da mesa e aproximar de cada jogada e tudo cai no seu espaço. Não é necessariamente sobre a quantidade de balanceares, mas apenas como avaliar a situação e manter relaxado e simplesmente apreciar-se. Às vezes uma pessoa perde-se na batalha, e é frustrante.

Tony Chohan

É conhecido como um jogador a dinheiro. Porque joga torneios?

Não é ganho reconhecimento a não ser que se vença um - grande - torneio, e por isso anda tudo atrás desse objectivo. O dinheiro não é assim tão mau como acima de tudo, mas são as coisas que vêm a acompanhar com vencer o torneio que todos querem, como ser convidado para certos torneios com dinheiro assegurado.

Como mudou o seu jogo nos últimos anos?

Eu diria que estou mais inteligente no que diz à escolha das jogadas. Jogo com mais frequência as percentagens. Pergunto, pode alguma coisa correr mal? Sou mais cuidadoso. Tem feito com que jogue melhor, de certeza. Se for procurado olhar para todos os ângulos e trajectos, é encontrado o melhor caminho, e se alguma coisa de bom pode ser tirada daí.

O que mudaria?

Punha frequentemente mais giz no taco. Colocava-me num modo, e não quero pôr giz no taco. De longe a longe vai acontecer falhar a tacada ao não colocar giz. Mas fico tão preguiçoso, porque só estou a correr à volta da mesa. Não gosto de abrandar.

Allison Fisher

O que faz para praticar?

Gerda Hofstatter, Kim Shaw e eu jogamos partidas.

Essa aproximação é suficiente para o jogador que não deseja fazer exercícios?

No inicio da minha carreira, a jogar “snooker”, eu fazia exercícios todos os dias. Diria que eles são necessários. Se é possível fazê-los, devem ser feitos para melhorar. Ao fazer exercícios, pode ser mesmo pensado sobre o que se está a fazer e sentir isso, sem ter a pressão de falhar. Pode-se repetir, repetir e repetir até sentir mesmo certo. Quanto mais isso afunda no subconsciente, não vai ser necessário pensar sobre isso num jogo. Quando se está com dificuldades, é necessário voltar aos próprios fundamentais, e só pode ser praticado o básico ao fazer exercícios, não se quer começar a fazer isso num jogo.

A que presta atenção quando faz jogos para praticar?

Acaba por se resumir a mecânica. Fiquei tensa? Eu agarrei o taco demasiado apertado? Terminei a tacada a direito? Estou sempre a prestar atenção a isso.
Avatar do Utilizador
Sérgio Mendes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 403
Registado: 22/Mar/2007, 18:45
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 1997
Modalidades: 8, 9 e 10

Re: Alguns artigos numerados

Mensagempor Sérgio Mendes » 17/Jun/2011, 17:28

Rodney Morris

Em que tem trabalhado na mesa?

Descobri agora uma coisa que estava a fazer mal. Não estava a segurar o taco suficientemente apertado. O meu agarrar do taco estava demasiado solto. Estava assim dessa forma há sete ou oito meses. Algumas pessoas estavam a dizer-me que não estava a prolongar o taco a direito. Então, eu estava tipo, “O que é que faz a mão não ir a direito através da bola?” Não tinha controlo do taco. Existe um ponto até que se pode segurar o taco tão solto. Gostei sempre que o taco estivesse realmente fechado no meu punho e nos meus dedos. Tudo o que tinha a fazer era deixá-lo mais na cova (onde a palma encontra os dedos). O anelar e dedo do meio é onde se quer a pressão. Mas caio nestes hábitos onde eu fico com o agarrar demasiado solto ou muito apertado no punho. O que fazia era apertar um pouco mais e tudo ficava ligado - o meu controlo da velocidade e tudo. A primeira vez que peguei num taco, nunca pensei em como segurar o taco. Simplesmente saiu naturalmente. E quando não se pensa sobre uma coisa, e então se a perde, é difícil descobrir o que se está a fazer bem.

Shaun Wilkie

Como se desenvolveu como jogador?

O meu avô ensinou-me a jogar quando era mais novo. Ensinou-me o básico, e então disse, “Não tenho mais nada para te ensinar.” Então, ele começou-me a levar a torneios. E ele diria, “Neste jogo, independentemente de quem jogues, aprende com os teus erros.” Obviamente, quando era mais novo, perdia muitas vezes. E aprendia bastante. Ainda agora, vou a torneios e aprendo com os meus erros. Aprendo de como fui vencido, e também vejo “DVDs” quase todos os dias.

Em que tem trabalhado?

Tenho abrandado. Costumava ser rápido. Costumava entrar na mesa e querer sair o mais rápido possível. Mas costumava matar-me. Engasgava-me numa bola. Obtinha más colocações. Então disse, “Tenho que abrandar um pouco.” Vi em vídeos que o Johnny Archer costumava jogar rapidamente também quando era mais novo. E vejo agora que abrandou um pouco. Eu disse, “Deixa-me experimentar e ver como funciona.” E ajuda. Ajuda a ficar com postura.

Mike Davis

O que anda a acontecer com o seu jogo?

Não estou tão consistente como estava há alguns meses atrás. Eu penso que tem a ver com ter um pouco menos competição onde estou a viver. Quando eu vivia perto da área de Washington, D.C., jogava regularmente com mais jogadores difíceis. Agora que estou em Charlotte, parece que existe muito menos competição.

O que sofre quando não tem tanta competição?

Algumas vezes a minha focalização, e algumas vezes a minha capacidade de embolsar a bola pode estar um pouco fora. Sempre que estou a jogar com melhores jogadores, tenho a tendência para focar muito fortemente, que tende para me manter com boa tacada. E quando estou a jogar com jogadores mais fracos, fico um pouco preguiçoso. Suponho que, no próximo jogo que precise de fazer uma jogada mesmo difícil, a minha tacada está um pouco fora. Estou a jogar mais inteligentemente que alguma vez estive. Estou a fazer as pequenas coisas bem, mas não estou a fazer as bolas difíceis com tanta regularidade. Eu penso que uma grande parte se deve a não praticar numa mesa difícil também. Costumava praticar em mesas realmente difíceis, e isso é difícil de encontrar onde vivo agora.

Sarah Ellerby

Como lida com jogar na televisão?

A verdade é que nunca joguei bem ao aparecer na televisão, então espero que isso mude. As primeiras vezes, mudei o meu jogo para mais ou menos jogar para a audiência. O meu ritmo era um pouco mais rápido à volta da mesa. Era tonto, porque qual é o motivo de mudar alguma coisa que funcionou durante o torneio quando se aparece na TV? É o maior erro que se pode fazer. Adoro a câmara. Mas penso apenas que me coloquei debaixo de muita pressão. Eu penso que é só tentar não pensar nisso. E tento focar no tempo do ritmo e no que foi feito toda a semana, e tentar voltar à mesma rotina.

Perdeu perto de 45 quilos alguns anos atrás, e outros 5 recentemente. Como isso afectou o seu jogo?

Sinto-me realmente bem. Corro pelo menos 4 milhas por dia, e faço exercício para aí duas vezes ao dia, e simplesmente sinto-me realmente bem agora. Eu penso que esses extra 5 quilos e a minha diferente rotina de treino tem realmente me ajudado mentalmente. Sinto que estou a ficar mais forte.

Monica Webb

Qual é o melhor conselho que recebeu para o seu jogo?

Não brincar com as minhas emoções. A Helena Thornfeldt disse-me isso há anos. Não ficar enervada e jogar com a minha raiva. Não ficar desapontada e jogar com o meu desapontamento. Simplesmente ficar no momento e focar na tarefa em mão - na jogada à minha frente. Penso que isso é simplesmente parte dos desportos. Os desportos têm muitas emoções. As coisas podem não correr como foram planeadas, e pode-se ficar chateado ou desapontado e ter uma atitude derrotista na mesa, ou pode-se ficar com o seu plano de jogo e focar em que pode corrigi-lo. Tem de se ficar mesmo com emoções.

Recebi outro bom conselho de Stevie Moore: “Se não é simples, não o faças.” Ele disse nessa mesma lição, “Se consegues essa jogada e colocas, és um herói, mas se não, pareces um pateta.” Por isso, mantêm simples. É simplesmente uma coisa que se guarda na mente. Eu não pratico realmente obter bolas fáceis. É simplesmente parte da estratégia que é implementada no jogo de cada um.
Avatar do Utilizador
Sérgio Mendes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 403
Registado: 22/Mar/2007, 18:45
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 1997
Modalidades: 8, 9 e 10

Re: Alguns artigos numerados

Mensagempor Sérgio Mendes » 17/Jun/2011, 17:43

Avatar do Utilizador
Sérgio Mendes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 403
Registado: 22/Mar/2007, 18:45
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 1997
Modalidades: 8, 9 e 10

Re: Alguns artigos numerados

Mensagempor Pedro Correia » 17/Jun/2011, 18:28

Obrigado Sérgio.

abraço

PC
Avatar do Utilizador
Pedro Correia
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 357
Registado: 04/Fev/2007, 20:17
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 2007
Modalidades: Bola 8

Re: Alguns artigos numerados

Mensagempor Antonio Neves » 18/Jun/2011, 22:43

:palmasss :palmasss :palmasss :palmasss

muito bom Sergio :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

Re: Alguns artigos numerados

Mensagempor BrunoPereira » 19/Jun/2011, 13:21

:palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss
É isso tudo Sergio ;-)
Are you ON?
Avatar do Utilizador
BrunoPereira
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 429
Registado: 23/Ago/2010, 09:53
Localização: Damaia
Jogador desde:: 2007
Taco de Jogo: Predator Roadline Le3
Taco de Abertura: Predator BK2
Taco de Jump: fury
Modalidades: 8 9 10
Taqueira: Predator 4x8

Re: Alguns artigos numerados

Mensagempor CGomes » 21/Jun/2011, 18:25

Grandes artigos. Grandes conselhos!! Esta excelente! Parabens
I believe in miracles. I believe in a better world for me and you.
Avatar do Utilizador
CGomes
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 55
Registado: 03/Mai/2011, 15:17
Localização: Vale de Cambra
Jogador desde:: 2010
Taco de Jogo: Predator
Modalidades: Pool; Pool Português

Re: Alguns artigos numerados

Mensagempor alex-almeida » 13/Mar/2012, 15:48

:palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss
Cumprimentos
Alex Almeida

SPORTING CLUBE PORTUGAL
Avatar do Utilizador
alex-almeida
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 418
Registado: 19/Nov/2010, 09:58
Localização: Vendas Novas
Jogador desde:: 2000
Taco de Jogo: (Pool) Universal 111-5 / (Snooker) Mezz SKR-C
Taco de Abertura: Mezz PowerBreakDI II
Taco de Jump: Cuetec Bullet
Modalidades: Pool/Snooker/Carambola
Taqueira: Fénix Cases


Voltar para A aprender...

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes