Um artigo sobre a abertura

Táctica, estratégia e conselhos!
Vamos a melhorar o nosso Pool!!

Moderadores: Antonio Neves, Nuno Miguel

Um artigo sobre a abertura

Mensagempor Sérgio Mendes » 20/Set/2010, 17:19

A abertura
Uma das mais saborosas e psicológicas partes do jogo é a abertura.
A abertura pode levar-nos à derrota ou vitória naquele momento de fracção de segundo.

Parar a bola branca
A habilidade de compreender a mais importante jogada, parar a bola branca, e incorporar este conhecimento na abertura é a chave.

Energia
A energia que entra é igual à energia que sai.
A quantidade e velocidade que é transferida são muito importantes.
Basicamente, é pretendido que todas as bolas no triângulo tenham fracções de energia totalizando a energia que a bola branca tinha no momento de impacto.
Se toda a energia é transferida para o triângulo, como numa jogada de parar a bola branca, esta pode ficar muito perto do centro da mesa sem energia, e portanto sem movimento, enquanto as restantes bolas chegam a um ponto de paragem.

A força, o apontar ou a velocidade não são respostas únicas. Controlo é a chave.

Força (prolongada)
A posição do corpo e o movimento ao longo da tacada vão aumentar a força.
Primeiro, o mais importante é ter o taco o mais nivelado possível.
Tendo em mente que é totalmente impossível ter o taco perfeitamente nivelado devido à tabela. Sendo isto verdade, a bola branca descola da mesa após o impacto. A distância que a bola branca viaja até aterrar de novo na superfície depende da velocidade.
Segundo, colocar a bola branca na mesa dentro do campo de habilidade do jogador.
Quanto mais afastada do ponto central (para a esquerda ou direita), mais precisão será necessária. Praticar com a bola branca perto do centro e à medida que se vai melhorando, mover em direcção à tabela. Também, colocar a bola branca suficientemente distante da tabela de forma a manter o taco o mais nivelado possível. A distância da ponte à bola branca, deve recuar uns centímetros em relação à tacada habitual. Certificar que a virola não toca na ponte ao recuar o taco.
Terceiro, colocar a sola perto da bola branca e aplicar uma posição de 90 graus em relação ao agarrar e cotovelo. Devendo continuar a formar uma posição confortável à volta do taco com os dedos apontados para o triângulo. Neste momento é necessário compreender que a força vem da forma de como o corpo se move. Perguntando-nos onde está o triângulo, a resposta é à frente. Muitos jogadores tentam fortemente abrir um triângulo que está atrás deles. Para aumentar a força, simplesmente mover o corpo para a frente, em direcção ao triângulo, durante o seguir do taco. Como nas artes marciais, um pequeno movimento do corpo para a frente vai gerar uma imensa quantidade de energia. O braço esquerdo (para jogadores que agarram o taco com a direita), deve dobrar ligeiramente na posição em que o taco está completamente recuado (pausa ou parar) e dobrar a aproximadamente 90 graus na posição inicial (sola perto da bola branca). Praticar estas posições para trás e para a frente à medida que se fica confortável e preparado. Isto vai permitir ao corpo cair para a frente durante a tacada. Dobrar ambos os joelhos e colocar os pés ligeiramente mais amplos que os ombros, enquanto se continua a ficar mais confortável e estável. Permitir fazer três ou quatro balanceares de aquecimento (muito lentamente). O tronco deve pender para trás e para a frente (acompanhando o movimento, no tornozelo do pé à frente), com o taco perto do corpo. Certificar que o corpo se move numa linha horizontal com o taco e não para cima e para baixo. Para executar a tacada, certificar de parar (ou abrandar) pelo menos um segundo na posição inicial e atrás. À medida que se termina, mover o corpo com a tacada, permitindo que todo o movimento para a frente aumente a força. Tentar ficar aceitavelmente descontraído, permitindo liberdade de movimento.

Apontar (direito)
Como se aponta é inteiramente com cada jogador. Existem muitos métodos de apontar todos parte de uma teoria. O mais importante é que a percepção seja precisa. A que apontar é realmente o mais importante. Como se lida com o apontar é construído dentro de cada um por natureza.
Primeiro, é necessário ver os dois pontos a que se vai apontar. O primeiro sendo o ponto central da bola branca e o segundo o ponto onde a bola alvo (bola 1 em bola 9) toca o pano. Este ponto é o exacto centro dessa bola. Posicionar a cabeça de forma a ver claramente estes dois pontos e desenhar uma linha imaginária através deles. Focar distâncias vai variar dependendo da visão de cada indivíduo. Quanto mais alta estiver a cabeça, mais o corpo tem tendência a subir, e por isso tentar ficar o mais baixo possível. Colocar a sola do taco um pouco abaixo do centro, o que vai ajudar a focar o ponto a apontar através do taco. O que vai evitar que a bola branca interfira com o triângulo à medida que se separa. Desta forma, a bola branca vai recuar ou saltar para trás fora do caminho e esperar que pare perto do centro da mesa. Durante os balanceares de aquecimento, seguir o caminho pretendido da bola branca, com os olhos, ponto a ponto… lentamente. Os olhos devem estar a ajustar ao tempo para focar à medida que o corpo sente a ligação. Ao pausar atrás, na execução final, ficar focado na base da bola alvo.

Velocidade (e aceleração)
A chave é manter controlo da máxima velocidade do jogador. Quanto mais controlo existir sobre o movimento do corpo, mais velocidade consegue ser gerada. A velocidade é às vezes pensada como sinónimo da aceleração. É melhor não confundir as duas. Máxima velocidade no momento que se contacta a bola branca dará ao jogador o resultado mais consistente. O pico final de aceleração baseada na máxima velocidade é encontrado quando a aceleração atinge zero. A posição máxima de velocidade está no ponto mais alto de um arco, que também é o espelho da imagem de um pêndulo perfeito. Quando isto está correcto, todas as energias têm de ser reunidas num instante. O taco deve continuar em frente sem esforço através do caminho da bola branca e num movimento descendente em direcção ao pano. A sola do taco deve continuar em frente num mínimo de 25-30 centímetros, ao longo do pano, na exacta linha de direcção que começa a 7-12 centímetros depois da posição original da bola branca. Lembrando que a velocidade determina a distância que a bola branca viaja fora da superfície da mesa. É pretendido que aterre mesmo antes do triângulo. O ponto óptimo de contacto seria atingir simultaneamente o triângulo quando a bola branca aterra. Com o taco o mais nivelado possível, no momento do impacto e a uma velocidade de 45 km/h (28 milhas), a distância que a bola branca viaja fora da mesa é de aproximadamente 1,5 metros (5 pés). Esta distância (em 9 pés) é perfeita para o jogador que consegue gerar esta quantidade de velocidade e abre da tabela. Quando o jogador não consegue gerar este tipo de velocidade, o salto da bola branca deve ser ajustada entre a velocidade e o apontar para atingir os melhores resultados possíveis. Começar com a velocidade máxima possível e ir diminuindo. Esta velocidade pode ser atingida com este conhecimento e com prática.

Muitos jogadores, hoje em dia, preferem um taco mais leve para abrir. A razão é que a ciência da abertura já percorreu um longo caminho, e uma coisa que se aprendeu é que a velocidade é mais importante do que o peso que se põe atrás no taco. É mais fácil impulsionar mais rapidamente um taco mais leve. Um taco mais leve (17-19 onças) permite mais velocidade, enquanto que um taco mais pesado gera mais efeito na bola branca. Portanto, encontrar um taco com o peso que permite a máxima velocidade sem perder o controlo.

Ao usar um balancear pendular com um agarrar descontraído deve ser possível ao jogador uma mais suave e eficaz abertura a controlar cada um destes muito importantes pontos. Observar os profissionais para completar e variar o conhecimento da abertura. Descobrir o que funciona para o próprio e ficar com isso até estar aperfeiçoado.
For once you have tasted flight you will walk the earth with your eyes turned skywards, for there you have been and there you will long to return.
Leonardo da Vinci
Avatar do Utilizador
Sérgio Mendes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 403
Registado: 22/Mar/2007, 18:45
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 1997
Modalidades: 8, 9 e 10

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: Um artigo sobre a abertura

Mensagempor BrunoVy » 20/Set/2010, 17:27

Obrigado Sergio
Bom Post :palmasss
"Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito"
Avatar do Utilizador
BrunoVy
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 3066
Registado: 01/Jun/2007, 01:52
Localização: Santa Iria Azoia Loures Portugal
Jogador desde:: 1998
Taco de Jogo: Jacoby custom cue / Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: mezz key
Taco de Jump: bullet black
Modalidades: Pool 8/9 /14.1
Taqueira: Soft Predator

Re: Um artigo sobre a abertura

Mensagempor Davidaniel » 20/Set/2010, 18:03

Muito bom post !!
David Daniel
Avatar do Utilizador
Davidaniel
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 426
Registado: 19/Mar/2008, 14:04
Localização: Covilhã
Jogador desde:: 2002
Taco de Jogo: Jacoby Custom c/ Edge Hybrid
Taco de Abertura: Jacoby Break Cue
Taco de Jump: Cuetec Bullet
Modalidades: Todas
Taqueira: Volturi Custom Case

Re: Um artigo sobre a abertura

Mensagempor Antonio Neves » 21/Set/2010, 02:40

:palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

Re: Um artigo sobre a abertura

Mensagempor Joao Rodrigues » 21/Set/2010, 10:47

:palmasss :palmasss :palmasss

Boa Sergio
João Rodrigues
:sporting Sempre
Viva cada dia como se fosse o último. Um dia acertas
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 611
Registado: 07/Fev/2007, 12:59
Localização: Lisboa

Um artigo sobre a abertura

Mensagempor Sérgio Mendes » 22/Set/2010, 13:39

Wu Chia Ching



----------------------------------------------------------
The Bust-A-Monte Break


----------------------------------------------------------

Francisco Bustamante's Break


Shane Van Boening Break


Ronnie Alcano break
For once you have tasted flight you will walk the earth with your eyes turned skywards, for there you have been and there you will long to return.
Leonardo da Vinci
Avatar do Utilizador
Sérgio Mendes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 403
Registado: 22/Mar/2007, 18:45
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 1997
Modalidades: 8, 9 e 10

Re: Um artigo sobre a abertura

Mensagempor pedroteixeira » 22/Set/2010, 15:57

:palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss
excelente FIXE
Imagem
VOXX
Avatar do Utilizador
pedroteixeira
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 817
Registado: 01/Nov/2007, 21:49
Localização: montijo
Jogador desde:: 2007
Modalidades: bola 8,9,10/pool portugues/snooker ingles

Re: Um artigo sobre a abertura

Mensagempor fabio_nave » 22/Set/2010, 16:47

A saída do Manuel Gama também e excelente, mete quase sempre bola e a 1 vem para cima e a 9 fica sempre no ponto,
Avatar do Utilizador
fabio_nave
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 353
Registado: 30/Mai/2009, 12:32
Localização: Covilhã
Jogador desde:: 2007
Taco de Jogo: Predator 5k3
Modalidades: bola 8, 9 e 10
Taqueira: Bufallo 2x2

Re: Um artigo sobre a abertura

Mensagempor pedroteixeira » 22/Set/2010, 17:00

fabio_nave Escreveu:A saída do Manuel Gama também e excelente, mete quase sempre bola e a 1 vem para cima e a 9 fica sempre no ponto,


um jogador com uma excelente tacada de saida ...............e claro a tacada de jogo despensa apresentações :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss
Imagem
VOXX
Avatar do Utilizador
pedroteixeira
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 817
Registado: 01/Nov/2007, 21:49
Localização: montijo
Jogador desde:: 2007
Modalidades: bola 8,9,10/pool portugues/snooker ingles

Re: Um artigo sobre a abertura

Mensagempor SCS » 09/Out/2010, 01:56

:palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss

Bom, isto dito assim parece fácil....... até parece que já me estou a ver ........ a falhar o triangulo....
Do you know what my favorite part of the game is? The opportunity to play.

Bruno "the pearl" Penteado
Avatar do Utilizador
SCS
Utilizador Profissional
Utilizador Profissional
 
Mensagens: 161
Registado: 14/Mai/2010, 01:50
Jogador desde:: 2010
Taco de Jogo: Mezz 705R
Taco de Abertura: Mezz Power Break Pro
Taco de Jump: Mezz Air Drive
Modalidades: 8,9&10 ball
Taqueira: Mezz MLC 35

Re: Um artigo sobre a abertura

Mensagempor alex-almeida » 20/Jan/2011, 14:41

Muito Bom mesmo Sergio!É disto é que precisamos...

Abraço
Cumprimentos
Alex Almeida

SPORTING CLUBE PORTUGAL
Avatar do Utilizador
alex-almeida
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 418
Registado: 19/Nov/2010, 09:58
Localização: Vendas Novas
Jogador desde:: 2000
Taco de Jogo: (Pool) Universal 111-5 / (Snooker) Mezz SKR-C
Taco de Abertura: Mezz PowerBreakDI II
Taco de Jump: Cuetec Bullet
Modalidades: Pool/Snooker/Carambola
Taqueira: Fénix Cases

Re: Um artigo sobre a abertura

Mensagempor Miguel Silva » 21/Jan/2011, 00:11

Muito Bom
Avatar do Utilizador
Miguel Silva
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 240
Registado: 23/Ago/2010, 19:02
Localização: Leiria
Jogador desde:: 2009
Taco de Jogo: P3 White Luxe Warp Limited
Taco de Abertura: Mezz Power Break
Taco de Jump: Cuetec
Modalidades: 7,8,9
Taqueira: soft case predator

Re: Um artigo sobre a abertura

Mensagempor Hugo Sousa » 21/Jan/2011, 00:40

excelente :palmasss :palmasss
_________________________________
Avatar do Utilizador
Hugo Sousa
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 439
Registado: 26/Mai/2008, 23:45
Localização: Santiago do Cacém
Jogador desde:: 1993
Taco de Jogo: Predator P3 c/ Z2
Taco de Abertura: Mezz Power Brk II DI
Taco de Jump: Predator Air Jump
Taqueira: Predator Blak 2x4


Voltar para A aprender...

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes