como treinar

Táctica, estratégia e conselhos!
Vamos a melhorar o nosso Pool!!

Moderadores: Antonio Neves, Nuno Miguel

Re: como treinar

Mensagempor Filipe_Pereira » 30/Ago/2007, 01:00

lol :grin:
Filipe_Pereira
 

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: como treinar

Mensagempor LPes » 13/Out/2007, 03:44

Costumo dizer que não treino, "passo o tempo" no bilhar... Aprender de forma relativamente descontraída é melhor, pelo menos eu funciono melhor assim. Vou sacando bolas, e simulo possíveis jogadas, repito-as até as executar bem. Assim treina-se pontaria e principalmente colocação de branca. O que procuro treinar com mais insistência, ou seja, de forma menos descomprimida, acaba por ser o posicionamento do corpo, é muito importante, pois muitas vezes falhamos bolas por causa disso e nem nos apercebemos. Tento sistematizar, enraizar esse poscionamento, torná-lo natural. Para as chamadas "tesuras" há um remédio muito bom e que tomo quase todos os dias: o "pula"... Não sei que nome tem esse jogo noutras zonas, mas cá chama-se assim, é aquele em que cada jogador tem uma bola(pode ir da 1 até à 15), ataca a bola anterior e defende-se da seguinte. Se for bem jogado, afina-nos a segurança nas tabelas de uma forma impressionante. A quem tenha dificuldade em se livrar de uma tabela seca aconselho fortemente esse jogo, é um passatempo e uma aprendizagem.
LPes
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 40
Registado: 10/Out/2007, 17:45
Localização: Famalicão
Jogador desde:: 1995

Re: como treinar

Mensagempor Fernando Ferreira » 18/Fev/2008, 14:39

O Treino


A equipa do G.D.Nazarenos Café Aquário faz esse tipo de trabalho,com treinos especificos q visam as várias vertentes do pool.Tentamos fazer um trabalho muito sério,com as limitações inerentes á vida privada e profissional de cada um.O pool é 2% inteligência 3% de sorte e 95% de trabalho.Espero aumentar o volume de trabalho,pq quanto mais treinamos mais sorte temos.Dái,acho q iremos superar o 100%.
Tenho dado muita importância ás bases,pq me apercebi,q grande parte dos jogadores lhes falta essas mesmas bases.Escusado será dizer q eles nem sempre gostam,mas depois são eles os próprios a reconhecer o valor desse mesmo trabalho.E qdo falo de bases refiro-me ao q se ensina a um iniciado:posicionamento do corpo,como agarrar o taco,olho director,as diversas pontes,etc.
Criamos uma série de exercicios q visam todas,ou quase todas as vertentes do pool.Esses exercicios são feitos em forma de competição em q é dada uma pontuação.No final de cada treino existe um score final q define o vencedor do treino.No final como não poderia deixar de ser tem q haver uma "peladinha".
Isto parece tudo muito bonito mas não é.Os jogadores de pool aquiriram certos vicios q se tornam muito dificil de tirar.Disciplina de treino:n existe.Métodos de treino:n existem.Preparação fisica:quase nula.E podem os incrédulos se rirem qdo falo em preparação fisica.Os meus jogadores no final do primeiro treino queixavam-se de dores de ombros e costas.O pool é um jogo de grande pressão psicológica,q provoca um grande desgaste,desgaste e pressão q se suportam melhor com uma boa condição fisica.Experimentem primeiro e depois vejam a diferença
Mas estamos com vontade de evoluir e no final da época faremos o balanço final.
Fernando Ferreira
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 100
Registado: 17/Fev/2008, 18:58
Jogador desde:: 2007

Re: como treinar

Mensagempor jpmar » 18/Fev/2008, 21:51

Boas!

Será que posso assistir a um dos vossos treinos.


Cumprimentos
jpmar
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 16
Registado: 15/Fev/2007, 23:14
Jogador desde:: 1996

Re: como treinar

Mensagempor Fernando Ferreira » 19/Fev/2008, 11:30

Boas Iceball

Não tem nada a ver com o sistema Pat.O sistema de pontuação vai pirmitir estabelecer um ranking interno.Esse ranking estabelece quem joga a titular e quem entra a suplente.Assim,existe uma competição interna,salutar,que os obriga a se aplicarem nos treinos.Juntar os jogadores todos como deves calcular é extremamente dificil.Eu pretendo q os jogadores treinem também qdo estiverem sózinhos sobre a mesa.Faço uma pergunta:num exercicio de treino obtiveste uma má pontuação.Pontuação essa q foi determinante para a tua má classificação nesse treino e como tal mandou-te para um lugar q n te permite ascender ao quadro principal do próximo jogo.Qdo estiveres sózinho sobre a mesa n vais treinar esse mesmo exercicio?Ou outros similares?
Agora,isto é tudo muito bonito no papel,ainda falta muito para atingir os objectivos.O q se pretende é criar rotinas de treino sem ser preciso andar em cima dos jogadores.Eu tenho alguma formação na área do desporto e sempre disse:o jogo é o resultado do treino.Um dia,numa entrevista a um jogador de futebol,o repórter afirmava q esse mesmo jogador tinha muita sorte pq marcava muitos golos de 30 40 metros de distância.
Passo a citar:"não sei porquê mas quanto mais treino mais sorte tenho"

saudações desportivas
Fernando Ferreira
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 100
Registado: 17/Fev/2008, 18:58
Jogador desde:: 2007

Re: como treinar

Mensagempor Antonio Neves » 19/Fev/2008, 12:08

Meu caro amigo, pessoalmente eu gostava de conseguir ter força de vontade para, de vez em quando, ficar a treinar na mesa sozinho, até porque é o que muitos os pros de topo, fazem por sistema, mas nem todos.
Um caso desss é o Souquet, com quem já tive uma conversa sobre o assunto e me confidenciou que, "independentemente de alguma habilidade natural, tem sido há conta de muito trabalho e treino, horas e horas a treinar as mesmas bola sozinho para mecanizar", que tem atingido os resultados que tem.
Eu não consigo, só consigo ver isto como competiçao e, se não estiver a jogar com alguém, não consigo arranjar motivação para estar ali.... ninguém é perfeito.
Outros casos há de jogadores que têm o mesmo problema que eu e com os quais já tabém falei do assunto, como por exemplo o Lelly.

Enfim, cada um é como cada qual ....
Cumprimentos,

Fernando Ferreira Escreveu:Boas Iceball

Não tem nada a ver com o sistema Pat.O sistema de pontuação vai pirmitir estabelecer um ranking interno.Esse ranking estabelece quem joga a titular e quem entra a suplente.Assim,existe uma competição interna,salutar,que os obriga a se aplicarem nos treinos.Juntar os jogadores todos como deves calcular é extremamente dificil.Eu pretendo q os jogadores treinem também qdo estiverem sózinhos sobre a mesa.Faço uma pergunta:num exercicio de treino obtiveste uma má pontuação.Pontuação essa q foi determinante para a tua má classificação nesse treino e como tal mandou-te para um lugar q n te permite ascender ao quadro principal do próximo jogo.Qdo estiveres sózinho sobre a mesa n vais treinar esse mesmo exercicio?Ou outros similares?
Agora,isto é tudo muito bonito no papel,ainda falta muito para atingir os objectivos.O q se pretende é criar rotinas de treino sem ser preciso andar em cima dos jogadores.Eu tenho alguma formação na área do desporto e sempre disse:o jogo é o resultado do treino.Um dia,numa entrevista a um jogador de futebol,o repórter afirmava q esse mesmo jogador tinha muita sorte pq marcava muitos golos de 30 40 metros de distância.
Passo a citar:"não sei porquê mas quanto mais treino mais sorte tenho"

saudações desportivas
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

Re:

Mensagempor Antonio Neves » 20/Fev/2008, 01:18

amiguinha cristina, como esta a sr. professora?????, e o papa guilherme e o filhote?????? espero que bem e de saude, beijo.

crixcoxta Escreveu:Eu já tive treinador mas ele nem sempre tem paciência para as minhas teimosias...Para mim o treino é fundamental para manter a confiança...e a confiança, quando se taca, é meia vitória!
No tempo em que treinava diariamente ganhava torneios...agora não treino, só jogo, e os resultados estão à vista. Passei de nº 1 do Norte, dois anos consecutivos (era a Alexandra nº1 do Sul mas andavam cá as outras todas que hoje estão à minha frente) , a não apurada para o nacional!
A minha tacada e a minha técnica não são as melhores...um dia chamaram-me "jogadora cerebral", sou mais defensiva, mas sei que necessito do treino para ganhar jogos enquanto algumas atletas que nasceram para isto, sem treinar chegam onde eu não consigo! Como eu costumo dizer vou esperar que elas engravidem e consequentemente tenham menos tempo para o bilhar como eu...talvez nessa altura compreendam melhor algumas das minhas asneiras em jogos a seguir a uma noite sem dormir!
:roll:
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

Anterior

Voltar para A aprender...

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante