Bola 8 - partida empatada!

Táctica, estratégia e conselhos!
Vamos a melhorar o nosso Pool!!

Moderadores: Antonio Neves, Nuno Miguel

Bola 8 - partida empatada!

Mensagempor alexandracunha » 26/Jan/2007, 14:44

Em que condições consideras que uma partida de bola 8 está empatada?
Avatar do Utilizador
alexandracunha
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 837
Registado: 17/Jan/2007, 15:57
Jogador desde:: 0

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: Bola 8 - partida empatada!

Mensagempor LPes » 13/Out/2007, 03:07

Preta à porta tapada por pelo menos duas bolas do adversário... Penso eu.
LPes
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 40
Registado: 10/Out/2007, 17:45
Localização: Famalicão
Jogador desde:: 1995

Re: Bola 8 - partida empatada!

Mensagempor Frederico » 13/Out/2007, 22:36

Quando um dos jogadores tem uma bola impossível de tacar directamente ou sem tabelas possíveis.

Exemplo:
A bola 3 (única do grupo que falta embolsar) está encostada à tabela e à sua volta estão várias outras bolas do adversário não sendo possível a branca passar (nem mesmo à mão) para fazer contacto com a 3 sem tocar nas outras. Nesse caso a partida está empatada.
PoolPT.com
Avatar do Utilizador
Frederico
Administrador(a)
Administrador(a)
 
Mensagens: 1699
Imagens: 24
Registado: 09/Abr/2007, 14:12
Localização: Santarém
Jogador desde:: 2007
Taco de Jogo: P3 Exotic
Taco de Abertura: BK2 Sport
Taco de Jump: Cuetec Bullet Silver
Modalidades: 8, 9, 10, PP
Taqueira: Soft Case

Re: Bola 8 - partida empatada!

Mensagempor João Fonseca » 14/Out/2007, 00:39

Boas,

Um jogo de bola 8 só está empatado, quando nenhum dos jogadores deliberadamente quiser arriscar para o ganhar.

Por exemplo, no exemplo do Frederico o jogador que tiver mais bolas, tendo bola em mão poderá arriscar abrir o seu jogo e ganhar. Do mesmo modo, o jogador só com uma bola poderá meter a bola dele, jogando à bola do adversário e esperar que depois o adversário não limpe a seguir a mesa com bola em mão. Se nenhum deles quiser ter essa opção, aí sim o jogo fica num impasse e está empatado.

Já tive uma ou duas situações dessas em competição. Aí a solução prevista nas regras é o jogo ser reiniciado.
João Fonseca
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 415
Registado: 07/Jun/2007, 22:57
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 2003

Re: Bola 8 - partida empatada!

Mensagempor Bruno Silva » 14/Out/2007, 02:34

Pelo o que sei, li e me informaram... o jogo fica numa situação de empate quando:

Um jogador não consegue tacar de nenhuma maneira a bola 8 (ela pode estar em qualquer posição do bilhar e tem todas as tabelas e caminhos tapados)

E, quando ambos os jogadores tacarem 3 vezes cada um sem intenção de atacar ou construir jogo ...
Avatar do Utilizador
Bruno Silva
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 351
Registado: 28/Set/2007, 12:25
Localização: Covilhã
Jogador desde:: 2004
Modalidades: pool e pool português

Re: Bola 8 - partida empatada!

Mensagempor Artur Costa » 15/Out/2007, 10:24

Bom dia a todos!

Partindo do princípio (se estiver errado, corrijam-me) de que não podemos "tacar as bolas" (hehehe) do adversário deliberadamente, eu diria que não é preciso que seja a bola 8 a ficar inacessível para que a partida fique empatada!

Desde que eu não possa "tacar" as bolas da minha série sem tocar nas bolas do meu adversário (cuidadito com essas mentes perversas), acho que se deveria considerar o jogo empatado!

Saudações Bilharísticas!!!

Artur Costa
Why can't we work out our differences?
Why can't we work things out?
Little people, why can't we all just get along?
Avatar do Utilizador
Artur Costa
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 609
Registado: 22/Ago/2007, 11:22
Jogador desde:: 1990
Taco de Jogo: 5K1/Z2
Taco de Abertura: ICEBREAKER
Taco de Jump: AIR
Modalidades: Todas
Taqueira: WHITE BRAND

Re: Bola 8 - partida empatada!

Mensagempor Filipe Lopes » 15/Out/2007, 10:37

Pois... Aqui, acho que há uma diferença de regras entre o pool português e o pool bola 8. No pool português não se pode jogar deliberadamente à bola do adversário (nem à preta, antes de tempo), no pool, pode-se. Aliás, acho que isto já foi referido neste fórum, há uns meses. Assim sendo, é mais fácil haver um empate no pool português, do que no pool.
Já sei que vão falar do 'poolês', que não interessa nada e blá blá blá blá blá. Poupem-me, porque eu já dei para esse peditório! Só estou a constatar diferenças!
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
Imagem
Avatar do Utilizador
Filipe Lopes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 663
Registado: 19/Jan/2007, 15:32
Localização: Lisboa/Leiria
Jogador desde:: 1992
Taco de Jogo: Mezz EC07, com 314-2
Taco de Abertura: hand made, Vegas
Taco de Jump: hand made, Vegas
Modalidades: pool (8, 9 e 10) em mesas de 7', 8' e 9'
Taqueira: soft case 4x8

Re: Bola 8 - partida empatada!

Mensagempor alexandracunha » 15/Out/2007, 11:42

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
demais!!
Avatar do Utilizador
alexandracunha
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 837
Registado: 17/Jan/2007, 15:57
Jogador desde:: 0

Re: Bola 8 - partida empatada!

Mensagempor Bruno Silva » 15/Out/2007, 13:01

heheeheh Filipe em grande forma!
Avatar do Utilizador
Bruno Silva
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 351
Registado: 28/Set/2007, 12:25
Localização: Covilhã
Jogador desde:: 2004
Modalidades: pool e pool português

Re: Bola 8 - partida empatada!

Mensagempor Filipe Lopes » 15/Out/2007, 16:09

Basicamente, tens razão; também acho que as regras deveriam ser universais. Mas, se reparares (já deves ter jogado tico-tico, embora não o devas fazer há uma vintena de anos) as regras de não atacar directamente as bolas do adversário (salvo seja!) nas mesas de oito pés até fazem sentido, porque, sendo os buracos (muito) mais pequenos, dar uma bola na mão pode compensar se se conseguir tirar uma bola do adversário que esteja ao buraco. Portanto, no tico-tico, se jogares directa e deliberadamente à bola do adversário, perdes o jogo. As regras são universais em mesas com dimensões que permitam que haja justiça na aplicação das mesmas (nunca deve ser beneficiado quem faz falta). No caso do pool português, na minha perspectiva, faz sentido esta adaptação. Mas para ti, como não jogas pool português, deve ser um bocadinho indiferente, não? Ah! E as "regras FPB/BCP" são (ou eram, pelo menos) diferentes nas variantes pool e pool português. As regras de nove pés são as regras internacionais (as mesmas que são aplicadas para quando se joga em sete pés na LBP, por exemplo)... as de pool português é que têm (ou tinham) pequenas diferenças.
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
Imagem
Avatar do Utilizador
Filipe Lopes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 663
Registado: 19/Jan/2007, 15:32
Localização: Lisboa/Leiria
Jogador desde:: 1992
Taco de Jogo: Mezz EC07, com 314-2
Taco de Abertura: hand made, Vegas
Taco de Jump: hand made, Vegas
Modalidades: pool (8, 9 e 10) em mesas de 7', 8' e 9'
Taqueira: soft case 4x8

Colocação de "Regras FPB" nos cartazes

Mensagempor Luís Telha » 15/Out/2007, 16:15

Caro ice,

o facto de se colocar uma referência às regras da FPB nos cartazes ajuda a quem lê a perceber por que regras se irão reger os jogos. Caso exista alguma dúvida de regras ou regulamentos a aplicar (dependendo da modalidade/vertente envolvida) os jogadores sabem onde podem procurar as respostas. Em português.

Nota 1: Para além disso, pode ter um efeito didáctico. Quem lê "Regras FPB" e joga com outras regras (desconhecendo aquelas) pode interessar-se e ir perceber do que se trata. Como já referenciei várias vezes, hà pouco mais de um ano, na zona Alcochete/Montijo ainda se jogava com a regra das duas entradas ou a sacar bola. Foi preciso algum "esforço" para pôr esta malta a jogar com regras "a sério". Dizendo-se "Regras FPB", agora, já toda a gente (!?) percebe.

Nota 2: O seu comentário parte do pressuposto que todos os jogadores, ou potenciais, estão no seu grau de conhecimento em relação ao pool. Facilmente perceberá que não. A informação "Regras FPB" para si não é relevante, mas também não há motivo para o melindrar.

_________

Em relação ao tópico, Bola 8 - partida empatada! (já que é aqui que este post está), considero que o Filipe Lopes (um abraço) colocou bem a questão Pool Português/Resto do Mundo, e outros "postistas" explicaram bem a questão de haver um x número de jogadas em que se repetem jogadas defensivas. Provalvelmente já assistiram a jogos de Snooker Inglês em que essa situação leva a que o árbitro dê ordem de recomeço de partida. No pool não é tão normal, mas também pode acontecer.

Apliquem-se,
Luís Telha
Luís Telha
Utilizador Profissional
Utilizador Profissional
 
Mensagens: 174
Registado: 17/Jul/2007, 13:48
Localização: Alcochete
Jogador desde:: 2006

Re: Bola 8 - partida empatada!

Mensagempor alexandracunha » 15/Out/2007, 17:38

iceball Escreveu:É verdade Filipe, mas porque continuam a colocar em alguns Torneios de Pool : Regras FPB/BCP?????????

O pool não tem só umas Regras e são universais??????



nop, por acaso no open de las vegas, se tocares uma bola com a mão ou a roupa, não é falta.
outro exemplo, no ipt o espaço onde se podia colocar a branca na saida era limitado...

e assim de repente....foi o que me lembrei....
Avatar do Utilizador
alexandracunha
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 837
Registado: 17/Jan/2007, 15:57
Jogador desde:: 0

Re: Bola 8 - partida empatada!

Mensagempor LPes » 15/Out/2007, 19:36

E se se joga a uma bola do adversário intencionalmente ainda que de forma disfarçada?... Preciso de encostar uma bola do adversário à tabela para segurar jogo, tenho uma bola minha no seu enfiamento e jogo fininho à bola do adversário aparentemente sem querer... Isto pode acontecer sempre que quisermos, ou não? Ou o critério é mais rigoroso? É que quando jogamos com efeito, devido às compensações, nunca se sabe muito bem para onde apontamos... Quem decide?... Ou seja, pode sempre fazer-se batota e ninguém poderá apontar o que quer que seja... Estou errado?
LPes
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 40
Registado: 10/Out/2007, 17:45
Localização: Famalicão
Jogador desde:: 1995

Re: Bola 8 - partida empatada!

Mensagempor Antonio Neves » 29/Out/2007, 15:18

Bom dia, um jogo de bola oito só pode esar empada após decisao de um arbitro, ou de consenço por parte dos dois jogadores caso nao haja arbitro.
Uma vez que se pode sempre jogar à bola do adversário, não é só por si o facto de um jogador ter a sua bola tapada, seja a preta ou outra qualquer, e de não a poder atacar com uma tacada legal, que determina no empate;
- no entanto se advinda dessa situaçao ou de outra qualquer, ambos os jogadores fizerem seguidas várias jogadas passivas seguidas onde não fazem com que o decurso do jogo seja o normal e se encaminhe para o seu fim, podem chegar a um acordo e dar o jogo empatado e recomeçando-o, cabendo a abertura ao mesmo jog. que o tinha feito;
- caso exista um arbitro, ele dará um limite de jogadas nas quais um dos joagadores deve fazer umajogada de ataque alterando o curso do jogo, caso essas jogadas expirem, o jogo está empatado.
Estas são as regars da EPBF e da WPA, no entanto cá em Portugal somos habitués de "inventar um pouco", como tal.....
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case


Voltar para A aprender...

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante