A história do Pool

Táctica, estratégia e conselhos!
Vamos a melhorar o nosso Pool!!

Moderadores: Antonio Neves, Nuno Miguel

A história do Pool

Mensagempor Sérgio Mendes » 20/Out/2008, 18:23

Já todos conhecem mais ou menos esta história, mas aqui vai: A história do Pool

O Pool evoluiu de um jogo de relva similar ao croquet jogado no século XV no norte da Europa e provavelmente em França. Passou a ser jogado interiormente numa mesa de madeira com pano verde para simular a relva e com um simples rebordo no contorno da mesa. As bolas eram empurradas, em vez de tacadas, com tacos de madeira chamados “maces” (clavas ou mocas). O termo bilhar vem da palavra francesa “billart”, um dos tacos com que se jogava, ou “bille”, uma bola.
Muita informação sobre os momentos iniciais do bilhar vem de ser jogado por realeza e outros nobres. Era conhecido como “Nobre Jogo de Bilhar” desde os principios de 1800 mas existem evidências que pessoas de todos os campos da vida jogavam o jogo desde que foi apresentado. Em 1600, o jogo era suficiente familiar ao público que Shakespeare o mencionou em “António e Cleopátra”. Setenta e cinco anos depois, o primeiro livro de regras de bilhar é comentado em Inglaterra como “alguns tons de nota escritos que não fazem inexorávelmente um livro público de bilhar de mesa”.
O taco foi desenvolvido no fim de 1600. Quando a bola ficava perto de uma tabela, a clava era inconveniente para usar devido à sua larga cabeça. Nestes casos, os jogadores viravam a moca ao contrário e usavam o cabo para atacar a bola. O cabo era chamado “queue”, significando cauda, de onde surgiu a palavra “cue”. Durante muito tempo só aos homens era permitido utilizar o cabo para tacar; as mulheres eram forçadas a usar a moca porque existia o sentimento que o mais provável era o de furarem o pano.
As mesas tinham originalmente paredes rectas como tabelas que tinham como única função não deixar cair as bolas da mesa. Eram parecidas com bancos de rio sendo até chamadas de “banks”. Os jogadores descobriram que as bolas podiam retornar das tabelas e começaram deliberadamente a apontar a elas.
O equipamento de bilhar melhorou rapidamente em Inglaterra após 1800, sobretudo devido à revolução industrial. Giz era usado para aumentar a fricção entre a bola e a ponta do taco mesmo antes de terem solas. A sola de cabedal, que permitia a um jogador aplicar efeito lateral à bola, foi aprefeiçoada em 1823. Visitantes de Inglaterra mostravam aos americanos como usar esse efeito, o que explica porque é chamado de “english” nos Estados Unidos mas em mais lado nenhum (os ingleses referem-no como “side”). O taco de duas peças chega em 1829. Um composto de barro tornou-se popular como material para a base da mesa à volta de 1835. A Goodyear descobriu a vulcanização da borracha em 1839 e em 1845 era usada para fazer as tabelas. O dois-para-um rácio de comprimento para largura ficou oficial no século 18. Antes disso, não existiam dimensões de tabela fixas. À volta de 1850, tinha essencialmente evoluido para o formato actual.
O jogo dominante de bilhar em Inglaterra desde aproximadamente 1770 até 1920 era o “English Billiards”, jogado com três bolas e seis buracos numa grande mesa rectângular. Essa tradição é passada até hoje primáriamente pelo jogo de “snooker”, um jogo complexo e colorido que combina aspectos ofensivos e defensivos jogado com 22 bolas em vez de três.
O jogo de bilhar americano dominante até 1870 era o “American Four-Ball Billiards”, habitualmente jogado numa mesa de 11 ou 12 pés, com quatro buracos e quatro bolas – duas brancas e duas vermelhas. Os pontos eram apontados por meter bolas, fazer falta ou por carambolar com duas ou três bolas. Este jogo produziu duas formas de jogar, carambola simples jogado com três bolas numa mesa sem buracos algo conhecido como “Straight rail”, e um jogo popular conhecido como “American Fifteen-Ball Pool”.
A palavra “Pool” significa uma aposta colectiva. Muitos jogos como o Poker envolviam um espaço para aposta (“pool”) mas foi ao “pocket billiards” que a expressão ficou associada. O termo “poolroom” é actualmente associado a um local onde se joga pool mas no século 19 era uma pequena sala de apostas para corridas de cavalos onde foram instaladas mesas de bilhar para os patrões passarem o tempo entre as corridas.
“Fifteen-Ball Pool” era jogado com 15 bolas, numeradas de 1 a 15. Quando um jogador metia uma bola recebia o número de pontos igual ao valor da bola. A soma dos pontos é 120, assim o primeiro jogador a fazer mais de metade do total, ou 61, era o vencedor. Este jogo, também conhecido por “61-Pool”, foi usado para fazer o primeiro torneio americano em 1878, ganho por Cyrille Dion, um canadiano. Em 1888, foi pensado que era mais justo contar o número de bolas metidas do que o seu valor numerário, e o “Continuous Pool” substitui o “Fifteen-Ball” como jogo do campeonato. O jogador que metia a última bola era o que abria o próximo triângulo mantendo o total de pontos continúo de jogo para jogo.
“Eight-Ball” foi inventado pouco depois de 1900, “Straight Pool” em 1910 e “Nine-Ball” à volta de 1920. Durante os anos 30, tanto pool como bilhar (especialmente 3 tabelas), partilharam um grande sucesso.
De 1878 a 1956, os campeonatos de pool e bilhar aconteciam quase todos os anos, com encontros mano-a-mano para preencher os restantes meses do ano. Às vezes, incluindo durante a guerra civil, os resultados dos jogos tinham mais cobertura que notícias de guerra. Os jogadores eram tão conhecidos que as embalagens de cigarros tinham a sua imagem. Pool era jogado como momento recreativo dos soldados em guerra e os jogadores profissionais faziam digressões por postos militares fazendo exibições.
Após a Segunda Guerra Mundial, os soldados retornam com a disposição de comprar casas e construir carreiras. O encanto de uma tarde passada numa mesa de bilhar tornou-se algo do passado. Sala após sala é fechada e por fim dos anos 50 o jogo parecia que ia ficar esquecido.
O jogo foi reavivado com dois eventos electrificantes, em 1961 e em 1986. Primeiro, com a saída do filme, “The Hustler”. O filme a preto-e-branco mostrava a vida escura de um “pool hustler” com o Paul Newman no papel principal. Novas salas abriram por todos os Estados Unidos, florescendo até ao fim dos anos 60, até que preocupações sociais, a guerra do Vietnam e o desejo de actividades exteriores co-educacionais levaram a um declínio no interesse pelo jogo. Em 1986, “The Color of Money”, sequela para "The Hustler", trouxe a excitação para as novas gerações. O resultado foi a abertura de espaços melhores, dedicados às pessoas que se poderiam sentir ofendidas pelo ambiente das anteriores salas. Nos anos 20, as salas de pool eram locais em que os homens se juntavam para demorar tempo, fumar, lutar, apostar e jogar. Tinham uma atmosfera muito proibida, um ambiente dominado por homens em que as mulheres tinham problemas em serem aceites.
Avatar do Utilizador
Sérgio Mendes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 403
Registado: 22/Mar/2007, 18:45
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 1997
Modalidades: 8, 9 e 10

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Voltar para A aprender...

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante