Psicologia de desporto

Táctica, estratégia e conselhos!
Vamos a melhorar o nosso Pool!!

Moderadores: Antonio Neves, Nuno Miguel

Psicologia de desporto

Mensagempor Sérgio Mendes » 11/Set/2008, 16:52

Concentração, confiança, controlo e dedicação são geralmente considerados as principais qualidades mentais que são importantes para o sucesso do desempenho no desporto.

Concentração - habilidade de manter focado
Confiança - acreditar nas habilidades próprias
Controlo - habilidade de manter controlo emocional independente de distração
Dedicação - habilidade de continuar a trabalhar para os objectivos pretendidos

As técnicas de relaxar, centrar e visualização mental ajudam a atingir estas qualidades mentais.

Concentração

A concentração é a capacidade mental de focar na tarefa em mão. Se falta concentração as habilidades não vão ser efectivamente ou eficientemente aplicadas na tarefa.

Existem dois tipos identificados de atenção focada, baseada numa gradual transição de uma condição, para uma diferente condição, sem qualquer alteração bruta ou descontinuada.

Grande ou pequeno - focar em grande ou pequeno número de estímulos
Interno ou externo - focar em estímulos internos (sentimentos) ou externos (bola)

Distrações comuns são: ansiedade, erros, fadiga, oponente, pensamentos negativos ...

As estratégias para melhorar a concentração são muito pessoais. Uma forma de manter focalização é criar processos objectivos para cada treino ou competição. Ter um objectivo geral identifica um número de processos objectivos que ajudam a focar em aspectos específicos da tarefa. Para cada destes objectivos pode ser utilizada uma palavra que os desencadeiem. Palavras que desencadeiem podem ser "respira", “calma”, “descontrai”, “concentra-te” ...

Desenvolver uma rotina para a competição que podem incluir rotinas para o dia anterior, a manhã, pré-competição, competição ou pós-competição. Se estas rotinas forem propriamente estruturadas então podem provar que são uma útil ajuda na concentração.

Confiança

A confiança resulta da comparação feita entre o objectivo e as habilidades próprias. Acreditar que se consegue atingir o objectivo resulta em confiança própria.
Ter confiança própria tende para: ter perseverança mesmo quando as coisas não estão a correr como planeado, mostrar entusiasmo, ser positivo na aproximação e partilha da responsabilidade do sucesso ou de falhar.

Para melhorar a confiança própria pode ser utilizada a visualização mental:
- visualizar bons periodos de desempenho para relembrar o que parece ou sente
- imaginar vários cenários e como lidar com eles

Controlo

Identificar quando se sente uma emoção particular ou compreender a razão dos sentimetos é uma importante etapa para ajudar a ganhar controlo emocional. A habilidade de manter controlo das emoções próprias em face à adversividade e manter positivo é essencial para um desempenho de sucesso. Duas emoções que estão habitualmente ligadas a pouco desempenho são ansiedade e raiva.

Ansiedade vem em duas formas - física (dor de cabeça, tensidade) e mental (preocupação, pensamentos negativos, confusão, falta de concentração). Relaxar é uma técnica que pode ser usada para reduzir ansiedade.

Quando surge, a causa da raiva normalmente torna-se o foco da atenção. Levando a uma falta de concentração na tarefa, deterioramento do desempenho e a perder a confiança na habilidade o que alimenta a raiva.

Dedicação

O sucesso do desempenho depende de se estar totalmente empenhado em vários objectivos ao longo dos anos. Todos os objectivos devem ser inteligentes.

A dedicação pode ser minada por:
- a percepção da falha de progresso ou melhoramento
- não estar suficientemente envolvido no desenvolvimento do programa de treino
- não compreender os objectivos do treino
- lesão
- falta de prazer pela competição
- ansiedade sobre o desempenho (competição)
- ficar aborrecido
- a pessoa responsável não estar a trabalhar como equipa
- a falta de entrega de outros

Momentos emocionais de sucesso no desempenho:

Felicidade - Sentir que foi a sua oportunidade de demonstrar um desempenho excelente. Sentir que podia vencer a qualquer um.
Calmo e nervoso - Sentir nervoso mas realmente à vontade com esses sentimentos. Aceitar e esperar estar nervoso mas sentir pronto para começar.
Ansiedade mas excitado - Sentir pronto para competir mas um pouco nervoso. Nervos e excitação estão juntos.
Confiança - É lembrado todas as sessões de treino com sucesso e prévios bons desempenhos.
For once you have tasted flight you will walk the earth with your eyes turned skywards, for there you have been and there you will long to return.
Leonardo da Vinci
Avatar do Utilizador
Sérgio Mendes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 403
Registado: 22/Mar/2007, 18:45
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 1997
Modalidades: 8, 9 e 10

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Voltar para A aprender...

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante