Eurotour Feminino em Guimarães

Forum geral para as tuas ideias e comentários

Moderadores: Antonio Neves, Nuno Miguel

Eurotour Feminino em Guimarães

Mensagempor 1pedro » 15/Abr/2013, 11:11

Artigo de Opinião – Pedro Pereira -- Eurotour Feminino em Guimarães

Fui um dos felizardos que acompanhou o Eurotour feminino em Guimarães.
Digo felizardo porque foi, sem dúvida um evento sem paralelo, pelo espaço, pelas
participantes (entre as quais 20 atletas Portuguesas), pela organização (e aqui elogio
a malta da EPBF e da Bilharmania) e não poderia esquecer o público em grande
numero e entusiástico.

Parabéns Guimarães, excelente!!
Por último, mas não menos importante, os parabéns para a nossa amiga Sara Rocha
que idealizou, pressionou, não aceitou um “não” e lutou, lutou até conseguir trazer o
Eurotour.

Fantástica demonstração de querer e conseguir...
Espetacular!
Parabéns Sara.
Ainda como positivo, de realçar uma transmissão em LiveStreaming de grande
qualidade, acompanhada por mais de 600 pessoas em simultâneo, de toda a Europa,
de clubes e academias Alemãs, Belgas, etc

Parte negativa o frio (é verdade!, ninguém avisou o S. Pedro) e a ausência da nossa
Federação Portuguesa de Bilhar (FPB).

Uppss, ausência não!
A Federação fez-se representar pelo seu Presidente da Direcção que se deslocou a
Guimarães, entrou cumprimentou e conversou com os elementos da EPBF e... pasmese!, nem um cumprimento, uma saudação aos elementos da organização Portuguesa
que trouxeram o Eurotour e tão bem trataram os elementos da EPBF, os atletas, e
todos os adeptos da modalidade.

Interrogo-me:
-- não seria este o papel de uma direcção da FPB?;
-- não seria este um dos primeiros objectivos de uma Federação (trazer a Portugal os
melhores atletas da modalidade promovendo a modalidade cá dentro)?;
Não! Já sabemos que não é uma prioridade!
Mas, (que diabo!), e cumprimentar quem tornou este evento possível?
E perguntar se seria necessária alguma coisa, se a FPB poderia ajudar de alguma
forma? E uma referência por mais simbólica que fosse no site da Federação?
Para a História fica que em 2013 houve um Eurotour em Portugal e que mesmo sem
qualquer interesse/apoio da FPB era bom para o país e para a modalidade que o
mesmo corresse bem.

Não há 2 modalidades, há só uma e uma que desinteressadamente representam... o
que dirão as pessoas da EPBF destas atitudes... Naquele cantinho, pais periférico,
ninguém se entende!
Senhores representantes da FPB, não entendam este meu desabafo como crítica
destrutiva, antes a entendam como uma forma de que num futuro os eventos possam
ter uma maior e melhor visibilidade no mundo do desporto e que se saiba mobilizar e
sensibilizar a opinião pública para esta modalidade de que tanto gostamos...
Precisamos reflectir sobre a melhor maneira de se colocar Portugal definitivamente no

mapa dos Eurotours ... de costas voltadas é só mais do mesmo...
O tempo das costas voltadas já lá vai...
Vamos aproveitar a oportunidade...
Todos!
P.S. Os meus parabéns à Eurobilhar, uma mesa à altura dos acontecimentos,
fabricada em Portugal e com homologação á vista.
Anexos
Artigo de Opinião Eurotour.pdf
Artigo completo
(39.48 KiB) Transferido 157 Vezes
Avatar do Utilizador
1pedro
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 7
Registado: 30/Abr/2010, 15:48
Jogador desde:: 2010
Modalidades: pool portugues

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: Eurotour Feminino em Guimarães

Mensagempor nuno bernardes » 15/Abr/2013, 14:08

:palmasss :palmasss

Se esta competição fosse em mesas tico-tco talvez interessa-se?????????????
F. P. P. P. A.
LAS VEGAS
Imagem
Avatar do Utilizador
nuno bernardes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 2299
Registado: 25/Mai/2007, 17:12
Localização: rio maior
Jogador desde:: 2005
Taco de Jogo: MCDERMOT
Taco de Abertura: SCORPION
Taco de Jump: MAD IN VEGAS
Modalidades: POOL
Taqueira: 4 X 2

Re: Eurotour Feminino em Guimarães

Mensagempor Pool Club Barreiro » 15/Abr/2013, 15:35

Boa tarde,

Porque não fazer um eurotur de pool português?
Estes senhores da EPBF não percebem nada de pool.

Abraço.
Avatar do Utilizador
Pool Club Barreiro
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 509
Registado: 08/Jul/2009, 18:21
Jogador desde:: 1995
Modalidades: POOL E POKER

Re: Eurotour Feminino em Guimarães

Mensagempor João Almada » 15/Abr/2013, 18:43

Boa Tarde

Gostaria de colocar algumas questões

1º Portugal é ou não é, membro da estrutura da EPBF?

2º O representante de Portugal é ou não é, a FPB?

3º São ou não, os Clubes e Atletas que participam nas estruturas desportivas da FPB que contribuem para a filiação e incrição de atletas e equipas nas provas da EPBF?

4º Houve ou não, algum acordo entre a EPBF e a FPB para que tenha sido entregue a organização deste evento à Bilharmania?

5º A Bilharmania solicitou ou não, autorização à FPB para organizar esta competição?

6º A EPBF pode atribuir ou não, provas oficiais a entidades privadas não reconhecidas como membros efetivos da EPBF?

7º Será que as respostas a estas questões explicam o comportamento da FPB e da sua direção?

Abraço

João Almada
Avatar do Utilizador
João Almada
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 205
Registado: 22/Abr/2012, 17:47
Jogador desde:: 2002

Re: Eurotour Feminino em Guimarães

Mensagempor antonio joão silva » 15/Abr/2013, 18:54

Pool Club Barreiro Escreveu:Boa tarde,

Porque não fazer um eurotur de pool português?
Estes senhores da EPBF não percebem nada de pool.

Abraço.


Para com iiiiiissso!!!!!! fála baixinho... se não os "estrangas" começam a comprar mesas daquelas à pazada, seria com certeza o melhor eurotur de sempre. :duvida :duvida.
Billiard Balls Cleaning Machine
Garantia Vitalicia

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/ ... 2760_n.jpg

O Toni Jony tráta das suas bolas
E ficam como novas...
podem pedir uma demonstração

926141294
Avatar do Utilizador
antonio joão silva
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 298
Registado: 27/Set/2010, 16:53
Localização: linda-a-velha
Jogador desde:: 1986
Taco de Jogo: falcon
Taco de Abertura: não tenho
Taco de Jump: Sem Marca
Modalidades: Pool 8,9,10,e outros
Taqueira: Não tenho

Re: Eurotour Feminino em Guimarães

Mensagempor 1pedro » 15/Abr/2013, 21:12

João Almada Escreveu:Boa Tarde

Gostaria de colocar algumas questões

1º Portugal é ou não é, membro da estrutura da EPBF?

2º O representante de Portugal é ou não é, a FPB?

3º São ou não, os Clubes e Atletas que participam nas estruturas desportivas da FPB que contribuem para a filiação e incrição de atletas e equipas nas provas da EPBF?

4º Houve ou não, algum acordo entre a EPBF e a FPB para que tenha sido entregue a organização deste evento à Bilharmania?

5º A Bilharmania solicitou ou não, autorização à FPB para organizar esta competição?

6º A EPBF pode atribuir ou não, provas oficiais a entidades privadas não reconhecidas como membros efetivos da EPBF?

7º Será que as respostas a estas questões explicam o comportamento da FPB e da sua direção?

Abraço

João Almada



Boas João,

Nao sei a resposta a quase nenhuma dessas questões, mas pelas mesmas já percebi que a FPB nao organiza e juntar-se a alguém com capacidade para o fazer esta fora de questão... Desculpa mas não posso concordar...
Pedro Pereira
Avatar do Utilizador
1pedro
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 7
Registado: 30/Abr/2010, 15:48
Jogador desde:: 2010
Modalidades: pool portugues

Re: Eurotour Feminino em Guimarães

Mensagempor João Almada » 15/Abr/2013, 21:46

Boas Pedro
As questões que formulei têm razão de ser e não se pode concluir levianamente,com todo o respeito, que "...a FPB não organiza e juntar-se a alguém com capacidade para o fazer esta fora de questão...".
Para se poder concluir o que quer que seja é preciso saber todas as premissas do problema porque senão corremos o risco de chegar a conclusões erradas.
As unicas respostas que sei são as 3 primeiras e essas são indesmentiveis. As outras desconheço e por isso as fiz.
Quando se souber as restantes respostas então sim, poderemos concordar, ou não.

Abraço
João Almada
Avatar do Utilizador
João Almada
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 205
Registado: 22/Abr/2012, 17:47
Jogador desde:: 2002

Re: Eurotour Feminino em Guimarães

Mensagempor nuno bernardes » 15/Abr/2013, 21:50

João Almada Escreveu:Boas Pedro
As questões que formulei têm razão de ser e não se pode concluir levianamente,com todo o respeito, que "...a FPB não organiza e juntar-se a alguém com capacidade para o fazer esta fora de questão...".
Para se poder concluir o que quer que seja é preciso saber todas as premissas do problema porque senão corremos o risco de chegar a conclusões erradas.
As unicas respostas que sei são as 3 primeiras e essas são indesmentiveis. As outras desconheço e por isso as fiz.
Quando se souber as restantes respostas então sim, poderemos concordar, ou não.

Abraço
João Almada


Já agora quais são as respostas das 3 primeiras perguntas?????
F. P. P. P. A.
LAS VEGAS
Imagem
Avatar do Utilizador
nuno bernardes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 2299
Registado: 25/Mai/2007, 17:12
Localização: rio maior
Jogador desde:: 2005
Taco de Jogo: MCDERMOT
Taco de Abertura: SCORPION
Taco de Jump: MAD IN VEGAS
Modalidades: POOL
Taqueira: 4 X 2

Re: Eurotour Feminino em Guimarães

Mensagempor João Almada » 15/Abr/2013, 22:42

Boas Nuno

Partindo do principio que não tás no gozo, estranho que também não as saibas, até porque são publicas, mas podes consultar o site da EPBF carregando posteriormente no botão que diz MEMBERS.
Vai aparecer uma lista de Paises MEMBERS e carregando em cima de PORTUGAL terás as tuas respostas.
Em relação à 3ª questão é obvia e decorre da informação anterior.
Abraço
João Almada
Avatar do Utilizador
João Almada
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 205
Registado: 22/Abr/2012, 17:47
Jogador desde:: 2002

Re: Eurotour Feminino em Guimarães

Mensagempor 1pedro » 16/Abr/2013, 12:23

Boas João,

Estando as 3 primeiras questões, vou esperar pelo regresso da Sara Rocha do Europeu, para perceber o resto, a não ser que alguém da FPB queira entretanto ajudar?
Pelo que sei no Campeonato Alemão, a Deutsche Billard Union, entrega a organização do campeonato a empresas privadas. A própria EPBF esteve durante muito tempo "amarrada" à Dynamic-Billards (empresa privada) situação entretanto suavizada segundo elementos da EPBF... Pelo que me parece que respondemos à Questão 6... Um Abraço,
PP
Avatar do Utilizador
1pedro
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 7
Registado: 30/Abr/2010, 15:48
Jogador desde:: 2010
Modalidades: pool portugues

Re: Eurotour Feminino em Guimarães

Mensagempor João Almada » 16/Abr/2013, 12:43

Boas Pedro
A questão não é saber se pode ser entregue a organização a uma entidade privada.
O que está em causa é que em Portugal existe uma Federação reconhecida como membro de pleno direito na EPBF e que cumpre concerteza os requesitos financeiros que a EPBF obriga.
Na minha perspectiva a organização de um Eurotour em Portugal por uma entidade privada tem que ter o acordo da FPB. Será que existiu esse acordo?

Abraço
João Almada
Avatar do Utilizador
João Almada
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 205
Registado: 22/Abr/2012, 17:47
Jogador desde:: 2002

Re: Eurotour Feminino em Guimarães

Mensagempor 1pedro » 16/Abr/2013, 14:05

João Almada Escreveu:Boas Pedro
A questão não é saber se pode ser entregue a organização a uma entidade privada.
O que está em causa é que em Portugal existe uma Federação reconhecida como membro de pleno direito na EPBF e que cumpre concerteza os requesitos financeiros que a EPBF obriga.
Na minha perspectiva a organização de um Eurotour em Portugal por uma entidade privada tem que ter o acordo da FPB. Será que existiu esse acordo?

Abraço
João Almada



Concordo João,
E não será essa uma responsabilidade da Federação? Se não reúne condições, deve procurar quem reúna essas condições, eu continuo a achar que é tudo uma questão das pessoas se sentarem, sem preconceitos... e é nesse sentido que estou a opinar... a olhar para a frente que é o que interessa neste momento...
Abraço,
PP
Avatar do Utilizador
1pedro
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 7
Registado: 30/Abr/2010, 15:48
Jogador desde:: 2010
Modalidades: pool portugues

Re: Eurotour Feminino em Guimarães

Mensagempor João Almada » 16/Abr/2013, 15:27

Caro Pedro

Enquanto não tivermos conhecimento das 4 ultimas perguntas que fiz, não adianta tirar conclusões pois podem ser precipitadas.
O teu artigo de opinião é respeitavel por ser a tua opinião, apenas não concordo, o que tambem é respeitavel, com as ilações no que respeita ao comportamento da FPB e do seu Presidente.
Tambem não se pode concluir, até porque seria uma discussão sem fim, de quem teria mais aptidões para realizar um evento desta natureza.
Estou convencido que a FPB deveria estar aberta a receber propostas idoneas de uma qualquer entidade que se proponha a realizar um evento, mas respeitando o que a FPB significa para a modalidade a nivel Nacional e naturalmente os acordos representativos que a FPB tem a nivel internacional.
Como sabes isto tem custos que os Clubes e atletas da FPB suportam.

Abraço
João Almada
Avatar do Utilizador
João Almada
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 205
Registado: 22/Abr/2012, 17:47
Jogador desde:: 2002

Re: Eurotour Feminino em Guimarães

Mensagempor nuno bernardes » 17/Abr/2013, 05:09

João Almada Escreveu:Boas Nuno

Partindo do principio que não tás no gozo, estranho que também não as saibas, até porque são publicas, mas podes consultar o site da EPBF carregando posteriormente no botão que diz MEMBERS.
Vai aparecer uma lista de Paises MEMBERS e carregando em cima de PORTUGAL terás as tuas respostas.
Em relação à 3ª questão é obvia e decorre da informação anterior.
Abraço
João Almada


Claro que não estou no gozo, nem é assunto de brincadeira, mas acredita que muitos dos jogadores desconhece as respostas, eu próprio não tinha certezas, agora fiquei sem dúvidas e como perguntas e muito bem todas essas respostas merecem ser públicas e cada vez mais devem ser esclarecidos os jogadores, porque o que me dá a entender é que o que a FPB o que deve de organizar não organiza e cada vez mais promovem campeonatos com apenas um objetivo que é o número de inscrições de jogadores, sabendo que os apoios do estado são per capita, por isso a razão de termos o maior número de jogadores inscritos na FPB em pool Português que até podem jogar em mesas de tico-tico pelo menos o 1º ano, ou seja não se olha a meios para atingir objetivos, objetivos que mais ano menos ano levam os jogadores na FPB a deixar de jogar Pool e depois apura-se o Campeão do pool Português para os campeonatos da Europa e para os Eurotours, ou e último caso vão por convite ou por estatuto de melhores Portugueses.

Como é óbvio mesas de 9" não são muitas a nivel Nacional, mesas de 7" cada vez mais deixam de ter peso, basta reparar na competição que organizam, dois opens em 15 dias e está feita a competição é a mesma coisa de dizer não invistam nestas mesas porque não interessa, enquanto mesas de 8" que tem uma extrutura esclusiva de Portugal pelas suas caracteristicas, todos dias são impigidas aos salões porque dizem que é o futuro da competição em Portugal, que os comerciantes de mesas o façam não me diz respeito porque é negócio deles mas ver elementos da direção da FPB a faze-lo deixa-me a pensar, é que os apoios do Estado são pagos pelos contribuintes do qual eu faço parte, e se não são utilizados para os devidos efeitos algo vai mal, ainda à tempos alguem referiu que a FPB ainda não tinha recebido os apoios do Estado referentes (mais ou menos isto) aos atletas com defeciencias motoras e atletas de formação e eu pergunto se a FPB tem alguns atletas nestas categorias??????? Se vissem o que é atletas com dificuldades motoras como eu já vi nos EUA e se vissem o que é formação como por exemplo aqui ao lado em Espanha, porqu nós não temos nada disso.
F. P. P. P. A.
LAS VEGAS
Imagem
Avatar do Utilizador
nuno bernardes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 2299
Registado: 25/Mai/2007, 17:12
Localização: rio maior
Jogador desde:: 2005
Taco de Jogo: MCDERMOT
Taco de Abertura: SCORPION
Taco de Jump: MAD IN VEGAS
Modalidades: POOL
Taqueira: 4 X 2

Re: Eurotour Feminino em Guimarães

Mensagempor João Almada » 17/Abr/2013, 15:38

Amigo Nuno,
Vou tentar explicar algumas coisas de um modo claro.

1º O desconhecimento que existe em relação aos assuntos da FPB não acontece por falta de informação.
Essa informação sempre foi disponibilizada a quem se interessou por ela. Senão vejamos: Todos sabem desde o inicio das epocas na FPB que obtendo desportivamente resultados nas variantes de POOL, POOL PORTUGUES, SNOOKER e CARAMBOLA implica, em função dos acordos representativos que a FPB tem com as Organizações Internacionais, a deslocação de atletas e equipas a esses eventos.
Essas deslocações são subsidiadas pela FPB,ou seja por todos nós, e tambem pelo Estado nos valores acordados pelo Contrato-Programa anual.

2º O desconhecimento por parte dos Clubes e seus dirigentes, onde te incluis, é grave pois mostra um certo alheamento da realidade da FPB...a comparencia nas Assembleias da FPB serviria para tomar consciencia dessa realidade.

3º Os apoios do Estado não são per capita como referes mas têm outra natureza. Se consultares os Contratos-Programa entre o Estado e a FPB dos ultimos 4 anos irás perceber, espero, isso mesmo.

4º A razão pela qual existe um maior nº de atletas e equipas em POOL PORTUGUÊS tem haver com o facto provavelmente a nivel Nacional 90% das mesas instaladas serem de PPT.

5º Desconheço quais os atletas ou equipas que foram a competições Internacionais por convite ou por estatuto. Vão em função dos resultados desportivos obtidos na epoca anterior como é normal.

6º É um facto que a nivel Nacional existem poucas mesas de 9" mas não concordo contigo no que respeita aos 7". A FPB está empenhada em promover, e vai faze-lo, as competições de 7". O facto de este ano só existirem 2 open's não significa que, como referes, impingir mesas de 8". Não conheço ninguém na direcção da FPB que impinge o que quer que seja. O que a FPB diz e bem, é que as mesas de competição nas várias variantes têm que ter as dimensões homologadas pela WPA World Pool-Billiard Association .
A FPB tem o estatuto de Utilidade Publica sem fins lucrativos e não obriga, nem podia faze-lo, os clubes a optarem por esta ou aquela marca de mesas ao contrario do que fazem as Ligas particulares e comerciais como bem sabes.

7º Em relação aos atletas com deficiencias motoras e atletas de formação a tua informação tambem não é exacta. No dia 15 de Dezembro na Assembleia da FPB discutiu-se o plano de Actividades e Orçamento para 2013 onde pela primeira vez se inclui verbas para estas categorias de atletas. Esse Plano já deve ter sido, calculo eu, apresentado ao IDPJ para aprovação. Como no site do IDPJ ainda não consta essa ratificação, calculo que os constrangimentos financeiros que o País vive estejam a atrasar todo o processo.

8º É por tudo isto que defendo a presença efectiva dos dirigentes dos clubes nas Assembleias da FPB para que possam ser esclarecidos.

Abraço
João Almada
Avatar do Utilizador
João Almada
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 205
Registado: 22/Abr/2012, 17:47
Jogador desde:: 2002

Próximo

Voltar para Mensagens Variadas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes