FPB | Época 2013 / 2014 |

Toda a informação da competição da Federação Portuguesa de Bilhar

Moderador: Nuno Miguel

Re: FPB | Época 2013 / 2014 |

Mensagempor sergio raposo » 04/Set/2013, 15:56

E espantoso esta decisão,o Pool em pouco tempo cresceu muito no distrito de Lisboa , incentivando
jogadores e criando muitas equipas , contudo acho incrível os prémios serem sempre para as mesmas modalidades.com isto pergunto se perdermos a modalidade do Pool português como serão as outras.Em relação aos 9 pés este ano não irei participar pois só tenho uma mesa e como não sei como será para o Ano vou ficar aguardar,pois na ideia de muita gente os salões teem que estar sempre a investir.Porque será?
Esta e a minha opinião nada mais.
Abraços a todos
Avatar do Utilizador
sergio raposo
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 300
Registado: 09/Nov/2011, 21:17
Jogador desde:: 2009
Taco de Abertura: poison
Taco de Jump: poison
Modalidades: pool portugues
Taqueira: predator

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: FPB | Época 2013 / 2014 |

Mensagempor João Almada » 04/Set/2013, 17:59

Boas,
Depois de ler o que a FPB pretende para esta época gostaria de vos dar a minha opinião.
Considerações prévias:
O Pais está em crise e por conseguinte a FPB, as Associações, os Clubes e os Atletas também.
Os apoios do Estado dimínuiram este ano em relação a 2012 cerca de 19%
As receitas, fruto das filiações e participações desportivas na FPB, possivelmente serão mais reduzidas em razão da obrigatoriedade que a FPB irá ter no cumprimento por parte dos clubes dos pagamentos devidos.
Assim a FPB está praticamente obrigada, já que não se consegue patrocínios significativos, a racionalizar as competições e os apoios/subsídios.
Pelo que apurei dos regulamentos foi feito um corte de mais de 50% nos apoios ao Pool Masculino que se traduz numa medida essencial para que a FPB não entre em rotura a curto prazo.
É verdade que o Pool PT é a única variante com lucro dentro da FPB e parece-me que existiu por parte da direcção algum cuidado para que se mantivesse o nível de apoios anteriores e criando prémios que não existiam para as Equipas.

Relativamente ás equipas de Pool masculino discordo totalmente do novo modelo de competição porque:

1- Até é possível que se jogue com quatro jogadores em todo o Mundo, mas estamos em Portugal que só leva equipas a competições onde só se joga com três.
2- São muito poucas as mesas de 9" instaladas em Portugal, ou porque outras mesas são mais rentáveis ou porque os clubes e salões não têm espaço para elas.
3- Existiam alguns Clubes/Salões com uma mesa e que poderiam ser sensibilizados a formar uma equipa, mas perante este cenário, não me parece que em função do estado do País possam, ou alargar as suas instalações ou mesmo comprar mais uma mesa de 9".
4- Esta exigência poderia fazer sentido se houvesse um nº significativo de jogadores (+/- 150 jogadores no País em 2012/13)
5- Só uma grande adesão,que não se verifica no presente, de jogadores poderá inverter as opções dos
Clubes.
6- Não se apostar na massificação de jogadores em 9" irá tornar a variante fechada e elitista à semelhança da Carambola.


Quero dizer ainda que me parece globalmente um projecto que não sendo o ideal, isso não existe de um ano para o outro, uma proposta de competição honesta e empenhada para se corrigir erros do passado.

Gostaria de alertar a FPB que não pode à luz dos Estatutos alterar as taxas de filiação dos Clubes sem a devida aprovação em Assembleia Geral.
Mais, isto foi dito e bem explicado à Direcção por parte do Presidente da Assembleia Geral em Abril de 2013 aquando da discussão das contas de 2011/2012.

João Almada
Avatar do Utilizador
João Almada
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 205
Registado: 22/Abr/2012, 17:47
Jogador desde:: 2002

Re: FPB | Época 2013 / 2014 |

Mensagempor Júlio » 04/Set/2013, 18:54

Boas tardes!


O Formato de Equipas do Pool 9' está melhor pois é mais expansivo.

Contudo, o ideal seria fazer como se joga nos melhores Campeonatos Europeus, nomeadamente no melhor - Bundesliga.

1º JOGO
Bola 8 vs Bola 8
Bola 9 vs Bola 9
Bola 10 vs Bola 10
14+1 vs 14+1

2º JOGO
Bola 8 vs Bola 8
Bola 9 vs Bola 9
Bola 10 vs Bola 10
14+1 vs 14+1

Num sábado ou num Domingo a partir do princípio da tarde faziam-se os 2 jogos. Os atletas não podem repetir a mesma variante. Para um total de 8 jogos, ganha a equipa que vencer em 5 mesas.

Vantagens - muitas. Só vou referenciar-se o facto de, e na minha opinião, se ganhar muito mais ritmo competitivo, motivação e propensão à evolução individual. Neste momento, faz-se um jogo (Set) ganha-se e perde-se e muitas das vezes só ganhamos mão quando o jogo está prestes a acabar.

Sei que não há muitas datas disponíveis para fim-de-semana. Mas cada um teria de optar por participar nas provas de Pool, Pool Português, Snooker ou American Pool.


Quis apenas deixar a minha opinião quanto ao formato de Equipas de Pool, que ainda assim com 4 elementos irá melhor vários aspectos.

Quanto aos prémios é outra questão, mas não podemos esquecer de duas bases fundamentais. Para receber é preciso primeiro pagar e só os melhores é que podem efectivamente receber. Pese embora a Federação possa também melhorar ao nível de parcerias institucionais e organizativas.
Acho que não adianta sequer estar a perder muito tempo com esta questão, pois não será na nossa geração que vamos alimentar-nos com provas de bilhar desportivo e nós estamos cá é para jogar. Os subsídios e ajudas de custo estão cá fora e quem se pretender efectivamente inscrever competirá para aqueles prémios.

Saudações a todos.
Dynamic pool---- We love the game
Avatar do Utilizador
Júlio
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 284
Registado: 23/Mai/2008, 14:03
Jogador desde:: 1996
Taco de Jogo: Blak 2
Taco de Abertura: Scorpion
Modalidades: 9, 8, 10, one pocket

Re: FPB | Época 2013 / 2014 |

Mensagempor nmcanhao » 04/Set/2013, 19:31

Qualquer dia temos o seguinte cenário ninguém sabe onde é a casa de ninguém pois para jogarem tem de jogar a outros salões , nao querendo enunciar que não sejam bem recebidos , mas não deixa de ser uma casa " alheia " , e eu como jogador do Inferno da Bica , só jogo em casa quando jogar no meu salão ... temos pessoas que gostam de ver as equipas da casa a jogar , clientes que vão beber o seu café e gostam de ver as equipas a jogar .... pergunto será que tantas equipas existiam se os jogadores mais novos não fossem incentivados a criar uma equipa deles próprios por nos verem jogar em casa????
Continuo a não achar correcto a decisão da FPB , contudo e não sendo mudada a decisão , só joga nestes moldes quem quer ou melhor que pode !!!! Temos uma mesa disponivel possivelmente 2 a 3 equipas que iriam jogar competição de 9 pés , assim jogamos aquilo que nos deixam jogar , mas jogamos em CASA !!!! Abraço e votos de uma excelente epoca desportiva!!!!
NUNO CANHÃO
nmcanhao
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 1034
Registado: 08/Jun/2007, 01:51
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 2004
Taco de Jogo: Predator 5K3 Vara 314`2
Taco de Abertura: Break Jump Fury
Modalidades: 8-Ball 9-Ball
Taqueira: MEZZ SOFT CASE 4/8

Re: FPB | Época 2013 / 2014 |

Mensagempor João Almada » 04/Set/2013, 19:50

Boas Julio

É de louvar todas as contribuições que por este canal se possam fazer para melhorar a FPB.

Todos os modelos desportivos, em principio, são validos até serem desmentidos no terreno.

Até admito que esteja a ver mal a situação das 4 mesas, mas em teoria não me parece nada expansivo, antes pelo contrário.
No final das inscrições faremos o balanço.

Não podemos, na minha opinião dar o exemplo alemão,pois não ganhamos como eles, os clubes não têm a mesma capacidade financeira, o nº de clubes e atletas então nem se fala.

Os modelos devem ser adequados à realidade Portuguesa, claro que aproveitando os melhores exemplos, mas na escala do País e da Federação Portuguesa.

João Almada
Avatar do Utilizador
João Almada
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 205
Registado: 22/Abr/2012, 17:47
Jogador desde:: 2002

Re: FPB | Época 2013 / 2014 |

Mensagempor Antonio Neves » 04/Set/2013, 21:26

julio, jogos por equipas ao fds???? tas louco ????? :bobrr :bobrr :bobrr :bobrr :bobrr :bobrr :bobrr :bobrr
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

Re: FPB | Época 2013 / 2014 |

Mensagempor Frederico » 04/Set/2013, 22:44

João, pelo que entendi o Júlio apenas sugeriu uma mudança na composição dos 4 jogos a disputar, não falou em 4 mesas.
De facto parece mais lógico haver um jogo de 14+1 do que dois de Bola 9.

Viseu, quanto às competições ao fim de semana qual a admiração!? Já há jogos da FPB ao fim de semana.
PoolPT.com
Avatar do Utilizador
Frederico
Administrador(a)
Administrador(a)
 
Mensagens: 1699
Imagens: 24
Registado: 09/Abr/2007, 14:12
Localização: Santarém
Jogador desde:: 2007
Taco de Jogo: P3 Exotic
Taco de Abertura: BK2 Sport
Taco de Jump: Cuetec Bullet Silver
Modalidades: 8, 9, 10, PP
Taqueira: Soft Case

Re: FPB | Época 2013 / 2014 |

Mensagempor sergio raposo » 04/Set/2013, 23:10

:palmasss
nmcanhao Escreveu:Qualquer dia temos o seguinte cenário ninguém sabe onde é a casa de ninguém pois para jogarem tem de jogar a outros salões , nao querendo enunciar que não sejam bem recebidos , mas não deixa de ser uma casa " alheia " , e eu como jogador do Inferno da Bica , só jogo em casa quando jogar no meu salão ... temos pessoas que gostam de ver as equipas da casa a jogar , clientes que vão beber o seu café e gostam de ver as equipas a jogar .... pergunto será que tantas equipas existiam se os jogadores mais novos não fossem incentivados a criar uma equipa deles próprios por nos verem jogar em casa????
Continuo a não achar correcto a decisão da FPB , contudo e não sendo mudada a decisão , só joga nestes moldes quem quer ou melhor que pode !!!! Temos uma mesa disponivel possivelmente 2 a 3 equipas que iriam jogar competição de 9 pés , assim jogamos aquilo que nos deixam jogar , mas jogamos em CASA !!!! Abraço e votos de uma excelente epoca desportiva!!!!
Avatar do Utilizador
sergio raposo
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 300
Registado: 09/Nov/2011, 21:17
Jogador desde:: 2009
Taco de Abertura: poison
Taco de Jump: poison
Modalidades: pool portugues
Taqueira: predator

Re: FPB | Época 2013 / 2014 |

Mensagempor nuno bernardes » 05/Set/2013, 07:53

O Júlio até tem razão, o problema é como diz o João Almada que também tem alguma razão, e as verdadeiras razões são:

1º - O número de atletas a jogar 9" comparativamente com a Alemanha per capita é menor porque o número de jogadores em Portugal que deveriam jogar 9", joga 8" nas mesas que dão mais interesse impingir aos salões. (se os que jogam 8" jogassem 9" quantos serião?????????????????)

2º - Os salões na Alemanha não devem ter 1 mesa de 9" e 3 ou 4 de dimensões inventadas por eles, logo têm mais de uma mesa obviamente, não necessitarão investir em espaço e mesas.

3º Quanto ao jogar ao fim de semana, qual é a modalidade que não se joga ao fim de semana?????? Não é quando existe mais pessoas de folga para poder jogar e até assistir???? Inclusive acabava-se com a questão que mais está a matar a competição que no meu entender são os excessivos opens de fim de semana onde os jogadores gastam mais num mês que numa época desportiva, e existindo competição de equipas todos os salões que as tivessem trabalhavam em simultâneo.

4º - Enquanto existir corrupção, jogos de interesses, ilegalidades, mudanças de opiniões do dia para a noite, etc..... Inventem as modalidades, alterem de ano para ano e pensem que todos os salões estão a nadar em dinheiro que vão no bom caminho, porque clubes todos nós sabemos que existem de faxada.

Deixo aqui resposta à questão de não se poder dar prémios monetários, pelo que ouvi falar na última época os jogadores ganharão prémios monetários, no lugar dos relógios, viagens, estadias, etc....

5º - Isto é a minha opinião lol

Saudações Bilharistas e abrão os olhos ou pelo menos os jogadores ajudem a abrir os olhos com as vossas inscrições pensadas e ponderadas.
F. P. P. P. A.
LAS VEGAS
Imagem
Avatar do Utilizador
nuno bernardes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 2299
Registado: 25/Mai/2007, 17:12
Localização: rio maior
Jogador desde:: 2005
Taco de Jogo: MCDERMOT
Taco de Abertura: SCORPION
Taco de Jump: MAD IN VEGAS
Modalidades: POOL
Taqueira: 4 X 2

Re: FPB | Época 2013 / 2014 |

Mensagempor Antonio Neves » 05/Set/2013, 22:28

Frederico Escreveu:João, pelo que entendi o Júlio apenas sugeriu uma mudança na composição dos 4 jogos a disputar, não falou em 4 mesas.
De facto parece mais lógico haver um jogo de 14+1 do que dois de Bola 9.

Viseu, quanto às competições ao fim de semana qual a admiração!? Já há jogos da FPB ao fim de semana.


sim, e com isso seriam ainda mais fds ???!!!!!! eu já tenho quase quase quase as malas à porta :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

com isso queriam o quê??? jogar todos os fds???

para mim isso nao seria opçao e, se assim acontecesse eu, por exemplo, ou jogava individual ou jogava por equipas ( ou entao os meus colegas de equipa, teriam de jogar sempre os jogos ao fds), que dizes colega ???? lolololololol

há muita modalidade que se joga ao fds, pois há , ... por esta se jogar, pelo menos por equipas, durante a semana é que eu a jogo, pois posso ir tendo algum tempo para a familia nalguns fds :palmas :palmas :palmas :palmas


no entanto, compreendo que, provavelmente essa seria a melhor opçao par alguns saloes :saudacao :saudacao :saudacao

mas isto tudo, obviamente é a minha opinião e, se gostassemos todos do mesmo ?????????????????
........................
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

Re: FPB | Época 2013 / 2014 |

Mensagempor pc5856 » 07/Set/2013, 00:12

Em relação à alteração do Campeonato de Equipas de Pool, embora nunca alguém tenha pedido a minha opinião, nem tinham que pedir, vou dá-la aqui no forum e apenas em relação a este Campeonato.
Como premissa não concordo com uma alteração desta natureza de uma época para a outra sem prè-aviso, isto é, no mínimo a FPB deveria anunciar esta alteração agora, mas para a época 2014-2015.
Ainda assim para essa época 2014-2015 anunciaria uma 1ª Divisão com 10 ou 12 equipas como as agora exigidas pela FPB, a ponderar se com ou sem fase regional. Todas as outras equipas jogariam a nível distrital ou sub-regional, com equipas de 3 jogadores podendo utilizar 1 mesa e competição como até aqui. Assim só as equipas que entrassem na 1ª Divisão seriam obrigadas a competir em pelo menos 2 mesas e sabiam atempadamente o que lhes iria acontecer.
Não é novidade nenhuma e já jogámos nacional não há muitos anos com 10 equipas.
Aliás serve como exemplo, as alterações que se programaram para a competição individual a médio prazo.
pc5856
Utilizador Novato
Utilizador Novato
 
Mensagens: 33
Registado: 08/Jan/2008, 13:52
Jogador desde:: 2007

Re: FPB | Época 2013 / 2014 |

Mensagempor Artur Costa » 09/Set/2013, 10:31

HorusPLayer Escreveu:jogo por Amor... logo qualquer coisa será bem vinda


Passem bem e que a competição seja saudável,


Abraços

Bruno Vieira
Onixpool


:palmasss
Why can't we work out our differences?
Why can't we work things out?
Little people, why can't we all just get along?
Avatar do Utilizador
Artur Costa
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 609
Registado: 22/Ago/2007, 11:22
Jogador desde:: 1990
Taco de Jogo: 5K1/Z2
Taco de Abertura: ICEBREAKER
Taco de Jump: AIR
Modalidades: Todas
Taqueira: WHITE BRAND

Re: FPB | Época 2013 / 2014 |

Mensagempor BrunoVy » 09/Set/2013, 11:09

:palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss
"Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito"
Avatar do Utilizador
BrunoVy
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 3066
Registado: 01/Jun/2007, 01:52
Localização: Santa Iria Azoia Loures Portugal
Jogador desde:: 1998
Taco de Jogo: Jacoby custom cue / Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: mezz key
Taco de Jump: bullet black
Modalidades: Pool 8/9 /14.1
Taqueira: Soft Predator

Re: FPB | Época 2013 / 2014 |

Mensagempor BrunoVy » 09/Set/2013, 11:14

Artur Costa Escreveu:
HorusPLayer Escreveu:jogo por Amor... logo qualquer coisa será bem vinda


Passem bem e que a competição seja saudável,


Abraços

Bruno Vieira
Onixpool


:palmasss


Imagem

ACREDITA ARTUR, SÓ ASSIM VENCERÁS
"Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito"
Avatar do Utilizador
BrunoVy
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 3066
Registado: 01/Jun/2007, 01:52
Localização: Santa Iria Azoia Loures Portugal
Jogador desde:: 1998
Taco de Jogo: Jacoby custom cue / Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: mezz key
Taco de Jump: bullet black
Modalidades: Pool 8/9 /14.1
Taqueira: Soft Predator

Re: FPB | Época 2013 / 2014 |

Mensagempor Antonio Neves » 09/Set/2013, 14:33

pc5856 Escreveu:Em relação à alteração do Campeonato de Equipas de Pool, embora nunca alguém tenha pedido a minha opinião, nem tinham que pedir, vou dá-la aqui no forum e apenas em relação a este Campeonato.
Como premissa não concordo com uma alteração desta natureza de uma época para a outra sem prè-aviso, isto é, no mínimo a FPB deveria anunciar esta alteração agora, mas para a época 2014-2015.
Ainda assim para essa época 2014-2015 anunciaria uma 1ª Divisão com 10 ou 12 equipas como as agora exigidas pela FPB, a ponderar se com ou sem fase regional. Todas as outras equipas jogariam a nível distrital ou sub-regional, com equipas de 3 jogadores podendo utilizar 1 mesa e competição como até aqui. Assim só as equipas que entrassem na 1ª Divisão seriam obrigadas a competir em pelo menos 2 mesas e sabiam atempadamente o que lhes iria acontecer.

Não é novidade nenhuma e já jogámos nacional não há muitos anos com 10 equipas.
Aliás serve como exemplo, as alterações que se programaram para a competição individual a médio prazo.


ora aí está uma alternativa, na qual eu não tinha pensado mas, que penso ser bastante boa :palmasss :palmasss :palmasss
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

AnteriorPróximo

Voltar para FPB - Federação Portuguesa de Bilhar

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante