A CRÓNICA DESTA SEMANA NÃO PERCAM

Aqui se colocam artigos de revistas/jornais sobre a modalidade.

Moderadores: BrunoVy, Hugo Sousa

A CRÓNICA DESTA SEMANA NÃO PERCAM

Mensagempor Rosas » 17/Out/2012, 03:03

Caros Amigos

não percam mais esta cronica semanal

http://www.maisopiniao.com/?p=5499

Abraço
António Rosas
"A Verdade e como o Azeite vem sempre a Tona ... "

Quando a mama acaba , o mar esta agitado e o Barco está como o Titanic os ratos são os primeiros a abandona - lo ... só dava assim
Avatar do Utilizador
Rosas
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 86
Registado: 19/Jun/2008, 08:50
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Spider c/ vara 314
Taco de Abertura: Glamour Break/Jump
Taco de Jump: Spider
Modalidades: Pool , Pool Português
Taqueira: Bufalo

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: A CRÓNICA DESTA SEMANA NÃO PERCAM

Mensagempor João Almada » 17/Out/2012, 04:34

Caro Amigo

Gostaria de fazer algumas correções ao seu texto, visto que demonstra uma preocupação pelo estado futuro da FPB.

Em 1º lugar gostaria de referir que a Assembleia Eleitoral está marcada efetivamente para o dia 24 de Novembro de 2012 e segundo os estatutos eleitorais, as listas podem ser apresentadas até à 24h do 15º dia anterior à data da Assembleia.
Em 2º Lugar partilho as suas preocupações se e só se a/as listas a concorrer não apresentarem um modelo desportivo e financeiro viavel no interesse de todas as variantes da FPB.
Em 3ª lugar gostaria de corrigir os dados inseridos na sua cronica relativamente ao Distrito de Lisboa T.Abertura onde na realidade se inscreveram não 2 equipas como refere mas 29.
Em 4ª lugar e para sermos justos existiu uma diminuição de 44 equipas em relação ao ano anterior a nivel Nacional muito por ação da separação do pagamento que ano anterior era feito para todas as competições por equipas.
Importa referir ainda que só no Porto, Braga e Aveiro perderam 45 equipas no Torneio de Abertura.
No Campeonato Nacional a nivel distrital da 1ª Divisão já não se encontra tantas perdas (5 equipas), na 2ª Divisão verifica-se mesmo um acrescimo de 8 equipas e uma perda muito significativa de 14 equipas na 3ª Divisão.
Posso estar enganado mas estou convencido que grande parte destas perdas têm como razão principal o aparecimento de ligas particulares com grande capacidade de mobilização e com bons incentivos para os clubes e atletas, o que não se verifica na FPB.
Em 5º lugar a nivel individual e para sermos justos e comparando com o ano anterior verificamos que houve um aumento a nivel Nacional 1ª Divisão de 68 atletas inscritos para o 1º Open (334 este ano e 266 em 2011/2012) e uma perda de 46 atletas na 2ª Divisão Porto.
Tambem me parece que as razões desta perda são parecidas com o que aconteceu por equipas, até porque se verificam na mesma zona do País.
Gostava de salientar,e porque é do meu conhecimento o excelente trabalho efetuado pelo delegado de Lisboa, sr. Fernando Alberto, que conseguiu mobilizar vontades para que o Distrito pudesse ter um crescimento assinalavel tanto por equipas como por jogadores.

Como constato que é uma pessoa interessada nestas matérias lanço-lhe o desafio de no tópico da FPB deste Forum sub tópico Eleições FPB poder contribuir para a discussão que se impõe sobre o rumo que a FPB deveria tomar. As eleições deveriam servir para discutir ideias, estrategias, rumos e para isso todos podem contribuir até porque, ainda não se paga imposto...

Abraço

João Almada
Avatar do Utilizador
João Almada
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 205
Registado: 22/Abr/2012, 17:47
Jogador desde:: 2002

Re: A CRÓNICA DESTA SEMANA NÃO PERCAM

Mensagempor Antonio Neves » 17/Out/2012, 14:13

João Almada Escreveu:Caro Amigo

Gostaria de fazer algumas correções ao seu texto, visto que demonstra uma preocupação pelo estado futuro da FPB.

Em 1º lugar gostaria de referir que a Assembleia Eleitoral está marcada efetivamente para o dia 24 de Novembro de 2012 e segundo os estatutos eleitorais, as listas podem ser apresentadas até à 24h do 15º dia anterior à data da Assembleia.
Em 2º Lugar partilho as suas preocupações se e só se a/as listas a concorrer não apresentarem um modelo desportivo e financeiro viavel no interesse de todas as variantes da FPB.
Em 3ª lugar gostaria de corrigir os dados inseridos na sua cronica relativamente ao Distrito de Lisboa T.Abertura onde na realidade se inscreveram não 2 equipas como refere mas 29.
Em 4ª lugar e para sermos justos existiu uma diminuição de 44 equipas em relação ao ano anterior a nivel Nacional muito por ação da separação do pagamento que ano anterior era feito para todas as competições por equipas.
Importa referir ainda que só no Porto, Braga e Aveiro perderam 45 equipas no Torneio de Abertura.
No Campeonato Nacional a nivel distrital da 1ª Divisão já não se encontra tantas perdas (5 equipas), na 2ª Divisão verifica-se mesmo um acrescimo de 8 equipas e uma perda muito significativa de 14 equipas na 3ª Divisão.
Posso estar enganado mas estou convencido que grande parte destas perdas têm como razão principal o aparecimento de ligas particulares com grande capacidade de mobilização e com bons incentivos para os clubes e atletas, o que não se verifica na FPB.
Em 5º lugar a nivel individual e para sermos justos e comparando com o ano anterior verificamos que houve um aumento a nivel Nacional 1ª Divisão de 68 atletas inscritos para o 1º Open (334 este ano e 266 em 2011/2012) e uma perda de 46 atletas na 2ª Divisão Porto.
Tambem me parece que as razões desta perda são parecidas com o que aconteceu por equipas, até porque se verificam na mesma zona do País.
Gostava de salientar,e porque é do meu conhecimento o excelente trabalho efetuado pelo delegado de Lisboa, sr. Fernando Alberto, que conseguiu mobilizar vontades para que o Distrito pudesse ter um crescimento assinalavel tanto por equipas como por jogadores.

Como constato que é uma pessoa interessada nestas matérias lanço-lhe o desafio de no tópico da FPB deste Forum sub tópico Eleições FPB poder contribuir para a discussão que se impõe sobre o rumo que a FPB deveria tomar. As eleições deveriam servir para discutir ideias, estrategias, rumos e para isso todos podem contribuir até porque, ainda não se paga imposto...

Abraço

João Almada



:palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss :palmasss
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

Re: A CRÓNICA DESTA SEMANA NÃO PERCAM

Mensagempor Rosas » 17/Out/2012, 20:50

Caro Amigo

Os números aos quais me refiro e aos quais provavelmente nunca teve acesso não são os da época passada
mas os de tempos passados anteriores a atual direção federativa , de qualquer modo o que me preocupa de um modo muito premente e que o numero de equipas não reflete o numero de clubes e também o facto de na mesma divisão/grupo competirem equipas "a"/"b"...etc do mesmo clube o que e caso único no desporto nacional e que contribui para um adulterar da verdade desportiva quer queiramos quer não , no entanto não nos podemos alimentar do passado mas sim pensar no futuro e em melhorar sempre , quanto ao erro referido tem toda a razão e já o referi em comentário no site mais opinião e será feito o devido retratamento na próxima edição.
Quanto aos rumos e estratégias a serem seguidas pelo seguinte elenco Federativo continuo a ter a mesma opinião , a que já deveriam ter sido a muito divulgadas as hipotéticas listas existentes e as respectivas propostas de projeto para os 4 anos de mandato a que se candidatam , e as ideias que eu eventualmente tenho terei todo o gosto em apresenta-las assim que conheça as de quem se candidata .

Abraço
António Rosas
"A Verdade e como o Azeite vem sempre a Tona ... "

Quando a mama acaba , o mar esta agitado e o Barco está como o Titanic os ratos são os primeiros a abandona - lo ... só dava assim
Avatar do Utilizador
Rosas
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 86
Registado: 19/Jun/2008, 08:50
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Spider c/ vara 314
Taco de Abertura: Glamour Break/Jump
Taco de Jump: Spider
Modalidades: Pool , Pool Português
Taqueira: Bufalo

Re: A CRÓNICA DESTA SEMANA NÃO PERCAM

Mensagempor João Almada » 17/Out/2012, 22:21

Rosas Escreveu:Caro Amigo

Os números aos quais me refiro e aos quais provavelmente nunca teve acesso não são os da época passada
mas os de tempos passados anteriores a atual direção federativa , de qualquer modo o que me preocupa de um modo muito premente e que o numero de equipas não reflete o numero de clubes e também o facto de na mesma divisão/grupo competirem equipas "a"/"b"...etc do mesmo clube o que e caso único no desporto nacional e que contribui para um adulterar da verdade desportiva quer queiramos quer não , no entanto não nos podemos alimentar do passado mas sim pensar no futuro e em melhorar sempre , quanto ao erro referido tem toda a razão e já o referi em comentário no site mais opinião e será feito o devido retratamento na próxima edição.
Quanto aos rumos e estratégias a serem seguidas pelo seguinte elenco Federativo continuo a ter a mesma opinião , a que já deveriam ter sido a muito divulgadas as hipotéticas listas existentes e as respectivas propostas de projeto para os 4 anos de mandato a que se candidatam , e as ideias que eu eventualmente tenho terei todo o gosto em apresenta-las assim que conheça as de quem se candidata .

Abraço

Caro Amigo
Provavelmente até tive acesso a esses nºs ...
As realidades são outras, os tempos também e as condicionantes socio economicas muito diferentes.
Como sabe a realidade clubes/salões dentro da FPB teve que ser alterada alguns anos atrás respeitando a Lei de Bases do Sistema Desportivo onde só se permitia a Associações Desportivas/Clubes a participação em competições dentro das Federações.
A realidade nessa altura era de que só existiam clubes na variante de Carambola sendo os salões particulares como socios extraordinarios da FPB os principais dinamizadores das variantes Pool inicialmente e de Snooker Português (agora Pool Português) depois.
Houve Salões que se agruparam a clubes existentes nas suas zonas, mas a grande maioria constituiu-se em Associações Desportivas.
Estes sempre foram os principais polos de captação de jogadores e por via disso constituiram equipas A,B,C,D...
Pessoalmente não me preocupa se um Clube tem 1,2,3,ou 4 equipas pois os regulamentos não só preveem essa situação como salvaguardam a verdade Desportiva.
Nem vale a pena comparar com outras modalidades onde, até podem não existir tantas equipas por Clube, mas têm Jogadores e até Treinadores emprestados que podem desvirtuar a verdade desportiva de uma forma muito mais evidente.
Relativamente às eleições discordo de si já que os prazos serão cumpridos pelas listas candidatas se as houver e não faz sentido nenhum não havendo listas poder haver projetos de 4 anos.
Seria no minimo bizarro a apresentação de um projeto para a FPB por uma lista de incognitos,ou não concorda?
Tambem não encontro motivos para tanta ansiedade visto que a Epoca Desportiva já começou e por isso projetos a sufragar em 24 Novembro só podiam ter eficacia na proxima epoca.
Pessoalmente não preciso de conhecer os candidatos para poder ter e exprimir a minha visão sobre o estado do Pool.
É facil demais esperar que alguém possa dar a cara para depois sim, ter opinião e criticar.
Prezo as contribuições positivas que todos podemos dar de forma desinteressada para que os eleitos sejam mais eficazes no desenvolvimento da modalidade.

Abraço
João Almada
Avatar do Utilizador
João Almada
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 205
Registado: 22/Abr/2012, 17:47
Jogador desde:: 2002

Re: A CRÓNICA DESTA SEMANA NÃO PERCAM

Mensagempor Rosas » 17/Out/2012, 22:38

Caro Amigo

Não vou estar aqui a esmiuçar o passado pois não passa disso mesmo embora muito do que lhe possa ter sido dito não passem de inverdades ou meias verdades , mas não e disso que a atual realidade e conjuntura sócio-econômica exige de todos nós mas sim uma optimização dos recursos a que teremos acesso daqui para a frente , e como referi na minha cronica "quem vier por bem ..." , no entanto queria já aqui deixar uma sugestão, adaptem o sistema de sorteios , rankings e com petição do Pool e Pool Português a realidade competitiva das modalidades e não á realidade da Carambola que é como esta atualmente, e como já me chegou de vários atletas no "campo" só favorece os atletas que melhor estão colocados nos rankings, este facto poderá vir a ser mais um a contribuir para a redução do numero de inscritos nos Opens individuais ou motivar mesmo as "faltas de comparência".

Abraço
António Rosas
"A Verdade e como o Azeite vem sempre a Tona ... "

Quando a mama acaba , o mar esta agitado e o Barco está como o Titanic os ratos são os primeiros a abandona - lo ... só dava assim
Avatar do Utilizador
Rosas
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 86
Registado: 19/Jun/2008, 08:50
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Spider c/ vara 314
Taco de Abertura: Glamour Break/Jump
Taco de Jump: Spider
Modalidades: Pool , Pool Português
Taqueira: Bufalo

Re: A CRÓNICA DESTA SEMANA NÃO PERCAM

Mensagempor João Almada » 18/Out/2012, 03:04

Caro Amigo

Gostava de o felicitar por ter avançado uma sugestão no que respeita aos sorteios.
Na minha opinião ambas as opções têm prós e contras.
Uma beneficia claramente os jogadores mais bem posicionados no ranking e a outra pode beneficiar os jogadores menos pontuados e por via de um sorteio mais favoravel terão a possibilidade de chegar mais longe.
Parece-me que hoje em dia nas mais variadas modalidades desportivas existe uma proteção aos jogadores/equipas mais bem colocadas nos rankings.

PS. Gostava de lhe dizer, visto que não me conhece pessoalmente, que é um pouco abusivo, para não dizer muito,insinuar que sou cadeia de transmissão de alguem. Não o sou,e como tal não veiculo nem inverdades nem meias verdades que alguem me possa ter dito. Felizmente tenho cabeça e idade para poder pensar sozinho. Faço-o sempre e não tenho receio de o dizer quer lhe agrade ou não. Eu quando exprimo uma ideia, pensamento ou sugestão baseio-me em fatos concretos que facilmente poderão ser comprovados. Podem não concordar, tudo bem, mas nunca me passaria pela cabeça passar atestados de menoridade mental a alguem que discordasse das minhas convicções.
Abraço
João Almada
Avatar do Utilizador
João Almada
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 205
Registado: 22/Abr/2012, 17:47
Jogador desde:: 2002

Re: A CRÓNICA DESTA SEMANA NÃO PERCAM

Mensagempor Rosas » 18/Out/2012, 03:28

Caro Amigo

Creio que entendeu mal as minhas palavras pois nunca insinuei ou quis insinuar que seja cadeia de transmissão de alguém mas tudo o que digo também e baseado em factos facilmente comprováveis e como também não me conhece pessoalmente mas já alguém o deve ter informado de quem eu sou e ha quanto tempo ando nestas lides do Bilhar em Portugal (aliás quando for possível terei todo o prazer em conhece-lo e trocar ideias consigo) , e muito sinceramente o meu maior desejo foi e sempre será que o nosso Desporto evolua a margem de interesses econômicos , regionalistas e "políticos".

Abraço
António Rosas
"A Verdade e como o Azeite vem sempre a Tona ... "

Quando a mama acaba , o mar esta agitado e o Barco está como o Titanic os ratos são os primeiros a abandona - lo ... só dava assim
Avatar do Utilizador
Rosas
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 86
Registado: 19/Jun/2008, 08:50
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Spider c/ vara 314
Taco de Abertura: Glamour Break/Jump
Taco de Jump: Spider
Modalidades: Pool , Pool Português
Taqueira: Bufalo

Re: A CRÓNICA DESTA SEMANA NÃO PERCAM

Mensagempor João Almada » 18/Out/2012, 15:47

Caro Amigo
Terei muito gosto em conhece-lo e de partilhar consigo ideias em prol do Pool

Abraço
João Almada
Avatar do Utilizador
João Almada
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 205
Registado: 22/Abr/2012, 17:47
Jogador desde:: 2002


Voltar para Artigos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes