MAIS UMA CRONICA NO MAIS OPINIÃO

Aqui se colocam artigos de revistas/jornais sobre a modalidade.

Moderadores: BrunoVy, Hugo Sousa

MAIS UMA CRONICA NO MAIS OPINIÃO

Mensagempor Rosas » 04/Out/2012, 16:36

Caros amigos

quero agradecer a todos quantos tem feito destas minhas cronicas das mais lidas todos os meses no site
e assim também ajudando a dar destaque a este nosso Desporto e aqui fica mais uma que espero seja do
vosso agrado , e opiniões , criticas e sugestões são sempre bem vindas

http://www.maisopiniao.com/?p=5261

Cumprimentos
António Rosas
"A Verdade e como o Azeite vem sempre a Tona ... "

Quando a mama acaba , o mar esta agitado e o Barco está como o Titanic os ratos são os primeiros a abandona - lo ... só dava assim
Avatar do Utilizador
Rosas
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 86
Registado: 19/Jun/2008, 08:50
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Spider c/ vara 314
Taco de Abertura: Glamour Break/Jump
Taco de Jump: Spider
Modalidades: Pool , Pool Português
Taqueira: Bufalo

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Orkut Orkut Compartilhar no MySpace MySpace

Re: MAIS UMA CRONICA NO MAIS OPINIÃO

Mensagempor Antonio Neves » 04/Out/2012, 19:28

Olha que o bilhar já reconhecido como modalidade Olímpica desde 1996/1997 no congresso de Seul penso eu :duvida

No entanto não existe competição olímpica porque alguns dos requisitos exigidos pelo comité olímpico não são cumpridos, e como tal nem como modalidade de exibição existe ainda.


Alguns desses requisitos:

- Só pode haver 3 variantes de todos os desportos abrangidos, entre os quais:

as varias modalidades da carambola;
as duas variantes de Snooker (existe uma controlada a nível mundial por pakistaneses e indianos(que é a que mais jogadores tem) e uma outra controlada pelos ingleses (que é a que todos nos conhecemos e que tem mais guita envolvida);
as varias modalidades do Pool;
O Pool inglês;
O Back ball.

- em todas as que fossem competir, tem de haver as varias variantes de formação, desde os escalões mais baixos até aos seniores;
(no Pool isto existe mas, que eu saiba, não existe na carambola)

- tem de haver em todas as competições, variante feminina e masculina (o Snooker não tem competição feminina, nem em Inglaterra nem, obviamente, na Índia/Pakistao;


Por isto e mais alguns outros motivos que não me recordo, não se tem nunca chegado a consenso, e assim sendo, nada feito a nível de representação olímpica






Já agora ò Rosas, o bilhar não é uma variante da carambola, a carambola é que é uma variante do Bilhar, e dentro do bilhar, existe uma modalidade que é as 3 tabelas ;-) ;-)



Parabéns pela iniciativa de divulgação deste desporto que todos nós tanto gostamos ;-)
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

Re: MAIS UMA CRONICA NO MAIS OPINIÃO

Mensagempor zemira » 05/Out/2012, 12:09

O Pool nao é uma variante do Bilar.
O Pool tem a sua Federçao Europeia e Mundial tal como tb tem o Bilhar. Será que O Futebol 11 e o Futebol Salao, O Ping Pong e o Tenis pertencem ás mesas Federaçoes?
Porque nao leem a Historia do Pool e do Bilhar para ver que nao teem nada a ver um com o outro. Ok que se joga numa mesa com bolas e tacos, será por isso.
Que para os jogos olimpicos sim se falou de tentar unir estes desportos para que fosse mais facil entrar, sim é verdade. Mas nunca como fossem todos variantes do Bilhar. A nivel Mundial O Snooker tem a sua propria Federaçao tal como o Pool e o Bilhar. A carambola é uma variante do Bilhar.

Abraço
Avatar do Utilizador
zemira
Utilizador Profissional
Utilizador Profissional
 
Mensagens: 194
Registado: 31/Out/2007, 16:19
Localização: Sintra
Jogador desde:: 1984
Taco de Jogo: Meucci
Modalidades: Bola8,9,10,14-1

Re: MAIS UMA CRONICA NO MAIS OPINIÃO

Mensagempor zemira » 05/Out/2012, 12:21

CUE SPORTS ( Desportos com Tacos )

Para quem entende Ingles, sao desportos diferentes e com Federaçoes Diferentes no Mundo.

There are three major subdivisions of games within cue sports:
Carom billiards, referring to games played on tables without pockets, typically 10-feet in length, including among others balkline and straight rail, cushion caroms, three-cushion billiards, artistic billiards and four-ball;
Pool, covering numerous pocket billiards games generally played on six-pocket tables of 7-, 8-, or 9-foot length, including among others eight-ball (the world's most widely played cue sport), nine-ball, ten-ball, straight pool, one-pocket and bank pool; and
Snooker and English billiards, games played on a billiards table with six pockets called a snooker table (which has dimensions just under 12 ft by 6 ft), that are classified entirely separately from pool based on a separate historical development, as well as a separate culture and terminology that characterize their play.
Avatar do Utilizador
zemira
Utilizador Profissional
Utilizador Profissional
 
Mensagens: 194
Registado: 31/Out/2007, 16:19
Localização: Sintra
Jogador desde:: 1984
Taco de Jogo: Meucci
Modalidades: Bola8,9,10,14-1

Re: MAIS UMA CRONICA NO MAIS OPINIÃO

Mensagempor Antonio Neves » 05/Out/2012, 13:43

eu tb concordo zé, e já mais do que uma vez eu demonstrei essa tambem minha opinião.

mas, é um facto aquilo que eu disse.
hoje em dia, pelo menos a nivel olimpico, foi já reconecido o bilhar como englobando a carambola, o pool e varias outras variantes, .... chamam-nas eles como tal :evil: :evil:

Os factos que eu acima referi, e tambem, obviamente o facto de haver desacordos entre varios paises, uns que teem somente federacoes de bilhar e outros que teem federacoes separadas.


como já disse acima, CONCORDO EM TUDO O QUE TU DIZES, mas somente estava a referir ao Rosas que são já modalidades olimpicas, todas as variantes de desportos com tacos e bolas :bebado :bebado :bebado :bebado , não inclui sexo, claro ;-) ;-) ;-) ;-)
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

Re: MAIS UMA CRONICA NO MAIS OPINIÃO

Mensagempor Rosas » 05/Out/2012, 16:28

Caros Amigos

Neves eu não disse que não eram reconhecidas como modalidades olímpicas ,disse que não são ainda modalidades olímpicas pois para o serem tem e como muito bem referiste passar pelo estado de exibição e depois para competição e é exatamente pela divisão que existe entre todas as modalidades do Bilhar precisamente pela formação de Federações individualizadas a nível mundial que isto acontece, e já agora eu nunca disse que o Bilhar e uma variante da Carambola muito pelo contrario referi que a Carambola aka em Portugal 3 tabelas é uma modalidade do Bilhar.
Zé Mira quanto a entendedor de Inglês tenho o prazer de informa - lo que sou formado pelo British Council Institute pelo que não tenho qualquer dificuldade nesse campo e da ultima vez que verifiquei Billiard traduz - se como Bilhar logo "Billiard Cue Sports" traduz - se como Desportos de Bilhar com Tacos ou se quisermos ser mais precisos semanticamente Desportos de Bilhar jogados com Taco pois como deve saber as traduções nem sempre podem nem devem ser feitas "to the letter".
Assim sendo todas modalidades que referiu estão englobadas no Bilhar como desporto global.

Cumprimentos
António Rosas
"A Verdade e como o Azeite vem sempre a Tona ... "

Quando a mama acaba , o mar esta agitado e o Barco está como o Titanic os ratos são os primeiros a abandona - lo ... só dava assim
Avatar do Utilizador
Rosas
Utilizador Junior
Utilizador Junior
 
Mensagens: 86
Registado: 19/Jun/2008, 08:50
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Spider c/ vara 314
Taco de Abertura: Glamour Break/Jump
Taco de Jump: Spider
Modalidades: Pool , Pool Português
Taqueira: Bufalo

Re: MAIS UMA CRONICA NO MAIS OPINIÃO

Mensagempor Sérgio Mendes » 05/Out/2012, 17:12

Discordo, no entanto pontos bem ditos (como referido).

Eu também já estive para ser professor em Inglês (Cambridge School).

O verdadeiro poder está na distinção (identidade própria).
A abordagem é diferente, em relação às três vertentes of billiards.

Tem a haver com cultura e o melhor de dois mundos (ou três: americano, europeu e asiático).

É um desejo e existem montes de caracteres escritos sobre o assunto.

Desde não é, estranhamente começa a ser que até uma mulher grávida consegue fazer um desporto olímpico - e ficam outras modalidades desportivas de fora, como a nossa.

A ser uma disciplina em algumas escolas da China (biomecânica, psicologia, geometria - ver ângulos, física - compreender as forças inerentes,...)

Desde os americanos virem à Europa jogar a taça do mundo, de chinelos ou ténis, calções e t-shirt e,
verem os europeus com equipamento desportivo de boa gramagem, e pensar:

- Organizados e sistemáticos, como é que vai ser possível vencer?!


Atentamente,
Sérgio Mendes
For once you have tasted flight you will walk the earth with your eyes turned skywards, for there you have been and there you will long to return.
Leonardo da Vinci
Avatar do Utilizador
Sérgio Mendes
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 403
Registado: 22/Mar/2007, 18:45
Localização: Lisboa
Jogador desde:: 1997
Modalidades: 8, 9 e 10

Re: MAIS UMA CRONICA NO MAIS OPINIÃO

Mensagempor Antonio Neves » 06/Out/2012, 02:15

Rosas Escreveu:Caros Amigos

Neves eu não disse que não eram reconhecidas como modalidades olímpicas ,disse que não são ainda modalidades olímpicas pois para o serem tem e como muito bem referiste passar pelo estado de exibição e depois para competição e é exatamente pela divisão que existe entre todas as modalidades do Bilhar precisamente pela formação de Federações individualizadas a nível mundial que isto acontece, e já agora eu nunca disse que o Bilhar e uma variante da Carambola muito pelo contrario referi que a Carambola aka em Portugal 3 tabelas é uma modalidade do Bilhar.
Zé Mira quanto a entendedor de Inglês tenho o prazer de informa - lo que sou formado pelo British Council Institute pelo que não tenho qualquer dificuldade nesse campo e da ultima vez que verifiquei Billiard traduz - se como Bilhar logo "Billiard Cue Sports" traduz - se como Desportos de Bilhar com Tacos ou se quisermos ser mais precisos semanticamente Desportos de Bilhar jogados com Taco pois como deve saber as traduções nem sempre podem nem devem ser feitas "to the letter".
Assim sendo todas modalidades que referiu estão englobadas no Bilhar como desporto global.

Cumprimentos



nao é a minha opinião Rosas, e nem a de muitos entendidos nisto no Mundo inteiro, embora tambem os haja obviamente que partilham da tua opiniao.

para mim o Pool, a Carambola e o Snokeer deveriam ser coisas completamente distintas.
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” Charles Chaplin
:sporting :sporting :sporting :sporting
Avatar do Utilizador
Antonio Neves
Super Viciadão
Super Viciadão
 
Mensagens: 4644
Registado: 24/Out/2007, 09:20
Localização: Charneca daCaparica
Jogador desde:: 1994
Taco de Jogo: Jacoby Custom / Jacoby Edge Hybrid Shaft
Taco de Abertura: Mezz Kai no wrap
Taco de Jump: Jacoby Jump Cue
Modalidades: 8 / 9 / 10 / 14.1
Taqueira: Fenix Case

Re: MAIS UMA CRONICA NO MAIS OPINIÃO

Mensagempor Júlio » 06/Out/2012, 03:04

Antonio Neves Escreveu:
Rosas Escreveu:Caros Amigos

Neves eu não disse que não eram reconhecidas como modalidades olímpicas ,disse que não são ainda modalidades olímpicas pois para o serem tem e como muito bem referiste passar pelo estado de exibição e depois para competição e é exatamente pela divisão que existe entre todas as modalidades do Bilhar precisamente pela formação de Federações individualizadas a nível mundial que isto acontece, e já agora eu nunca disse que o Bilhar e uma variante da Carambola muito pelo contrario referi que a Carambola aka em Portugal 3 tabelas é uma modalidade do Bilhar.
Zé Mira quanto a entendedor de Inglês tenho o prazer de informa - lo que sou formado pelo British Council Institute pelo que não tenho qualquer dificuldade nesse campo e da ultima vez que verifiquei Billiard traduz - se como Bilhar logo "Billiard Cue Sports" traduz - se como Desportos de Bilhar com Tacos ou se quisermos ser mais precisos semanticamente Desportos de Bilhar jogados com Taco pois como deve saber as traduções nem sempre podem nem devem ser feitas "to the letter".
Assim sendo todas modalidades que referiu estão englobadas no Bilhar como desporto global.

Cumprimentos



nao é a minha opinião Rosas, e nem a de muitos entendidos nisto no Mundo inteiro, embora tambem os haja obviamente que partilham da tua opiniao.

para mim o Pool, a Carambola e o Snokeer deveriam ser coisas completamente distintas.



Embora o Pool, a Carambola e o Snooker são coisas completamente distintas como o Neves diz e bem e têm as suas próprias entidades regulatórias, não deixam de ser variantes de "bilhar". Isto porque o jogo de bilhar propriamente dito não existe, não está regulamentado. A terminologia bilhar está associado às mesas de jogo praticado com bolas quer sejam de 52mm, 56mm, 57mm, 61mm ou 68mm.

A atribuição da assunção de variantes de bilhar ao Pool, Snooker, Pyramid, Carambola e Black-Ball está ligada ao critério que uso acima.

Daí concordar com o conceito utilizado pelo António Rosas.


CPTS
Dynamic pool---- We love the game
Avatar do Utilizador
Júlio
Utilizador Master
Utilizador Master
 
Mensagens: 284
Registado: 23/Mai/2008, 14:03
Jogador desde:: 1996
Taco de Jogo: Blak 2
Taco de Abertura: Scorpion
Modalidades: 9, 8, 10, one pocket


Voltar para Artigos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes